
Postos de carregamento - Coimbra
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Evse de 10Amp são os melhores para desenrascar numa casa de um amigo, restaurante, hotel ou outro ponto ocasional de carga sem ter que stressar muito.
Um de 16A já está no limite da ficha ou mesmo da potencia contratada de muita gente, por isso não é tão universal.
Claro que nos postos publicos, quando a mennekes está avariada, que é o caso da maioria dos postos mobie em Coimbra, dava jeito um evse de 16A para usar no posto com tomada CEE normal, mas qualquer dia a mala é curta para tanto cabo.
A Nissan fez bem em entregar um EVSE compativel com tomadas caseiras, e outro cabo para usar nos postos públicos, o menos bom é que infelizmente já há relatos de quem não foi presenteado com este último.
Um de 16A já está no limite da ficha ou mesmo da potencia contratada de muita gente, por isso não é tão universal.
Claro que nos postos publicos, quando a mennekes está avariada, que é o caso da maioria dos postos mobie em Coimbra, dava jeito um evse de 16A para usar no posto com tomada CEE normal, mas qualquer dia a mala é curta para tanto cabo.
A Nissan fez bem em entregar um EVSE compativel com tomadas caseiras, e outro cabo para usar nos postos públicos, o menos bom é que infelizmente já há relatos de quem não foi presenteado com este último.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Postos de carregamento - Coimbra
O ideal, era a Nissan ter fornecido um EVSE que ajustasse a amperagem (manual ou auto). Quanto ao cabo suplementar, efetivamente tive que comprar um para ligar na tomada mennekes dos mobi.e (J1727 - Mennekes)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Eu entendo a falta de ajuste nos evse's portateis como uma medida de segurança. A alteraçao de corrente para ser feita com segurança deveria ser num evse fixo com instalação que permita sempre a corrente maior que o proprio evse consegue debitar. Neste cenário só tem interesse mudar a corrente se por exemplo estiver integrado com o consumo instantaneo da casa para que, por exemplo se ligar um eletrodomestico o evse ajuste na hora a corrente de carregamento para o quadro nao ir abaixo.
Nos EVSEs portateis a conversa é outra, um variavel de 32A - 6A pode ser potencialmente perigoso. A potencia de carregamento fica dependente de o dono se lembrar de mudar a corrente para um valor ajustado à tomada. Para alem do mais se for usado pelo outro elemento do casal que não se interessa tanto pelo tema é mais uma variável complexa. Do lado das instalacoes também há muito por onde ter receio, por isso um evse mal programado pode desvendar algumas instalações menos capazes e fica a responabilidade do lado do dono do VE.
Não é à toa que evse's de 10A podem ter ficha schuko, mas os de 16 tem cee. Os de 32 nunca vi mas a ficha certamente torna a mudar para uma CEE bem grande.
O ideal para um EVSE portatil variável seria detetar a potencia de carregamento quando se colocasse o adaptador certo. Um de 32A vinha com uma cee de 32A e assim que se colocasse um adaptador para os postos mobie, por exemplo, ao colocar o adaptador o evse mudava a corrente automaticamente para 16A. E para uma ficha schuko a mesma coisa.
Nos EVSEs portateis a conversa é outra, um variavel de 32A - 6A pode ser potencialmente perigoso. A potencia de carregamento fica dependente de o dono se lembrar de mudar a corrente para um valor ajustado à tomada. Para alem do mais se for usado pelo outro elemento do casal que não se interessa tanto pelo tema é mais uma variável complexa. Do lado das instalacoes também há muito por onde ter receio, por isso um evse mal programado pode desvendar algumas instalações menos capazes e fica a responabilidade do lado do dono do VE.
Não é à toa que evse's de 10A podem ter ficha schuko, mas os de 16 tem cee. Os de 32 nunca vi mas a ficha certamente torna a mudar para uma CEE bem grande.
O ideal para um EVSE portatil variável seria detetar a potencia de carregamento quando se colocasse o adaptador certo. Um de 32A vinha com uma cee de 32A e assim que se colocasse um adaptador para os postos mobie, por exemplo, ao colocar o adaptador o evse mudava a corrente automaticamente para 16A. E para uma ficha schuko a mesma coisa.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3494
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Os iMiev vieram com EVSE de 16A e ficha Shucko...
É mais dificultar a vida para ganhar dinheiro a vender equipamentos que por segurança!
Qualquer instalação elétrica dentro da legalidade tem que ter as tomadas protegidas contra sobrecarga com um disjuntor de 16A.
O problema é que muitas são "remendos de pixeleiro" feitas por quem não entende realmente o que tem nas mãos.
O que é que impede alguém de ligar o carro e um aquecedor com uma ficha tripla? Para quem não tem noções de eletricidade também pode acontecer.
A instalação elétrica é que tem que estar "fool proof", senão tinham que proibir a venda de fichas triplas para ninguém ligar por exemplo um aquecedor e uma máquina de secar roupa na mesma tomada, ou dois VE na mesma tomada.
É mais dificultar a vida para ganhar dinheiro a vender equipamentos que por segurança!
Qualquer instalação elétrica dentro da legalidade tem que ter as tomadas protegidas contra sobrecarga com um disjuntor de 16A.
O problema é que muitas são "remendos de pixeleiro" feitas por quem não entende realmente o que tem nas mãos.
O que é que impede alguém de ligar o carro e um aquecedor com uma ficha tripla? Para quem não tem noções de eletricidade também pode acontecer.
A instalação elétrica é que tem que estar "fool proof", senão tinham que proibir a venda de fichas triplas para ninguém ligar por exemplo um aquecedor e uma máquina de secar roupa na mesma tomada, ou dois VE na mesma tomada.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Foi o meu caso. Ainda hoje espero pelo cabo mennekes que me prometeram. Uma vergonha. Para que conste, a trampolinice foi feita pela Rotor do campo alegre (porto)Apr Escreveu:A Nissan fez bem em entregar um EVSE compativel com tomadas caseiras, e outro cabo para usar nos postos públicos, o menos bom é que infelizmente já há relatos de quem não foi presenteado com este último.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Pois a Tesla não falha...
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Bem, um UMC de 22kW tambem não serviria de muito, se o objetivo é ser portatil e carregar em viagem não me parece que haja muitos pontos particulares onde se possa carregar a essa potencia. Só por curiosidade, sabes quanto fica para um partucular o termo fixo mensal de uma instalação trifasica com 30A?
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Fica a 28€ por mês, iva incluído.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Postos de carregamento - Coimbra
fil, obrigado, é bastante dispendioso.
Estive a ver a ficha do adaptador do umc da tesla e tem dois pinos a mais com uma resistencia que é diferente em cada adaptador para indicar ao evse que adaptador está colocado. É uma solução simples e elegante, de facto a tesla supreende até nos pormenores.
Estive a ver a ficha do adaptador do umc da tesla e tem dois pinos a mais com uma resistencia que é diferente em cada adaptador para indicar ao evse que adaptador está colocado. É uma solução simples e elegante, de facto a tesla supreende até nos pormenores.
Re: Postos de carregamento - Coimbra
De nada Apr 
A Tesla está muito à frente, e ouve os clientes, essa, além da qualidade geral da equipa, é uma das grandes vantagens da marca.

A Tesla está muito à frente, e ouve os clientes, essa, além da qualidade geral da equipa, é uma das grandes vantagens da marca.