Apresentação Manuel Silva

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Manuelsilva
Registado: 14 fev 2015, 01:16
Data de fabrico: 01 mai 1972
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Manuel Silva

Mensagem por Manuelsilva » 16 fev 2015, 23:52

Caros:

Para não tornar fastidioso o agradecimento individualizado, considerem individualmente um grande muito obrigado a todos os que tiveram a amabilidade de responder.

Outro ponto previo: Aproveito para convidar-vos para visitar estas ilhas de bruma, especialmente S. Miguel. A partir de Abril com as viagens low cost da Raynar ou Easyjet fica em conta vir cá nem que seja por um fim de semana.

Voltamos ao Leaf.

Informação de ultima hora: Todas as versões do Leaf (incluindo o Visia) tem bomba de calor. Parece-me que é um dado confirmado e seguro a 100%.
Quer isto dizer que uma das vantagens (grande) está incluido na versão mais barata.

Como referi, os outros pontos serão de somenos tendo em conta a particularidade da Ilha. Poucos quilometros, ausência de locais de carregamento.

Coisa importante será o modo B de condução/regeneração, que só existe a partir do Acenta.
Neste ponto gostaria de ouvir os vossos doutos comentários.
Valerá 3700 euros de diferença ?
O modo ECO mitigará de alguma forma a falta do tal modo B ?
Há assim uma diferença tão grande de quilometros percorridos ?

Outro ponto que considero.
Bateria compra/aluguer.
Segundo as informações que me deram o aluguer pode não ser vitalício. Parece-me que não fiz confusão. O que entendi é que se após três anos quiser comparar a bateria o posso fazer, pagando a demasia. A partir do quarto ano não há lugar a pagamento, como a bateria se encontra paga pode-se ficar com ela. A única coisa que ficamos sem a garantia de que se alguma coisa acontecer é por conta da pessoa.
Isso quer dizer que os 5 anos de garantia da Nissan ou 100.00Km na bateria própria fica mais ou menos naquela modalidade de aluguer, com a vantagem de ser mais suave a prestação do aluguer do que da compra em si.
Penso que fica mais ou menos arrumado a questão do aluguer das baterias. Ou seja num determinado momento poderá haver um encontro de vontades e a bateria fica do dono do veículo sem qualquer dispêndio.
Fico aberto a sugestões mais avisadas da vossa parte (ou até posso ter percebido mal esta explicação do vendedor).

Carregamentos por tomada.
A Nissan fornece o EVSE de 10A.
Falei como vendedor e informou que no Leaf inicial vinha um com 16A, mas que devido a problemas foi suprimido. Mais, qualquer carregamento com outro que não o de 10A a Nissan não se responsabiliza, fico sem garantia (mostrei este: https://evconnectors.com/Portable-16a-J ... estic-Plug). Será assim ? A Nissan tem forma de saber e assim retirar a garantia ?

Carregamentos fora de casa:
Se fizer um periplo pela ilha ilha (eu sei que é pequena mas nem tanto :)) e chegar a um ponto que esteja com pouca autonomia e não chegue para voltar para casa. O lógico seria recorrer aos Bombeiro Voluntários que normamalemnte tem trifásica ou fichas industriais tipo:
http://campinet.pt/img/p/1875-2564-large.jpg
ou isto
http://pt.made-in-china.com/co_smunchin ... KlvcU.html

Qualquer calinada é propria da ignorância :)) :lol:
Mesmo assim, continuando, há alguma forma de com um adaptador ligar directamente ao Nissan Leaf para carregar com cabos deste tipo?
https://evconnectors.com/Electric-Vehic ... siec-ev32p
Estou a dizer uma grande asneira ?
Possíveis alternativas/sugestões para um carregamento rápido nos Bombeiros em situação de emergência por falta de carga (falei nos bombeiros porque me parece que têm boas condições de rede eléctrica).

OFF topic:
-Tenho um carro a gasoleo para o abate, um Seat Cordoba Vário TDI que dado o seu estado estou com pena de o abater. Esta coisa dos 6 meses conjugado com período da promoção da Nissam (acaba no fim do mês) está a deixar-me um pouco apreensivo. É necessário mesmo os 6 meses ?

-Alguém já lidou com a ajuda ao abate ? É complicado ? Moroso ?

-por último e para chatear mais um bocadinho : ))
Estive a perguntar ao vendedor o que quer dizer exatamente na versão:
Visia: Carga Normal (3,6 kW 16A)
Acenta: Carga Normal (3,6 kW - 16A e 6,6 kW - 32A)
Estes carregamentos respeitam ao cabo Mennekes ?
Na afirmativa qual a diferença entre um carregamento destes e um carregamento com a tomada (schuco) de 16A ?

Agradecido.

Manuel Silva

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 17 fev 2015, 00:28

Em primeiro lugar não acredite em nada do que disser o vendedor de qualquer concessionário.
Eles não percebem patavina e só dizem disparates atrás de disparates.

A questão do aluguer que aqui escreveu é muito gira.
Se eles assinarem e carimbarem esse texto num documento oficial, faça já o contrato de aluguer da bateria por 4 anos.
Isso não é assim nem faz qualquer sentido. Era bom era.

Quanto ao cabo mennekes, ele serve para os postos de carregamento públicos (que aí não há) e para quem instalar uma wallbox com tomada mennekes (que presumo não deva estar interessado).

Quanto ao carregamento do carro fora de casa, pode carregar em qualquer tomada monofásica (doméstica ou a azul de 3 pinos). Se só tiver uma trifásica à disposição (vermelha) também poderia safar-se com um adaptador mas só se a tomada trifásica tiver neutro (5 pinos). O pafi arranjou uma solução para as outras de 4 pinos mas é mais elaborada.
Com o EVSE fornecido com o carro só vai conseguir carregar a 10A.
Porém pode arranjar um EVSE de outras potências (16A ou 32A) ou um único EVSE de potência regulável [entre 6 ou 8A (não me lembro se o mínimo é 6 ou 8) e 32A]. Neste caso, terá que ter em atenção o local onde vai ligar a ficha pois a instalação tem que estar adaptada à potência que quiser carregar. Uma forma de ver o máximo que podemos carregar é verificar a potência do disjuntor que protege a tomada que vamos utilizar, pois já sabemos que ele desligará se ultrapassarmos essa potência.
A questão da perda da garantia por usar outro carregador não me parece fazer muito sentido mas alguém qualificado lhe vai responder a essa questão.

Quanto ao modo B, nem pense duas vezes: Vale a pena sem dúvida. Vai poupar muitas pastilhas de travão e muita energia.
Junto com uma menor desvalorização da máquina é compensador e não se arrependerá.

As questões do abate, pelo que sondei eram diferentes aí nos Açores. Terá que se informar aí mesmo directamente.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

pafi
Proprietário Leaf
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Contacto:

Mensagem por pafi » 17 fev 2015, 00:36

(Duas vezes em dois dias! Bolas!!! Agora também não vou apagar a resposta. Publique-se :lol: Peço desculpa pelas repetições)

Bem-vindo Manuel,

Bom saber que São Miguel vai simpatizando com a mobilidade elétrica. No outro forum (Nova Energia) também há um micaelense que também se interessa pelo tema. É o Emanuel Couto.

Eu próprio estive 3 anos na ES de Ribeira Grande, e a partir dessa altura sou mais um embaixador do arquipélago. Digo muitas vezes que Madeira e Açores são dos melhores territórios do nosso país.

Voltando ao tema...
Manuelsilva Escreveu:(...)Coisa importante será o modo B de condução/regeneração, que só existe a partir do Acenta.
Neste ponto gostaria de ouvir os vossos doutos comentários.
Valerá 3700 euros de diferença ?
O modo ECO mitigará de alguma forma a falta do tal modo B ?
Há assim uma diferença tão grande de quilometros percorridos ?
O modo B difere do ECO na medida em que a travagem/regeneração é mais acentuada. Na prática, quase que funciona como um travão, pois basta largar o acelerador para "sentir" o carro a diminuir a velocidade. Simultaneamente, parte da energia envolvida no processo é regenerada para a bateria. Obviamente, em São Miguel só sentirá verdadeiramente esse efeito quando estiver a descer as Sete Cidades, o Fogo ou para as bandas do Nordeste. Em trânsito citadino será muito útil na aproximação a cruzamentos, rotundas, semáforos, etc...
Manuelsilva Escreveu:Carregamentos por tomada.
O EVSE10A é o modo mais lento de carregar o carro. Tipicamente usa-se durante a noite. Gasta cerca de 2000W (2kW) da rede.
Quanto ao EVSE16A, alguns de nós compraram esses equipamentos, pois carregar a 16A diminui o tempo de carga. Gasta cerca de 3500W (3,5kW) da rede.
Quanto à questão da garantia, desconheço. Sempre pensei que o motivo de o terem retirado fosse relacionado com a segurança das redes elétricas domésticas, e não com o carro.
Manuelsilva Escreveu:Carregamentos fora de casa:
"Não compilica... simplifica" - Qualquer tomada vulgar é um ponto de carga! Essa é a beleza da mobilidade elétrica. Temos ao nosso dispor a maior rede do mundo :)
Relativamente às tomadas que mostraste, para as azuis de 3 pinos há adaptadores que se podem usar. Aqui no retângulo utilizamo-los nos postos da Mobi.E e em alguns quadros elétricos.
A vermelha, é uma trifásica de 4 pinos (de pouca utilidade), mas as trifásicas de 5 pinos também se podem usar através de uns adaptadores "custom made" :lol:
Manuelsilva Escreveu:(...)Mesmo assim, continuando, há alguma forma de com um adaptador ligar directamente ao Nissan Leaf para carregar com cabos deste tipo?
https://evconnectors.com/Electric-Vehic ... siec-ev32p
Para usar estes (os famosos Mennekes), das duas uma: ou nos postos Mobi.E, ou então se existir um EVSE de parede (por exemplo) instalado em casa.
Manuelsilva Escreveu:(...)Possíveis alternativas/sugestões para um carregamento rápido nos Bombeiros em situação de emergência por falta de carga (falei nos bombeiros porque me parece que têm boas condições de rede eléctrica).
A chamada carga rápida, só num posto de carga rápida (PCR), mas o mais próximo daí está na Madeira!
E novamente, qualquer tomada é um santuário para o proprietário de um VE :lol:
Manuelsilva Escreveu:(...)Visia: Carga Normal (3,6 kW 16A)
Acenta: Carga Normal (3,6 kW - 16A e 6,6 kW - 32A)
Estes carregamentos respeitam ao cabo Mennekes ?
Na afirmativa qual a diferença entre um carregamento destes e um carregamento com a tomada (schuco) de 16A ?(...)
Resumindo:
O Visia tem um carregador que pode carregar, no máximo, a 3,6kW. Pode carregar a 10A (2kW) ou então a 16A (3,6kW) dependendo do cabo EVSE usado.
O Acenta tem um carregador que pode carregar, no máximo, a 6,6kW. Pode carregar a 10A (2kW), ou a 16A (3,6kW), ou a 32A (6,6kW) dependendo do cabo EVSE usado.

Todas as versões podem usar um cabo Mennekes, desde que haja um ponto de carga que tenha uma tomada Mennekes onde ligar. Esses cabos também podem ser de 16A ou de 32A. Mais uma vez, depende do ponto de carga disponível.

Todos os cabos com - EVSE10A, EVSE16A, EVSE32A, Mennekes - têm na extremidade que liga ao carro uma "pistola" do tipo J1772.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Manuelsilva
Registado: 14 fev 2015, 01:16
Data de fabrico: 01 mai 1972
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por Manuelsilva » 17 fev 2015, 04:01

"Eu próprio estive 3 anos na ES de Ribeira Grande, e a partir dessa altura sou mais um embaixador do arquipélago."

pafi: Não resisto, Viva Vizinho ! Da Ribeira Grande. :lol:
Isto é muito pequeno (o mundo). Também vivo na Ribeira Grande há cerca de 17 anos por questões profissionais.

Só mais uma coisa pafi:
Saímos da Ribeira Grande em direcção a Nordeste, quer pela via rápida ou pela antigo regional, parece-me que dá para ida e volta (uma é mais a direito outra mais às curvas e por isso mais regeneradora da bateria).
Mas se quiser ir até ao Nordeste, descer à Povoação e regressar à Ribeira Grande será que dá ?
Ou por exemplo ir da Ribeira Grande, Furnas Vila Franca do Campo e regressar à Ribeira Grande ?
Ou então por exemplo Ribeira Grande, Rabo de Peixe Capelas, Bretanha e subir à Vista do Rei e regressar por Ponta Delgada ?

VETEL:
Está-me a atrasar o negócio !!! :D :lol: Melhor dizendo ao vendedor. Tenho de tirar isso a limpo com documentos. Vou pedir a minuta do contrato, ao que parece ligado às baterias é o RCI banque.
Só equacionei a compra de um VE pelo preço que a Nissan está a fazer acrescido com a possibilidade de adquirir a bateria por um valor simbólico quando chegar aos meses (anos) que estiver digamos nivelado o preço mensal pelo preço da bateria (se não se mostrar excessivamente degradada). Assim 79 x X = 5700 euros (custos da mensalidade vezes n numero de meses correspondentes a cerca de 5700 euros de custo da bateria). Continuando a falar pela boca do vendedor por exemplo se aos 4 anos tiver pago 79x48= 3792 euros poderia ficar com a bateria pela diferença ou seja 5700-3792= 1908 euros.

Um grande abraço

Manuel Silva

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 17 fev 2015, 10:13

Com esse aluguer podes fazer quantos kms por ano?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

pafi
Proprietário Leaf
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Contacto:

Mensagem por pafi » 17 fev 2015, 12:08

Manuelsilva Escreveu:(...)pafi: Não resisto, Viva Vizinho ! Da Ribeira Grande. :lol:
Isto é muito pequeno (o mundo). Também vivo na Ribeira Grande há cerca de 17 anos por questões profissionais.
(...)
Ou então por exemplo Ribeira Grande, Rabo de Peixe Capelas, Bretanha e subir à Vista do Rei e regressar por Ponta Delgada ?(...)
Só falta dizer que mora na rua das freiras!

Está na altura de conhecer mais um site: http://www.jurassictest.ch/GR/
É uma espécie de simulador de viagens/autonomia. Experimentei com o Leaf (versão 1) e alterei a capacidade do pack para 20kWh (para aproximar o valor da capacidade real de um novo). Escolhi a voltinha das Sete Cidades e deu isto:
Imagem
Pode experimentar com os outros percursos e ver o que dá em termos de % que sobra. Se colocar o rato na zona cinzenta do declive, automaticamente o cursor (fica verde) vai acompanhando no mapa em cima. Não chega a 90km. Dá e sobra!!! Mesmo até abusando do acelerador.
Mas voltando a este percurso, a subida mais elevada é de 600m. Na descida não deverá regenerar mais que 2%. E é preciso dizer que a condução do Leaf não poderá ser igual à dos CI. Há um conjunto de alterações quanto ao modo de como e quanto se acelera, porque senão os kWh da bateria poderão não chegar.
Eu gosto bastante de o usar quando faço percursos pela primeira vez. Os marcadores A, B, C... colocam-se escolhendo o local com a "mão" e depois clicar com o botão esquerdo.
O ano anterior fazia 180km por dia (90+90 com carga a meio) e o meu percurso era bem mais agressivo do que este.
Quanto às cargas intermédias, é pensar que, sempre que haja uma paragem se existir uma tomada por perto, é aproveitá-la.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 17 fev 2015, 12:24

O VETEL é outro. Aqui sou o VETL... :lol: :lol:
Faça essas contas e esses exemplos numa folha a limpo e dê-lhes para eles assinarem e carimbarem confirmando que assim é.
Se assinarem aproveite já e depois diga-me para eu ir ai buscar um também.
Espero que tenha percebido que isso do aluguer não é assim...
Quanto ao resto, não há forma desse carro não servir ai para S. Miguel e o pafi já disse tudo.

Só uma nota para voltar a repetir o que já disse antes: Não acredite em nada do que dizem os vendedores nos concessionários. De um modo geral eles não percebem patavina e só dizem disparates. Qualquer dúvida mais séria coloque-a aqui. Mesmo que alguém lhe responda de forma errada, vem logo outro corrigir.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

jfr2006
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Mensagem por jfr2006 » 17 fev 2015, 17:55

pafi Escreveu:
Está na altura de conhecer mais um site: http://www.jurassictest.ch/GR/
É uma espécie de simulador de viagens/autonomia. Experimentei com o Leaf (versão 1) e alterei a capacidade do pack para 20kWh (para aproximar o valor da capacidade real de um novo).
Uma questão: o que está nesse site para a versão 1 é 24kWh para as baterias..A versão 2 não diminuí de capacidade de baterias, pois não? Então porquê mudar para 20kWh?

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 17 fev 2015, 18:01

A capacidade da bateria é a mesma.
Não é possível utilizar os 24Kwh no Leaf. O carro protege o pack não deixando usar tudo.
Penso que o pafi colocou 20Kwh porque é um conservador :lol: :lol:
Isto porque um Leaf novo acho que usa mais do que 20Kwh.
Assim os leitores não vão saír defraudados com as nossas dicas. É uma questão de prudência.
8-)
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

jfr2006
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Mensagem por jfr2006 » 17 fev 2015, 18:28

Então o aumento de autonomia do mk1 para o mk2 é apenas devido à bomba de calor e à diminuição de peso?

Responder

Voltar para “Apresentações”