
Apresentação Pedro Pinto - (quase) convertido
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Apresentação Pedro Pinto - (quase) convertido
Bom dia a todos os membros!
Desde já, agradeço a aceitação no fórum e cumprimento todos os utilizadores (e amigos).
Já há bastante tempo que os EV são uma opção na aquisição de um novo veículo familiar (2 adultos e uma criança). Entretanto, deixou de ser uma boa opção para ser uma prioridade, logo que peguei numa folha de cálculo e fiz contas! Além da parte económica, sou um forte apoiante da causa ambiental, que embora não seja livre de impactos, é mais leve do que os combustíveis fósseis.
Fazendo aqui um breve resumo das necessidades fixas, mensais, utilizarei o EV, carregando em casa em bi-horário e, pontualmente em PCR, com a média seguinte:
- 60 Km (30+30), em EN plana sem ser cidade, durante a semana; 2ª a 6ª
- 300Km seguidos (150 para cada lado), em AE (A1, A7 e um pouco de A11) 4 a 6 vezes por mês
Tendo em conta que tenho um carro a gasóleo (extremamente económico e com muito pouca manutenção, Toyota Corolla 1.4D), e um Corsa a gasolina (2015) tenho aqui duas opções:
1) Investimento EV +-10K€ - Optar por um EV para cobrir apenas os 60km diários (+-30Kw bateria) e o Toyota para as viagens dos 300Km (e outras mais longas);
2) Investimento EV +- 20/25K€ - Optar por um EV para cobrir todas estas necessidades, ou seja pelo menos 350 km autonomia.
Nota1: O Toyota nunca será vendido por várias razões.
Nota2: Estou inclinado para o EV de maior autonomia, pois o investimento feito será rentabilizado quantos mais Kms fizer a elétrico...
Desde já, agradeço o contributo que a v/ experiência me possa ajudar.
Desde já, agradeço a aceitação no fórum e cumprimento todos os utilizadores (e amigos).
Já há bastante tempo que os EV são uma opção na aquisição de um novo veículo familiar (2 adultos e uma criança). Entretanto, deixou de ser uma boa opção para ser uma prioridade, logo que peguei numa folha de cálculo e fiz contas! Além da parte económica, sou um forte apoiante da causa ambiental, que embora não seja livre de impactos, é mais leve do que os combustíveis fósseis.
Fazendo aqui um breve resumo das necessidades fixas, mensais, utilizarei o EV, carregando em casa em bi-horário e, pontualmente em PCR, com a média seguinte:
- 60 Km (30+30), em EN plana sem ser cidade, durante a semana; 2ª a 6ª
- 300Km seguidos (150 para cada lado), em AE (A1, A7 e um pouco de A11) 4 a 6 vezes por mês
Tendo em conta que tenho um carro a gasóleo (extremamente económico e com muito pouca manutenção, Toyota Corolla 1.4D), e um Corsa a gasolina (2015) tenho aqui duas opções:
1) Investimento EV +-10K€ - Optar por um EV para cobrir apenas os 60km diários (+-30Kw bateria) e o Toyota para as viagens dos 300Km (e outras mais longas);
2) Investimento EV +- 20/25K€ - Optar por um EV para cobrir todas estas necessidades, ou seja pelo menos 350 km autonomia.
Nota1: O Toyota nunca será vendido por várias razões.
Nota2: Estou inclinado para o EV de maior autonomia, pois o investimento feito será rentabilizado quantos mais Kms fizer a elétrico...
Desde já, agradeço o contributo que a v/ experiência me possa ajudar.
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Re: Apresentação Pedro Pinto - (quase) convertido
Viva e parabéns pela decisão de optar pela mobilidade elétrica.
Atendendo ao descrito e considerando o orçamento, tenta ver se um ioniq 39kwh ou um hyundai 39 kwh conseguem suprir esses 300 kms seguidos. Se após os primeiros 150 kms conseguires carregar no destino um pouco era o ideal.
Caso contrário, optaria por um e-niro de 64kwh no mercado dos usados também, mas aí precisaria "esticar" um pouco o orçamento.
Boas festas!
Atendendo ao descrito e considerando o orçamento, tenta ver se um ioniq 39kwh ou um hyundai 39 kwh conseguem suprir esses 300 kms seguidos. Se após os primeiros 150 kms conseguires carregar no destino um pouco era o ideal.
Caso contrário, optaria por um e-niro de 64kwh no mercado dos usados também, mas aí precisaria "esticar" um pouco o orçamento.
Boas festas!
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

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Re: Apresentação Pedro Pinto - (quase) convertido
Muito obrigado pela apreciação.
Realmente estou com dois modelos na mira que são precisamente o E-Niro 64 e o Kauai 64, pois assim não teria qualquer problema na estirada de 300km.
Ainda assim, no destino tenho um posto no Intermarché de Urguezes (Guimarães) para qualquer necessidade.
https://intermarchedeurgezes.com/carregamento-elétrico.
Realmente estou com dois modelos na mira que são precisamente o E-Niro 64 e o Kauai 64, pois assim não teria qualquer problema na estirada de 300km.
Ainda assim, no destino tenho um posto no Intermarché de Urguezes (Guimarães) para qualquer necessidade.
https://intermarchedeurgezes.com/carregamento-elétrico.
- BrunoAlves
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Re: Apresentação Pedro Pinto - (quase) convertido
Bem-vindo e parabéns pela decisão 
Qualquer um dos cenários é viável. Mas 300+km em AE vai ser difícil de cumprir nesse orçamento. Se houver como carregar, ainda que seja só um bocado, a realidade pode ser outra. Mas querendo fazer directo não te safas.
Ainda por cima essas AE do norte têm cá uns montes... Não vai ser uma experiência agradável fazer isso devagar e a roer as unhas
Como disse o corrisi, um 64kWh é a opção mais segura.

Qualquer um dos cenários é viável. Mas 300+km em AE vai ser difícil de cumprir nesse orçamento. Se houver como carregar, ainda que seja só um bocado, a realidade pode ser outra. Mas querendo fazer directo não te safas.
Ainda por cima essas AE do norte têm cá uns montes... Não vai ser uma experiência agradável fazer isso devagar e a roer as unhas

Como disse o corrisi, um 64kWh é a opção mais segura.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Apresentação Pedro Pinto - (quase) convertido
Boa tarde!BrunoAlves Escreveu: ↑24 dez 2021, 13:53Bem-vindo e parabéns pela decisão
Qualquer um dos cenários é viável. Mas 300+km em AE vai ser difícil de cumprir nesse orçamento. Se houver como carregar, ainda que seja só um bocado, a realidade pode ser outra. Mas querendo fazer directo não te safas.
Ainda por cima essas AE do norte têm cá uns montes... Não vai ser uma experiência agradável fazer isso devagar e a roer as unhas
Como disse o corrisi, um 64kWh é a opção mais segura.
Estou aqui a testar alguns cenários, e verifico que no destino onde tenho de fazer as viagens de 300Km (150+150) tenho PCR 50kW e normal 22kW.

Faz sentido eu avaliar uma viatura de bateria mais pequena, como o Leaf 40, Kauai 39, e assimo retorno do investimento seria mais rápido? Sendo que posso fazer os 150km, carrego 15/20min e já dá para fazer novamente os outros 150km até casa..
Um abraço e obrigado por toda a ajuda!!

Re: Apresentação Pedro Pinto - (quase) convertido
Bem-vindo!
Para esse cenário de 4 a 6 vezes por mês fazer 300km, eu não sei se iria para um Leaf 40, por causa da falta de arrefecimento das baterias. Mesmo assumindo só 1 carga intermédia, no verão é bem possível que o carro comece a limitar a potência do motor depois da carga rápida (já me aconteceu). O Kauai 39 é mais tranquilo nesse aspeto, já que as baterias são refrigeradas. Mas consegue um Kauai 39 por €25k?
O tempo de carregamento para 150km há-de ficar a rondar os 30min em vez dos 20min.
Para esse cenário de 4 a 6 vezes por mês fazer 300km, eu não sei se iria para um Leaf 40, por causa da falta de arrefecimento das baterias. Mesmo assumindo só 1 carga intermédia, no verão é bem possível que o carro comece a limitar a potência do motor depois da carga rápida (já me aconteceu). O Kauai 39 é mais tranquilo nesse aspeto, já que as baterias são refrigeradas. Mas consegue um Kauai 39 por €25k?
O tempo de carregamento para 150km há-de ficar a rondar os 30min em vez dos 20min.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- rnlcarlov
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Re: Apresentação Pedro Pinto - (quase) convertido
Leaf 40 e Kauai 39 não são bem a mesma coisa em termos de autonomia. Um Leaf 40 em AE é mais equivalente a um Ioniq 28. Fazem bem os 150km a 120km/h, embora o Inverno lá para o norte possa significar que seja um pouco mais à justa se houver grandes necessidades de aquecimento.
Um Ioniq e Kauai 39 têm um pouco mais de autonomia, mas a velocidade de carregamento é ligeiramente mais lenta (logo mais cara nos postos públicos). Se por um lado com maior autonomia é necessário carregar até menos % no PCR, por outro estes carros cortam a velocidade de carregamento mais cedo do que o de 28.
O mesmo se aplica à carga do Leaf 40 no Verão, com o famoso rapidgate: Após 150km em AE nos meses mais quentes pode começar logo a reduzir a velocidade de carga na 1ª carga.
Esse PCN de 22kW esqueça, caro demais. Melhor usar o PCR.
Resumindo:
O Ioniq 28 parece-me a melhor opção sub-20k€ para AE e cargas em postos públicos.
O Ioniq/Kauai 39 tem mais folga, mas não dispensa carga no destino e saem um bocadito mais caras que o Ioniq 28.
Kauai 64 é o mais caro de adquirir mas garante independência da rede pública e dos seus preços mais elevados.
Um Ioniq e Kauai 39 têm um pouco mais de autonomia, mas a velocidade de carregamento é ligeiramente mais lenta (logo mais cara nos postos públicos). Se por um lado com maior autonomia é necessário carregar até menos % no PCR, por outro estes carros cortam a velocidade de carregamento mais cedo do que o de 28.
O mesmo se aplica à carga do Leaf 40 no Verão, com o famoso rapidgate: Após 150km em AE nos meses mais quentes pode começar logo a reduzir a velocidade de carga na 1ª carga.
Esse PCN de 22kW esqueça, caro demais. Melhor usar o PCR.
Resumindo:
O Ioniq 28 parece-me a melhor opção sub-20k€ para AE e cargas em postos públicos.
O Ioniq/Kauai 39 tem mais folga, mas não dispensa carga no destino e saem um bocadito mais caras que o Ioniq 28.
Kauai 64 é o mais caro de adquirir mas garante independência da rede pública e dos seus preços mais elevados.
Re: Apresentação Pedro Pinto - (quase) convertido
Lembrei-me de ir ver. Por €25K tem o Zoe 50. Não serve?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- Arad79
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Re: Apresentação Pedro Pinto - (quase) convertido
Atenção que o Kauai/ioniq/e-niro 39 carregam mais devagar em DC que o Leaf 40 e o ioniq 28.
Por 25k começam a aparecer alguns Corsa e 208.
Por 25k começam a aparecer alguns Corsa e 208.
Re: Apresentação Pedro Pinto - (quase) convertido
Já começam a rondar esse valor... encontram-se no mobile.de / autoscout24 na ordem dos €27k