Para não tornar fastidioso o agradecimento individualizado, considerem individualmente um grande muito obrigado a todos os que tiveram a amabilidade de responder.
Outro ponto previo: Aproveito para convidar-vos para visitar estas ilhas de bruma, especialmente S. Miguel. A partir de Abril com as viagens low cost da Raynar ou Easyjet fica em conta vir cá nem que seja por um fim de semana.
Voltamos ao Leaf.
Informação de ultima hora: Todas as versões do Leaf (incluindo o Visia) tem bomba de calor. Parece-me que é um dado confirmado e seguro a 100%.
Quer isto dizer que uma das vantagens (grande) está incluido na versão mais barata.
Como referi, os outros pontos serão de somenos tendo em conta a particularidade da Ilha. Poucos quilometros, ausência de locais de carregamento.
Coisa importante será o modo B de condução/regeneração, que só existe a partir do Acenta.
Neste ponto gostaria de ouvir os vossos doutos comentários.
Valerá 3700 euros de diferença ?
O modo ECO mitigará de alguma forma a falta do tal modo B ?
Há assim uma diferença tão grande de quilometros percorridos ?
Outro ponto que considero.
Bateria compra/aluguer.
Segundo as informações que me deram o aluguer pode não ser vitalício. Parece-me que não fiz confusão. O que entendi é que se após três anos quiser comparar a bateria o posso fazer, pagando a demasia. A partir do quarto ano não há lugar a pagamento, como a bateria se encontra paga pode-se ficar com ela. A única coisa que ficamos sem a garantia de que se alguma coisa acontecer é por conta da pessoa.
Isso quer dizer que os 5 anos de garantia da Nissan ou 100.00Km na bateria própria fica mais ou menos naquela modalidade de aluguer, com a vantagem de ser mais suave a prestação do aluguer do que da compra em si.
Penso que fica mais ou menos arrumado a questão do aluguer das baterias. Ou seja num determinado momento poderá haver um encontro de vontades e a bateria fica do dono do veículo sem qualquer dispêndio.
Fico aberto a sugestões mais avisadas da vossa parte (ou até posso ter percebido mal esta explicação do vendedor).
Carregamentos por tomada.
A Nissan fornece o EVSE de 10A.
Falei como vendedor e informou que no Leaf inicial vinha um com 16A, mas que devido a problemas foi suprimido. Mais, qualquer carregamento com outro que não o de 10A a Nissan não se responsabiliza, fico sem garantia (mostrei este: https://evconnectors.com/Portable-16a-J ... estic-Plug). Será assim ? A Nissan tem forma de saber e assim retirar a garantia ?
Carregamentos fora de casa:
Se fizer um periplo pela ilha ilha (eu sei que é pequena mas nem tanto

http://campinet.pt/img/p/1875-2564-large.jpg
ou isto
http://pt.made-in-china.com/co_smunchin ... KlvcU.html
Qualquer calinada é propria da ignorância


Mesmo assim, continuando, há alguma forma de com um adaptador ligar directamente ao Nissan Leaf para carregar com cabos deste tipo?
https://evconnectors.com/Electric-Vehic ... siec-ev32p
Estou a dizer uma grande asneira ?
Possíveis alternativas/sugestões para um carregamento rápido nos Bombeiros em situação de emergência por falta de carga (falei nos bombeiros porque me parece que têm boas condições de rede eléctrica).
OFF topic:
-Tenho um carro a gasoleo para o abate, um Seat Cordoba Vário TDI que dado o seu estado estou com pena de o abater. Esta coisa dos 6 meses conjugado com período da promoção da Nissam (acaba no fim do mês) está a deixar-me um pouco apreensivo. É necessário mesmo os 6 meses ?
-Alguém já lidou com a ajuda ao abate ? É complicado ? Moroso ?
-por último e para chatear mais um bocadinho : ))
Estive a perguntar ao vendedor o que quer dizer exatamente na versão:
Visia: Carga Normal (3,6 kW 16A)
Acenta: Carga Normal (3,6 kW - 16A e 6,6 kW - 32A)
Estes carregamentos respeitam ao cabo Mennekes ?
Na afirmativa qual a diferença entre um carregamento destes e um carregamento com a tomada (schuco) de 16A ?
Agradecido.
Manuel Silva