Diário de bordo - Malm
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Contacto:
Re: Diário de bordo - Malm
Olha que eu tenho conseguido ter mais GIDS ultimamente (218 para 232) e até aumentei os KW armazenados de 17,7 Kw para 18,5 KW.
Acho que o BMS por se sentir mais fresco deixa "entrar" mais qualquer coisa em termos de capacidade.
Acho que o BMS por se sentir mais fresco deixa "entrar" mais qualquer coisa em termos de capacidade.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Tu já me ensinaste isso há dois anos. O copo diminui de tamanho mas a água que lá está é a mesma, logo, percentualmente, o copo está mais cheio, apesar de ter a mesma água. Eu sou o teu aluno mais aplicado. Em todos os momentos tive isso presente. O que se procurou foi demonstrar:mjr Escreveu:É normal que o SOC aumente com o diminuir da temperatura, uma vez que uma bateria mais fria armazena menos capacidade. O que não é suposto é aumentar a autonomia estimada pois a energia armazenada não aumenta.
- que é verdade, sim senhor, por vezes, parado, sem carregar, o i-MiEV acrescenta ou tira uma barra;
- que isso corresponde ao ganho ou perda de exatamente 5% de SoC;
- que essa variação depende tão só da variação da temperatura da bateria. Se a temperatura aumentou (ainda não sei quanto ou até quanto) ele tira 5% de SoC, se a temperatura diminui ele acrescenta 5%
Não estou a falar de um conceito teórico, estou a falar da prática de um utilizador de um i-MiEV. A partir de hoje, fica claro que, por vezes, ter uma ou duas barras no carro podem ser exatamente a mesma coisa. E para eu ter tartaruga o que eu tenho de fazer é impedi-lo que ele coloque mais 5% no SOC só porque a temperatura das baterias desceu após o final de carregamento (é superestúpido, mas é isso que ele faz, então se acabei de o carregar, como é que ele pode aumentar o SoC - o SoC já está a 100%?? e depois anda assim até ao fim, a dar-me mais 5% de SoC, se entranto as temperaturas da bateria não subirem e eu não parar umas horas). Para mim, 5% de SOC significam muita coisa, e poderia ter ficado parado, no passado, a contar com uma barra que na realidade, não existe.
.
Atenção que o meu faz isto porque já não carrega até aos 100%. Fica-se, normalmente, pelos 95,5%, e por isso é que ele pode subir o SoC para 100%. Num i-MiEV novo, como ele carrega até 100%, não põe mais SoC após um carregamento completo enquanto não se gastar algum.
Última edição por Malm em 20 nov 2013, 17:50, editado 7 vezes no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Talvez isso também esteja relacionado com um P3227 cochoruimegas Escreveu:Olha que eu tenho conseguido ter mais GIDS ultimamente (218 para 232) e até aumentei os KW armazenados de 17,7 Kw para 18,5 KW.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Um dia deste passou pela primeira vez um Leaf em Tábua. Como não podia deixar de ser, meti conversa com o proprietário e o que se pode dizer é que, afinal, há gente mais aventureira do que eu. Ele ia para a Covilhã, já tinha subido à Torre e tinha viajado até La Coruna. Esta última ficou-me atravessada. Tenho pensado em fazer uma viagem muito maior, que o Leaf não se pode ficar a rir, e pensei assim numa viagem do género épica. Um sítio onde nunca um elétrico tivesse passado. Pensei, pensei e cheguei a uma conclusão. O meu i-MiEV vai ser o primeiro elétrico a rodar na Lua. Na preparação da viagem, fui ao viamichelin inserir Tábua-Lua, mas ele diz que não consegue dar-me o itinerário por motivos técnicos
. No jurassic test, procurei Lua por todo o lado mas não encontrei
. Procurei também por postos de carregamento na Lua, mas pelos vistos não há lá um único
. Como sou persistente, lembrei-me que talvez falando com alguém que já lá tenha ido, ele se dispusesse a indicar-me o caminho. Lembrei-me que ouvi que um tal de Neil Amstrong já lá tinha ido. Telefonei para as informações, para pedir o número do homem. Disseram-me que através deles seria impossível entrar em contato com o senhor Amstrong, que talvez através do professor Bambo fosse possível
. Mas também me disseram que ele não tinha ido sozinho à Lua, um tal de Buzz Aldrin também tinha ido com ele. Pedi então o contato do Aldrin e imediatamente lhe telefonei.
- Senhor Aldrin, desculpe lá estar a incomodá-lo, mas sei que o senhor já foi à Lua e tenho um objetivo, ser o primeiro a rolar de carro elétrico na Lua. Será que pode dizer-me o melhor caminho para lá chegar?
- Sim posso indicar-lhe o caminho, mas olhe que já não vai ser o primeiro. Nós, os americanos, já há muito tempo que passeamos de carro elétrico na Lua. Ainda lá temos 3 carros parados, que os nossos eram de usar e deitar fora.
-
Obrigado, senhor Aldrin, assim já não vale a pena. Mas antes de desligar diga-me uma coisa, vocês, americanos, também já passearam de carro elétrico em Marte?

- Senhor Aldrin, desculpe lá estar a incomodá-lo, mas sei que o senhor já foi à Lua e tenho um objetivo, ser o primeiro a rolar de carro elétrico na Lua. Será que pode dizer-me o melhor caminho para lá chegar?
- Sim posso indicar-lhe o caminho, mas olhe que já não vai ser o primeiro. Nós, os americanos, já há muito tempo que passeamos de carro elétrico na Lua. Ainda lá temos 3 carros parados, que os nossos eram de usar e deitar fora.
-

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Em marte só os Mars Rovers, mas não são tripulados...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Se fosse a tia ia até Cuba....do Alentejo....lol
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Exato, depois chegas ao fórum dos iMiev americanos e colocas um tópico "The first iMev in Cuba" com uma foto junto à placa da localidade (e um link pró google maps, para eles perceberem...)
Eles também têm Cuba no Novo México, mas deve ser mais fácil o malm chegar à Cuba portuguesa.
http://www.google.com/maps/preview#!q=C ... 06.9583721
P.S. As tags "[googlemaps]" do fórum já não funcionam com o novo google maps.
Eles também têm Cuba no Novo México, mas deve ser mais fácil o malm chegar à Cuba portuguesa.
http://www.google.com/maps/preview#!q=C ... 06.9583721
P.S. As tags "[googlemaps]" do fórum já não funcionam com o novo google maps.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Essa fórmula já está gasta. Foi assim que cheguei a Sevilha, está tudo em vídeo no Meo Kanal - 815551 e no Youtube - velocidade máxima e aceleração e um i-MiEV. Quanto à hipótese de Marte, também já desisti, ao meu ritmo não chegava lá antes de 2150 

Última edição por Malm em 21 nov 2013, 14:38, editado 1 vez no total.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Caramba, foram precisas 2 horas para perceber esta. Mas finalmente percebi, não é se fosse a tia, é se fosse a ti. Quase que ia tendo um esgotamento, tenham lá cuidado que o que escrevemOrlando Escreveu:Se fosse a tia ia até Cuba....do Alentejo....lol

- Malm
- Proprietário i-MiEV
Dia 24/11/2013. Viagem Tábua-Aveiro-Tábua. Duas horas de viagem até Aveiro, duas horas de viagem no regresso. 85 km + 85 km. 42% de SoC gastos na ida, 60% de SoC gastos no regresso. Saí a 96%, que correspondeu a um carregamento completo. No entanto, em Aveiro carregou-me 98,5%
. Tenho que perceber a razão pela qual ele conseguiu carregar este valor, uma vez que normalmente apenas consegue carregar 95,5%. Hoje nunca fez reajustes de SoC de 5%.
De seguida, screenshots referentes à viagem de regresso.

De seguida, screenshots referentes à viagem de regresso.