Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 16 nov 2013, 12:43

Malm Escreveu:Vou testar esta noite a hipótese de o facto de iniciar o carregamento com todas as células à mesma temperatura resulta num carregamento em que se atinge um valor mais elevado de SoC. Depois de 36 horas, finalmente está tudo igual. A partir da meia-noite vai carregar o que quiser e vamos ver o resultado.
:shock: :? Pois é, não para de me surpreender. Fiz tudo para ter as células e os sensores todos iguais antes de o pôr à carga, pensando que ele carregaria mais. Afinal ele carrega é menos. 91% de SoC foi o que ele carregou. Não estava mesmo nada à espera, sempre a aprender. Acho que assim ele talvez me esteja a dar o valor real da degradação, ou seja, 9%, pelo menos, já lá vão. Mas também deve ser dia em que vou até aos 5,5%, tartaruga imievesca duracell dos 10,5% aos 5,5%, mas isso vai ficar no segredo dos deuses, porque a curiosidade matou o gato, ou será a tartaruga? :?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 16 nov 2013, 13:03

O SOC não deveria ter nada a ver com o estado de degradação do pack. Uma bateria com metade da capacidade original continua a carregar até 100% e a descarregar até 0% (ou até onde o BMS permitir), mas a energia armazenada a 100% é apenas metade da original.

O Leaf reporta pelo barramento CAN além do SOC também o State of Health que basicamente representa a percentagem do valor nominal que a bateria é capaz de armazenar (basicamente é igual aos Ah a dividir por 65.5Ah).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 16 nov 2013, 15:53

O mjr tem razão, o SoC não deveria estar relacionado com a degradação. E por isso é que ele passado um bocado de lhe tirar a pistola de carregamento passa para os 100% (o que eu chamo de truque malmonastico). Mas o i-MiEV não faz a mínima de como anda a bateria dele, pelo que faz as contas do SoC pela energia que mete ou pelo total de voltagem que tem ou de outra forma qualquer. Só assim se explica isto. O i-MiEV não tem nenhuma forma de avaliar a degradação da sua bateria, ao contrário do Leaf. Se tivesse, nós obteriamos, seguramente, esse valor através do Canion.
Última edição por Malm em 16 nov 2013, 19:43, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 16 nov 2013, 19:25

Pois é, o meu i-MiEV anda mesmo desorientado. Já vos disse que hoje de manhã, depois de eu praticamente não o ter utilizado durante 72 horas (com o objetivo de ter a bateria bem equilibrada), carrega-me só até 91% :shock: . Vou até Viseu, gasta-me o normal, ficou com 45% de SoC, carrego 45 minutos junto ao posto da segurança social, fica com 58%, deslocação até ao Palácio do Gelo, paro o carro lá com 55%, tudo registado no Canion, era meio-dia, almoço, faço as compras do costume, às 15:30 ligo o carro, ligo o Canion e 60% de SoC... 60% de SoC!!!!!! :shock: . Então mas agora dá-lhe para criar energia do nada??? Já me tinha acontecido algumas vezes o contrário, sumirem-se 5% (acontece sempre quando o deixo fazer o reajuste para 100%, e para isso tenho de tirar a pistola do carregamento algum tempo antes de o ligar), agora isto foi a primeira vez. Baralha-se todo na determinação do SoC, é o que é.

É o que faz ter um carro que não tem qualquer forma de determinar a degradação real, ele não sabe o que são os 100% dele (sabia quando era novo, agora põe-se a adivinhar não sei com base em quê). :?

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 16 nov 2013, 20:52

Já conclui que para saber a degradação da bateria do meu carro, só com aparelhagem especial que às tantas, nem existe em Portugal. Sempre quero ver como é que a Mitsubishi se vai desenrascar quando daqui a 2 anos e 4 meses eu me for queixar que só faz 69% dos km que fazia quando era novo e que têm de me dar uma bateria nova. Eu já os avisei que essa forma de avaliação da degradação é das mais ingénuas que se pode arranjar, mas até agora foi a melhor resposta que me conseguiram dar :? .

Se as minhas células descarregassem todas por igual, ainda se fazia uma aproximação pela carga que mete dos 5.5% aos 100%, que no myimiev.com está estabelecida em 17,4 kW.h para um i-MiEV novo. Mas como não descarregam todas por igual (e dificilmente tal vai acontecer noutro i-MiEV com a rodagem do meu, que todos têm as células dispostas eternamente da mesma maneira), já nem assim lá vai.

Por tudo o que já disse, o que se vai fazer a seguir são contas da treta: Da úlima vez que carreguei desde o estado em que se recusa a andar até ao máximo consumiu 15,83 kW.h. Dividindo por 17,4 x 100 temos uma degradação de 9,1%. Mas se considerarmos que ele ainda tinha 14,5% de SoC quando se recusou a andar, então será 15,83/15,73, e a conclusão que se tira é que o carro está novo :lol: (na verdade, ele considerava que tinha 14,5% de SoC, mas tinha bastante menos, porque um i-MiEV, como se começa a ver, baralha-se muito na determinação do SoC).

lmlr
Proprietário Leaf
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por lmlr » 16 nov 2013, 21:54

Fazem um upgrade de firmware, estou à espera da revisão dos dois anos para ver se é como te disseram. Na Nissan já vimos a P não sei quantos, que "miraculosamente" fez aumentar a capacidade da bateria.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 16 nov 2013, 22:11

lmlr Escreveu:Fazem um upgrade de firmware, estou à espera da revisão dos dois anos para ver se é como te disseram. Na Nissan já vimos a P não sei quantos, que "miraculosamente" fez aumentar a capacidade da bateria.
Eles não me disseram nada. Na verdade, hoje acho que eles não atualizaram rigorosamente nada. Eu é que estranhei o comportamento do carro depois que veio da revisão. Afinal ele veio da revisão foi muito bem equilibradinho, como era suposto. Então carregava cerca de 93%, mas convertia-os para 100% e claro, os 7% que deviam estar no fim já lá não estavam e tartaruga, adeus. Agora já faz tudo sentido. O carro tem a bateria degradada em 9%, pelo que o ideal seria ele nunca converter para 100%, mas fá-lo. Só que esses 9%, se nós fizermos uma viagem sem parar, vão faltar no fim e ele para com 14,5% de SoC, quando na realidade ele tem é 5.5% (que é quando deve parar). É tipo cobertor que ficou curto. No princípio o cobertor cobria o corpo todo, agora só 91% dele. Se tentas cobrir a cabeça, destapa-te os pés.

Pelo que escrevi, o carro não é capaz distribuir equitativamente os 91% que agora consegue carregar pelas várias barras. A 16ª barra irá toda a vida do carro valer qualquer coisa como 1,6 kW.h, a segunda qualquer coisa como 1,5 kW.h, a terceira qualquer coisa como 1 kW.h, e por aí fora. Assim percebe-se que desapareça uma barra a meio da viagem quando se para umas duas horas. É que ele deve fazer nessa altura o reajuste do SoC, de alguma maneira (não sei como, talvez pela voltagem).

Um dos factos que comprova o que estou a dizer é que, por vezes, ao fim de um carregamento, ele só carrega 15 barras. Isso aconteceu-me hoje de manhã (91% de SoC) e no dia após vir da revisão. Faltaram-lhe 2% para entrar na última barra (entra aos 93%). Mas se lhe tirar a pistola e esperar umas horitas sem andar, eis que aparecem as 16 barras (o SoC foi convertido para 100%).

Quanto ao P3227, ele só fez aumentar a capacidade nos primeiros dias a quem a fez no verão. Passados 15 dias ou um mês já estava tudo na mesma, ou seja, 15% de degradação ao fim de 2 anos e 3 meses (na maioria dos casos).

Por fim, convém informar que eu ando permanentemente a tentar perceber o que se passa com o meu carro. Muito do que escrevo sou eu que descubro, como é o caso do truque malmonástico, ou como que os sensores 64, 65 e 66 se referem ao pack de quatro células da 85 à 88. Mas infelizmente estou sempre a mudar de ideias em relação a muitas coisas, ainda há pouco tempo achava que a degradação ia nos 15/16%, agora estou convencido que é 9%. Por isso, não me levem a sério.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 17 nov 2013, 09:26

No myimiev.com, gosto de intitular-me de "aquele que vem do futuro". Na luta pelo carro com menor degradação, tenho três coisas a meu desfavor: o meu carro é dos mais antigos, dos com mais quilometragem e sou de um país mais quente que a maioria, pelo que vejo no meu carro aquilo que eles poderão observar daqui a algum tempo. Mas há quem me considere o "canário da mina de carvão" :shock: :? . Prefiro "aquele que vem do futuro".

Não tenham dúvidas, de vez em quando eu resolvo escrever por lá aquilo que se se está a passar no meu i-MiEV e... a matéria tem de ser toda revista. Há dois dias ainda ninguém tinha percebido que a 4ª barra, a 5ª barra, a 6ª barra,... vão valer sempre o mesmo, quer o carro seja novo, quer tenha três anos. Na verdade, eu já lá escrevi isso e acho que ainda não consegui convencer uma alma que fosse. Também ainda ninguém percebeu o quão ineficaz é o i-MiEV a calcular o SoC. Mas já perceberem que não percebem como é que o carro calcula o SoC, já é um princípio.

Deixa-me cá repetir, bem alto, pode ser que por aqui, pelo menos, para alguém, isto faça algum sentido: O I-MIEV NÃO CONSEGUE REDISTRIBUIR A ENERGIA PELAS 16 BARRAS QUANDO AVANÇA A DEGRADAÇÃO. PARA UM I-MIEV, SE UMA BARRA CORRESPONDIA QUANDO NOVO A 1 KWH, IRÁ TODA A VIDA SER ASSIM. Por isso a alegoria do cobertor, por isso às vezes não me carrega as 16 barras, por isso às vezes me desaparece uma barra como que por magia, por isso me pode parar ainda com a última barra (mas as 3 coisas ao mesmo tempo não faz, por isso a degradação de 9%. Umas vezes faz uma coisa, outras vezes faz a outra, dependendo, por exemplo, se lhe dou tempo para recalcular o SoC para 100%). Por isso eu continuo a gastar cada vez menos barras a fazer os mesmo percursos - mas lá para o fim, a última barra é na realidade a tartaruga e vai parar assim, a mostrar-me a última barra (não lhe posso é dar o tempo necessário para ele recalcular o SoC - porque ele só faz isso após estar pelo menos uma hora parado e desligado).

E convencer o pessoal disto :? . Das duas uma, ou eu estou muito enganado (não era a primeira vez nem vai ser a última), ou o tempo vai encarregar-se de dar-me razão. Sempre à frente no tempo :roll: .

Para finalizar, o recado do costume, não me levem a sério.

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 17 nov 2013, 11:34

Malm, já pensaste em mandar umas bocas a quem de direito em casa própria ( i-MIEV Home ), para uma correção
desse problema por update de software :?:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 17 nov 2013, 12:48

Filipe Escreveu:Malm, já pensaste em mandar umas bocas a quem de direito em casa própria ( i-MIEV Home ), para uma correção desse problema por update de software :?:
Tens razão, mas eu tenho plena noção que sou um ignorante em baterias, BMS, ... Na verdade, muita vezes nem sei de que é que estão a falar. Por isso é melhor deixar essa tarefa para outros, mais entendidos.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”