Apresentação tjsousa
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Apresentação tjsousa
Precisamente. Os 5k€ de Portugal em 2011 eram dos apoios mais baixos que havia na altura.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Está tudo dito;)
-
- Registado: 13 fev 2015, 23:20
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Sim, recentemente estive na Noruega e é impossível não reparar na quantidade de veículos eléctricos que existem por lá. Sobretudo Leafs e alguns Model S... Muita coisa não é comparável, mas a verdade é que há uma opção clara pela mobilidade eléctrica: para além de isenções fiscais (incluindo o IVA - para todos, particulares e empresas), os VEs não pagam portagens ou estacionamento e podem circular nas faixas BUS...
Por cá, para além dos avanços e recuos, cada um dos incentivos vem acompanhado de carga burocrática suficiente para fazer alguns desistirem. Ora vejamos:
1. Incentivo ao abate, a tratar pelo proprietário junto de outra entidade (Agência Portuguesa do Ambiente), exige a factura pro-forma do VE e certificado de abate de CI. No caso comum de retoma gostaria de poder entregar o CI no dia em que saísse do stand com o VE, mas será isto possível? Poderão os concessionários agir como intermediários neste processo? Já para não falar do tempo de espera que certamente será necessário para receber o incentivo..
2. Acesso à rede Mobi.e, pelo que percebi, só é possível pedir após compra efectiva de um VE. Significará isto um tempo de espera inicial em que não é possível utilizar os postos públicos? Como correu convosco?
3. Isenção do IUC exige deslocação às finanças para pagamento de 0€ (?!), como já ouvi aqui relatado no fórum?
4. Estacionamento gratuito em Lisboa, pelo que percebi necessita de dístico da EMEL. Alguém sabe se afinal tem um custo associado?
5. Quanto às faixas BUS, e já que também sou defensor das bicicletas, se ainda nem estas o podem fazer em todo o país (em Lisboa essa medida foi vencedora do Orçamento Participativo de 2009 e ainda nada..), receio que os VEs nunca venham a ter tal regalia...
Desculpem o desabafo mas é preciso uma boa dose de paixão e loucura pelos eléctricos... É bom ver que por aqui isso não falta!
Por cá, para além dos avanços e recuos, cada um dos incentivos vem acompanhado de carga burocrática suficiente para fazer alguns desistirem. Ora vejamos:
1. Incentivo ao abate, a tratar pelo proprietário junto de outra entidade (Agência Portuguesa do Ambiente), exige a factura pro-forma do VE e certificado de abate de CI. No caso comum de retoma gostaria de poder entregar o CI no dia em que saísse do stand com o VE, mas será isto possível? Poderão os concessionários agir como intermediários neste processo? Já para não falar do tempo de espera que certamente será necessário para receber o incentivo..
2. Acesso à rede Mobi.e, pelo que percebi, só é possível pedir após compra efectiva de um VE. Significará isto um tempo de espera inicial em que não é possível utilizar os postos públicos? Como correu convosco?
3. Isenção do IUC exige deslocação às finanças para pagamento de 0€ (?!), como já ouvi aqui relatado no fórum?
4. Estacionamento gratuito em Lisboa, pelo que percebi necessita de dístico da EMEL. Alguém sabe se afinal tem um custo associado?
5. Quanto às faixas BUS, e já que também sou defensor das bicicletas, se ainda nem estas o podem fazer em todo o país (em Lisboa essa medida foi vencedora do Orçamento Participativo de 2009 e ainda nada..), receio que os VEs nunca venham a ter tal regalia...
Desculpem o desabafo mas é preciso uma boa dose de paixão e loucura pelos eléctricos... É bom ver que por aqui isso não falta!

À primeira não sei responder, à segunda, assim que tiver uma prova de compra efectiva do veículo, pode pedir o cartão mobi.e, demora cerca de 3 semanas a chegar, até lá, nada feito, a não ser que alguém lhe empreste um cartão.
Terceira, parece-me que a maioria não faz nada relativamente ao iuc, os veículos 100% eléctricos não pagam, ponto final, na melhor das hipóteses ande com a lei no carro, mas segundo sei a polícia não pede para ver o iuc, parece que não faz parte das funções dos mesmos.
Quarto, o dístico da emel custa 12€ por ano, e é pago na totalidade aquando o pedido, inicialmente é pedido presencialmente, depois vai para casa para pagar, 1 vez por ano.
5, era bom era.
6, o maior problema que os ve's têm é o facto de muitos postos de carregamento estarem ocupados indevidamente, e ter de se chamar o reboque regularmente.
Terceira, parece-me que a maioria não faz nada relativamente ao iuc, os veículos 100% eléctricos não pagam, ponto final, na melhor das hipóteses ande com a lei no carro, mas segundo sei a polícia não pede para ver o iuc, parece que não faz parte das funções dos mesmos.
Quarto, o dístico da emel custa 12€ por ano, e é pago na totalidade aquando o pedido, inicialmente é pedido presencialmente, depois vai para casa para pagar, 1 vez por ano.
5, era bom era.
6, o maior problema que os ve's têm é o facto de muitos postos de carregamento estarem ocupados indevidamente, e ter de se chamar o reboque regularmente.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
2 - É possível pedir com um papel a confirmar a encomenda do carro. Pelo menos comigo foi assim. Como fui pioneiro recebi o cartão com meses de antecedência do carro. Como agora os carros têm um tempo de entrega curto, é possível que tenhas de esperar algumas semanas pelo cartão.
3 - Não é necessário ir às Finanças. Eu nunca fui, e tenho um mail de um responsável das finanças, através de uma pergunta que fiz pelo portal das finanças, a dizer que não é necessário pois é de verificação imediata. Como em tudo há opiniões divergentes, especialmente se for perguntado a alguém de uma repartição de finanças (afinal, se não fosse preciso lá ir, para que serviria o trabalho deles...).
3 - Não é necessário ir às Finanças. Eu nunca fui, e tenho um mail de um responsável das finanças, através de uma pergunta que fiz pelo portal das finanças, a dizer que não é necessário pois é de verificação imediata. Como em tudo há opiniões divergentes, especialmente se for perguntado a alguém de uma repartição de finanças (afinal, se não fosse preciso lá ir, para que serviria o trabalho deles...).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Cartão mobi e podes pedir emprestado, o meu está a voltar a casa do dono e em breve sai de novo....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Então manda-se o carro de ferry e o pessoal vai a nadordias Escreveu: Outra medida que não foi falada aqui é que na Noruega os VE não pagam ferrys ..... Isto o carro pois os ocupantes pagam...

- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Não concordo com este ponto de vista. Aliás sou frontalmente contra principalmente no que toca a VE's.rdias Escreveu:Das faixas de bus nem pensem.... Alias medida das motos é só para um estudo que vai demorar seis meses e já foi impugnado por antral e fpt ...
Na Noruega.... Em Oslo esta medida é uma tragédia para os transportes públicos e em breve deve ser revogado ....
Outra medida que não foi falada aqui é que na Noruega os VE não pagam ferrys ..... Isto o carro pois os ocupantes pagam...
Enquanto não tivermos 100 vezes mais carros eléctricos do que temos agora, essa seria uma das medidas básicas e lógicas a adoptar e sem custos para o herário público.
Quando chegarmos a esse número e quando os VE forem comumente aceites e vulgares - aí sim, retira-se esse benefício e ficam a ser como os outros.
Todos os incentivos iniciais para os VE são bem vindos e não incomodam ninguém enquanto não forem muitos.
Já que deu o exemplo de Oslo, olhe aqui como se processa lá um dia normal, testemunhado por um user deste fórum:
Isto incomoda alguém?
Só se for por dor de cotovelo ou inveja...

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 12 fev 2015, 13:40
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Parece o filme do "Reinado do Leaf", com uns outros a mistura... 
Ah e repararam no Leaf todo o terreno coberto de lama?

Ah e repararam no Leaf todo o terreno coberto de lama?

É outro campeonato, e ninguém estaciona nos postos de abastecimento... existe civismo.
Última edição por Fil em 16 fev 2015, 20:00, editado 1 vez no total.