Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 set 2013, 23:27

lmlr Escreveu:Também substituindo só essas três células, obtém-se uma melhoria considerável.
Nem por isso, é que mudando essas três há outra logo ali perto e por aí fora.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

vidigueira
Proprietário Ion
Registado: 30 out 2012, 20:32

Mensagem por vidigueira » 29 set 2013, 00:37

Caro Malm,
Antes de mais gosta de te dar os parabéns pelo excelente diário de bordo que tens feio deste que compraste o teu Imiev. Acho que és sem dúvida o principal "expert" cá em Portugal em tudo o que diga respeito aos imievs e derivados.
Após ler estes últimos posts, acerca da forma como o imiev ( e deduzo que no meu Ion também possa acontecer o mesmo) "retira" da barra de energia a parte da capacidade das mesmas que se encontra degradada (nas ultimas barras), faz-me recear que, a qualquer momento possa ficar com o carro parado, quando contava ter bateria suficiente para mais uns Kms.
Faz-me pensar em comprar um gerador ou algo do género (do tipo uma estação de energia), para poder servir de S.O.S. caso essa situação aconteça.
A minha questão é: sabes qual é a melhor solução para, caso isso aconteça, podermos fazer alguns Kms adicionais para chegarmos a uma tomada?
Achas que uma estação de energia é suficiente (muito mais leve) para carregar e fazer mais 2 ou 3 Kms (até chegar a uma tomada), ou será melhor um gerador.
Estive à procura neste e noutros forums de uma resposta para estas questões, mas não consegui encontrar.
Um abc.
Vidigueira
Opel Ampera de 2012

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 29 set 2013, 07:31

Ponto 1 - Deduzo que em vez de "feio" querias dizer feito. 8-)

Ponto 2 - Vaidade malmonástica - não diria o principal "expert" de Portugal, diria o principal "expert" da galáxia. :lol:

Ponto 3 - Este devia ser o ponto 1, que os dois primeiros são uma palermice, muito obrigado pelos teus comentários elogiosos, :D .

Ponto 4 - Uma andorinha não faz a primavera. O meu i-MiEV não são todos os i-MiEV. O meu carro, por exemplo, nunca carregou a 100% num PCR, enquanto já vi outros iguais a fazê-lo.

Ponto 5 - 25.000 km num ano, isso é que é andar 8-).

Quanto às estações de energia e geradores, não acho que seja por aí (nem os condutores imievescos americanos os costumam usar). Se vieres a ficar parado porque o carro te estava a informar que podias fazer mais 10 km, isso acontece-te uma vez e para a próxima já sabes com o que contas. Os reboques existem para alguma coisa. O que eu posso recomendar é o STN1170 e ir vendo, quando vai abaixo dos 30%, se começa a aparecer um vale no perfil. Quando o aparelho apresentar uma célula a baixar dos 3.0V, já sabemos que temos carga para poucos quilómetros.
A degradação não aparece de um dia para o outro. O meu não vai ficar, num ápice, a ficar parado com 20% de SoC (para já fica com 15% de SoC).

Quanto à estória das temperaturas, o meu Golf determina 23ºC na garagem.

O i-MiEV ficou toda a noite na rua (a temperatura cá for não era superior a 18º C) e:

Imagem

Este padrão em M (com o primeiro alto mais alto que o segundo) é persistente. Uma imagem que vi num i-MiEV americano mostra exatamente o mesmo padrão. Acho que não preciso de dizer mais nada - há hotspots no pack.

É possível que tenha que criar uma nova unidade de temperatura, os graus malmescos (ºM) - valor em graus que o CaniOn mostra, e encontrar uma relação entre ºM e ºC. É que o carro, mesmo após uma noite ao relento, dá temperaturas uns 6º acima do que está cá fora.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 29 set 2013, 09:00

Viva,

os quadros explicam pouco, nós é que os lemos...e cada um faz a sua leitura. :mrgreen:
Qto aos 15% que assinala, não te esqueças que qdo paraste, o tempo de medires, as baterias sobem logo para a tensão nominal, isso significa que talvez 3 ou 4 chegram mesmo aos 2,5v.... Isso acontece também qdo carregas: qdo o carregamento desliga, as baterias descem. Claro que não é muito, mas dá para leres a infomação de forma incorreta.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 29 set 2013, 09:19

Orlando, compreendo o que queres dizer, mas eu segui em direto a informação que o CanIon estava a dar nos últimos instantes antes de ele indicar o KO. Os últimos momentos da descarga foram feitos só à custa do aquecimento ligado, e eu praticamente não tirei os olhos do ecrã para seguir a tensão das células, e nenhuma baixou dos 2,75V. Só a 73 lá chegou e nesse preciso momento - game over. O mjr referiu logo que está descoberta a voltagem mínima que foi definida para desligar - 2,75V. Faz sentido porque é de esperar que quer Leaf, quer i-MiEV, parem com 5% de SoC (ou valor próximo), que deve ser mais ou menos quando a tensão das células atingem esse valor - 2,75V. Mais, o carro esteve sempre ligado até ao momento da fotografia, e apesar de se recusar a andar (carrega-se no acelerador e nada), luzes, rádio, tudo continuou a funcionar. Também já li que, quando o carro está ligado, a bateria principal está sempre a fornecer energia à bateria de 12V.
Última edição por Malm em 30 set 2013, 18:57, editado 1 vez no total.

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 29 set 2013, 10:12

Talvez determinar onde se encontram as células que estão abrangidas pelos Hot Spots, e redirecionar atravéz dum orifício na proteção do pack, um jacto
de ar exterior fornecido por uma ventoinha. :geek:
Na semana passada comprei num ferro-velho uma turbina de evacuação de ar, ( talvez de uma oficina, custou-me 5 Euros, e até trabalha com um fluxo
de ar muito razoável ) que vou instalar na garagem, para soprar o meu bichinho, principalmente quando chega da rua ESBAFURIDO. ( quando o
almoço da patroa já começa a amornar ) :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 29 set 2013, 10:21

Vai uma aposta como consigo fazer outra vez 200 km com uma carga?

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 29 set 2013, 11:54

O iMiEV tem um sensor de temperatura por célula??

A dispersão de temperaturas é muito grande, será real? Há imagens de como o pack está montado? É estranho para células encostadas entre si esta dispersão de temperaturas.

No Leaf após o carro parar o contactor da bateria também se mantém ligado para manter os outros sistemas do carro operacionais, nomeadamente o conversor CC/CC e a climatização. Penso que ele é aberto quando uma célula chega aos 2,5V.

Como se vê as marcas acham que não é maléfico para as células elas serem descarregadas até quase 0%, ao contrário da carga que só é feita até aos 4,1V/célula (100% a 4,2V). Isto dá uma confiança acrescida em andar com pouca carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 29 set 2013, 12:46

Sinceramente não sei o que ganham abaixo de 3v as celulas de litio ion...mas, se tivesse um, nunca o fazia....exeto se quissesse um pack novo :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 29 set 2013, 14:15

Orlando Escreveu:Sinceramente não sei o que ganham abaixo de 3v as celulas de litio ion...mas, se tivesse um, nunca o fazia....exeto se quissesse um pack novo :mrgreen:
Quem te lê ha-de pensar que o pessoal faz isso frequentemente. Agora só vai abaixo das 3 barras na revisão.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”