
Apresentação - PSI20
- psi20
- Proprietário Fluence
- Mensagens: 213
- Registado: 11 nov 2013, 19:06
- Data de fabrico: 07 jan 2016
- Capacidade bateria: 35Ah
- Localização: Guarda
Apresentação - PSI20
Ora viva amigos, o meu nome é João sou da Guarda.
O que me leva a registar-me neste forum são as muitas questões que tenho sobre o Leaf.
Actualmente tenho um Prius 3G e estou bastante contente com ele, mas fiscalmente terei o carro amortizado daqui a dois anos dai ter começado a "planear".
Questões:
1º Qual a real autonomia do Leaf 2013 (pelo menos o valor mais consensual)
2º Na versão 2013 continua a não existir arrefecimento forçado para as baterias?
3º Usando uma ficha eléctrica normal qual o tempo necessário para carregar completamente o Leaf e já agora usando o Mobi-e
4º Nos meus percursos diários faço pelo menos 80km com possibilidade de carregar no intermédio, ou seja o carro teria uma vida agitada... actualmente o Prius anda nos 30.000km ano.
5º A regeneração é efectiva/eficaz? resido numa zona com algum declive pelo que estou habituado a explorar o terreno.
6º Qual o custo de uma carga total do carro no período Fora do Vazio e no Vazio
O que me leva a registar-me neste forum são as muitas questões que tenho sobre o Leaf.
Actualmente tenho um Prius 3G e estou bastante contente com ele, mas fiscalmente terei o carro amortizado daqui a dois anos dai ter começado a "planear".
Questões:
1º Qual a real autonomia do Leaf 2013 (pelo menos o valor mais consensual)
2º Na versão 2013 continua a não existir arrefecimento forçado para as baterias?
3º Usando uma ficha eléctrica normal qual o tempo necessário para carregar completamente o Leaf e já agora usando o Mobi-e
4º Nos meus percursos diários faço pelo menos 80km com possibilidade de carregar no intermédio, ou seja o carro teria uma vida agitada... actualmente o Prius anda nos 30.000km ano.
5º A regeneração é efectiva/eficaz? resido numa zona com algum declive pelo que estou habituado a explorar o terreno.
6º Qual o custo de uma carga total do carro no período Fora do Vazio e no Vazio
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Apresentação - PSI20
Bem vindo psi20! Seguem em baixo as respostas. Espero que em breve possa fazer parte da família 

Eu diria que 120-140km em estrada, 140-160 cidade e 100-120 em AE (velocidade moderada, 110-120km/h)1º Qual a real autonomia do Leaf 2013 (pelo menos o valor mais consensual)
O arrefecimento é igual ao anterior, ou seja não existe.2º Na versão 2013 continua a não existir arrefecimento forçado para as baterias?
Com o EVSE de 10A demora cerca de 10-12 horas. Na rede Mobi.e 6-7 horas.3º Usando uma ficha eléctrica normal qual o tempo necessário para carregar completamente o Leaf e já agora usando o Mobi-e
Sem problema. Se carregar a meio irá poupar a bateria a ciclos mais profundos e ter margem extra para o fim do dia. No entanto 80km é perfeitamente confortável para o Leaf. Há quem faça bem mais que 30000km/ano no Leaf.4º Nos meus percursos diários faço pelo menos 80km com possibilidade de carregar no intermédio, ou seja o carro teria uma vida agitada... actualmente o Prius anda nos 30.000km ano.
A regeneração é bastante eficiente, significativamente mais forte que a do Prius. Só com estados de carga elevados, acima de 80%, é que a regeneração é menor.5º A regeneração é efectiva/eficaz? resido numa zona com algum declive pelo que estou habituado a explorar o terreno.
Considerando 25kW.h como uma carga total, dá 2,5€ em vazio e 5€ fora de vazio, sensivelmente.6º Qual o custo de uma carga total do carro no período Fora do Vazio e no Vazio
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Apresentação - PSI20
Bem vindo....subscrevo as respostas do mjr.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Apresentação - PSI20
120-140 em estrada quando é novo. Ao fim de três anos, acho que ninguém sabe. Se fosse igual ao de 2011, no que se refere às características das baterias, ao fim desses três anos já só fará 100-120. Em auto-estrada, ao fim de 3 anos, faz menos de 100 km (a 120 km/h). É fundamental ter consciência disto antes de comprar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Apresentação - PSI20
Concordo com o Malm.Malm Escreveu:120-140 em estrada quando é novo. Ao fim de três anos, acho que ninguém sabe. Se fosse igual ao de 2011, no que se refere às características das baterias, ao fim desses três anos já só fará 100-120. Em auto-estrada, ao fim de 3 anos, faz menos de 100 km (a 120 km/h). É fundamental ter consciência disto antes de comprar.
Contudo, se é para utilizar numa zona com declives estes números carecem de ser revistos.
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Apresentação - PSI20
Bem-vindo João.
Por acaso esta semana vou iniciar uma série de testes na Guarda, o que quer dizer que, por agora, é provável que te cruzes com um Leaf cinzento. O desafio é chegar a São João da Pesqueira (~90km), vencer as subidas simpáticas da zona, e claro, a uma velocidade média razoável... Vai ficando atento ao meu db, e quiçá haja oportunidade para veres um Leaf inloco.
Por acaso esta semana vou iniciar uma série de testes na Guarda, o que quer dizer que, por agora, é provável que te cruzes com um Leaf cinzento. O desafio é chegar a São João da Pesqueira (~90km), vencer as subidas simpáticas da zona, e claro, a uma velocidade média razoável... Vai ficando atento ao meu db, e quiçá haja oportunidade para veres um Leaf inloco.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Apresentação - PSI20
Com essa da "velocidade média razoável" é que me atrapalhas as contas.pafi Escreveu:Bem-vindo João.
Por acaso esta semana vou iniciar uma série de testes na Guarda, o que quer dizer que, por agora, é provável que te cruzes com um Leaf cinzento. O desafio é chegar a São João da Pesqueira (~90km), vencer as subidas simpáticas da zona, e claro, a uma velocidade média razoável... Vai ficando atento ao meu db, e quiçá haja oportunidade para veres um Leaf inloco.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- psi20
- Proprietário Fluence
- Mensagens: 213
- Registado: 11 nov 2013, 19:06
- Data de fabrico: 07 jan 2016
- Capacidade bateria: 35Ah
- Localização: Guarda
Re: Apresentação - PSI20
temos que combinar um Cafépafi Escreveu:Bem-vindo João.
Por acaso esta semana vou iniciar uma série de testes na Guarda, o que quer dizer que, por agora, é provável que te cruzes com um Leaf cinzento. O desafio é chegar a São João da Pesqueira (~90km), vencer as subidas simpáticas da zona, e claro, a uma velocidade média razoável... Vai ficando atento ao meu db, e quiçá haja oportunidade para veres um Leaf inloco.

- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Apresentação - PSI20
Por vezes aparecem oportunidade de carros elétricos muito interessantes no mercado de usados. Um Leaf de 2011 com poucos km pode custar apenas 20.000€.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.