Apresentação cromero

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Orlando
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por Orlando » 11 mai 2014, 15:59

Tb gostava porque como tenho 2 cabos poderia saber qual usar sempre...
Aceito que com cabo de 16a se carrega + rápido e assim pack a descansar mais tempo.
Porém temos que ir para casos práticos: 1 leaf parado há 1 ou 2 dias com temp do pack estável e carrega a 10ah....depois nas mesmas condições de SOC e mesma temperatura ambiente carregar a 16a, no memo horário.
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cromero
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por cromero » 11 mai 2014, 16:09

Como a questão da temperatura é decisiva para a saúde da bateria, gostaria de saber se a minha garagem, espaço onde o Leaf passará muito tempo, é boa ou má em termos ambientais: a garagem tem uma amplitude térmica relativamente pequena, variando entre os 15 graus no Inverno e os 22 graus no verão. Ora isto é optimo pra vinhos, mas será bom para o Leaf?

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Re: Apresentação cromero

Mensagem por mjr » 11 mai 2014, 16:35

Parece que vamos ter de chamar o Jorge Jesus para dizer a diferença entre carregar a 10 ou a 16A... Se o Leof do cromero fosse de 2011-2012 ainda podia aceitar que o carregador aquece menos a 10A e por isso o fluído de arrefecimento do carregador que passa por cima da bateria aquece menos. Mas sendo um Leaf de 2013-2014, essa questão é completamente irrelevante pois o circuito de arrefecimento está todo na frente do carro, não passando pela bateria.

Para a bateria, 10 ou 16 ou até 30A são sempre cócegas. Senão vejamos, uma carga a 10A de 230VAC são 2300W. Descontando 300W para a bomba de arrefecimento e multiplcando por 90% dá 1800W de potência de carga. Aos 360-395V da bateria isto dá +/- 4,7A de corrente de carga na bateria.

A 16A@230VAC as mesmas contas dão 8A e a 30A@230VAC dão 16A de corrente de carga na bateria. Uma carga rápida são 125A e já vi correntes de descarga na ordem dos 250A. 16A é uma ordem de magnuitude abaixo destes valores e portanto irrelevante, especialmente porque o aquecimento provocado pela corrente depende do seu quadrado...
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por cromero » 11 mai 2014, 16:45

mjr Escreveu:Parece que vamos ter de chamar o Jorge Jesus para dizer a diferença entre carregar a 10 ou a 16A... Se o Leof do cromero fosse de 2011-2012 ainda podia aceitar que o carregador aquece menos a 10A e por isso o fluído de arrefecimento do carregador que passa por cima da bateria aquece menos. Mas sendo um Leaf de 2013-2014, essa questão é completamente irrelevante pois o circuito de arrefecimento está todo na frente do carro, não passando pela bateria.

Para a bateria, 10 ou 16 ou até 30A são sempre cócegas. Senão vejamos, uma carga a 10A de 230VAC são 2300W. Descontando 300W para a bomba de arrefecimento e multiplcando por 90% dá 1800W de potência de carga. Aos 360-395V da bateria isto dá +/- 4,7A de corrente de carga na bateria.

A 16A@230VAC as mesmas contas dão 8A e a 30A@230VAC dão 16A de corrente de carga na bateria. Uma carga rápida são 125A e já vi correntes de descarga na ordem dos 250A. 16A é uma ordem de magnuitude abaixo destes valores e portanto irrelevante, especialmente porque o aquecimento provocado pela corrente depende do seu quadrado...

Portanto, posso concluir que entre 10 e 16, é melhor 16 porque é mais rápida a carga e a bateria não se degrada por isso, certo?

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Re: Apresentação cromero

Mensagem por cromero » 11 mai 2014, 16:52

Ok, muito obrigado pela ajuda

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Re: Apresentação cromero

Mensagem por Apr » 11 mai 2014, 17:44

cromero, quanto à instalação da garagem, se tiver à vontade pode:

1-verificar que disjuntor está montado no circuito da garagem
2- desligar o disjuntor e verificar se te em casa alguma tomada que deixou de funcionar
3- com o disjuntor desligado verificar se não tem corrente na tomada da garagem e remover a tomada de parede para saber a secção do fio eletrico.

Mas só se se sentir à vontade com estas coisas. Não vá apanhar nenhum choque elétrico por causa disto...

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Re: Apresentação cromero

Mensagem por Orlando » 11 mai 2014, 22:00

mjr Escreveu:Parece que vamos ter de chamar o Jorge Jesus para dizer a diferença entre carregar a 10 ou a 16A... Se o Leof do cromero fosse de 2011-2012 ainda podia aceitar que o carregador aquece menos a 10A e por isso o fluído de arrefecimento do carregador que passa por cima da bateria aquece menos. Mas sendo um Leaf de 2013-2014, essa questão é completamente irrelevante pois o circuito de arrefecimento está todo na frente do carro, não passando pela bateria.

Para a bateria, 10 ou 16 ou até 30A são sempre cócegas. Senão vejamos, uma carga a 10A de 230VAC são 2300W. Descontando 300W para a bomba de arrefecimento e multiplcando por 90% dá 1800W de potência de carga. Aos 360-395V da bateria isto dá +/- 4,7A de corrente de carga na bateria.

A 16A@230VAC as mesmas contas dão 8A e a 30A@230VAC dão 16A de corrente de carga na bateria. Uma carga rápida são 125A e já vi correntes de descarga na ordem dos 250A. 16A é uma ordem de magnuitude abaixo destes valores e portanto irrelevante, especialmente porque o aquecimento provocado pela corrente depende do seu quadrado...
Ok, percebi as contas...vamos a testes práticos? :mrgreen:
qdo, onde?
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por Malm » 11 mai 2014, 22:43

Carregamento lento a 16A - i-MiEV - dos 13º C aos 19.9º C.



No meu carro é assim, nada o aquece mais que os carregamentos lentos. Ninguém sabe porquê, mas é essa a realidade. Eu trabalho sobre a realidade. A prática estará sempre primeiro que a teoria.
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por VETL » 11 mai 2014, 22:49

Onde está o carregador no i-MiEV?
Ele tem refrigeração? Se sim, como - ar ou água?
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por Malm » 11 mai 2014, 23:27

O carregador está logo por baixo da mala e é refrigerado com um líquido. Este aquecimento não tem nada a ver com o carregador, no meu ponto de vista. As células do quadrado da frente (os sensores 1 a 30 estão lá) aquecem na mesma ordem de grandeza, senão mais, e estão muita mais afastadas do que as do quadrado de trás (do 34 ao 63). Ninguém sabe explicar a razão deste aquecimento, para mim está relacionado com as peças de cobre (é exatamente nas zonas onde elas emergem do interior do pack que o aquecimento é nitidamente mais rápido - mais uma das coisas que parece que só eu vejo, para variar), mas já se discutiu isso e não existe fundamentação teórica para esta suposição. Alguma explicação terá de haver, mas para já é um grande mistério.
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