Nem por isso, é que mudando essas três há outra logo ali perto e por aí fora.lmlr Escreveu:Também substituindo só essas três células, obtém-se uma melhoria considerável.

Diário de bordo - Malm
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diário de bordo - Malm
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Ion
- Registado: 30 out 2012, 20:32
Caro Malm,
Antes de mais gosta de te dar os parabéns pelo excelente diário de bordo que tens feio deste que compraste o teu Imiev. Acho que és sem dúvida o principal "expert" cá em Portugal em tudo o que diga respeito aos imievs e derivados.
Após ler estes últimos posts, acerca da forma como o imiev ( e deduzo que no meu Ion também possa acontecer o mesmo) "retira" da barra de energia a parte da capacidade das mesmas que se encontra degradada (nas ultimas barras), faz-me recear que, a qualquer momento possa ficar com o carro parado, quando contava ter bateria suficiente para mais uns Kms.
Faz-me pensar em comprar um gerador ou algo do género (do tipo uma estação de energia), para poder servir de S.O.S. caso essa situação aconteça.
A minha questão é: sabes qual é a melhor solução para, caso isso aconteça, podermos fazer alguns Kms adicionais para chegarmos a uma tomada?
Achas que uma estação de energia é suficiente (muito mais leve) para carregar e fazer mais 2 ou 3 Kms (até chegar a uma tomada), ou será melhor um gerador.
Estive à procura neste e noutros forums de uma resposta para estas questões, mas não consegui encontrar.
Um abc.
Antes de mais gosta de te dar os parabéns pelo excelente diário de bordo que tens feio deste que compraste o teu Imiev. Acho que és sem dúvida o principal "expert" cá em Portugal em tudo o que diga respeito aos imievs e derivados.
Após ler estes últimos posts, acerca da forma como o imiev ( e deduzo que no meu Ion também possa acontecer o mesmo) "retira" da barra de energia a parte da capacidade das mesmas que se encontra degradada (nas ultimas barras), faz-me recear que, a qualquer momento possa ficar com o carro parado, quando contava ter bateria suficiente para mais uns Kms.
Faz-me pensar em comprar um gerador ou algo do género (do tipo uma estação de energia), para poder servir de S.O.S. caso essa situação aconteça.
A minha questão é: sabes qual é a melhor solução para, caso isso aconteça, podermos fazer alguns Kms adicionais para chegarmos a uma tomada?
Achas que uma estação de energia é suficiente (muito mais leve) para carregar e fazer mais 2 ou 3 Kms (até chegar a uma tomada), ou será melhor um gerador.
Estive à procura neste e noutros forums de uma resposta para estas questões, mas não consegui encontrar.
Um abc.
Vidigueira
Opel Ampera de 2012
Opel Ampera de 2012
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Ponto 1 - Deduzo que em vez de "feio" querias dizer feito.
Ponto 2 - Vaidade malmonástica - não diria o principal "expert" de Portugal, diria o principal "expert" da galáxia.
Ponto 3 - Este devia ser o ponto 1, que os dois primeiros são uma palermice, muito obrigado pelos teus comentários elogiosos,
.
Ponto 4 - Uma andorinha não faz a primavera. O meu i-MiEV não são todos os i-MiEV. O meu carro, por exemplo, nunca carregou a 100% num PCR, enquanto já vi outros iguais a fazê-lo.
Ponto 5 - 25.000 km num ano, isso é que é andar
.
Quanto às estações de energia e geradores, não acho que seja por aí (nem os condutores imievescos americanos os costumam usar). Se vieres a ficar parado porque o carro te estava a informar que podias fazer mais 10 km, isso acontece-te uma vez e para a próxima já sabes com o que contas. Os reboques existem para alguma coisa. O que eu posso recomendar é o STN1170 e ir vendo, quando vai abaixo dos 30%, se começa a aparecer um vale no perfil. Quando o aparelho apresentar uma célula a baixar dos 3.0V, já sabemos que temos carga para poucos quilómetros.
A degradação não aparece de um dia para o outro. O meu não vai ficar, num ápice, a ficar parado com 20% de SoC (para já fica com 15% de SoC).
Quanto à estória das temperaturas, o meu Golf determina 23ºC na garagem.
O i-MiEV ficou toda a noite na rua (a temperatura cá for não era superior a 18º C) e:

Este padrão em M (com o primeiro alto mais alto que o segundo) é persistente. Uma imagem que vi num i-MiEV americano mostra exatamente o mesmo padrão. Acho que não preciso de dizer mais nada - há hotspots no pack.
É possível que tenha que criar uma nova unidade de temperatura, os graus malmescos (ºM) - valor em graus que o CaniOn mostra, e encontrar uma relação entre ºM e ºC. É que o carro, mesmo após uma noite ao relento, dá temperaturas uns 6º acima do que está cá fora.

Ponto 2 - Vaidade malmonástica - não diria o principal "expert" de Portugal, diria o principal "expert" da galáxia.

Ponto 3 - Este devia ser o ponto 1, que os dois primeiros são uma palermice, muito obrigado pelos teus comentários elogiosos,

Ponto 4 - Uma andorinha não faz a primavera. O meu i-MiEV não são todos os i-MiEV. O meu carro, por exemplo, nunca carregou a 100% num PCR, enquanto já vi outros iguais a fazê-lo.
Ponto 5 - 25.000 km num ano, isso é que é andar

Quanto às estações de energia e geradores, não acho que seja por aí (nem os condutores imievescos americanos os costumam usar). Se vieres a ficar parado porque o carro te estava a informar que podias fazer mais 10 km, isso acontece-te uma vez e para a próxima já sabes com o que contas. Os reboques existem para alguma coisa. O que eu posso recomendar é o STN1170 e ir vendo, quando vai abaixo dos 30%, se começa a aparecer um vale no perfil. Quando o aparelho apresentar uma célula a baixar dos 3.0V, já sabemos que temos carga para poucos quilómetros.
A degradação não aparece de um dia para o outro. O meu não vai ficar, num ápice, a ficar parado com 20% de SoC (para já fica com 15% de SoC).
Quanto à estória das temperaturas, o meu Golf determina 23ºC na garagem.
O i-MiEV ficou toda a noite na rua (a temperatura cá for não era superior a 18º C) e:

Este padrão em M (com o primeiro alto mais alto que o segundo) é persistente. Uma imagem que vi num i-MiEV americano mostra exatamente o mesmo padrão. Acho que não preciso de dizer mais nada - há hotspots no pack.
É possível que tenha que criar uma nova unidade de temperatura, os graus malmescos (ºM) - valor em graus que o CaniOn mostra, e encontrar uma relação entre ºM e ºC. É que o carro, mesmo após uma noite ao relento, dá temperaturas uns 6º acima do que está cá fora.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Viva,
os quadros explicam pouco, nós é que os lemos...e cada um faz a sua leitura.
Qto aos 15% que assinala, não te esqueças que qdo paraste, o tempo de medires, as baterias sobem logo para a tensão nominal, isso significa que talvez 3 ou 4 chegram mesmo aos 2,5v.... Isso acontece também qdo carregas: qdo o carregamento desliga, as baterias descem. Claro que não é muito, mas dá para leres a infomação de forma incorreta.
os quadros explicam pouco, nós é que os lemos...e cada um faz a sua leitura.

Qto aos 15% que assinala, não te esqueças que qdo paraste, o tempo de medires, as baterias sobem logo para a tensão nominal, isso significa que talvez 3 ou 4 chegram mesmo aos 2,5v.... Isso acontece também qdo carregas: qdo o carregamento desliga, as baterias descem. Claro que não é muito, mas dá para leres a infomação de forma incorreta.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Orlando, compreendo o que queres dizer, mas eu segui em direto a informação que o CanIon estava a dar nos últimos instantes antes de ele indicar o KO. Os últimos momentos da descarga foram feitos só à custa do aquecimento ligado, e eu praticamente não tirei os olhos do ecrã para seguir a tensão das células, e nenhuma baixou dos 2,75V. Só a 73 lá chegou e nesse preciso momento - game over. O mjr referiu logo que está descoberta a voltagem mínima que foi definida para desligar - 2,75V. Faz sentido porque é de esperar que quer Leaf, quer i-MiEV, parem com 5% de SoC (ou valor próximo), que deve ser mais ou menos quando a tensão das células atingem esse valor - 2,75V. Mais, o carro esteve sempre ligado até ao momento da fotografia, e apesar de se recusar a andar (carrega-se no acelerador e nada), luzes, rádio, tudo continuou a funcionar. Também já li que, quando o carro está ligado, a bateria principal está sempre a fornecer energia à bateria de 12V.
Última edição por Malm em 30 set 2013, 18:57, editado 1 vez no total.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Talvez determinar onde se encontram as células que estão abrangidas pelos Hot Spots, e redirecionar atravéz dum orifício na proteção do pack, um jacto
de ar exterior fornecido por uma ventoinha.
Na semana passada comprei num ferro-velho uma turbina de evacuação de ar, ( talvez de uma oficina, custou-me 5 Euros, e até trabalha com um fluxo
de ar muito razoável ) que vou instalar na garagem, para soprar o meu bichinho, principalmente quando chega da rua ESBAFURIDO. ( quando o
almoço da patroa já começa a amornar )
de ar exterior fornecido por uma ventoinha.

Na semana passada comprei num ferro-velho uma turbina de evacuação de ar, ( talvez de uma oficina, custou-me 5 Euros, e até trabalha com um fluxo
de ar muito razoável ) que vou instalar na garagem, para soprar o meu bichinho, principalmente quando chega da rua ESBAFURIDO. ( quando o
almoço da patroa já começa a amornar )

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Vai uma aposta como consigo fazer outra vez 200 km com uma carga?
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
O iMiEV tem um sensor de temperatura por célula??
A dispersão de temperaturas é muito grande, será real? Há imagens de como o pack está montado? É estranho para células encostadas entre si esta dispersão de temperaturas.
No Leaf após o carro parar o contactor da bateria também se mantém ligado para manter os outros sistemas do carro operacionais, nomeadamente o conversor CC/CC e a climatização. Penso que ele é aberto quando uma célula chega aos 2,5V.
Como se vê as marcas acham que não é maléfico para as células elas serem descarregadas até quase 0%, ao contrário da carga que só é feita até aos 4,1V/célula (100% a 4,2V). Isto dá uma confiança acrescida em andar com pouca carga.
A dispersão de temperaturas é muito grande, será real? Há imagens de como o pack está montado? É estranho para células encostadas entre si esta dispersão de temperaturas.
No Leaf após o carro parar o contactor da bateria também se mantém ligado para manter os outros sistemas do carro operacionais, nomeadamente o conversor CC/CC e a climatização. Penso que ele é aberto quando uma célula chega aos 2,5V.
Como se vê as marcas acham que não é maléfico para as células elas serem descarregadas até quase 0%, ao contrário da carga que só é feita até aos 4,1V/célula (100% a 4,2V). Isto dá uma confiança acrescida em andar com pouca carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Sinceramente não sei o que ganham abaixo de 3v as celulas de litio ion...mas, se tivesse um, nunca o fazia....exeto se quissesse um pack novo 

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Quem te lê ha-de pensar que o pessoal faz isso frequentemente. Agora só vai abaixo das 3 barras na revisão.Orlando Escreveu:Sinceramente não sei o que ganham abaixo de 3v as celulas de litio ion...mas, se tivesse um, nunca o fazia....exeto se quissesse um pack novo