Apresento-me como novo membro no fórum NISSAN LEAF PT.
Jorge Torres, 28 anos e resido na Figueira da Foz.
Aproximadamente à 1 ano e meio optei por adquirir um Leaf 30 Tekna...
Até ao momento muito satisfeito, surpreendeu pela positiva as espectativas iniciais.
Começou por ser utilizado para fazer viagens diárias para o trabalho +- 20 km.
Como optei por mudar de área profissional, estou neste momento a tirar uma formação em Eng. de Automação Industrial em Aveiro, passando o LEAF a fazer aproximadamente 120 km diariamente
Entretanto já consegui desenvolver um controlador PWM para a carga (AC) em função da energia fotovoltaica.
Neste momento estou a descodificar a ID's da comunicação CAN BUS (ainda só tenho os ID's do SOC e nº de barras), estou a tentar descobrir o ID com a informação do SOH.
O objectivo será fazer o LEAF mete os contactores da tomada Chademo para ter acesso directo à bateria de modo a que a energia possa ser bidirecional. Durante o dia armazenar a energia dos painéis fotovoltaicos (ou excedente de produção) e durante a noite utilizar parte da energia da bateria... em fim, um objectivo que não será fácil
Desejo que esta comunidade vá crescendo e que a cada dia veja mais veículos electricos a circular nas nossas estradas!!
Olá a toda a comunidade!
-
- Mensagens: 9
- Registado: 29 jul 2019, 12:21
- Data de fabrico: 01 abr 2017
- Capacidade bateria: ? 30 kWh
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3060
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Olá a toda a comunidade!
Bem vindo Jorge, e ainda por cima com o objectivo muito promissor para a mobilidade eléctrica, como poder libertá-la do seu principal
obstáculo " fornecimento e utilização de energia livre "
obstáculo " fornecimento e utilização de energia livre "
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Olá a toda a comunidade!
Bem vindo e parabéns pela iniciativa
Tem só em atenção que a utilização da bateria do carro em V2H aumenta consideravelmente o número de ciclos a que ela está sujeita.
Agora não sei se isso ainda se faz, mas haviam relatos de baterias de primeira geração (que já de si degradavam imenso) com degradação acelerada a fazer V2H.
Poderá ser mais fácil procurares uma bateria velha, até de um mk1 e usá-la de forma estacionária
Tem só em atenção que a utilização da bateria do carro em V2H aumenta consideravelmente o número de ciclos a que ela está sujeita.
Agora não sei se isso ainda se faz, mas haviam relatos de baterias de primeira geração (que já de si degradavam imenso) com degradação acelerada a fazer V2H.
Poderá ser mais fácil procurares uma bateria velha, até de um mk1 e usá-la de forma estacionária
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 9
- Registado: 29 jul 2019, 12:21
- Data de fabrico: 01 abr 2017
- Capacidade bateria: ? 30 kWh
Re: Olá a toda a comunidade!
Para uma primeira fazer será estudar a comunicação CAN para fazer meter os contactores do chademo
Pode ser que daqui a uns anos já se encontrem baterias de veiculos que para serem utilizadas como baterias estacionárias entretanto à que desenvolver o sistema para que seja possivel.
Pode ser que daqui a uns anos já se encontrem baterias de veiculos que para serem utilizadas como baterias estacionárias entretanto à que desenvolver o sistema para que seja possivel.
Re: Olá a toda a comunidade!
Bem-vindo Jorge e parabéns pelo projecto.
-
- Mensagens: 35
- Registado: 22 jun 2019, 20:19
- Data de fabrico: 01 dez 2015
- Capacidade bateria: 22 A.h
- Localização: Alfena
Re: Olá a toda a comunidade!
Bem-vindo e força ai para o projecto
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2482
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Olá a toda a comunidade!
Boa sorte! Acho que estás a começar pelo lado mais complicado, só as fichas são um balurdio e o protocolo é trabalhoso a entender e deve ser dificil de implementar sem documentação a sério.
Se o objetivo final é usar a energia solar à noite mais vale pensar num sistema de armazenamento local com acesso direto às baterias.
Em todo o caso se te estás a divertir isso é que interessa!
Se o objetivo final é usar a energia solar à noite mais vale pensar num sistema de armazenamento local com acesso direto às baterias.
Em todo o caso se te estás a divertir isso é que interessa!