Apresentação Manuel Silva

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Manuelsilva
Registado: 14 fev 2015, 01:16
Data de fabrico: 01 mai 1972
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Apresentação Manuel Silva

Mensagem por Manuelsilva » 16 fev 2015, 15:17

Apresentação Manuel Silva:

Viva a todos !

Estou a viver nos Açores, Ilha de São Miguel.
Não existem postos de abastecimento rápidos ou lentos públicos.

Estou a pensar comprar um Leaf Visia com aluguer de bateria (18.400 euros acrescido de 79 euros de aluguer de bateria).
Tenho visto exaustivamente os vossos comentários.
Queria dizer que se for fazer um empréstimo fica mais barato pagar os 79 euros do que a prestação correspondente ao valor da bateria (cerca de 50 euros a menos).
Neste ponto gostaria de vos pedir opinião, pois são sempre bem vindas e posso estar enganado com as contas.

Noutro ponto que estou a debater-me é sobre a versão Visia ou Acenta (mesmos moldes de aluguer da bateria). No entanto estou muito, muito indeciso com os benefícios do modelo Acenta. \
Do que vi só se usufrui da bomba de calor (certo ?) uma vez que cá não existe qualquer posto de abastecimento.
Ou também sobre o carregamento que no Acenta é de 6,6Kw. Isto em termos práticos quer dizer o quê ?
Ou existe alguma coisa que valha a diferença dos 3700 euro a mais do Visia ?

Estou a fazer um enorme esforço sobre a compreensão dos posts de sobre carregamentos mas confesso que me passa muito ao lado. Não é a minha área.
Tenho em casa luz monofásica de 6,9kVA. O disjuntos diferencial da EDA (electricidade dos Açores) é de 30A.
Nessa medida há alguma vantagem no Acenta ?
Não quero comprar uma box de carregamento por isso qualquer carregamento passará pela ficha.
Nessas condições poderei carregar com o cabo/transformador que a Nissan oferece (10A) mas há outras possibilidades ?

Agradecido pela vossa disponibilidade, atenção e repostas.
Cordiais Saudações dos Açores

Manuel Silva

Manuel Silva

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Re: Apresentação Manuel Silva

Mensagem por VETL » 16 fev 2015, 15:33

Bem vindo!
Essa e outras ilhas são o local ideal para os VE's.
Manuelsilva Escreveu:Apresentação Manuel Silva:

Viva a todos !

Estou a viver nos Açores, Ilha de São Miguel.
Não existem postos de abastecimento rápidos ou lentos públicos.

Estou a pensar comprar um Leaf Visia com aluguer de bateria (18.400 euros acrescido de 79 euros de aluguer de bateria).
Tenho visto exaustivamente os vossos comentários.
Queria dizer que se for fazer um empréstimo fica mais barato pagar os 79 euros do que a prestação correspondente ao valor da bateria (cerca de 50 euros a menos).
Neste ponto gostaria de vos pedir opinião, pois são sempre bem vindas e posso estar enganado com as contas.
A diferença é que o empréstimo são 3 ou 4 anos e o aluguer da bateria é para a vida toda.
Nunca me mostraram nem consigo conceber um cenário onde o aluguer seja vantajoso.
Numa ilha onde os trajectos são limitados, a autonomia nunca vai ser problema e por isso a bateria ainda vai funcionar e ser útil por muitos anos após os 30% de degradação. Logo, mais um forte ponto contra o aluguer.
Mas cada um sabe de si e cada caso é um caso.
Manuelsilva Escreveu:Noutro ponto que estou a debater-me é sobre a versão Visia ou Acenta (mesmos moldes de aluguer da bateria). No entanto estou muito, muito indeciso com os benefícios do modelo Acenta. \
Do que vi só se usufrui da bomba de calor (certo ?) uma vez que cá não existe qualquer posto de abastecimento.
Ou também sobre o carregamento que no Acenta é de 6,6Kw. Isto em termos práticos quer dizer o quê ?
Ou existe alguma coisa que valha a diferença dos 3700 euro a mais do Visia ?

Estou a fazer um enorme esforço sobre a compreensão dos posts de sobre carregamentos mas confesso que me passa muito ao lado. Não é a minha área.
Tenho em casa luz monofásica de 6,9kVA. O disjuntos diferencial da EDA (electricidade dos Açores) é de 30A.
Nessa medida há alguma vantagem no Acenta ?
Não quero comprar uma box de carregamento por isso qualquer carregamento passará pela ficha.
Nessas condições poderei carregar com o cabo/transformador que a Nissan oferece (10A) mas há outras possibilidades ?
No seu caso, a Nissan vai fornecer o EVSE de 10A.
Se for para carregar à noite isso chega perfeitamente. Se necessitar de fazer uma carga intermédia durante o dia, uma carga a 16A ou melhor uma a 32A faria diminuir muito o tempo de carregamento. Veja bem o seu estilo e as suas necessidades.
Em minha opinião, os "extras" do acenta mais do que valem o seu preço. E também vão ter influência em futura desvalorização do carro.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

victormcpinto
Proprietário Leaf
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Mensagem por victormcpinto » 16 fev 2015, 15:49

Muito bem Manuel Silva. O Leaf vai dar-se bem por aí com certeza.
Passei aí 5 dias solitários, aluguei um carro 3 dias, percorri a ilha toda ( com repetições ) e penso que consegui fazer 750 km.
A dificuldade estará apenas na opção, que terá de estudar de acordo com as circunstâncias pessoais.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 16 fev 2015, 17:02

Bem vindo Manuel!
Como já foi dito, melhor cenário e condições para o leaf não podia ter.
Os carros eléctricos carregam nas vulgares tomadas que temos em casa, no entanto, com a potência que tem em casa, pode carregar bem mais rápido se tiver um acenta, mas tudo depende da utilização do carro e se precisa que seja mais rápido, isto porque a maioria das pessoas, carregam o carro enquanto dormem. Como não fará grandes viagens, poderá não lhe fazer falta o carregamento mais rápido. Outra das vantagens da versão acenta é a bomba de calor, que serve para aquecer o habitáculo e gasta muito menos energia que a resistência que o visia tem, mas tudo depende da utilização que dá ao carro.

jfr2006
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Mensagem por jfr2006 » 16 fev 2015, 18:04

Bem-vindo!

Sendo ele das ilhas, não me parece que fará um uso tão intensivo do ar-condicionado para aquecimento (nem mesmo para arrefecimento). Por isso, não sei se lhe compensará realmente a presença da bomba de calor.

Mas ele é que deve analisar em função do carro actual e dizer se faz muito uso do aquecimento.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 16 fev 2015, 19:39

Bem vindo ManuelSilva!

Bonita ilha S. Miguel, passei bons momentos das duas vezes que aí fui. De facto não há sítio melhor para um elétrico que uma ilha como S. Miguel. O carregamento a 30A não me parece ser grande vantagem, a não ser que instale um EVSE em casa capaz de lá chegar (ou perto, pois só tem 30A de potência instalada). Carregar a 10A é que pode ser um bocado lento demais, e poderá ter de arranjar um cabo/posto com EVSE de 16A, de preferência regulável.

Há algum concessionário habilitado a fazer as revisões do Leaf aí nos Açores?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Mensagem por victormcpinto » 16 fev 2015, 19:45

mjr Escreveu: Há algum concessionário habilitado a fazer as revisões do Leaf aí nos Açores?
Manuel, com a nossa experiência, para que quer ele um concessionário? Para lhe levar, anualmente, 80€ pelo filtro do habitáculo e uma folha estrelada? Sem concessionário, a garantia está garantida :lol:
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 16 fev 2015, 19:52

mjr Escreveu:Há algum concessionário habilitado a fazer as revisões do Leaf aí nos Açores?
Sim, em S. Miguel.
Já lá têm Leaf e já fazem test drive a potenciais clientes pelo menos desde o Natal:
[img]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/ ... 5d98c0af51[/img]
https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 16 fev 2015, 21:46

As tuas contas são tuas, mas e se te acontecer como ao Fluence Táxi a quem puseram um pack recondicionado e continua a fazer os mesmos kms e que agora quer trocá-lo, porque não serve,...a quem vais vender um carro com um aluguer eterno?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 16 fev 2015, 23:06

victormcpinto Escreveu:
mjr Escreveu: Há algum concessionário habilitado a fazer as revisões do Leaf aí nos Açores?
Manuel, com a nossa experiência, para que quer ele um concessionário? Para lhe levar, anualmente, 80€ pelo filtro do habitáculo e uma folha estrelada? Sem concessionário, a garantia está garantida :lol:
:lol:

Por acaso gostava de saber o que diz e Bosch Car Service e outros acerca disto. Será que já tem software que permita fazer o mesmo que os concessionários? É que segundo a lei comunitária não é obrigatório ir à marca para manter a garantia!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Apresentações”