Apresentação
-
- Registado: 02 jan 2019, 02:24
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Apresentação
Boa agradeço desde já por me terem aceite no vosso fórum.
Estou comprador de um leaf, gostaria de saber as vossas opiniões .
Faço 260 km por dia o que no carro a Gasoleo por mais econômico que seja é muito dispendioso.
Então surgiu me a ideia de comprar um Leaf, mas não tenho qualquer conhecimento nesta área .
Pelo que vi existem vários carros com diferentes KW.
Espero aprender mais sobre o leaf por aqui .
Cumprimentos a todos os leafs.
Estou comprador de um leaf, gostaria de saber as vossas opiniões .
Faço 260 km por dia o que no carro a Gasoleo por mais econômico que seja é muito dispendioso.
Então surgiu me a ideia de comprar um Leaf, mas não tenho qualquer conhecimento nesta área .
Pelo que vi existem vários carros com diferentes KW.
Espero aprender mais sobre o leaf por aqui .
Cumprimentos a todos os leafs.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Apresentação
Bem vindo por cá.
Há por aqui muita informação espalhada.
Veja os diários de bordo para tentar compreender o que cada carro permite.
Os seus 260kms diários são diretos ou pode carregar a meio?
Há por aqui muita informação espalhada.
Veja os diários de bordo para tentar compreender o que cada carro permite.
Os seus 260kms diários são diretos ou pode carregar a meio?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Bem vindo!
A questão que o Orlando levantou é fundamental. Se houver carga a meio, um Leaf 30kWh ou um ioniq fazem isso tranquilamente e permitem uma compra mais em conta.
Se não, um Leaf2 40kWh é o mínimo.
Aliás, com tanto km diário até podias considerar um Tesla em segunda mão. Mesmo que o investimento seja maior, com tanto km seguramente que o retorno é garantido.
Deves ter em atenção que, para carregar 260km por noite em casa no período económico (é fundamental bi-horario económico), tens de ter potência contratada suficiente, bem como instalação eléctrica adequada. Diria que 45A monofasico é o mínimo, se fores para um Tesla talvez tenhas de pensar em trifásico.
A questão que o Orlando levantou é fundamental. Se houver carga a meio, um Leaf 30kWh ou um ioniq fazem isso tranquilamente e permitem uma compra mais em conta.
Se não, um Leaf2 40kWh é o mínimo.
Aliás, com tanto km diário até podias considerar um Tesla em segunda mão. Mesmo que o investimento seja maior, com tanto km seguramente que o retorno é garantido.
Deves ter em atenção que, para carregar 260km por noite em casa no período económico (é fundamental bi-horario económico), tens de ter potência contratada suficiente, bem como instalação eléctrica adequada. Diria que 45A monofasico é o mínimo, se fores para um Tesla talvez tenhas de pensar em trifásico.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Boa! Que grande poupança que se pode fazer aí. Isso são mais de 400€ por mês.
Em electricidade, se for 60% carregado à noite em vazio e 40% durante o dia, são 2,80€+3,20€, 6€ por dia ou 132€ por mês (a uma média de 15kWh aos 100km, são 39kWh por dia).
Tudo seria muito simples se pudéssemos contar com uma rede pública funcional. Mas ainda não é suficiente para uma utilização todos os dias.
Apesar das dificuldades que disse o BrunoAlves, é uma questão de forçar e criar condições para isso, porque vale a pena, a poupança é muito grande. A situação mais simples é para alguém que trabalha numa zona industrial, com tomadas à disposição...
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Bem vindo!
Conforme já disseram é muito importante saber o tipo de trajeto e se é possível carregar a meio. 260km por dia é muito, mesmo para um Leaf 40, a não ser que possas aceitar andar a 90-100km/h na AE, o que para fazer 260km se torna penoso diariamente. O ideal seria mesmo poder carregar a meio para poderes fazer 120km/h na AE e andar mais descansado.
Para fazer os 260km sem carregar a meio e sem restrições só mesmo um Tesla (qualquer um) ou um Kauai/Niro de 64kW.h. Como os prazos de entrega destes estão muito alargados, é até possível que a Nissan consiga entregar um Leaf 60kW.h antes.
A questão da carga é importante, 260km são +/- 52kW.h da tomada a 120km/h. Para carregar isso nas 10 horas de vazio (mais barato) é necessário ter pelo menos 25A a ir para o carro, fora o resto do consumo da casa durante esse período.
Conforme já disseram é muito importante saber o tipo de trajeto e se é possível carregar a meio. 260km por dia é muito, mesmo para um Leaf 40, a não ser que possas aceitar andar a 90-100km/h na AE, o que para fazer 260km se torna penoso diariamente. O ideal seria mesmo poder carregar a meio para poderes fazer 120km/h na AE e andar mais descansado.
Para fazer os 260km sem carregar a meio e sem restrições só mesmo um Tesla (qualquer um) ou um Kauai/Niro de 64kW.h. Como os prazos de entrega destes estão muito alargados, é até possível que a Nissan consiga entregar um Leaf 60kW.h antes.
A questão da carga é importante, 260km são +/- 52kW.h da tomada a 120km/h. Para carregar isso nas 10 horas de vazio (mais barato) é necessário ter pelo menos 25A a ir para o carro, fora o resto do consumo da casa durante esse período.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
Olá Orlando muito obrigado pela sua resposta.
Eu faço 130 km para cada lado (Leiria -Lisboa e Lisboa - Leiria)
Não tenho como carregar a meio. Se houvesse algum dispositivo em que eu pudesse instalar no carro que me carregasse enquanto estou no trabalho, algo do género de um painel solar . Aí daria .
Cumprimentos
-
Obrigado.migle Escreveu: ↑03 jan 2019, 23:15Boa! Que grande poupança que se pode fazer aí. Isso são mais de 400€ por mês.
Em electricidade, se for 60% carregado à noite em vazio e 40% durante o dia, são 2,80€+3,20€, 6€ por dia ou 132€ por mês (a uma média de 15kWh aos 100km, são 39kWh por dia).
Tudo seria muito simples se pudéssemos contar com uma rede pública funcional. Mas ainda não é suficiente para uma utilização todos os dias.
Apesar das dificuldades que disse o BrunoAlves, é uma questão de forçar e criar condições para isso, porque vale a pena, a poupança é muito grande. A situação mais simples é para alguém que trabalha numa zona industrial, com tomadas à disposição...
Tenho de me informar melhor sobre este tema pq realmente a poupança seria enorme
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Já fiz isso o ano passado todo, mas parava em Azembuja.Induzido Escreveu: ↑04 jan 2019, 07:34Olá Orlando muito obrigado pela sua resposta.
Eu faço 130 km para cada lado (Leiria -Lisboa e Lisboa - Leiria)
Não tenho como carregar a meio. Se houvesse algum dispositivo em que eu pudesse instalar no carro que me carregasse enquanto estou no trabalho, algo do género de um painel solar . Aí daria .
Cumprimentos
Eu no seu caso parava na AE e faria uma CR.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- migle
Exacto... Leiria-Lisboa por autoestrada, há carregadores rápidos nas A.S. de Leiria, Santarém e Aveiras. Resolve quase sempre.
Porém ter de contar com eles todos os dias... não é tão conveniente. Podem estar em uso, por exemplo, ou um deles avariado.
Estando disposto a comprar novo, o que se justifica perfeitamente para quem gasta isso todos os dias, realmente é o Hyundai Kauai de 64kWh, o Kia Niro, o Nissan Leaf e-Plus e os Tesla. Para qualquer um deles (excepto os modelos mais caros da Tesla) será preciso esperar uns mesinhos, mas vale a pena. O mais barato até que saia o Leaf e-Plus é o Hyundai Kauai por cerca de 43000€ (fora de Portugal é o Kona, se quiser procurar no YouTube...).
Entretanto, a velocidades de auto-estrada nesses carros, já não serão 15kWh/100km, mas uns 20kWh/100km, portanto 52kWh por dia. Carregar tudo isso durante a noite são 8h numa tomada especial de 32A com uma boa instalação eléctrica. Nos Tesla, sendo trifásico, consegue carregar em menos tempo.
Porém ter de contar com eles todos os dias... não é tão conveniente. Podem estar em uso, por exemplo, ou um deles avariado.
Estando disposto a comprar novo, o que se justifica perfeitamente para quem gasta isso todos os dias, realmente é o Hyundai Kauai de 64kWh, o Kia Niro, o Nissan Leaf e-Plus e os Tesla. Para qualquer um deles (excepto os modelos mais caros da Tesla) será preciso esperar uns mesinhos, mas vale a pena. O mais barato até que saia o Leaf e-Plus é o Hyundai Kauai por cerca de 43000€ (fora de Portugal é o Kona, se quiser procurar no YouTube...).
Entretanto, a velocidades de auto-estrada nesses carros, já não serão 15kWh/100km, mas uns 20kWh/100km, portanto 52kWh por dia. Carregar tudo isso durante a noite são 8h numa tomada especial de 32A com uma boa instalação eléctrica. Nos Tesla, sendo trifásico, consegue carregar em menos tempo.
- migle
O único dispositivo que pode carregar alguma coisa de jeito enquanto está no trabalho é uma tomada. Uma tomada normal, uma extensão, uma tomada industrial ainda melhor, etc...