Olá a toda a comunidade!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
JorgeTorres
Mensagens: 9
Registado: 29 jul 2019, 12:21
Data de fabrico: 01 abr 2017
Capacidade bateria: ? 30 kWh

Olá a toda a comunidade!

Mensagem por JorgeTorres » 29 jul 2019, 22:41

Apresento-me como novo membro no fórum NISSAN LEAF PT.

Jorge Torres, 28 anos e resido na Figueira da Foz.

Aproximadamente à 1 ano e meio optei por adquirir um Leaf 30 Tekna...
Até ao momento muito satisfeito, surpreendeu pela positiva as espectativas iniciais.

Começou por ser utilizado para fazer viagens diárias para o trabalho +- 20 km.
Como optei por mudar de área profissional, estou neste momento a tirar uma formação em Eng. de Automação Industrial em Aveiro, passando o LEAF a fazer aproximadamente 120 km diariamente :)

Entretanto já consegui desenvolver um controlador PWM para a carga (AC) em função da energia fotovoltaica.
Neste momento estou a descodificar a ID's da comunicação CAN BUS (ainda só tenho os ID's do SOC e nº de barras), estou a tentar descobrir o ID com a informação do SOH.

O objectivo será fazer o LEAF mete os contactores da tomada Chademo para ter acesso directo à bateria de modo a que a energia possa ser bidirecional. Durante o dia armazenar a energia dos painéis fotovoltaicos (ou excedente de produção) e durante a noite utilizar parte da energia da bateria... em fim, um objectivo que não será fácil ;)

Desejo que esta comunidade vá crescendo e que a cada dia veja mais veículos electricos a circular nas nossas estradas!!

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3060
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Olá a toda a comunidade!

Mensagem por Filipe » 30 jul 2019, 02:33

Bem vindo Jorge, e ainda por cima com o objectivo muito promissor para a mobilidade eléctrica, como poder libertá-la do seu principal
obstáculo " fornecimento e utilização de energia livre " 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Olá a toda a comunidade!

Mensagem por BrunoAlves » 30 jul 2019, 08:25

Bem vindo e parabéns pela iniciativa :clap:

Tem só em atenção que a utilização da bateria do carro em V2H aumenta consideravelmente o número de ciclos a que ela está sujeita.
Agora não sei se isso ainda se faz, mas haviam relatos de baterias de primeira geração (que já de si degradavam imenso) com degradação acelerada a fazer V2H.

Poderá ser mais fácil procurares uma bateria velha, até de um mk1 e usá-la de forma estacionária ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

JorgeTorres
Mensagens: 9
Registado: 29 jul 2019, 12:21
Data de fabrico: 01 abr 2017
Capacidade bateria: ? 30 kWh

Re: Olá a toda a comunidade!

Mensagem por JorgeTorres » 30 jul 2019, 15:07

Para uma primeira fazer será estudar a comunicação CAN para fazer meter os contactores do chademo

Pode ser que daqui a uns anos já se encontrem baterias de veiculos que para serem utilizadas como baterias estacionárias ;) entretanto à que desenvolver o sistema para que seja possivel.

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Olá a toda a comunidade!

Mensagem por Spin » 30 jul 2019, 16:01

Bem-vindo Jorge e parabéns pelo projecto.

FilipeNogueira
Mensagens: 35
Registado: 22 jun 2019, 20:19
Data de fabrico: 01 dez 2015
Capacidade bateria: 22 A.h
Localização: Alfena

Re: Olá a toda a comunidade!

Mensagem por FilipeNogueira » 30 jul 2019, 17:43

Bem-vindo e força ai para o projecto

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2482
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Olá a toda a comunidade!

Mensagem por Apr » 01 ago 2019, 19:03

Boa sorte! Acho que estás a começar pelo lado mais complicado, só as fichas são um balurdio e o protocolo é trabalhoso a entender e deve ser dificil de implementar sem documentação a sério.

Se o objetivo final é usar a energia solar à noite mais vale pensar num sistema de armazenamento local com acesso direto às baterias.

Em todo o caso se te estás a divertir isso é que interessa! :)

Responder

Voltar para “Apresentações”