Obrigado pelas dicas. Estou mesmo a pensar aderir ao bi-horário. A minha dúvida continua a ser se 10 amperes é mais benéfico para a bateria do que 16 amperes, ou se é indiferente. Se for indiferente, opto por 16 amperes. Outra dúvida: vale a pena contratar uma empresa para verificar as tomadas que tenho na garagem e, eventualmente, instalar uma wallbox? E quem pode fazer isso? A Efacec, ou há mais empresas no ramo?OCasal Escreveu:Parabens.
Tens que tentar arranjar cabo para carregar a 16A pelo menos, que nos primeiros leafs vinha com ponta CEE azul, porque se não o carregamento a 10A torna-se excessivamente lento, eu só o uso mesmo em caso de emergência quando não confio nas tomadas...
Relativamente à potência contratada a que tens dá, só que é mesmo no limite e pouco mais te permite ligar durante o carregamento do carro a 16A. Simples televisões por exemplo... é possível sobreviver assim, desde que carregues o carro por exemplo num período da noite em que não tenhas mais nada ligado, por exemplo se o carregamento comerçar por volta das 2h, na esmagadora maioria das vezes vai terminar antes das 8h e assim aproveitas o bi-horario na mesma (se for o caso).
Boas viagens com zero emissões!

Apresentação cromero
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Apresentação cromero
-
- Proprietário Leaf
Obrigado. E quem pode fazer essa verificação? um electricista competente, ou tem de ser uma empresa como a Efacec?Apr Escreveu:Muitos parabéns pela aquisição e benvindo!
Em relação às tomadas e ponto de carregamento, em principio deverá receber um EVSE de 10A, logo as tomadas da sua garagem deverão ser suficentes, na mesma sugiro que verifique a secção dos cabos da instalação e o disjuntor que protege esse circuito em concreto. Se for uma instalação recente deverá ter fio de 2,5mm2 com proteção de 16A no quadro, que é suficiente. Na mesma, convém verificar quantas tomada estão "penuradas" nesse circuito, se for só a garagem melhor.
Para carregar com potencias superiores terá que adquirir um EVSE novo, em forma de cabo portátil ou wallbox. E aumentar também a potencia contratada.
Em relação às cargas lentas, a 10A e 16A e 32A é tudo considerado carga lenta por isso as diferenças entre elas são irrelevantes, exceto talvez a eficiência da carga, quanto mais perto do máximo do carregador, mais eficiente a carga, pelo menos é a minha interpretação do que tenho lido.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Bem-vindo cromero!
Eu iria recomendar os conselhos do OCasal e do Apr.
Votos de muitos e bons km elétricos.
A diferença entre carregar a 10 ou a 16, para as baterias ambas são cócegas, com uma agravante para os carregamentos a 10A: É que neste está mais tempo a carregar e por conseguinte fica com o carregador mais tempo a aquecer o pack.
Quanto à verificação das tomadas e da instalação e se não se sente à vontade, aguarde mais um pouco pois a maioria dos atuais utilizadores aqui do fórum estão mais ou menos à vontade para avaliar isso e entretanto pode ser que alguém aí do Porto se ofereça para lhe dar umas dicas e/ou ver isso...
A diferença entre carregar a 10 ou a 16, para as baterias ambas são cócegas, com uma agravante para os carregamentos a 10A: É que neste está mais tempo a carregar e por conseguinte fica com o carregador mais tempo a aquecer o pack.
Quanto à verificação das tomadas e da instalação e se não se sente à vontade, aguarde mais um pouco pois a maioria dos atuais utilizadores aqui do fórum estão mais ou menos à vontade para avaliar isso e entretanto pode ser que alguém aí do Porto se ofereça para lhe dar umas dicas e/ou ver isso...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
Ok, obrigado. E já agora: justifica-se instalar a tal wallbox? Espero ansiosamente por uma ajuda tripeira para verificação das tomadas. ObrigadoVETL Escreveu:Bem-vindo cromero!
Quanto à verificação das tomadas e da instalação e se não se sente à vontade, aguarde mais um pouco pois a maioria dos atuais utilizadores aqui do fórum estão mais ou menos à vontade para avaliar isso e entanto pode ser que alguém aí do Porto se ofereça para lhe dar umas dicas e/ou ver isso...
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Bem-vindo cromero! Parabéns pela aquisição!
Houve alguma razão especial para ter escolhido o Entreposto e não a Caetano Power? Já têm PCR no entreposto?
Entre 10, 16 e 32A não há diferença para a bateria, são sempre correntes de carga muito baixas. Eu recomendo ter um EVSE de 16A, faz muita diferença para o de 10A no tempo de carga. Os 20A de PC são suficientes se carregar durante a noite.
Houve alguma razão especial para ter escolhido o Entreposto e não a Caetano Power? Já têm PCR no entreposto?
Entre 10, 16 e 32A não há diferença para a bateria, são sempre correntes de carga muito baixas. Eu recomendo ter um EVSE de 16A, faz muita diferença para o de 10A no tempo de carga. Os 20A de PC são suficientes se carregar durante a noite.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
mjr Escreveu:Bem-vindo cromero! Parabéns pela aquisição!
Houve uma razão de peso para comprar o carro no Entreposto: o preço para empresa é muito mais interessante. Um EVSE de 16 amperes é fornecido por quem? Pela Nissan? É que eu acho que o carro vem com um EVSE de 10 amperes
- VETL
- Proprietário Leaf
Minha opinião:cromero Escreveu: Ok, obrigado. E já agora: justifica-se instalar a tal wallbox? Espero ansiosamente por uma ajuda tripeira para verificação das tomadas. Obrigado
Como o carro não trás EVSE de 16A, isso poderia ser uma solução. No entanto acho preferível o investimento num EVSE de 16A, pois permitirá efetuar carregamentos em todo o lado e não só em casa.
Ainda assim, se os euros não forem problema, pode sempre investir nas duas coisas. Um sistema montado no local de carregamento habitual, sem ter que andar a arrumar e a desarrumar cabos também dá a sua comodidade...

=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS
VETL Escreveu:Minha opinião:cromero Escreveu: Ok, obrigado. E já agora: justifica-se instalar a tal wallbox? Espero ansiosamente por uma ajuda tripeira para verificação das tomadas. Obrigado
Como o carro não trás EVSE de 16A, isso poderia ser uma solução. No entanto acho preferível o investimento num EVSE de 16A, pois permitirá efetuar carregamentos em todo o lado e não só em casa.
Ainda assim, se os euros não forem problema, pode sempre investir nas duas coisas. Um sistema montado no local de carregamento habitual, sem ter que andar a arrumar e a desarrumar cabos também dá a sua comodidade...
Os euros só são um problema a partir de certo montante... Falam-me de um custo a rondar os mil euros para uma wallbox, montada por empresas dedicadas, tipo Efacec. Portanto, vale a pena investir numa coisa dessas. Ok, lá terá que ser.
- VETL
- Proprietário Leaf
Cuidado que penso que existem brincadeiras dessas sem cabo e respetiva ficha para ligar no carro, apresentando apenas uma tomada mennekes. Nesses casos, além de gastar o dinheiro, ainda vai ter que andar a manipular cabos na mesma como se fosse ligar o EVSE na tomada doméstica.
Em Portugal, para além da Efacec, tem também a MagnumCap. Penso que ambas instalam.
Em Portugal, para além da Efacec, tem também a MagnumCap. Penso que ambas instalam.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS
VETL Escreveu:Cuidado que penso que existem brincadeiras dessas sem cabo e respetiva ficha para ligar no carro, apresentando apenas uma tomada mennekes. Nesses casos, além de gastar o dinheiro, ainda vai ter que andar a manipular cabos na mesma como se fosse ligar o EVSE na tomada doméstica.
Ok, obrigado. Como a Efacec tem sede aqui perto de minha casa...