
Apresentação cromero
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Apresentação cromero
Tb gostava porque como tenho 2 cabos poderia saber qual usar sempre...
Aceito que com cabo de 16a se carrega + rápido e assim pack a descansar mais tempo.
Porém temos que ir para casos práticos: 1 leaf parado há 1 ou 2 dias com temp do pack estável e carrega a 10ah....depois nas mesmas condições de SOC e mesma temperatura ambiente carregar a 16a, no memo horário.
Aceito que com cabo de 16a se carrega + rápido e assim pack a descansar mais tempo.
Porém temos que ir para casos práticos: 1 leaf parado há 1 ou 2 dias com temp do pack estável e carrega a 10ah....depois nas mesmas condições de SOC e mesma temperatura ambiente carregar a 16a, no memo horário.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Apresentação cromero
Como a questão da temperatura é decisiva para a saúde da bateria, gostaria de saber se a minha garagem, espaço onde o Leaf passará muito tempo, é boa ou má em termos ambientais: a garagem tem uma amplitude térmica relativamente pequena, variando entre os 15 graus no Inverno e os 22 graus no verão. Ora isto é optimo pra vinhos, mas será bom para o Leaf?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Apresentação cromero
Parece que vamos ter de chamar o Jorge Jesus para dizer a diferença entre carregar a 10 ou a 16A... Se o Leof do cromero fosse de 2011-2012 ainda podia aceitar que o carregador aquece menos a 10A e por isso o fluído de arrefecimento do carregador que passa por cima da bateria aquece menos. Mas sendo um Leaf de 2013-2014, essa questão é completamente irrelevante pois o circuito de arrefecimento está todo na frente do carro, não passando pela bateria.
Para a bateria, 10 ou 16 ou até 30A são sempre cócegas. Senão vejamos, uma carga a 10A de 230VAC são 2300W. Descontando 300W para a bomba de arrefecimento e multiplcando por 90% dá 1800W de potência de carga. Aos 360-395V da bateria isto dá +/- 4,7A de corrente de carga na bateria.
A 16A@230VAC as mesmas contas dão 8A e a 30A@230VAC dão 16A de corrente de carga na bateria. Uma carga rápida são 125A e já vi correntes de descarga na ordem dos 250A. 16A é uma ordem de magnuitude abaixo destes valores e portanto irrelevante, especialmente porque o aquecimento provocado pela corrente depende do seu quadrado...
Para a bateria, 10 ou 16 ou até 30A são sempre cócegas. Senão vejamos, uma carga a 10A de 230VAC são 2300W. Descontando 300W para a bomba de arrefecimento e multiplcando por 90% dá 1800W de potência de carga. Aos 360-395V da bateria isto dá +/- 4,7A de corrente de carga na bateria.
A 16A@230VAC as mesmas contas dão 8A e a 30A@230VAC dão 16A de corrente de carga na bateria. Uma carga rápida são 125A e já vi correntes de descarga na ordem dos 250A. 16A é uma ordem de magnuitude abaixo destes valores e portanto irrelevante, especialmente porque o aquecimento provocado pela corrente depende do seu quadrado...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Apresentação cromero
mjr Escreveu:Parece que vamos ter de chamar o Jorge Jesus para dizer a diferença entre carregar a 10 ou a 16A... Se o Leof do cromero fosse de 2011-2012 ainda podia aceitar que o carregador aquece menos a 10A e por isso o fluído de arrefecimento do carregador que passa por cima da bateria aquece menos. Mas sendo um Leaf de 2013-2014, essa questão é completamente irrelevante pois o circuito de arrefecimento está todo na frente do carro, não passando pela bateria.
Para a bateria, 10 ou 16 ou até 30A são sempre cócegas. Senão vejamos, uma carga a 10A de 230VAC são 2300W. Descontando 300W para a bomba de arrefecimento e multiplcando por 90% dá 1800W de potência de carga. Aos 360-395V da bateria isto dá +/- 4,7A de corrente de carga na bateria.
A 16A@230VAC as mesmas contas dão 8A e a 30A@230VAC dão 16A de corrente de carga na bateria. Uma carga rápida são 125A e já vi correntes de descarga na ordem dos 250A. 16A é uma ordem de magnuitude abaixo destes valores e portanto irrelevante, especialmente porque o aquecimento provocado pela corrente depende do seu quadrado...
Portanto, posso concluir que entre 10 e 16, é melhor 16 porque é mais rápida a carga e a bateria não se degrada por isso, certo?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Apresentação cromero
Ok, muito obrigado pela ajuda
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Apresentação cromero
cromero, quanto à instalação da garagem, se tiver à vontade pode:
1-verificar que disjuntor está montado no circuito da garagem
2- desligar o disjuntor e verificar se te em casa alguma tomada que deixou de funcionar
3- com o disjuntor desligado verificar se não tem corrente na tomada da garagem e remover a tomada de parede para saber a secção do fio eletrico.
Mas só se se sentir à vontade com estas coisas. Não vá apanhar nenhum choque elétrico por causa disto...
1-verificar que disjuntor está montado no circuito da garagem
2- desligar o disjuntor e verificar se te em casa alguma tomada que deixou de funcionar
3- com o disjuntor desligado verificar se não tem corrente na tomada da garagem e remover a tomada de parede para saber a secção do fio eletrico.
Mas só se se sentir à vontade com estas coisas. Não vá apanhar nenhum choque elétrico por causa disto...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Apresentação cromero
Ok, percebi as contas...vamos a testes práticos?mjr Escreveu:Parece que vamos ter de chamar o Jorge Jesus para dizer a diferença entre carregar a 10 ou a 16A... Se o Leof do cromero fosse de 2011-2012 ainda podia aceitar que o carregador aquece menos a 10A e por isso o fluído de arrefecimento do carregador que passa por cima da bateria aquece menos. Mas sendo um Leaf de 2013-2014, essa questão é completamente irrelevante pois o circuito de arrefecimento está todo na frente do carro, não passando pela bateria.
Para a bateria, 10 ou 16 ou até 30A são sempre cócegas. Senão vejamos, uma carga a 10A de 230VAC são 2300W. Descontando 300W para a bomba de arrefecimento e multiplcando por 90% dá 1800W de potência de carga. Aos 360-395V da bateria isto dá +/- 4,7A de corrente de carga na bateria.
A 16A@230VAC as mesmas contas dão 8A e a 30A@230VAC dão 16A de corrente de carga na bateria. Uma carga rápida são 125A e já vi correntes de descarga na ordem dos 250A. 16A é uma ordem de magnuitude abaixo destes valores e portanto irrelevante, especialmente porque o aquecimento provocado pela corrente depende do seu quadrado...

qdo, onde?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Apresentação cromero
Carregamento lento a 16A - i-MiEV - dos 13º C aos 19.9º C.
No meu carro é assim, nada o aquece mais que os carregamentos lentos. Ninguém sabe porquê, mas é essa a realidade. Eu trabalho sobre a realidade. A prática estará sempre primeiro que a teoria.
No meu carro é assim, nada o aquece mais que os carregamentos lentos. Ninguém sabe porquê, mas é essa a realidade. Eu trabalho sobre a realidade. A prática estará sempre primeiro que a teoria.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Apresentação cromero
Onde está o carregador no i-MiEV?
Ele tem refrigeração? Se sim, como - ar ou água?
Ele tem refrigeração? Se sim, como - ar ou água?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Apresentação cromero
O carregador está logo por baixo da mala e é refrigerado com um líquido. Este aquecimento não tem nada a ver com o carregador, no meu ponto de vista. As células do quadrado da frente (os sensores 1 a 30 estão lá) aquecem na mesma ordem de grandeza, senão mais, e estão muita mais afastadas do que as do quadrado de trás (do 34 ao 63). Ninguém sabe explicar a razão deste aquecimento, para mim está relacionado com as peças de cobre (é exatamente nas zonas onde elas emergem do interior do pack que o aquecimento é nitidamente mais rápido - mais uma das coisas que parece que só eu vejo, para variar), mas já se discutiu isso e não existe fundamentação teórica para esta suposição. Alguma explicação terá de haver, mas para já é um grande mistério.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.