

Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
O prometido é devido. Ao meio-dia, já depois de me ter levado a mim e ao meu filho para a escola. Desde que não fique a carregar de noite, é assim. Lá para janeiro hão-de andar a menos de 10º C.


Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Hoje, por volta do meio-dia. Só possível passando a noite ao relento, há 40 horas sem carregar e de apenas ter andando 1 km nas últimas 14 horas.


Última edição por Malm em 29 out 2013, 22:20, editado 2 vezes no total.
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Re: Diário de bordo - Malm
Correspondência entre as 16 barras e o SoC (num I-MiEV e nos seus semelhantes)
Barra 16 92.5-100% 7.5%
Barra 15 >=85.5% 7%
Barra 14 >=80.5% 5%
Barra 13 >=75.5% 5%
Barra 12 >=70.5% 5%
Barra 11 >=65.5% 5%
Barra 10 >=60.5% 5%
Barra 9 >=55.5% 5%
Barra 8 >=50.5% 5%
Barra 7 >=45.5% 5%
Barra 6 >=40.5% 5%
Barra 5 >=34.5% 6%
Barra 4 >=28.5% 6%
Barra 3 >=22.5% 6%
Barra 2 >=17.5% 5%
Barra 1 >=12.5% 5%
Sem qualquer barra <=12.0%
Tartaruga <=10.5%
Não anda <=5.5%
Informação recolhida no myimiev.com. Tenho confirmado estes valores através do Canion.
Barra 16 92.5-100% 7.5%
Barra 15 >=85.5% 7%
Barra 14 >=80.5% 5%
Barra 13 >=75.5% 5%
Barra 12 >=70.5% 5%
Barra 11 >=65.5% 5%
Barra 10 >=60.5% 5%
Barra 9 >=55.5% 5%
Barra 8 >=50.5% 5%
Barra 7 >=45.5% 5%
Barra 6 >=40.5% 5%
Barra 5 >=34.5% 6%
Barra 4 >=28.5% 6%
Barra 3 >=22.5% 6%
Barra 2 >=17.5% 5%
Barra 1 >=12.5% 5%
Sem qualquer barra <=12.0%
Tartaruga <=10.5%
Não anda <=5.5%
Informação recolhida no myimiev.com. Tenho confirmado estes valores através do Canion.
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Re: Diário de bordo - Malm
É possível que existam noruegueses a visitar este diário de bordo. A reação deles ao olhar para este gráfico só pode ser - como é que o Malm consegue ter a sua bateria tão quente???Malm Escreveu:Hoje, por volta do meio-dia. Só possível passando a noite ao relento, há 40 horas sem carregar e de apenas ter andando 1 km nas últimas 14 horas.

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Re: Diário de bordo - Malm
Após novo contacto telefónico com a Mitsubishi, fui informado que é considerada degradação anormal uma perda de mais de 30% na autonomia ao fim de 100.000km ou 5 anos. Resta saber agora como determinar de forma objetiva tal perda (isso é que eles, por enquanto, não me conseguiram esclarecer, mas prometeram que iriam procurar fazê-lo). O valor é então praticamente idêntico ao dos Leaf (corrijam-me se estiver errado).
Se têm seguido o que aqui escrevo, já devem ter percebido que eu sei como balancear as minhas células, tal como sei como as desequilibrar. Muito bem balanceadas, eu diria que perdi 2,5% da capacidade. Provocando uma maior descarga da 73, eu posso determinar uma perda de 13,5% da capacidade. E agora, em que ficamos?
Determinando o valor de degradação pela energia que consome num carregamento, eu diria que os valores vão ser idênticos. Na última vez que fiz um carregamento de 14,5% de SoC a 95,5% de SoC consumiu-me 15,8 Kw.h (considerando o máximo 18,4 Kw.h, dá uma degradação de 14,2%). Mas eu sei que posso ir pelo menos até aos 9% de SoC, estou mesmo convencido que consigo chegar aos 5.5%, e também sei que por vezes ele me carrega até aos 97,5%, e neste caso ele consumiria mais de 16,0 kw.h e o valor de degradação calculado seria menor.
Os norte-americanos consideram o valor máximo consumido por um i-MiEV num carregamento de 18,8 Kw.h, mas como fazem a carga a 120V, considero que têm uma eficiência menor, porque estando muito mais tempo a carregar, o número de vezes que é ligada a refrigeração do carregador é muito maior, o que reduz bastante a eficiência do processo. Na verdade, desde que faço leituras da energia consumida, nunca registei valores superiores a 17 Kw.h.
Se têm seguido o que aqui escrevo, já devem ter percebido que eu sei como balancear as minhas células, tal como sei como as desequilibrar. Muito bem balanceadas, eu diria que perdi 2,5% da capacidade. Provocando uma maior descarga da 73, eu posso determinar uma perda de 13,5% da capacidade. E agora, em que ficamos?
Determinando o valor de degradação pela energia que consome num carregamento, eu diria que os valores vão ser idênticos. Na última vez que fiz um carregamento de 14,5% de SoC a 95,5% de SoC consumiu-me 15,8 Kw.h (considerando o máximo 18,4 Kw.h, dá uma degradação de 14,2%). Mas eu sei que posso ir pelo menos até aos 9% de SoC, estou mesmo convencido que consigo chegar aos 5.5%, e também sei que por vezes ele me carrega até aos 97,5%, e neste caso ele consumiria mais de 16,0 kw.h e o valor de degradação calculado seria menor.
Os norte-americanos consideram o valor máximo consumido por um i-MiEV num carregamento de 18,8 Kw.h, mas como fazem a carga a 120V, considero que têm uma eficiência menor, porque estando muito mais tempo a carregar, o número de vezes que é ligada a refrigeração do carregador é muito maior, o que reduz bastante a eficiência do processo. Na verdade, desde que faço leituras da energia consumida, nunca registei valores superiores a 17 Kw.h.
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Re: Diário de bordo - Malm
O valor no Leaf anda à volta dos 30% de degradação, embora eles falem em menos de 9 barras de capacidade. A nona barra de capacidade é perdida por volta dos 30% de degradação.
Se queres saber o valor exato de degradação não podes estimar o que poderia armazenar a bateria se tivesses ido até aos 5% de SOC em vez dos 15%. É que o valor de SOC que obténs do carro, como já deves saber, é uma estimativa. Já me aconteceu do meu carro pensar que tem um determinado SOC e depois ele cair abruptamente quando a bateria chega ao joelho, ou o contrário (já fiz mais de 10km com 1% de SOC...).
A única maneira é mesmo descarregar o carro até ele morrer e depois carregar até 100%. E terias de ter feito isso quando o carro era novo, para comparar.
Se queres saber o valor exato de degradação não podes estimar o que poderia armazenar a bateria se tivesses ido até aos 5% de SOC em vez dos 15%. É que o valor de SOC que obténs do carro, como já deves saber, é uma estimativa. Já me aconteceu do meu carro pensar que tem um determinado SOC e depois ele cair abruptamente quando a bateria chega ao joelho, ou o contrário (já fiz mais de 10km com 1% de SOC...).
A única maneira é mesmo descarregar o carro até ele morrer e depois carregar até 100%. E terias de ter feito isso quando o carro era novo, para comparar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de bordo - Malm
Por isso mesmo não me atrevi a indicar um valor mais concreto de quanto ele consumiria, apenas disse que consumiria mais de 16 Kw.h caso o conseguisse levar a 5,5% de SoC, valor que pára todos os i-MiEV. E estou mesmo convencido que ele me mete mais de 16 kw.h se eu quiser. Acreditem ou não acreditem, eu não o vou provar, já sei como criar tartarugas de novo e não vou criá-las novamente, pela saúde do meu i-MiEV (agora resta saber se a minha curiosidade obsessiva não me trai).mjr Escreveu:O valor no Leaf anda à volta dos 30% de degradação, embora eles falem em menos de 9 barras de capacidade. A nona barra de capacidade é perdida por volta dos 30% de degradação.
Se queres saber o valor exato de degradação não podes estimar o que poderia armazenar a bateria se tivesses ido até aos 5% de SOC em vez dos 15%. É que o valor de SOC que obténs do carro, como já deves saber, é uma estimativa. Já me aconteceu do meu carro pensar que tem um determinado SOC e depois ele cair abruptamente quando a bateria chega ao joelho, ou o contrário (já fiz mais de 10km com 1% de SOC...).
A única maneira é mesmo descarregar o carro até ele morrer e depois carregar até 100%. E terias de ter feito isso quando o carro era novo, para comparar.
Eu nunca vi o SoC desaparecer-me assim mais depressa do que o normal em andamento, e se há alguém que se tem posto a jeito para ver isso a acontecer (e sei que faço muito mal em andar com estas experiências) sou eu. O que eu tive de andar para o levar até aos 10% e ver a tartaruga, às voltas em redor do meu prédio, cheio de medo que ele parasse (sempre com um olho a espreitar a 73, que nunca baixou dos 3,2V). No entanto, se parar o carro depois de fazer uns quantos quilómetros, por vezes ele reduz-me o SoC entre 5 a 10%, algo que noto especialmente após ter ocorrido o "truque malmonástico (tm)". Mas a experiência correu bem, provei a mim próprio aquilo em que acreditava, que se não abusasse do N numa viagem de 50 km maioritariamente a descer e sem tm ele chegaria aos 10%.
Já agora, uma vez eu ganhei mais de 10% de SoC em 17 km (15 min.) o que só ajudou à degradação, porque as baterias devem ter aquecido bastante, ainda por cima num dia quente de verão. Isto foi carregar muito mais rápido do que num carregamento normal a 16A, sem refrigeração das baterias.
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Re: Diário de bordo - Malm

A carregar em Viseu, em frente ao ISPV, pela primeira vez com o Mennekes que comprei ao rpatricio. Tudo OK.

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Re: Diário de bordo - Malm
A primeira não, a segunda. Carregaste com o meu mennekes no Fórum durante uns minutos 

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Re: Diário de bordo - Malm
Depois da confusão na entrega, está tudo a funcionar ainda bem.
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