lmlr Escreveu:Fazem um upgrade de firmware, estou à espera da revisão dos dois anos para ver se é como te disseram. Na Nissan já vimos a P não sei quantos, que "miraculosamente" fez aumentar a capacidade da bateria.
Eles não me disseram nada. Na verdade, hoje acho que eles não atualizaram rigorosamente nada. Eu é que estranhei o comportamento do carro depois que veio da revisão. Afinal ele veio da revisão foi muito bem equilibradinho, como era suposto. Então carregava cerca de 93%, mas convertia-os para 100% e claro, os 7% que deviam estar no fim já lá não estavam e tartaruga, adeus. Agora já faz tudo sentido. O carro tem a bateria degradada em 9%, pelo que o ideal seria ele nunca converter para 100%, mas fá-lo. Só que esses 9%, se nós fizermos uma viagem sem parar, vão faltar no fim e ele para com 14,5% de SoC, quando na realidade ele tem é 5.5% (que é quando deve parar). É tipo cobertor que ficou curto. No princípio o cobertor cobria o corpo todo, agora só 91% dele. Se tentas cobrir a cabeça, destapa-te os pés.
Pelo que escrevi, o carro não é capaz distribuir equitativamente os 91% que agora consegue carregar pelas várias barras. A 16ª barra irá toda a vida do carro valer qualquer coisa como 1,6 kW.h, a segunda qualquer coisa como 1,5 kW.h, a terceira qualquer coisa como 1 kW.h, e por aí fora. Assim percebe-se que desapareça uma barra a meio da viagem quando se para umas duas horas. É que ele deve fazer nessa altura o reajuste do SoC, de alguma maneira (não sei como, talvez pela voltagem).
Um dos factos que comprova o que estou a dizer é que, por vezes, ao fim de um carregamento, ele só carrega 15 barras. Isso aconteceu-me hoje de manhã (91% de SoC) e no dia após vir da revisão. Faltaram-lhe 2% para entrar na última barra (entra aos 93%). Mas se lhe tirar a pistola e esperar umas horitas sem andar, eis que aparecem as 16 barras (o SoC foi convertido para 100%).
Quanto ao P3227, ele só fez aumentar a capacidade nos primeiros dias a quem a fez no verão. Passados 15 dias ou um mês já estava tudo na mesma, ou seja, 15% de degradação ao fim de 2 anos e 3 meses (na maioria dos casos).
Por fim, convém informar que eu ando permanentemente a tentar perceber o que se passa com o meu carro. Muito do que escrevo sou eu que descubro, como é o caso do truque malmonástico, ou como que os sensores 64, 65 e 66 se referem ao pack de quatro células da 85 à 88. Mas infelizmente estou sempre a mudar de ideias em relação a muitas coisas, ainda há pouco tempo achava que a degradação ia nos 15/16%, agora estou convencido que é 9%. Por isso, não me levem a sério.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.