Se conseguires, um VE de pelo menos 30kW.h será sempre mais útil, mesmo com alguma degradação de capacidade. Para os 100km a 90km/h eu estimo qualquer coisa entre os 15-20kW.h, dependendo muito do pé direito... Podendo carregar a meio e por isso com muita folga na autonomia, prevejo que nos primeiros tempos ande mais perto dos 20kW.h
Mais um interessado na ME
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Re: Mais um interessado na ME
Bem vindo ricaja!
Se conseguires, um VE de pelo menos 30kW.h será sempre mais útil, mesmo com alguma degradação de capacidade. Para os 100km a 90km/h eu estimo qualquer coisa entre os 15-20kW.h, dependendo muito do pé direito... Podendo carregar a meio e por isso com muita folga na autonomia, prevejo que nos primeiros tempos ande mais perto dos 20kW.h
e depois desça progressivamente com o passar da "novidade" do binário instantâneo e uma melhor capacidade de aproveitar a regeneração.
Se conseguires, um VE de pelo menos 30kW.h será sempre mais útil, mesmo com alguma degradação de capacidade. Para os 100km a 90km/h eu estimo qualquer coisa entre os 15-20kW.h, dependendo muito do pé direito... Podendo carregar a meio e por isso com muita folga na autonomia, prevejo que nos primeiros tempos ande mais perto dos 20kW.h
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Mais um interessado na ME
Bem vindo ricaja e esperemos que consiga arranjar uma solução!
Este percurso faz lembrar-me o que eu fiz durante um ano: Guarda - SJPesqueira - Guarda (90km x2).
No site da UVE está um link para este simulador de viagens com VE (o Greenrace). Aproxima-se bastante da realidade porque dá para "calibrar" os parâmetros da capacidade do pack, da velocidade média, modelo, etc.
Em termos de perfil, trata-se de um percurso com uma longa subida, uma longa descida, e subida novamente até Vila Real. Como já percorri ambos parecem-me equivalentes, se bem que acho que este é mais agressivo do que Guarda-SJP.
No primeiro ensaio coloquei a capacidade do meu Leaf hoje (já com 3 anos e meio e cerca de 17kWh disponíveis no pack). A simulação dá 0% à chegada. Mas imagino uma viagem muito penosa e lenta nas subidas. Nem pensar os 90km/h de média. Já não me recordo da média entre Guarda e SJP, mas não era 90km/h de certeza.
No segundo ensaio coloquei 27kWh de capacidade no pack (não sei bem ao certo quantos kWh tem o modelo de 30kWh...). Sobram 37% na simulação.
Ou seja, é possível que um Leaf de 24kWh faça a viagem, mas diariamente deve ser dose. Sem dúvida que com o decorrer do tempo o modelo de 30kWh seja o mais aconselhado.
À chegada a VReal, também convém ter carga assegurada no local, pois depender exclusivamente da Mobi.E pode ser arriscado.
Ficam algumas imagens e sugiro que dê uma vista de olhos no simulador para variar algumas das grandezas físicas disponíveis.
[img]http://i.imgur.com/j92uIuc.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/xOUDKKK.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/XolBbG5.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/5wO1xGP.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/F2wytBf.jpg[/img]
Este percurso faz lembrar-me o que eu fiz durante um ano: Guarda - SJPesqueira - Guarda (90km x2).
No site da UVE está um link para este simulador de viagens com VE (o Greenrace). Aproxima-se bastante da realidade porque dá para "calibrar" os parâmetros da capacidade do pack, da velocidade média, modelo, etc.
Em termos de perfil, trata-se de um percurso com uma longa subida, uma longa descida, e subida novamente até Vila Real. Como já percorri ambos parecem-me equivalentes, se bem que acho que este é mais agressivo do que Guarda-SJP.
No primeiro ensaio coloquei a capacidade do meu Leaf hoje (já com 3 anos e meio e cerca de 17kWh disponíveis no pack). A simulação dá 0% à chegada. Mas imagino uma viagem muito penosa e lenta nas subidas. Nem pensar os 90km/h de média. Já não me recordo da média entre Guarda e SJP, mas não era 90km/h de certeza.
No segundo ensaio coloquei 27kWh de capacidade no pack (não sei bem ao certo quantos kWh tem o modelo de 30kWh...). Sobram 37% na simulação.
Ou seja, é possível que um Leaf de 24kWh faça a viagem, mas diariamente deve ser dose. Sem dúvida que com o decorrer do tempo o modelo de 30kWh seja o mais aconselhado.
À chegada a VReal, também convém ter carga assegurada no local, pois depender exclusivamente da Mobi.E pode ser arriscado.
Ficam algumas imagens e sugiro que dê uma vista de olhos no simulador para variar algumas das grandezas físicas disponíveis.
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jfr2006
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Re: Mais um interessado na ME
A versão de 30kWh já está disponível nesse simulador, embora o valor de capacidade disponível não esteja correcto!
- pemifer
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Re: Mais um interessado na ME
Face ao exposto decidi espreitar e fiz uma montagem.
Eu pus como velocidade 99km/h
Só não percebi em relação ao Leaf 30, está errado para mais ou para menos? (pareceu-me para menos)
Eu pus como velocidade 99km/h
Só não percebi em relação ao Leaf 30, está errado para mais ou para menos? (pareceu-me para menos)
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jfr2006
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Re: Mais um interessado na ME
O valor da capacidade para o Leaf de 30kWh está indicado como sendo os 30kWh...Não são..são 28kWh 
- psi20
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Re: Mais um interessado na ME
e o inverso??jfr2006 Escreveu:O valor da capacidade para o Leaf de 30kWh está indicado como sendo os 30kWh...Não são..são 28kWh
-
jfr2006
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Re: Mais um interessado na ME
?psi20 Escreveu:e o inverso??jfr2006 Escreveu:O valor da capacidade para o Leaf de 30kWh está indicado como sendo os 30kWh...Não são..são 28kWh
O que estou a dizer é que o valor de capacidade indicado/introduzido no simulador online que está aqui indicado é mais elevado que a capacidade util real. DEvia estar 28kWh e está 30kWh. Para um resultado mais realista, tem de se aceder aos parâmetros do veículo e colocar 28kWh na capacidade da bateria.
- pafi
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Re: Mais um interessado na ME
Atenção que esse valor de energia que sobra no mk1 de 17% não está de acordo com a realidade dos utilizadores. O pack é de 24kWh, mas na realidade tem menos energia disponível. Depende do ano do carro e da sua utilização.
Com essa média simulada - 21,7kWh/100km - o meu Leaf ficaria a caminho, pois já só leva 17kWh.
Daí ser importante parametrizar corretamente os valores de kWh nos diversos packs dos vários VE. O simulador é interativo e bastante bom, mas devemos ter algum sentido crítico para analisar os valores introduzidos e respetivos resultados.
Concordo que um de 24kWh faça a viagem de um modo esporádico. Imagino subir a serra a 50km/h. Tanto a primeira subida como a segunda são bastante extensas e de declive elevado.
Com o de 30kWh, aí sim, dará para viajar a velocidades razoáveis e sem qualquer problema de autonomia.
Com essa média simulada - 21,7kWh/100km - o meu Leaf ficaria a caminho, pois já só leva 17kWh.
Daí ser importante parametrizar corretamente os valores de kWh nos diversos packs dos vários VE. O simulador é interativo e bastante bom, mas devemos ter algum sentido crítico para analisar os valores introduzidos e respetivos resultados.
Concordo que um de 24kWh faça a viagem de um modo esporádico. Imagino subir a serra a 50km/h. Tanto a primeira subida como a segunda são bastante extensas e de declive elevado.
Com o de 30kWh, aí sim, dará para viajar a velocidades razoáveis e sem qualquer problema de autonomia.
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- BrunoAlves
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Re: Mais um interessado na ME
Olhando para os resultados da simulação e comparando com uma viagem recente que fiz, de facto o de 24kWh é "curto"...
Creio que o simulador será um pouco pessimista ou então não tenho os parâmetros bem afinados. Fiz recentemente em AE da AS de Aljustrel até Loulé, 102km a 85km/h no CC e gastei ~~60%. O simulador diz que me restariam 7% nesse trajecto.
Ainda assim, no meu caso o desnível máximo foi de ~~200m, nesse são ~~600m no pior caso. É muito diferente.
Creio que o simulador será um pouco pessimista ou então não tenho os parâmetros bem afinados. Fiz recentemente em AE da AS de Aljustrel até Loulé, 102km a 85km/h no CC e gastei ~~60%. O simulador diz que me restariam 7% nesse trajecto.
Ainda assim, no meu caso o desnível máximo foi de ~~200m, nesse são ~~600m no pior caso. É muito diferente.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
-
RNM
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Re: Mais um interessado na ME
85 km/h no CC não são 85 km/h reais que o simulador usa nos cálculos.margarett Escreveu:Olhando para os resultados da simulação e comparando com uma viagem recente que fiz, de facto o de 24kWh é "curto"...
Creio que o simulador será um pouco pessimista ou então não tenho os parâmetros bem afinados. Fiz recentemente em AE da AS de Aljustrel até Loulé, 102km a 85km/h no CC e gastei ~~60%. O simulador diz que me restariam 7% nesse trajecto.
Ainda assim, no meu caso o desnível máximo foi de ~~200m, nesse são ~~600m no pior caso. É muito diferente.
