Apresentação cromero

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por mjr » 11 mai 2014, 23:30

Orlando Escreveu:
mjr Escreveu:Parece que vamos ter de chamar o Jorge Jesus para dizer a diferença entre carregar a 10 ou a 16A... Se o Leof do cromero fosse de 2011-2012 ainda podia aceitar que o carregador aquece menos a 10A e por isso o fluído de arrefecimento do carregador que passa por cima da bateria aquece menos. Mas sendo um Leaf de 2013-2014, essa questão é completamente irrelevante pois o circuito de arrefecimento está todo na frente do carro, não passando pela bateria.

Para a bateria, 10 ou 16 ou até 30A são sempre cócegas. Senão vejamos, uma carga a 10A de 230VAC são 2300W. Descontando 300W para a bomba de arrefecimento e multiplcando por 90% dá 1800W de potência de carga. Aos 360-395V da bateria isto dá +/- 4,7A de corrente de carga na bateria.

A 16A@230VAC as mesmas contas dão 8A e a 30A@230VAC dão 16A de corrente de carga na bateria. Uma carga rápida são 125A e já vi correntes de descarga na ordem dos 250A. 16A é uma ordem de magnuitude abaixo destes valores e portanto irrelevante, especialmente porque o aquecimento provocado pela corrente depende do seu quadrado...
Ok, percebi as contas...vamos a testes práticos? :mrgreen:
qdo, onde?
A questão não é quando nem onde, mas com que carro. Tem de ser com um Leaf de 2013-2014.
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por mjr » 11 mai 2014, 23:35

Malm Escreveu:O carregador está logo por baixo da mala e é refrigerado com um líquido. Este aquecimento não tem nada a ver com o carregador, no meu ponto de vista. As células do quadrado da frente (os sensores 1 a 30 estão lá) aquecem na mesma ordem de grandeza, senão mais, e estão muita mais afastadas do que as do quadrado de trás (do 34 ao 63). Ninguém sabe explicar a razão deste aquecimento, para mim está relacionado com as peças de cobre (é exatamente nas zonas onde elas emergem do interior do pack que o aquecimento é nitidamente mais rápido - mais uma das coisas que parece que só eu vejo, para variar), mas já se discutiu isso e não existe fundamentação teórica para esta suposição. Alguma explicação terá de haver, mas para já é um grande mistério.
Usando o método científico, terias de conseguir carregar o carro a 3kW sem usar o carregador interno. A única maneira que conheço é com um PCR em modo lento, como já me aconteceu na Prio do Porto.
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por Malm » 11 mai 2014, 23:40

Eu sou o único que não vê o carregador como o principal responsável pelo aquecimento num carregamento lento. Para mim, num de 2011 ou de 2013, o aquecimento durante um carregamento lento vai ser semelhante.

Percebo os vossos raciocínios, fazem todo o sentido. Mas a minha prática não mostra nada disso. Eu confio na minha prática porque foi com ela que eu percebi que não tinha tartaruga ou que tinha SoC para gastar até aos 0.0%. Se fosse pela teoria, tal seria impossível.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Apresentação cromero

Mensagem por mjr » 11 mai 2014, 23:45

Mas então tens de arranjar um mecanismo físico que o explique. A minha prática diz que é diferente, se pesquisares no meu DB penso que algures indica uma carga "lenta" no PCR da Prio.e no Porto fez baixar a temperatura do meu pack.
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por Malm » 11 mai 2014, 23:48

mjr Escreveu:
Malm Escreveu:O carregador está logo por baixo da mala e é refrigerado com um líquido. Este aquecimento não tem nada a ver com o carregador, no meu ponto de vista. As células do quadrado da frente (os sensores 1 a 30 estão lá) aquecem na mesma ordem de grandeza, senão mais, e estão muita mais afastadas do que as do quadrado de trás (do 34 ao 63). Ninguém sabe explicar a razão deste aquecimento, para mim está relacionado com as peças de cobre (é exatamente nas zonas onde elas emergem do interior do pack que o aquecimento é nitidamente mais rápido - mais uma das coisas que parece que só eu vejo, para variar), mas já se discutiu isso e não existe fundamentação teórica para esta suposição. Alguma explicação terá de haver, mas para já é um grande mistério.
Usando o método científico, terias de conseguir carregar o carro a 3kW sem usar o carregador interno. A única maneira que conheço é com um PCR em modo lento, como já me aconteceu na Prio do Porto.
Ou num normal, no 2º carregamento, que carrega bem mais lento, certo?
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por Malm » 11 mai 2014, 23:50

É possível que sejam bem diferentes, neste caso, o I-MiEV e o Leaf.
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por mjr » 11 mai 2014, 23:50

O que é um segundo carregamento num normal?
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por Malm » 11 mai 2014, 23:51

Num segundo carregamento num PCR normal e não num RBI.
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por mjr » 11 mai 2014, 23:56

O problema é que terias de esperar pelo menos uma hora após terminar o primeiro carregamento de modo a todo o aquecimento chegar aos sensores. Após esse tempo a segunda carga seria iniciada a correntes elevadas que poderiam causar aquecimento significativo. Pelo menos no Leaf já iniciei um segundo carregamento desses e ele começou nos 60A, baixando depois para 20-30A e progressivamente diminuindo a corrente até parar. Só que ainda passa quase meia hora acima dos 8A, que é a corrente de um carregamento lento a 3,3kW.
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Re: Apresentação cromero

Mensagem por Malm » 12 mai 2014, 00:17

O que eu tenho visto, e está em gráficos do meu DB, é que começa a carregar o 2º a 30A. Mesmo assim, é muito para comparar com um lento. Bem vistas as coisas, é impossível de comparar porque nos carregamentos rápidos ocorre sempre ventilação do pack e nos lentos não. Mas eu já fiz dois milagres com o meu carro, fazer 201 km com 78% de SoC e fazer 53 km com duas barras, até já sou canionizado. Será milagre ou será segredo?
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