
Troca de células Peugeot Ion
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Re: Troca de células Peugeot Ion
E misturar células de químicas diferentes não vai dar azo a problemas? Ou foram trocadas todas?
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Re: Troca de células Peugeot Ion
Foram todas trocadas
- Malm
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Re: Troca de células Peugeot Ion
Parabéns pelo trabalho, é possível sim, que seja a primeira vez que se faz uma substituição de células num i-MiEV em Portugal. Como é do vosso conhecimento, e está noticiado no meu DB, já tinha sido feita à uns anos a substituição de uma célula na Austria. Pelo que percebi, o que fizeram foi retirar todos os módulos de 4 células, pelos obtidos a partir do carro mais recente. Ou seja, substituíram os 22 módulos (cada módulo com 4 células, 4x22=88 células). Seria muito mais fácil substituir o pack sem o abrir (muito mais), mas se não o fizeram alguma razão fez com que optassem por substituir módulo a módulo, tendo de abrir o pack antigo (talvez danos estruturais na caixa da bateria devido ao acidente). Substituir um única célula é um desafio ainda mas aliciante, mas penso que saberia como resolvê-lo facilmente.
Agora, desconfio que o carro não vai logo considerar os 45Ah com que de repente ficou. Suponho que para o dono querer restaurar autonomia é porque o carro já tinha perdido alguma. A minha experiência leva-me a acreditar que o carro vai calculando a capacidade que tem usando valores de vários dias seguidos, pelo que só ao fim de algum tempo vai estar completamente adaptado ao novo pack. Sendo assim, prevejo que quando ele está a carregar, que chegue a um certo valor de SoC, por exemplo 92%, e o corrija repentinamente para baixo porque os dados da voltagem e do SoC são muito discrepantes, e assim sucessivamente até o carro encontrar valores de SoC e voltagem compatíveis. O mesmo se vai passar na descarga, ou seja, quando ele chega aos 50% de SoC (na verdade ele vai estar com 60% mas como ainda está a trabalhar com valores desatualizados de capacidade considera 50%), se o deixarmos parado algum tempo ele automaticamente vai subir o SoC para estar de acordo com as voltagens. A não ser que tenham uma forma de calibrar a capacidade considerada pelo carro, nesse caso o carro não vai precisar de fazer ele próprio essa adaptação.
Agora, desconfio que o carro não vai logo considerar os 45Ah com que de repente ficou. Suponho que para o dono querer restaurar autonomia é porque o carro já tinha perdido alguma. A minha experiência leva-me a acreditar que o carro vai calculando a capacidade que tem usando valores de vários dias seguidos, pelo que só ao fim de algum tempo vai estar completamente adaptado ao novo pack. Sendo assim, prevejo que quando ele está a carregar, que chegue a um certo valor de SoC, por exemplo 92%, e o corrija repentinamente para baixo porque os dados da voltagem e do SoC são muito discrepantes, e assim sucessivamente até o carro encontrar valores de SoC e voltagem compatíveis. O mesmo se vai passar na descarga, ou seja, quando ele chega aos 50% de SoC (na verdade ele vai estar com 60% mas como ainda está a trabalhar com valores desatualizados de capacidade considera 50%), se o deixarmos parado algum tempo ele automaticamente vai subir o SoC para estar de acordo com as voltagens. A não ser que tenham uma forma de calibrar a capacidade considerada pelo carro, nesse caso o carro não vai precisar de fazer ele próprio essa adaptação.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Troca de células Peugeot Ion
@RNM,
para quem precisa de uma substituição de bateria de um MK1, qual é a possibilidade, tempo e preços?
para quem precisa de uma substituição de bateria de um MK1, qual é a possibilidade, tempo e preços?
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Re: Troca de células Peugeot Ion
Está complicado conseguir células em boas condições a preços decentes no mercado para o Leaf.
Ofereceram-me um pack 24 kWh con SOH 92% por 5k + IVA + transporte...

Tempo é um dia de trabalho ou menos.
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Re: Troca de células Peugeot Ion
Nem de propósito, o cliente enviou-nos hoje esta foto!Malm Escreveu: ↑03 ago 2018, 21:35Parabéns pelo trabalho, é possível sim, que seja a primeira vez que se faz uma substituição de células num i-MiEV em Portugal. Como é do vosso conhecimento, e está noticiado no meu DB, já tinha sido feita à uns anos a substituição de uma célula na Austria. Pelo que percebi, o que fizeram foi retirar todos os módulos de 4 células, pelos obtidos a partir do carro mais recente. Ou seja, substituíram os 22 módulos (cada módulo com 4 células, 4x22=88 células). Seria muito mais fácil substituir o pack sem o abrir (muito mais), mas se não o fizeram alguma razão fez com que optassem por substituir módulo a módulo, tendo de abrir o pack antigo (talvez danos estruturais na caixa da bateria devido ao acidente). Substituir um única célula é um desafio ainda mas aliciante, mas penso que saberia como resolvê-lo facilmente.
Agora, desconfio que o carro não vai logo considerar os 45Ah com que de repente ficou. Suponho que para o dono querer restaurar autonomia é porque o carro já tinha perdido alguma. A minha experiência leva-me a acreditar que o carro vai calculando a capacidade que tem usando valores de vários dias seguidos, pelo que só ao fim de algum tempo vai estar completamente adaptado ao novo pack. Sendo assim, prevejo que quando ele está a carregar, que chegue a um certo valor de SoC, por exemplo 92%, e o corrija repentinamente para baixo porque os dados da voltagem e do SoC são muito discrepantes, e assim sucessivamente até o carro encontrar valores de SoC e voltagem compatíveis. O mesmo se vai passar na descarga, ou seja, quando ele chega aos 50% de SoC (na verdade ele vai estar com 60% mas como ainda está a trabalhar com valores desatualizados de capacidade considera 50%), se o deixarmos parado algum tempo ele automaticamente vai subir o SoC para estar de acordo com as voltagens. A não ser que tenham uma forma de calibrar a capacidade considerada pelo carro, nesse caso o carro não vai precisar de fazer ele próprio essa adaptação.
Passou de 80 km para 130km!

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Re: Troca de células Peugeot Ion
Pois... isso é o valor que pedem na Nissan por uma nova, supostamente.....
Qd souberes de algo avisa.... de certeza que há muitos interessados

Já agora, aceitam retoma da antiga?
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Re: Troca de células Peugeot Ion
Isto é uma coisa certamente com muito interesse
Fixe Fixe era passar os 24kw para 30kw...
Acho que haveriam muitos candidatos 



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Re: Troca de células Peugeot Ion
É muito bom saber que este serviço já pode ser feitos nos Clones, visto que parece que na rede oficial os preços são... enfim.
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Re: Troca de células Peugeot Ion
E quanto poderia ficar esta "brincadeira" num Outlander PHEV de 2014?