Apresentação cromero

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
lmlr
Proprietário Leaf
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação cromero

Mensagem por lmlr » 12 mai 2014, 22:47

Eu tenho o EVSE de 10A e outro de 15A, e carrego quase sempre com o de 10A. Apesar de estar mais tempo à carga, acho que provoca menos aquecimento no pack.

Como em casa só tenho 4,6kVa, o de 10A é preferível pois ainda dá para colocar uma máquina (louça ou roupa), além dos outros aparelhos sempre ligados (plasmas, box, computadores, frigorífico, arca, etc.).

Eu o que sugeria, e como o carro deve vir com o de 10A, o melhor seria subir a potência contratada para 4,6kVa. Caso veja que dispara o quadro, pode sempre aumentar para 5,6 ou 6,9 (é gratuito o aumento de potência).

A investir, sugeria um EVSE de 16A e é preciso ver (forçar) o concessionário a oferecer o cabo mennekes (postos públicos mobi.e), senão são mais umas centenas de euros. Descartava a wallbox, é simpático, mas caro para o que proporciona.
Última edição por lmlr em 12 mai 2014, 23:54, editado 1 vez no total.

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 12 mai 2014, 23:43

cromero Escreveu:Já agora, fica a informação completa: o Leaf que encomendei é um Acenta, branco pérola (a escolha da cor, embora a questão não seja consensual, decorreu de algumas considerações feitas por membros do fórum, segundo as quais a cor branca "protegeria" um pouco mais a viatura do que as cores escuras, em situações de escaldão ao sol...)
Li um estudo feito com 2 carros idênticos (CI) e:
Imagem
http://phys.org/news/2011-10-silver-whi ... ooler.html

Com uma diferença de 15ºC a 20ºC alguma coisa há-de passar para a bateria. Além de que permite utilizar menos o ar condicionado que ajuda a manter a autonomia.
Última edição por RJSC em 13 mai 2014, 01:13, editado 1 vez no total.

mikexilva
Moderador Global
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Mensagem por mikexilva » 13 mai 2014, 00:01

RJSC Escreveu:
cromero Escreveu:Já agora, fica a informação completa: o Leaf que encomendei é um Acenta, branco pérola (a escolha da cor, embora a questão não seja consensual, decorreu de algumas considerações feitas por membros do fórum, segundo as quais a cor branca "protegeria" um pouco mais a viatura do que as cores escuras, em situações de escaldão ao sol...)
Li um estudo feito com 2 carros idênticos (CI) e:
Imagem
http://phys.org/news/2011-10-silver-whi ... ooler.html

Com uma diferença de 15ºC a 20ºC no interior alguma coisa há-de passar para a bateria. Além de que permite utilizar menos o ar condicionado que ajuda a manter a autonomia.
Que o preto aquece mais já todos sabemos, pois absrove a luz/radiação toda, mas não é suposto o "silver" reflectir mais calor que o "black - silver"?

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 13 mai 2014, 00:32

"Roof temperature" quer dizer temperatura do tejadilho, e não temperatura do interior do carro. Por condução, o calor espalha-se por toda a estrutura metálica do carro, mas acaba por se dissipar grande parte para a atmosfera durante essa transferência.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

joaocfgoncalves
Proprietário i3
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Mensagem por joaocfgoncalves » 13 mai 2014, 00:49

Cromero, vai aproveitar algum incentivo na compra do seu Leaf? Que beneficios fiscais tem em empresas? Eu também recebo o meu i3 por estas semanas,mas se vamos ter incentivos em junho, talvez espere.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 13 mai 2014, 01:09

mikexilva Escreveu: Que o preto aquece mais já todos sabemos, pois absrove a luz/radiação toda, mas não é suposto o "silver" reflectir mais calor que o "black - silver"?
Isso é Black menos Silver, ou seja, a diferença de temperatura entre ambos.
Malm Escreveu:"Roof temperature" quer dizer temperatura do tejadilho, e não temperatura do interior do carro. Por condução, o calor espalha-se por toda a estrutura metálica do carro, mas acaba por se dissipar grande parte para a atmosfera durante essa transferência.
No texto do artigo referem que a temperatura do ar dentro do carro prateado é sempre 5 a 6°C inferior à do carro preto.
The researchers had two cars in the sun for an hour, one black and the other silver, parked facing south, in Sacramento, California. The silver Honda Civic (shell SR 0.57) had a cabin air temperature of about 5-6°C (9-11°F) lower than an identical black car (shell SR 0.05).
Read more at: http://phys.org/news/2011-10-silver-whi ... r.html#jCp

cromero
Proprietário Leaf
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Mensagem por cromero » 13 mai 2014, 05:21

lmlr Escreveu:Eu tenho o EVSE de 10A e outro de 15A, e carrego quase sempre com o de 10A. Apesar de estar mais tempo à carga, acho que provoca menos aquecimento no pack.

Como em casa só tenho 4,6kVa, o de 10A é preferível pois ainda dá para colocar uma máquina (louça ou roupa), além dos outros aparelhos sempre ligados (plasmas, box, computadores, frigorífico, arca, etc.).

Eu o que sugeria, e como o carro deve vir com o de 10A, o melhor seria subir a potência contratada para 4,6kVa. Caso veja que dispara o quadro, pode sempre aumentar para 5,6 ou 6,9 (é gratuito o aumento de potência).

A investir, sugeria um EVSE de 16A e é preciso ver (forçar) o concessionário a oferecer o cabo mennekes (postos públicos mobi.e), senão são mais umas centenas de euros. Descartava a wallbox, é simpático, mas caro para o que proporciona.
Obrigado pelas dicas. Acabei de pedir na EDP o reforço de potência para um pouco acima
de 10 KVA, para não ter mais chatices. Estou a pensar fazer o carregamento a 16A, depois
de ter lido várias opiniões de membros do fórum. Para isso, terei de comprar um cabo, pois o Leaf só vem
equipado com um para dez amperes. Obrigado

cromero
Proprietário Leaf
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Mensagem por cromero » 13 mai 2014, 05:30

joaocfgoncalves Escreveu:Cromero, vai aproveitar algum incentivo na compra do seu Leaf? Que beneficios fiscais tem em empresas? Eu também recebo o meu i3 por estas semanas,mas se vamos ter incentivos em junho, talvez espere.
Vou receber o Leaf na primeira semana de Junho. A compra pela empresa foi um excelente
negócio por duas razões principais: o preço de venda ficou substancialmente reduzido (no caso
do meu Leaf em cerca de 5000€), através do chamado "desconto de frota"; para além
disso, a empresa pode deduzir, em sede de IRC, 25% do valor do carro durante quatro
anos. Acredito que venham aí incentivos, mas a política fiscal do Governo é tão volátil que
resolvemos avançar com a compra.

dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Mensagem por dgalv » 13 mai 2014, 07:09

cromero Escreveu:
lmlr Escreveu:Eu tenho o EVSE de 10A e outro de 15A, e carrego quase sempre com o de 10A. Apesar de estar mais tempo à carga, acho que provoca menos aquecimento no pack.

Obrigado pelas dicas. Acabei de pedir na EDP o reforço de potência para um pouco acima
de 10 KVA, para não ter mais chatices. Estou a pensar fazer o carregamento a 16A, depois
de ter lido várias opiniões de membros do fórum. Para isso, terei de comprar um cabo, pois o Leaf só vem
equipado com um para dez amperes. Obrigado
6.90kva é suficiente para carregar a 16A e ter máquinas a funcionar ao mesmo tempo e sem chatices. Nos 10kva o preço da energia é maior em algumas ofertas tarifárias para além de que o valor da potência contratada também é superior...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

lmlr
Proprietário Leaf
Registado: 11 out 2012, 12:31
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por lmlr » 13 mai 2014, 08:28

Eu ia para 6,9 no máximo. Se 3,45 actualmente dão 6,9 vai dar e sobrar.

Responder

Voltar para “Apresentações”