
Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
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Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Bom dia.
Na sequência dos vossos conselhos, efetivamente mandei instalar a um eletricista amigo uma tomada e um disjuntor diferencial a partir de uma puxada de uma tomada já existente (ver imagem em anexo).
Acontece é que se ligo o carregar doméstico a esta tomada instalada com o disjuntor diferencial não consigo carregar o carro, pois fico com uma potência de 1,1 Kw e o carregador/carro não assume o carregamento. Se ligo o carregador à tomada da qual fiz a puxada (já existente na parede), consigo realizar o carregamento a 2,2 Kw/10A e funcionamento perfeitamente. já realizei um carregamento e leva 12 horas a carregar 60% da bateria. Para mim está muito bem.
Só não percebo porque é que ao colocar o carregador na tomada ligada ao disjuntor diferencial, existe uma redução da potência que me inibe de realizar o carregamento.
Alguém é capaz de me dar uma dica para perceber o que se passa e eventualmente resolver a situação?
Antecipadamente grato pela ajuda.
Na sequência dos vossos conselhos, efetivamente mandei instalar a um eletricista amigo uma tomada e um disjuntor diferencial a partir de uma puxada de uma tomada já existente (ver imagem em anexo).
Acontece é que se ligo o carregar doméstico a esta tomada instalada com o disjuntor diferencial não consigo carregar o carro, pois fico com uma potência de 1,1 Kw e o carregador/carro não assume o carregamento. Se ligo o carregador à tomada da qual fiz a puxada (já existente na parede), consigo realizar o carregamento a 2,2 Kw/10A e funcionamento perfeitamente. já realizei um carregamento e leva 12 horas a carregar 60% da bateria. Para mim está muito bem.
Só não percebo porque é que ao colocar o carregador na tomada ligada ao disjuntor diferencial, existe uma redução da potência que me inibe de realizar o carregamento.
Alguém é capaz de me dar uma dica para perceber o que se passa e eventualmente resolver a situação?
Antecipadamente grato pela ajuda.
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Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Essa instalação não deve estar bem feita.
Há muita coisa para verificar:
Se os fios estão bem apertados e não há nenhum partido
Se o disjuntor e a tomada estão bons.
Estes 2 pontos pode verificar com secador de cabelo ou aquecedor com ventilação de 2000W e ver se a ventoinha não desacelera mais que o normal quando liga as resistências de aquecimento.
Se estiver tudo ok com o aquecedor, o problema deve ser na ligação à terra.
Ou não tem fio terra para a tomada nova ou está com mau contacto.
Há muita coisa para verificar:
Se os fios estão bem apertados e não há nenhum partido
Se o disjuntor e a tomada estão bons.
Estes 2 pontos pode verificar com secador de cabelo ou aquecedor com ventilação de 2000W e ver se a ventoinha não desacelera mais que o normal quando liga as resistências de aquecimento.
Se estiver tudo ok com o aquecedor, o problema deve ser na ligação à terra.
Ou não tem fio terra para a tomada nova ou está com mau contacto.
Última edição por RJSC em 02 nov 2021, 23:58, editado 1 vez no total.
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Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Estranho... alguma coisa não correu bem. No meu funciona perfeitamente
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Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Agradeço o contributo do RJSC, pois era mesmo o fio de terra desligado num "ligador". Agora já funciona.
Cumprimentos
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Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Bom dia,
Comprei recentemente um Peugeot 2008, instalei uma tomada que permite 16A, e coloque um disjuntor de 16A, com uma distância ao quadro de cerca de 10m.
Estou a carregar há noite, porque tenho bi-horário, mas só consigo 7.6A a 8A...
O carregador que vem com o carro permite até 3.6KW, daria para chegar aos 16A, alguém sabe porque razão fica pelos 8A ?
Será que preciso de colocar um disjuntor de 20A ? ou é necessário um bipolar ?
Obrigado
Comprei recentemente um Peugeot 2008, instalei uma tomada que permite 16A, e coloque um disjuntor de 16A, com uma distância ao quadro de cerca de 10m.
Estou a carregar há noite, porque tenho bi-horário, mas só consigo 7.6A a 8A...
O carregador que vem com o carro permite até 3.6KW, daria para chegar aos 16A, alguém sabe porque razão fica pelos 8A ?
Será que preciso de colocar um disjuntor de 20A ? ou é necessário um bipolar ?
Obrigado
- BrunoAlves
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Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Esse EVSE tem na ficha a "leitura do iman" que, quando detectado, aumenta a corrente para os 14A (acho que não são 16A nesses carros).
Arranja um iman e experimenta andar "com ele à volta" da ficha, a ver se descobres o ponto onde está o "leitor"
Arranja um iman e experimenta andar "com ele à volta" da ficha, a ver se descobres o ponto onde está o "leitor"

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Tentei com um íman pequeno daqueles de frigorifico não deu, depois tentei com uns mais fortes do meu filho...
Tipo isto:
https://pt.aliexpress.com/item/32834548 ... Redirect=y
E deu FAULT no carregador, retirei e voltei a ligar estava tudo bem, mas não passa dos 8A.
Será que estou fazer alguma coisa mal ? ou um é fraco e o outro é muito forte ?
Tipo isto:
https://pt.aliexpress.com/item/32834548 ... Redirect=y
E deu FAULT no carregador, retirei e voltei a ligar estava tudo bem, mas não passa dos 8A.
Será que estou fazer alguma coisa mal ? ou um é fraco e o outro é muito forte ?
- BrunoAlves
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Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Obrigado, vou ver o que consigo fazer 

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Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Boa noite,
Adquiri recentemente um Zoe 50kw R135 e irei busca-lo no ginal do mês. Até lá pretendo reunir as condições necessárias para a sua utilização, entre as quais preparar a instalação eletrica da casa para o carregamento doméstico.
Li os comentários aqui feitos mas fiquei com algumas dúvidas mesmo assim:
- Devo instalar uma tomada industrial azul de 32A ou uma do Leroymerlin como a que um utilizador aqui pôs? Quais as diferenças?
- Apenas tenho o quadro eletrico principal da casa, é possivel adicionar os disjuntores nesse quadro ou terei de por um segundo quadro?
- Tenho um eletricista que costuma vir ca a casa mas ele nao tem conhecimento de veiculos eletricos. Por isso ou lhe digo exatamente o que tem de fazer, e neste momento nao me sinto exatamente conhecedor ou alguem Tem algum que recomendem na zona de Mafra/Loures?
Obrigado desde já
Adquiri recentemente um Zoe 50kw R135 e irei busca-lo no ginal do mês. Até lá pretendo reunir as condições necessárias para a sua utilização, entre as quais preparar a instalação eletrica da casa para o carregamento doméstico.
Li os comentários aqui feitos mas fiquei com algumas dúvidas mesmo assim:
- Devo instalar uma tomada industrial azul de 32A ou uma do Leroymerlin como a que um utilizador aqui pôs? Quais as diferenças?
- Apenas tenho o quadro eletrico principal da casa, é possivel adicionar os disjuntores nesse quadro ou terei de por um segundo quadro?
- Tenho um eletricista que costuma vir ca a casa mas ele nao tem conhecimento de veiculos eletricos. Por isso ou lhe digo exatamente o que tem de fazer, e neste momento nao me sinto exatamente conhecedor ou alguem Tem algum que recomendem na zona de Mafra/Loures?
Obrigado desde já