Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por lmlr » 24 out 2015, 20:53

Nunca vi tal bicho :D

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 25 out 2015, 01:16

marcopns Escreveu:Bonito em azul..com aquele sistema Android em cima ficava 5*, melhor que no Leaf.
A tartaruga apareceu com a célula mais baixa a 3,4V? Pisaste o acelerador a fundo e ela apareceu?
Lembro-me que já descarregaste abaixo desse soc sem ela aparecer.
Agora mede os kwh da carga completa.
Ela apareceu aos 8% sem carregar muito no acelerador, foi em andamento normal. As células deviam estar pouco melhores do que do gráfico. Mas sei que as do Malm estão muito mais baixas nas mesmas condições.


Ao chegar a casa coloquei logo a carga para a esposa ir trabalhar por isso não dá para ver o que carregou. Vou ter de fazer isso com mais calma.

Desta vez. Fui com mais calma para o fim da autonomia sendo que estava controlado desde que apenas parasse aos 0% mas tenho o receio de parar antes pois subo como sabem uma serra ao chegar a casa.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por lmlr » 25 out 2015, 08:23

Já agora, são quantos km de Aveiro a tua casa?

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 25 out 2015, 09:52

A minha opinião. O carro do ICEM4N está com a capacidade muito bem calculada. Vai parar com 0,0% de SoC ou muito próximo disso, mas as células mais fracas também já vão tocar ou ficar muito próximo do 2, 75V. Isto quer dizer que não existe um extra como noutros carros, mas isso pode ser porque já fez um acerto de capacidade, para cima, e não pela degradação. Pelo que vale uma barra, neste carro, aposto nesta hipótese. O aparecimento da tartaruga, neste caso, não se deveu a chegar aos 2, 75 V , mas a ter atingido um determinado valor de SoC. Pelo que percebi, no carro do ICEM4N, quando o SoC atinge 8% aparece a tartaruga. No meu aparece sempre que chega aos 9, 5% de SoC, qualquer que seja a voltagem na célula mais fraca.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 25 out 2015, 10:04

Para a voltagem total em que estão, as células estão relativamente bem equilibradas. Como no meu, as células mais internas estão mais degradadas, originando este padrão em W. Ao contrário do que foi dito, a 6 % o aapeto do meu é muito semelhante, porque o meu também anda com a capacidade bem calculada por estes dias, mas cada barra vale uns 15 % menos energia. Acredito que tenho menos 15% de capacidade e autonomia em relação ao carro do ICEM4N. Em relação a um novo, a perda de autonomia será ainda menor que 15%, dado que os carros novos vêm a parar com 0,0% de SoC mas com as células mais fracas a parar acima de 3,5 V.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 25 out 2015, 11:50

lmlr Escreveu:Já agora, são quantos km de Aveiro a tua casa?
95km com vento contra e chuva
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por rnlcarlov » 25 out 2015, 12:19

E fizeste 95 km com a bateria nos 80%. :o
Que estradas e velocidade média?

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 25 out 2015, 14:49

ICEM4N Escreveu:Hoje foi dia de ir a Aveiro e chegar na tartaruga a casa...
Malm diz de tua justiça.

Cheguei a casa com 6% sai de Aveiro e não estava carregado, estava a Cerca de 80%
Imagem


Imagem
Estive a ver o que tinha aqui por volta dos 6% (verdadeiros 6%, porque eu se quiser mostro 6% melhor que um novo, acabadinho de sair do stand), para que ninguém tenha dúvidas como o meu está.

Imagem

Ele estava a andar e a gastar, pelo que as células podem até ter um pouquinho mais de voltagem em repouso.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 25 out 2015, 14:56

Não se iludam, se assim parece melhor, na verdade o meu considera 100% de SoC uns 15% menos de energia que o do ICEM4N. A imagem já tem mais de um ano, e o carro já vai quase nos 84.000 km, pelo que estimo que entretanto já tenha perdido mais uns 3 a 4% em relação ao momento da imagem.
Última edição por Malm em 25 out 2015, 15:04, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 25 out 2015, 15:02

O que a seguir vou mostrar não é para acreditar. É simplesmente um erro do carro, ou, se preferirem, um truque cá dos meus, porque eu sei com obriga-lo a cometer o erro. O carro pensa que tem 0,0% de SoC, quando na realidade tem 10%. Antes fez 9,5% de SoC em tartaruga.

Imagem

Isto é de carro saído do Stand :lol: .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”