
Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
É igual ao Leaf, exceto a parte de no Leaf ele permitir a descarga até aos 3V/célula nos mk1 e 2,8-2,9V/célula nos mk2.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Alexandre, recomendo a instalação de uma câmara video, com transmissão em directo online.VETL Escreveu:Ai andaste a mostrar e a explicar como tudo funciona, foi?alexmol Escreveu:9-Mai-2015
Primeira experiência, com a cara-metade, de ir jantar fora a Faro e deixar o carro a carregar num Mobi.E![]()
O ponto mais próximo do restaurante estava mortoVá lá que há outro por perto.
A zona do ponto de carregamento estava cheia de "arrumadores" de carros e já estava com medo que o lugar estivesse ocupado. Mas não estava.
Ao estacionar começo a ouvir uma voz a dizer "não, aí não!", era o arrumador que pelos vistos já sabe que o lugar é só para eléctricos.
Quando saímos do carro estava ele a dizer "eu nunca pensei que este carro fosse eléctrico"É o efeito Fluence
![]()
Enquanto explicava o procedimento de passar o cartão e por o carro a carregar à minha cara-metade aproximou-se outro individuo com ar de poucas posses e perguntou "Olha lá, onde é que eu arranjo um cartão desses ?", ao que o arrumador respondeu "mas tu não tens carro eléctrico"... "mas tenho a mota" (devia uma daquelas scooters baratas).
"Expliquei" que se pedia na internet e mandavam para casa ao que ele respondeu "Mas será que ali no Jumbo não têm ?"![]()
Voltei a explicar como se carrega no mobi.e, pusemos a carregar e mostrei que as fichas ficam trancadas, mesmo assim ela estava muito insegura com a cena, com medo que alguém faça estragos, tanto que deu uma moedinha ao arrumador e enquanto esperávamos pela comida foi à rua ver se estava tudo bem.![]()
Como seria de esperar não aconteceu nada de mal.
Demos mais uma volta por Faro para ela saber onde ficam os mobi.e que dão mais jeito e confirmar que os que estavam com problemas da última vez... continuam com problemas.(actualizei estados no electromaps)
Já foste...
Vais ficar sem carro. Aponta ai.
![]()

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Como eu contei num post anterior já o levei aos 3.2V sem desligar totalmente, mas isso foi gastando 1kWh depois de chegar a 0% de SoC, parece que o 0% do Fluence está algo acima do 0% do Leaf daí o gráfico parecer cortado.mjr Escreveu:É igual ao Leaf, exceto a parte de no Leaf ele permitir a descarga até aos 3V/célula nos mk1 e 2,8-2,9V/célula nos mk2.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
E que SOC mostrou ele nessas condições? Negativo??
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Mostrou zero, tanto no ponteiro do painel de instrumentos, como na aplicação web, como na leitura que faço do CAN-BUS.
Durante este período em que ainda saquei 1kWh da bateria após chegar a 0% a única coisa que vi descer no CAN-BUS foi mesmo a tensão do pack, a estimativa de energia restante na bateria chegou aos 0,1kWh nos 0% de SOC e assim ficou.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
11-Mai-2015
Com temperaturas máximas a rondar os 30ºC a partir das 12h se colocar à carga vai arrancar a ventilação e arrefecimento da bateria.
Este arrefecimento e ventilação consome cerca de 600W e se arrancar durante a carga já não pára, apenas o fazendo quando se desliga a ficha.
Hoje chegou aos 100% de carga com a ventilação a funcionar e pude constatar o que acontece.
Quando o SoC chega aos 102% o carro deixa de pedir energia à EVSE e esta desliga o contactor, tal e qual como se não houvesse ventilação. Mas a ventilação continua a funcionar consumindo energia da bateria.
Quando o Soc baixa e chega aos 100% o carro volta a pedir energia à EVSE e carrega novamente até aos 102%, repetindo-se o ciclo.
Presumo que é nesta fase entre os 100 e os 102% de SoC que o BMS fará o balanceamento do pack pois é nesta altura que a potência consumida da rede começa a diminuir.
Com temperaturas máximas a rondar os 30ºC a partir das 12h se colocar à carga vai arrancar a ventilação e arrefecimento da bateria.
Este arrefecimento e ventilação consome cerca de 600W e se arrancar durante a carga já não pára, apenas o fazendo quando se desliga a ficha.
Hoje chegou aos 100% de carga com a ventilação a funcionar e pude constatar o que acontece.
Quando o SoC chega aos 102% o carro deixa de pedir energia à EVSE e esta desliga o contactor, tal e qual como se não houvesse ventilação. Mas a ventilação continua a funcionar consumindo energia da bateria.
Quando o Soc baixa e chega aos 100% o carro volta a pedir energia à EVSE e carrega novamente até aos 102%, repetindo-se o ciclo.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
E a ventilação é com ar frio (AC) ou ar à temperatura ambiente? Não vejo grande vantagem em estar a ventilar ar a 30ºC para o pack.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Essas arcas frigoríficas têm arrefecimento ativo, seja por AC ou por um elemento de Peltier.
Se o Fluence arrefece o ar tem de ter um elemento ativo de transferência de calor, seja por AC ou por Peltier.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
É um elemento de Peltier, é isso que gasta a maior parte dos 600w, suspeito que a ventoinha, pelo caudal de ar, gaste à volta de 200w.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
O problema dos elementos de Peltier é que são muito pouco eficientes. Se são gastos 400W no elemento de Peltier isso significa que a capacidade de arrefecimento não deve ultrapassar os 200W. É o suficiente para impedir que a carga aqueça a bateria, mas não mais.
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