
ANDREA DE CASCAIS
-
- Mensagens: 28
- Registado: 09 nov 2015, 13:39
- Data de fabrico: 02 dez 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
ANDREA DE CASCAIS
Bom dia a todos
espero estar a escrever no sítio certo porque é a primeira vez que me enscrevo num forum. Chamo-me Andrea, sou italiano mas vivo em Portugal já há 20 anos, tenho na empresa 1 Leaf Acenta de Dezembro 2013 e encomendei agora 1 Leaf Acenta de 30kW. Tenho também um Prius Plug-in de 2012. Comprei o primeiro Prius em 2005, porque quero com o meu pequeno exemplo dar uma pequena contribução ao desenvolvimento da mobilidade elétrica, porque estou fartissimo de barulho e poluição dos carros "normais".
Tenho uma pergunta a fazer e penso que para os entendidos deste forum será uma pergunta que me podem responder muito facilmente ....
Tendo em vista a chegada do segundo Leaf, pedi à EDP um aumento de potencia de 6,9 para 10,35 kVA monifásico. Queria perguntar se esta potencia e o cabo que vem com o Leaf são condições suficiente para carregar o carro a 6,6 kW.
Obrigado e espero partecipar nos vossos próximos convívios
abç
Andrea
espero estar a escrever no sítio certo porque é a primeira vez que me enscrevo num forum. Chamo-me Andrea, sou italiano mas vivo em Portugal já há 20 anos, tenho na empresa 1 Leaf Acenta de Dezembro 2013 e encomendei agora 1 Leaf Acenta de 30kW. Tenho também um Prius Plug-in de 2012. Comprei o primeiro Prius em 2005, porque quero com o meu pequeno exemplo dar uma pequena contribução ao desenvolvimento da mobilidade elétrica, porque estou fartissimo de barulho e poluição dos carros "normais".
Tenho uma pergunta a fazer e penso que para os entendidos deste forum será uma pergunta que me podem responder muito facilmente ....
Tendo em vista a chegada do segundo Leaf, pedi à EDP um aumento de potencia de 6,9 para 10,35 kVA monifásico. Queria perguntar se esta potencia e o cabo que vem com o Leaf são condições suficiente para carregar o carro a 6,6 kW.
Obrigado e espero partecipar nos vossos próximos convívios
abç
Andrea
Leaf entregue a 3Jan14, 51.771 Km em 13Dez15 (12 barras)
-
- Mensagens: 28
- Registado: 09 nov 2015, 13:39
- Data de fabrico: 02 dez 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: ANDREA DE CASCAIS
Caro Rdias
muito obrigado pela resposta, agora tenho mesmo que sair mas depois vou responder com mais calma. E bom almoço!
muito obrigado pela resposta, agora tenho mesmo que sair mas depois vou responder com mais calma. E bom almoço!
Leaf entregue a 3Jan14, 51.771 Km em 13Dez15 (12 barras)
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: ANDREA DE CASCAIS
Primeiro parabéns pela aposta em VEs.
Quantos VEs pretende carregar em simultâneo em casa?
E qual a amperagem máxima para cada um?
Qual a potência máxima que precisa sem entrar em conta com os VEs?
Eu tenho um Leaf, carrega a 10A em casa, e tenho potência contratada 5,75KVA (25A).
Quantos VEs pretende carregar em simultâneo em casa?
E qual a amperagem máxima para cada um?
Qual a potência máxima que precisa sem entrar em conta com os VEs?
Eu tenho um Leaf, carrega a 10A em casa, e tenho potência contratada 5,75KVA (25A).
Re: ANDREA DE CASCAIS
Bem vindo Andrea! É com muito gosto que vamos vendo cada vez mais empresas com 0 emissões, e com despesas em combustível e manutenção quase nulas. Veio ao sítio certo, aqui vai tirar todas as dúvidas e aprender bastante.
Terá de confirmar o tipo de cabos que o leaf de 30kWh trará, mas os modelos antigos (tirando os primeiros) só vinham com cabo para carregar a 10A o que é muito abaixo dos 32A (6.6kW) que o carro permite. Muito provavelmente, terá de comprar esse cabo que custa por volta dos 450 €, e ter uma ficha industrial azul de 32A, isto se necessita de facto de carregar mais rápido.
Existe ainda outra possibilidade, se tiver uma potência na empresa por volta dos 22kW, pode comprar um aparelho portátil que custa cerca de 6500€ (pode transportá-lo facilmente e basta ligar a uma tomada industrial trifásica vermelha de 32A), e carregar os leaf através da porta rápida chademo em cerca de uma hora.
Espero ter ajudado;)
Terá de confirmar o tipo de cabos que o leaf de 30kWh trará, mas os modelos antigos (tirando os primeiros) só vinham com cabo para carregar a 10A o que é muito abaixo dos 32A (6.6kW) que o carro permite. Muito provavelmente, terá de comprar esse cabo que custa por volta dos 450 €, e ter uma ficha industrial azul de 32A, isto se necessita de facto de carregar mais rápido.
Existe ainda outra possibilidade, se tiver uma potência na empresa por volta dos 22kW, pode comprar um aparelho portátil que custa cerca de 6500€ (pode transportá-lo facilmente e basta ligar a uma tomada industrial trifásica vermelha de 32A), e carregar os leaf através da porta rápida chademo em cerca de uma hora.
Espero ter ajudado;)
-
- Mensagens: 28
- Registado: 09 nov 2015, 13:39
- Data de fabrico: 02 dez 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: ANDREA DE CASCAIS
Caro/a Mafgod e Fil
muito obrigado pelas vossas amáveis respostas. Respondendo à Mafgod: a minha intenção é ter a possibilidade de carregar os 2 Leaf no mesmo tempo e carregar também o Prius plug-in,e acender a máquina de lavar roupa (10A). A amperagem do carregador Leaf de 2013 é 10A, o carregador que verá com o novo Leaf 30kW no site da Nissan diz que é de 16A: [http://www.nissan.eu/PT/pt/vehicles/ele ... rging.html] portanto se percebi bem o sistema de cálculo, mesmo que eu carregue ao mesmo tempo os 2 Leaf e o Prius e use a máquina de lavar roupa, os 10,35 kVA (ou seja 45 amperes) devem ser suficientes. No entanto agora falta-me perceber porque é que a senhora da EDPDistribuição quando pedi o aumento para 10,35 kVA perguntou-me se queria o aumento de potência em corrente monofásica ou trifásica. Eu disse monofásica, teria sido melhor dizer trifásica? Eu disse monofásica porque pensei que podia custar meno e ser mais rápida a instalação do novo ramal na garagem (o nosso ramal atual só chega aos 30 amperes), mas um amigo meu disse-me que deveria ter pedido trifásica. Podem-me ajudar a perceber qual é a diferença?
Respondendo a Fil: no minha empresa (que está em casa) tenho 6,9 kVA e irei em breve ter 10,35. Se não percebi mal o sistema de cálculo, estamos longe dos 22kW, portanto não é viável..
Mais viável parece-me a hipótese do cabo/carregador de 32A, com uma ficha azul (fémea suponho) de 32A que terei que instalar na parede. Neste caso poderei carregar um Leaf a 32A em vez de 10 ou 16, ou seja em mitade do tempo. Percebi bem?
Obrigado e um grande abraço por ter-me ajudado.
muito obrigado pelas vossas amáveis respostas. Respondendo à Mafgod: a minha intenção é ter a possibilidade de carregar os 2 Leaf no mesmo tempo e carregar também o Prius plug-in,e acender a máquina de lavar roupa (10A). A amperagem do carregador Leaf de 2013 é 10A, o carregador que verá com o novo Leaf 30kW no site da Nissan diz que é de 16A: [http://www.nissan.eu/PT/pt/vehicles/ele ... rging.html] portanto se percebi bem o sistema de cálculo, mesmo que eu carregue ao mesmo tempo os 2 Leaf e o Prius e use a máquina de lavar roupa, os 10,35 kVA (ou seja 45 amperes) devem ser suficientes. No entanto agora falta-me perceber porque é que a senhora da EDPDistribuição quando pedi o aumento para 10,35 kVA perguntou-me se queria o aumento de potência em corrente monofásica ou trifásica. Eu disse monofásica, teria sido melhor dizer trifásica? Eu disse monofásica porque pensei que podia custar meno e ser mais rápida a instalação do novo ramal na garagem (o nosso ramal atual só chega aos 30 amperes), mas um amigo meu disse-me que deveria ter pedido trifásica. Podem-me ajudar a perceber qual é a diferença?
Respondendo a Fil: no minha empresa (que está em casa) tenho 6,9 kVA e irei em breve ter 10,35. Se não percebi mal o sistema de cálculo, estamos longe dos 22kW, portanto não é viável..
Mais viável parece-me a hipótese do cabo/carregador de 32A, com uma ficha azul (fémea suponho) de 32A que terei que instalar na parede. Neste caso poderei carregar um Leaf a 32A em vez de 10 ou 16, ou seja em mitade do tempo. Percebi bem?
Obrigado e um grande abraço por ter-me ajudado.
Leaf entregue a 3Jan14, 51.771 Km em 13Dez15 (12 barras)
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: ANDREA DE CASCAIS
Caro ABCADORO, bem vindo e felicitações pela sua família eléctrica.ABCADORO Escreveu:Caro/a Mafgod e Fil
muito obrigado pelas vossas amáveis respostas. Respondendo à Mafgod: a minha intenção é ter a possibilidade de carregar os 2 Leaf no mesmo tempo e carregar também o Prius plug-in,e acender a máquina de lavar roupa (10A). A amperagem do carregador Leaf de 2013 é 10A, o carregador que verá com o novo Leaf 30kW no site da Nissan diz que é de 16A: [http://www.nissan.eu/PT/pt/vehicles/ele ... rging.html] portanto se percebi bem o sistema de cálculo, mesmo que eu carregue ao mesmo tempo os 2 Leaf e o Prius e use a máquina de lavar roupa, os 10,35 kVA (ou seja 45 amperes) devem ser suficientes. No entanto agora falta-me perceber porque é que a senhora da EDPDistribuição quando pedi o aumento para 10,35 kVA perguntou-me se queria o aumento de potência em corrente monofásica ou trifásica. Eu disse monofásica, teria sido melhor dizer trifásica? Eu disse monofásica porque pensei que podia custar meno e ser mais rápida a instalação do novo ramal na garagem (o nosso ramal atual só chega aos 30 amperes), mas um amigo meu disse-me que deveria ter pedido trifásica. Podem-me ajudar a perceber qual é a diferença?
Respondendo a Fil: no minha empresa (que está em casa) tenho 6,9 kVA e irei em breve ter 10,35. Se não percebi mal o sistema de cálculo, estamos longe dos 22kW, portanto não é viável..
Mais viável parece-me a hipótese do cabo/carregador de 32A, com uma ficha azul (fémea suponho) de 32A que terei que instalar na parede. Neste caso poderei carregar um Leaf a 32A em vez de 10 ou 16, ou seja em mitade do tempo. Percebi bem?
Obrigado e um grande abraço por ter-me ajudado.
Quanto à questão da potência, 10.35kVA, em monofásico são 45A e em trifásico seriam menos de 16A por fase. Logo a escolha por monofásico foi acertada.
Contudo se pretende carregar tudo em simultâneo e ainda ter as máquinas a funcionar os 45A poderão ser curtos e se pretender carregar o Leaf a 30A terá que ter os outros carros desligados pois já só sobra para a máquina.
-
- Mensagens: 28
- Registado: 09 nov 2015, 13:39
- Data de fabrico: 02 dez 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: ANDREA DE CASCAIS
Caro Fullelectric
estou a ficar muito bem impressionado com este Forum e os seus utilizadores! Já tinha lido alguns posts no passado e tencionava inscrever-me mas ia adiando, ainda bem que me decidi, porque é mais do que evidente que partilhamos todos a mesma vontade de difundir ao máximo a mobilidade elétrica! Muito obrigado então também ao Fulleletric, tirou-me mais uma dúvida e deu-me ainda mais força para lutar para um mundo mais limpo e sem truques manhosos que nos envenenan no corpo e na alma (não é preciso fazer nomes).
Espero conhecer-vos pessoalmente em breve!
estou a ficar muito bem impressionado com este Forum e os seus utilizadores! Já tinha lido alguns posts no passado e tencionava inscrever-me mas ia adiando, ainda bem que me decidi, porque é mais do que evidente que partilhamos todos a mesma vontade de difundir ao máximo a mobilidade elétrica! Muito obrigado então também ao Fulleletric, tirou-me mais uma dúvida e deu-me ainda mais força para lutar para um mundo mais limpo e sem truques manhosos que nos envenenan no corpo e na alma (não é preciso fazer nomes).
Espero conhecer-vos pessoalmente em breve!
Leaf entregue a 3Jan14, 51.771 Km em 13Dez15 (12 barras)
-
- Mensagens: 28
- Registado: 09 nov 2015, 13:39
- Data de fabrico: 02 dez 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: ANDREA DE CASCAIS
Obrigadinho rdias.... Esta ciencia da eletricidade é um mundo misterioso e fantástico.... De qualquer forma não preciso de carregar tudo a 6,6 kW no mesmo tempo, portanto direi à EDP que me instale um cabo de 10 ou 12 mm. Espero não me saia muito caro.... Tive que pagar 87 euros só para a EDP abrir o processo...rdias Escreveu:Para 45 A monofásico o ramal de acesso tem de ter cobre de pelo menos 10mm . Para trifásico de 16 A basta ter condutores de 4mm. Isso pode fazer diferença na escolha.
Mas à partida os 45 A monofásico é melhor, mas curto para tanta coisa ao mesmo tempo.
Para ter tudo mesmo tempo e carregar a 6.6 kw , precisa dos 22 kWou seja ttrifásico 32 A que em Portugalssão trifásico 30 A ou 20.7 kVA .
Leaf entregue a 3Jan14, 51.771 Km em 13Dez15 (12 barras)
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: ANDREA DE CASCAIS
Bem vindo e só falta saber de que zona és.ABCADORO Escreveu:(...)Obrigado e espero partecipar nos vossos próximos convívios
abç
Andrea
Parabéns pelos planos de andar a espalhar eletrões por todo o lado!
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Re: ANDREA DE CASCAIS
É isso mesmo Andrea, percebeu muito bem. Ficha industrial azul (Cee 32A fêmea) carrega a metade do tempo da de 16A. Basta programar para não carregar os carros ao mesmo tempo, e assim já tem potência que chega e sobra. Depois terá de adquirir o cabo para carregar a 32A, (de preferência que tenha potência adaptável, para carregar a todos as potências até aos 32A), e fica com tudo tratado. Verifique também se lhe oferecem o cabo mennekes com 32A, para carregar nos postos públicos. Existem alguns postos onde já é possível carregar a 32A.
De notar também que já existem alguns postos rápidos espalhados pelo país, que possibilitam carregar 80% em cerca de 30 minutos ou menos.
Pode ver esta informação toda através do site electromaps.com, onde os utilizadores vão dando o feedback dos postos por onde vão passando, e acrescentando novos postos à medida que vão aparecendo. É o caso de hotéis, restaurantes, lojas, centros comerciais e afins.
O pessoal por aqui é todo porreiro, está sempre pronto a ajudar
De notar também que já existem alguns postos rápidos espalhados pelo país, que possibilitam carregar 80% em cerca de 30 minutos ou menos.
Pode ver esta informação toda através do site electromaps.com, onde os utilizadores vão dando o feedback dos postos por onde vão passando, e acrescentando novos postos à medida que vão aparecendo. É o caso de hotéis, restaurantes, lojas, centros comerciais e afins.
O pessoal por aqui é todo porreiro, está sempre pronto a ajudar
