
Apresentação Catarino
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Re: Apresentação Catarino
Repara que no outro tópico digo que há quem receba em setembro.
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Re: Apresentação Catarino
alguem me sabe dizer , por exemplo no LEAF 40Kw , em casa com potencia contratada de 6.9Kva (30 A) como carrega o carro?
com a tomada normal (sabonete) é o mais lento, certo?
se aquirir uma Wallbox ou coisa do gerero, consigo carregamentos mais rapidos?
obrigado pela ajuda
JOão
com a tomada normal (sabonete) é o mais lento, certo?
se aquirir uma Wallbox ou coisa do gerero, consigo carregamentos mais rapidos?
obrigado pela ajuda
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- BrunoAlves
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Re: Apresentação Catarino
Sim. Com o sabonete de origem carregas a 10A e podes usar uma tomada normal, desde que cablada no mínimo a 2,5mm2.
Daí para cima até 30A (na realidade acho que são 28A) precisas de um evse externo e, muito importante, instalação eléctrica adequada.
Com essa potência contratada poderás carregar o carro "no prego", mas basta ligares um equipamento que consuma mais um pouco e disparas o quadro
Daí para cima até 30A (na realidade acho que são 28A) precisas de um evse externo e, muito importante, instalação eléctrica adequada.
Com essa potência contratada poderás carregar o carro "no prego", mas basta ligares um equipamento que consuma mais um pouco e disparas o quadro

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Apresentação Catarino
viewtopic.php?f=7&t=7396&p=109597&hilit=32A#p109597
Claro que se tens 30A não os poderás utilizar todos para o carro, mas com um EVSE ou Wallbox regulável, por exemplo a 24A carregas 5,5kW, para os 100% da bateria dariam umas 7/8 horas (lá está nunca necessitarás de carregar assim mesmo dos 0 aos 100% acho eu)
Claro que se tens 30A não os poderás utilizar todos para o carro, mas com um EVSE ou Wallbox regulável, por exemplo a 24A carregas 5,5kW, para os 100% da bateria dariam umas 7/8 horas (lá está nunca necessitarás de carregar assim mesmo dos 0 aos 100% acho eu)
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Re: Apresentação Catarino
Eu também tenho 6.9KVA e tenho o EVSE feito pelo Apr. Consigo carregar o carro (Leaf 30KW.h) todos os dias dos 0 aos 100% das 00h00 ás 5h a 28A (limitação do carro 6.6KW.h). Por exemplo carregando 1h a esta potencia dá-te para cerca de 50km.
Como o BrunoAlves referiu tens de fazer alterações na instalação eléctrica. Não podes carregar o carro a 6.6KW.h 28A numa tomada schuko de 16A.
Como o BrunoAlves referiu tens de fazer alterações na instalação eléctrica. Não podes carregar o carro a 6.6KW.h 28A numa tomada schuko de 16A.
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- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: Apresentação Catarino
Tal como tu também estou a dar os primeiros passos nisto da ME e ainda estou à espera do meu Leaf! No entanto estou a preparar a garagem para receber o carro. Tenho um circuito do apartamento à garagem com secção 4mm2 e potência contratada para o apartamento+garagem de 5,75kVA (25A max). Não tenho intenção de carregar o carro dos 0 a 100% numa noite, pois quando o carro chegar aos 40% SOC, lá vai ele para a ficha. Pelas minhas contas penso que é suficiente limitar o EVSE a 20A para fazer esses carregamentos, durante a noite.
Para um cabo de 4mm2, 20A contínuos não é nada de especial (se houver por aqui um electricista, por favor que me confirme isto). E é essa a medida mínima que te recomendo para carregares acima dos 16A, sendo que se quiseres os 32A tens de ir para um fio de 6mm2 ou até mesmo 10mm2. Só tens de te preocupar em comprar um EVSE que te permita ajustar a potência de carregamento. O OpenEVSE faz isso (acho que o EVSE do Apr é também baseado no OpenEVSE). E com isto, no meu caso, nem sequer vou mudar a potência contratada, pois vou carregá-lo à noite com a tarifa em vazio mais barata e quando as coisas lá em casa estão quase todas desligadas (excepto firgorificos e porcarias em stand-by). 25A é suficiente...
Sobre os prazos.... já tive algumas mudanças nas estimativas de entrega do Leaf:
Encomendado a: 12-Jun-18
Primeira estimativa de entrega: 18-Jan-19
Estimativa de entrega actuaizada: 21-Dez-18
Nova actualização è estimativa: 14-Jan-19
Para um cabo de 4mm2, 20A contínuos não é nada de especial (se houver por aqui um electricista, por favor que me confirme isto). E é essa a medida mínima que te recomendo para carregares acima dos 16A, sendo que se quiseres os 32A tens de ir para um fio de 6mm2 ou até mesmo 10mm2. Só tens de te preocupar em comprar um EVSE que te permita ajustar a potência de carregamento. O OpenEVSE faz isso (acho que o EVSE do Apr é também baseado no OpenEVSE). E com isto, no meu caso, nem sequer vou mudar a potência contratada, pois vou carregá-lo à noite com a tarifa em vazio mais barata e quando as coisas lá em casa estão quase todas desligadas (excepto firgorificos e porcarias em stand-by). 25A é suficiente...
Sobre os prazos.... já tive algumas mudanças nas estimativas de entrega do Leaf:
Encomendado a: 12-Jun-18
Primeira estimativa de entrega: 18-Jan-19
Estimativa de entrega actuaizada: 21-Dez-18
Nova actualização è estimativa: 14-Jan-19

Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
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Re: Apresentação Catarino
O meu demorou 5 meses e 1 semana, encomendado em Março, sendo que a primeira estimativa também foi de 7 meses, a minha aposta, fim de Novembro / Início de Dezembro.
Desculpa o off-topic Catarino!

Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018
Re: Apresentação Catarino
Ora bem.... já tenho prenda de Natal!
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Re: Apresentação Catarino
Noway, já tens tópico de apresentação? Manda o link, não encontro e não havia necessidade de estar aqui a "estragar" o tópico do Catarino!
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018
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Re: Apresentação Catarino
A primeira pergunta que nos fazem quando temos um carro eléctrico é sobre a autonomia. Todos sabemos que para 90%das pessoas isso não é uma questão. Para as que fazem 1 ou 2 viagens longas por ano perdem menos tempo nessa viagem do que nas vezes todas durante o ano que deixaram de ir à estação de serviço(mesmo com o rapidgate)
Se a comparação for feita com base nesse tipo de viagem, nem um Tesla consegue fazer mais rápido do Minho ao Algarve que um Clio a diesel. O Clio consegue fazer a viagem sem parar e nem o Tesla consegue isso.
Mas a realidade é que até o primeiro leaf é suficiente para a generalidade das viagens dos portugueses. E se precisarem de ir numa viagem longa fica mais barato alugar um carro grande.
Na minha opinião as principais questões a ter en conta são o tipo de veículo que pretendes, o preço e o tempo de entrega. Quanto mais tempo perderes na decisão mais perdes.
Infelizmente a escolha é pouca e as marcas não ajudam com os preços e prazos de entrega.
Sobre os dois modelos que estás a comparar fica a minha opinião.
O leaf é um pequeno familiar (tipo Megane ou golf) logo o seu preço deveria ser 25-30 mil euro. Na verdade o seu preço ronda os 35-40 mil euro.
Este preço é caro mas acaba por compensar por todos os benefícios de um elétrico.
O kauai é um suv compacto equivalente ao Renault captur, nissan juke. Logo o seu preço deveria ser entre os 18-22 mil euros. Na verdade a versão a gasolina é 20 mil euro.
A versão eléctrica é um bom veículo, mas não justifica os 28 mil euro de diferença. Se comprares o modelo a gasolina precisarias de fazer 290 000km para compensar a diferença (mesmo admitindo que não pagarias nada de electricidade)
Se comparares entre o leaf e o kauai são 10 mil euro de diferença.
Assim a minha sugestão é que se gostas mesmo do kauai compra o modelo normal, se estás a apostar num elétrico compra o Leaf.
Ainda tens a opção de comprar um usado e pelo que tenho visto tens aqui algumas pessoas (eu não estou incluído) que te podem ajudar
Se a comparação for feita com base nesse tipo de viagem, nem um Tesla consegue fazer mais rápido do Minho ao Algarve que um Clio a diesel. O Clio consegue fazer a viagem sem parar e nem o Tesla consegue isso.
Mas a realidade é que até o primeiro leaf é suficiente para a generalidade das viagens dos portugueses. E se precisarem de ir numa viagem longa fica mais barato alugar um carro grande.
Na minha opinião as principais questões a ter en conta são o tipo de veículo que pretendes, o preço e o tempo de entrega. Quanto mais tempo perderes na decisão mais perdes.
Infelizmente a escolha é pouca e as marcas não ajudam com os preços e prazos de entrega.
Sobre os dois modelos que estás a comparar fica a minha opinião.
O leaf é um pequeno familiar (tipo Megane ou golf) logo o seu preço deveria ser 25-30 mil euro. Na verdade o seu preço ronda os 35-40 mil euro.
Este preço é caro mas acaba por compensar por todos os benefícios de um elétrico.
O kauai é um suv compacto equivalente ao Renault captur, nissan juke. Logo o seu preço deveria ser entre os 18-22 mil euros. Na verdade a versão a gasolina é 20 mil euro.
A versão eléctrica é um bom veículo, mas não justifica os 28 mil euro de diferença. Se comprares o modelo a gasolina precisarias de fazer 290 000km para compensar a diferença (mesmo admitindo que não pagarias nada de electricidade)
Se comparares entre o leaf e o kauai são 10 mil euro de diferença.
Assim a minha sugestão é que se gostas mesmo do kauai compra o modelo normal, se estás a apostar num elétrico compra o Leaf.
Ainda tens a opção de comprar um usado e pelo que tenho visto tens aqui algumas pessoas (eu não estou incluído) que te podem ajudar