Quando consigo carregar mais barato num PCR do que num posto lento, só mostra que bem pensado que está este modelo e os seus operadores.frankesousa Escreveu: ↑17 dez 2019, 08:48O mais barato que já vi em PCN são da Prio com 1 cêntimo por minuto e mesmo assim, para um VE a carregar a 16A (ou postos de 11kW usados em monofásico que é a mesma coisa) já coloca o preço do kWh em mais de 0,40€!
Resumindo, quem carrega a 3,7kW (alguns VE e muitos híbridos) vão pagar um balúrdio.
Nesses de 0,05€/kWh pode quase dizer-se que é proibido carregar(é só 1,5€/kWh
![]()
)

Postos de carregamento - Coimbra
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Postos de carregamento - Coimbra
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Talvez... Vai ficar como os restantes postos desde operador (os que conheço melhor são os do Braga Parque): usados por Zoe, Tesla, por quem não faz contas ou não usados.
Há umas semanas no FB tive a oportunidade lhes sugerir que mudem esta política de preços porque, para carros monofásicos, é impensável. Claro que eles têm o posto disponível e só usa quem quer mas estou em crer que acabavam por facturar mais se tivessem postos mais adequados à realidade dos carros que existem na maioria.
E mesmo assim passam a maior parte do tempo às moscas. Reparei por acaso que o da ESEC estava sem utilização há 13 dias. Já o posto ali a uns metros e gratuito, não passa frio.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Postos de carregamento - Coimbra
É preciso ver que o acesso ao campus da ESEC é restrito a funcionários e a cancela está sempre em baixo. Nas outras escolas, há situações em que é possível aceder, quer por os postos estarem em zonas de acesso ao público, quer por as cancelas às vezes estarem avariadas (ISEC, por exemplo).BrunoAlves Escreveu: ↑17 dez 2019, 13:51
E mesmo assim passam a maior parte do tempo às moscas. Reparei por acaso que o da ESEC estava sem utilização há 13 dias. Já o posto ali a uns metros e gratuito, não passa frio.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Olha, boa informação 
Não sabia. Então exactamente porque é que estão ligados à rede pública e aparece no mapa da rede?

Não sabia. Então exactamente porque é que estão ligados à rede pública e aparece no mapa da rede?

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Boa pergunta, mas eu ia mais longe:
Porque é que nas outras instituições os postos são acessíveis ao publico (pelo menos durante o horário de funcionamento das mesmas, algumas até fora desse horário) e os postos ainda são gratuitos e neste caso não o são?
Aparecem na rede mobie porque foram entregues a um OPC e eventualmente este terá de estar associado na rede mobie? Ou porque o concurso lançado pelo estado para financiar estes postos assim o obrigou?
Porque é que nas outras instituições os postos são acessíveis ao publico (pelo menos durante o horário de funcionamento das mesmas, algumas até fora desse horário) e os postos ainda são gratuitos e neste caso não o são?


Aparecem na rede mobie porque foram entregues a um OPC e eventualmente este terá de estar associado na rede mobie? Ou porque o concurso lançado pelo estado para financiar estes postos assim o obrigou?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Postos de carregamento - Coimbra
No caso de espaços privados de acesso privado podem estar ou não ligados à rede da ME. O OPC pode considerar mais vantajoso/simples integrar na rede da ME do que estar a implementar o sistema de pagamentos.
Os carregamentos fora da via pública já podem ser pagos, mas também podem, caso o OPC assim o entenda, continuar gratuitos.
Os carregamentos fora da via pública já podem ser pagos, mas também podem, caso o OPC assim o entenda, continuar gratuitos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Não entendo, mas é só mais uma pérola deste sistema

Se eu sou alguém em viagem, sou de Valença (já nem digo que sou estrangeiro e não posso usar a rede, mas vá...) e vou passar em Coimbra porque tem uma série de postos de 22kW que me dão boa carga enquanto almoço. Chego à ESEC, ao ISCAC, ao ISEC, ao IPC (esqueci-me de algum?) 4 dos 5 postos de 22kW existentes e funcionais em Coimbra, e são de acesso privado? Mas aparecem no mapa da rede pública?

Edit: o OPC pode achar mais vantajoso ter os postos ligados à rede pública. Seria expectável que nessa condição tivessem de estar acessíveis ao público

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 266
- Registado: 25 out 2018, 10:04
- Data de fabrico: 22 jan 2019
- Capacidade bateria: 120 Ah
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Se é assim estão mal classificados. É que estão como de acesso publico. Quem não conhece vai contar com os postos mesmo apesar dos preços, e bate com o nariz na porta...jfr2006 Escreveu: ↑17 dez 2019, 15:05
É preciso ver que o acesso ao campus da ESEC é restrito a funcionários e a cancela está sempre em baixo. Nas outras escolas, há situações em que é possível aceder, quer por os postos estarem em zonas de acesso ao público, quer por as cancelas às vezes estarem avariadas (ISEC, por exemplo).
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Postos de carregamento - Coimbra
Sim, só isso está mal. De resto não há problema nenhum estar na rede pública em local de acesso privado. Aliás essa é uma das possibilidades nos condomínios (embora a figura do DPC seja a meu ver a mais adequada neste caso).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Postos de carregamento - Coimbra
O que está menos bem aqui foi esses postos todos das universidades e institutos terem sido pagos por nós e serem de acesso privado á vontade de quem instalou o mesmo.
Ou seja, se quiserem são postos privados pagos pelo dinheiro público. Isso é o menos bem aqui
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)