Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 14 nov 2013, 01:32

Boas notícias, em nenhum momento o SoC desceu abruptamente sem razão, quer a ida, quer à vinda. Para lá, ao ritmo malmonástico, gastei 47,5% (100 km, aproximadamente 2 horas). Fiz Coimbra-Tábua com 19,5% (57 km), o que iria equivaler a gastar apenas duas barras se tivesse saído com 100% (ou seja, igualei o meu melhor consumo neste troço). Carreguei na Figueira no sítio do costume, e mais um pouco no fórum Coimbra enquanto jantei. Cheguei com 28% SoC, nem 1% se sumiu por magia. Resta saber se assim se manteria até aos 5.5%, mas como costumam dizer, a curiosidade matou o gato.

Estou cá desconfiado que estas horas seguidas ao frio lhe estão a fazer bem, após umas 15 horas fica com os sensores da temperatura todos iguais, nos dias mais frios a 14º C, e acho que é assim que a bateria anda bem mais equilibrada (estando as células todas à mesma temperatura, mais elas carregam e descarregam por igual).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 14 nov 2013, 08:34

Hoje de manhã já só voltou a carregar 96% :( . Ontem, quando cheguei, havia uma variação significativa na temperatura dada pelos sensores, uns a detetar 32º C, outros 24º C, e assim ficou toda a noite durante o carregamento.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 14 nov 2013, 09:58

No Fórum carregaste com o mennekes ou com o EVSE?

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 14 nov 2013, 13:56

lmlr Escreveu:No Fórum carregaste com o mennekes ou com o EVSE?
Com o mennekes. Da última vez que tentei com o EVSE deu erro.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 14 nov 2013, 14:00

Então confirma-se que da outra vez o problema deve ter sido com o cabo mennekes do Pafi.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 14 nov 2013, 14:20

lmlr Escreveu:Então confirma-se que da outra vez o problema deve ter sido com o cabo mennekes do Pafi.
No fim-de-semana, quando vim de S. Martinho do Porto, também já lá tinha carregado com o mennekes.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por pafi » 14 nov 2013, 21:59

Grrr..... Agora já não posso fazer o contraditório :roll: Lá para o Natal ainda havemos de experimentar...
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 15 nov 2013, 04:33

Está combinado ;).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 15 nov 2013, 10:11

Após 24 horas do último carregamento praticamente sem andar, e de uma noite ao relento, a padrão em M continua (as células mais internas mais quentes) :? .

Imagem

Desconfio que isto condiciona a SoC que ele consegue colocar num carregamento completo. Assim, a hipótese que coloco é: se as células estiverem todas à mesma temperatura de início, o carro vai conseguir carregar mais por igual todas as células e o SoC atingido no final do carregamento é superior. Assim que tiver oportunidade vou tentar perceber se a hipótese passa a teoria ou foi apenas uma ideia falhada.

O Leaf não permite fazer este estudo, os 4 sensores não permitem tirar conclusões sobre a variação individual da temperatura de cada uma das células. Penso que um i-MiEV pode constituir um bom modelo para se tentar perceber o que acontece nos Leaf.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 15 nov 2013, 10:46

Malm Escreveu:Está combinado ;).
Fazemos um "cumbibio" eléctrico no carregador do Fórum :D .

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”