
Apresentação Marco
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Re: Apresentação Marco
Parabéns e boa sorte!
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Re: Apresentação Marco
Olá.Orlando Escreveu:Muito bom, e um pack com bom equilíbrio!
Ainda estou um bocado verde nisto do leafspy, mas o equilíbrio vê-se na diferença entre as voltagens das células não é?
O melhor é que essa diferença seja o mínimo possível?
Arranjaram-me um OBD antes de ter o carro, mas não funcionou, por isso infelizmente não tenho nenhuma leitura de quando ele saiu do stand, só quase um mês depois.
Tenho aqui os últimos ecrãs capturados com o leaf spy que são do dia 17/Jul (da viagem ao Alentejo)
Carga a 100%, antes de partir.
[img]http://s5.postimg.cc/kfk7u8lgn/20150717_100_0.png[/img]
Carga reportada pelo leaf 139Km depois de 19% (peço desculpa, mas só mais tarde reparei que capturei a imagem com a barra do volume do telémovel

[img]http://s5.postimg.cc/lvvqcdodj/20150717_27_7.png[/img]
Para um pack com 2 meses Ahr = 60,40 e SOH=92% não é pouco ??

Agradecia muito que os experts aqui do forúm fizessem o seu comentário a estes valores... obrigado

Cumprimentos
Marco - Lisboa
LEAF - 28 Maio 2015 - 12 Barras - 1700 Km - 25 Julho 2015
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Re: Apresentação Marco
Estes números são muito bons, tanto em final como início de carga.
Este carro é recente, porém podia estar em "espera"...aposto que as baterias têm perto de 1 ano. Como tiraste o núemro do chassis não dá para te dar certezas.
Este carro é recente, porém podia estar em "espera"...aposto que as baterias têm perto de 1 ano. Como tiraste o núemro do chassis não dá para te dar certezas.
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- mjr
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Re: Apresentação Marco
Para mim parece estar tudo normal.
Tens de ajustar a escala das tensões das células para 50mV. Com 300mV parece sempre tudo plano.
Para teres a certeza que está tudo OK, aconselho a fazeres o teste da tomada. Esvaziar o carro até à tartaruga e depois carregar medindo a energia gasta até 100%. Deverá dar por volta de 25kW.h. Se não for possível fazer isso em casa, podes fazer num posto da Mobi.e, mas vai demorar umas 7 horas...
Tendo em conta que fez 139km e ainda tinha 27% de SOC, parece estar tudo muito bem...
Tens de ajustar a escala das tensões das células para 50mV. Com 300mV parece sempre tudo plano.
Para teres a certeza que está tudo OK, aconselho a fazeres o teste da tomada. Esvaziar o carro até à tartaruga e depois carregar medindo a energia gasta até 100%. Deverá dar por volta de 25kW.h. Se não for possível fazer isso em casa, podes fazer num posto da Mobi.e, mas vai demorar umas 7 horas...
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Apresentação Marco
Acabei de perceber pelo número de chassis que o carro aparentemente é de 2014. Quando me foi entregue tinha 20km e 97% de carga. Será que foi assim que ficou armazenadoOrlando Escreveu:Estes números são muito bons, tanto em final como início de carga.
Este carro é recente, porém podia estar em "espera"...aposto que as baterias têm perto de 1 ano. Como tiraste o núemro do chassis não dá para te dar certezas.

Pois... já tinha lido aqui desse tal teste da tomada e andava a pensar que se calhar era boa ideia fazer isso.mjr Escreveu:Para mim parece estar tudo normal.
Tens de ajustar a escala das tensões das células para 50mV. Com 300mV parece sempre tudo plano.
Para teres a certeza que está tudo OK, aconselho a fazeres o teste da tomada. Esvaziar o carro até à tartaruga e depois carregar medindo a energia gasta até 100%. Deverá dar por volta de 25kW.h. Se não for possível fazer isso em casa, podes fazer num posto da Mobi.e, mas vai demorar umas 7 horas...
Tendo em conta que fez 139km e ainda tinha 27% de SOC, parece estar tudo muito bem...
Hoje cheguei a casa com 28% da bateria, se calhar é boa ideia pensar nisso para amanhã ou 2ª feira.
Em casa tenho bi-horário mas ciclo semanal, o que quer dizer que durante a semana só me convém ligar entre as 0h e as 7h.
No entanto como tenho um EVSE de 20A na garagem e tendo em conta o que o MJR disse de levar +/- 7h num posto Mobie (16A), vou experimentar a fazer o teste em casa.
Obrigado a todos pelas boas vindas, comentários e sugestões.
Cumprimentos
Marco - Lisboa
LEAF - 28 Maio 2015 - 12 Barras - 1700 Km - 25 Julho 2015
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Re: Apresentação Marco
Tendo um contador exclusivo para o carro em casa é preferível, pois é mais consistente usar sempre o mesmo contador.
Com o Leaf Spy é fácil ir até a tartaruga sem arriscar ficar apeado. Se quiseres podes forçar a tartaruga com o carro na garagem ligando o AC no máximo, portas abertas, e desenbaciadores ligados. Se o SOC for relativamente baixo não é preciso esperar muito.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Apresentação Marco
Nos mk2 o valor de SOH pode estar muito fora da realidade como o carro do cromero prova, que com cerca de 60Ah carregou 25kWh da tomada.
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Re: Apresentação Marco
Pois então ontem cheguei à garagem com cerca de 1kWh restante na bateria depois de já ter dado umas voltas a mais ao quarteirão.mjr Escreveu:Tendo um contador exclusivo para o carro em casa é preferível, pois é mais consistente usar sempre o mesmo contador.
Com o Leaf Spy é fácil ir até a tartaruga sem arriscar ficar apeado. Se quiseres podes forçar a tartaruga com o carro na garagem ligando o AC no máximo, portas abertas, e desenbaciadores ligados. Se o SOC for relativamente baixo não é preciso esperar muito.
Abri portas, AC ligado no máximo, desembaciadores e tal, vi um consumo de quase 4kW no AC + ACC, e pensei que num instante chegava à tartaruga.
Esperei, Esperei, e depois de atingir os 0,5kWh de energia restante e não baixava mais

Saí da garagem, gastei cerca de 1kWh a dar duas voltas ao quarteirão e nada, não saia dos 0,5kWh de energia restante, nem aparecia a tartaruga. Sou corajoso, mas não assim tanto, não quis arriscar mais nenhuma volta.
Mais uns 10 min com AC e desembaciadores ligados com tudo aberto e nada de tartaruga... como já estava a ficar tarde, liguei-o mesmo assim a carregar

[img]http://s5.postimg.cc/y3ncteb3b/20150727_6_GID.png[/img]
[img]http://s5.postimg.cc/6hkl8prqf/20150727_Low_SOC.png[/img]
Ficou a carregar das 00h09 até às 06h54 (bendito email do carwings a dizer "o carregamento da sua bateria parou"

Gastou no total 24,6 kWh, que eu penso que estará de acordo com o esperado, não?
Em baixo as imagens do LeafSpy depois de carregado a 100%.
[img]http://s5.postimg.cc/h5oc7k1pj/20150727_261_GID.png[/img]
[img]http://s5.postimg.cc/xpm0tsqzr/20150727_100_SOC.png[/img]
Como só ontem é que comprei o LeafSpy nem reparei que a ordem dos shunts estavam em 4812... entretanto já saí com o carro e não dá para capturar outros ecrãs com a ordem correcta.
Parece que também este será um caso idêntico.mjr Escreveu:Nos mk2 o valor de SOH pode estar muito fora da realidade como o carro do cromero prova, que com cerca de 60Ah carregou 25kWh da tomada.
Nas configurações do LeafSpy que valores tem configurados no "Nom. Voltage" (Default=360) e "Wh/GID" (Default=77.5)?
Para uma carga completa qual o valor de esperar nos "kWh restantes"?
Cumprimentos e obrigado pelas sugestões!
Marco - Lisboa
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Re: Apresentação Marco
O facto de a bateria parecer que nunca acaba é um sintoma claro de que o carro está a substimar a capacidade do pack. Da primeira vez que o Leaf do cromero foi à tartaruga aconteceu o mesmo.
Estando a célula mais fraca com 3,105V, ainda teria uns 0,3-0,4kW.h de energia disponível até aos 2,8-2,9V da célula mais fraca. Assim os 24,6kW.h a 3,1V correspondem aos 25kW.h da tartaruga até 100%.
Eu não ligo muito aos kW.h restantes indicados, pois ainda sou do tempo dos gids como indicador de energia do pack sem se saber a quantos W.h correspondia cada um. Na altura uma carga a 100% dava 281 gids, que agora se sabe corresponde a 22,5kW.h. Ao que sei nominalmente um gid corresponde a 80W.h de energia armazenada. O valor de 77,5Wh é uma estimativa da energia útil que é possível extrair da bateria devido às perdas. Na verdade a energia que é possível extrair de uma bateria depende da corrente com que ela é extraída. Quanto menor a corrente mais o valor se aproxima do valor total da energia armazenada pois há menores perdas na própria bateria.
No seu caso ele está a substimar a capacidade, pelo que o valor não é diretamente comparável com outros carros em que isso não aconteça.
Estando a célula mais fraca com 3,105V, ainda teria uns 0,3-0,4kW.h de energia disponível até aos 2,8-2,9V da célula mais fraca. Assim os 24,6kW.h a 3,1V correspondem aos 25kW.h da tartaruga até 100%.
Eu não ligo muito aos kW.h restantes indicados, pois ainda sou do tempo dos gids como indicador de energia do pack sem se saber a quantos W.h correspondia cada um. Na altura uma carga a 100% dava 281 gids, que agora se sabe corresponde a 22,5kW.h. Ao que sei nominalmente um gid corresponde a 80W.h de energia armazenada. O valor de 77,5Wh é uma estimativa da energia útil que é possível extrair da bateria devido às perdas. Na verdade a energia que é possível extrair de uma bateria depende da corrente com que ela é extraída. Quanto menor a corrente mais o valor se aproxima do valor total da energia armazenada pois há menores perdas na própria bateria.
No seu caso ele está a substimar a capacidade, pelo que o valor não é diretamente comparável com outros carros em que isso não aconteça.
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Re: Apresentação Marco
Antes de tudo, bem vindo a mobilidade eletrica!
Eu tenho um Leaf com 15 000kms e fiz esse mesmo teste há poucos dias. Também desisti sem ver a tartaruga, com a célula mais baixa a 3,075V e carreguei 24,33kwh.
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Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km