
Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia
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Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia
Vou começar a fazer uns vídeos, do ze240 e a transição para o 40. Vou, se conseguir ter tempo :/
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Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia
Relato de uma primeira experiência a sério, com fotos:
http://jbdigit.blogspot.pt/2017/01/zoe- ... nomia.html
Transcrevo o texto aqui, mas copiar links das fotos, é um pincel....
8h30 da manhã, 5º graus Celsius, bateria a 100%, 292km de autonomia no guessometer.
Carro com 5 pessoas, mala cheia e vontade de passear.
Viagem iniciada junto à praia em Aveiro, com destino próximo a Castro Daire, 109km previstos no gps, sempre por Auto-estrada (A25 e A24), sem eco ligado, sem AC ligado, ligando somente a ventoinha de vez em quando, a 23º para desembaciamento do parabrisas, com cruise control fixo nos 96 km/h.
Chegados ao 1º destino, com 98,9km efectuados, restando xx% de bateria e 96km de autonomia no guessometer.
Pois, como é que se gastou tanto? Basta ver o gráfico de altimetria, a diferença de altitude, o facto do carro ir cheio, eco desligado, a temperatura exterior, a media efectuada.... mas tanto? Comecei a panicar pensando no regresso, sofrendo por antecipação, da ansiedade habitual provocada pelo medo da autonomia.
Saídos do 1º destino em direção ao centro histórico de Viseu, paragem no caminho para um piquenique fresquinho, mas debaixo de um sol maravilhoso e...
Chegada Viseu e a a procura de um ponto de carregamento, sendo facil a escolha, pois no electromaps, estavam todos funcionais, mas eram dos lentos (quando refiro dos lentos, sempre em Mennekes)
Ao estacionar, no 2º destino, junto à sé de Viseu, com 137,5km efectuados, restando 25% de bateria e 54km de autonomia no guessometer.
2h10 depois, verifiquei que já tinha 42% de bateria e 93km de autonomia no guessometer, mas tendo cerca de 93km para fazer de regresso, era muito à justa, tendo em conta onde pretendia ir no caminho.
Saímos do centro histórico, em direção ao Palácio do Gelo, para umas compras, aproveitando a informação no electromaps de que havia uma schuko disponível para carregar no parque subterrâneo.
Azar dos azares, não existe, pelo menos para o público, conforme me informaram os diversos seguranças que fui abordando. Ataque de ansiedade, pois tinha hora de chegada prevista e não podia falhar e a autonomia prevista era insuficiente, olhando para o que tinha feito até ali.
Mais uma busca ao electromaps e vejo que existe um ponto de carga acelerada a caminho de casa, com um ligeiro desvio de 1,5 km, no exterior de umas instalações da EDP, em Repeses, mas sinalizada como avariada por não conseguir efectuar leitura do cartão Mobi.e, já com report de umas semanas atrás.
Entretanto recordei que alguém num fórum havia dito que isso podia acontecer naquele ponto, mas que o segurança reiniciava atraves do disjuntor e que ficava tudo bem, decidi arriscar. Talvez isso tivesse sido feito há pouco tempo, ou até estivesse lá e fazia-o no momento.
Mais uma vez, azar dos azares, não funcionava, não havia ninguém no local, da mobi.e não conseguem aceder remotamente para fazer reset, e, aconselham-me o ponto mais próximo, no caminho do meu destino, mais propriamente no Instituto Politécnico de Viseu. Ponto de carga lento e ocupado por um Zoe.
Comecei a pensar e fez-se luz.
Tenho agora 94km para fazer, tenho 42% de bateria, 93km de autonomia previstos no guessometer, mas parte do percurso é agora a descer.
Se fizer um controle no acelerador, mantendo o consumo nas subidas baixo, eco ligado, aproveitando a regeneração ao máximo, pode ser que dê, já que não tinha tempo para ficar mais uma hora ou duas a carregar em Viseu num ponto de carga lento, fiz-me ao caminho.
A meio do percurso, já estava a coisa mais equilibrada.
À medida que ia aproximando do destino final, a autonomia prevista e os kms que faltavam fazer, distanciavam-se, sobrando autonomia.
Muito a medo, com ansiedade e panico de ficar a pé, cheguei ao destino com 22km de autonomia no guessometer, 8% e as medias finais da imagem.
237,2km feitos, 2h10 de carga lenta pelo meio.
Pede-se novo teste, autoestrada, mais plana, mais controlado no pé, modo eco e com mais experiência.
Entretanto ao pé de casa, arrisco testar um posto de carga "acelarada" e durante 1h00 carregou 33%..... tou piurso com esta velecidade de carga.
Aguardem novos episódios.
http://jbdigit.blogspot.pt/2017/01/zoe- ... nomia.html
Transcrevo o texto aqui, mas copiar links das fotos, é um pincel....
8h30 da manhã, 5º graus Celsius, bateria a 100%, 292km de autonomia no guessometer.
Carro com 5 pessoas, mala cheia e vontade de passear.
Viagem iniciada junto à praia em Aveiro, com destino próximo a Castro Daire, 109km previstos no gps, sempre por Auto-estrada (A25 e A24), sem eco ligado, sem AC ligado, ligando somente a ventoinha de vez em quando, a 23º para desembaciamento do parabrisas, com cruise control fixo nos 96 km/h.
Chegados ao 1º destino, com 98,9km efectuados, restando xx% de bateria e 96km de autonomia no guessometer.
Pois, como é que se gastou tanto? Basta ver o gráfico de altimetria, a diferença de altitude, o facto do carro ir cheio, eco desligado, a temperatura exterior, a media efectuada.... mas tanto? Comecei a panicar pensando no regresso, sofrendo por antecipação, da ansiedade habitual provocada pelo medo da autonomia.
Saídos do 1º destino em direção ao centro histórico de Viseu, paragem no caminho para um piquenique fresquinho, mas debaixo de um sol maravilhoso e...
Chegada Viseu e a a procura de um ponto de carregamento, sendo facil a escolha, pois no electromaps, estavam todos funcionais, mas eram dos lentos (quando refiro dos lentos, sempre em Mennekes)
Ao estacionar, no 2º destino, junto à sé de Viseu, com 137,5km efectuados, restando 25% de bateria e 54km de autonomia no guessometer.
2h10 depois, verifiquei que já tinha 42% de bateria e 93km de autonomia no guessometer, mas tendo cerca de 93km para fazer de regresso, era muito à justa, tendo em conta onde pretendia ir no caminho.
Saímos do centro histórico, em direção ao Palácio do Gelo, para umas compras, aproveitando a informação no electromaps de que havia uma schuko disponível para carregar no parque subterrâneo.
Azar dos azares, não existe, pelo menos para o público, conforme me informaram os diversos seguranças que fui abordando. Ataque de ansiedade, pois tinha hora de chegada prevista e não podia falhar e a autonomia prevista era insuficiente, olhando para o que tinha feito até ali.
Mais uma busca ao electromaps e vejo que existe um ponto de carga acelerada a caminho de casa, com um ligeiro desvio de 1,5 km, no exterior de umas instalações da EDP, em Repeses, mas sinalizada como avariada por não conseguir efectuar leitura do cartão Mobi.e, já com report de umas semanas atrás.
Entretanto recordei que alguém num fórum havia dito que isso podia acontecer naquele ponto, mas que o segurança reiniciava atraves do disjuntor e que ficava tudo bem, decidi arriscar. Talvez isso tivesse sido feito há pouco tempo, ou até estivesse lá e fazia-o no momento.
Mais uma vez, azar dos azares, não funcionava, não havia ninguém no local, da mobi.e não conseguem aceder remotamente para fazer reset, e, aconselham-me o ponto mais próximo, no caminho do meu destino, mais propriamente no Instituto Politécnico de Viseu. Ponto de carga lento e ocupado por um Zoe.
Comecei a pensar e fez-se luz.
Tenho agora 94km para fazer, tenho 42% de bateria, 93km de autonomia previstos no guessometer, mas parte do percurso é agora a descer.
Se fizer um controle no acelerador, mantendo o consumo nas subidas baixo, eco ligado, aproveitando a regeneração ao máximo, pode ser que dê, já que não tinha tempo para ficar mais uma hora ou duas a carregar em Viseu num ponto de carga lento, fiz-me ao caminho.
A meio do percurso, já estava a coisa mais equilibrada.
À medida que ia aproximando do destino final, a autonomia prevista e os kms que faltavam fazer, distanciavam-se, sobrando autonomia.
Muito a medo, com ansiedade e panico de ficar a pé, cheguei ao destino com 22km de autonomia no guessometer, 8% e as medias finais da imagem.
237,2km feitos, 2h10 de carga lenta pelo meio.
Pede-se novo teste, autoestrada, mais plana, mais controlado no pé, modo eco e com mais experiência.
Entretanto ao pé de casa, arrisco testar um posto de carga "acelarada" e durante 1h00 carregou 33%..... tou piurso com esta velecidade de carga.
Aguardem novos episódios.
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Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia
Olá.
Belo relato. Obrigado e votos de muitos km elétricos.
Só uma pergunta:
- "tou piurso com esta velecidade de carga", em que sentido?
A carga que fez foi, seguramente, a 32A monofásico (7,2kWh), pelo que com base no que tinha é normal chegar "apenas" aos 33%: [6kWh (estado carga) + 7,2kWh (carga)] / 41kWh (capacidade) = 33%
O melhor posto público será de 32A trifásico (22kWh), e aí será 3 vezes mais rápido.
Mas penso que já saberá isto tudo, por isso pergunto: em que sentido ficou "piurso" com a velocidade?
Belo relato. Obrigado e votos de muitos km elétricos.
Só uma pergunta:
- "tou piurso com esta velecidade de carga", em que sentido?
A carga que fez foi, seguramente, a 32A monofásico (7,2kWh), pelo que com base no que tinha é normal chegar "apenas" aos 33%: [6kWh (estado carga) + 7,2kWh (carga)] / 41kWh (capacidade) = 33%
O melhor posto público será de 32A trifásico (22kWh), e aí será 3 vezes mais rápido.
Mas penso que já saberá isto tudo, por isso pergunto: em que sentido ficou "piurso" com a velocidade?
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Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia
Piurso, pq o posto está identificado com 22 e carregou muito pouco em tanto tempo
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Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia
Mas o posto não funciona?jbdigit Escreveu:Piurso, pq o posto está identificado com 22 e carregou muito pouco em tanto tempo
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia
Tanto funcionou, que carregou
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Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia
Será que o cabo menekes é trifasico? Se calhar conta lá os pinos que tem dentro da tomada.
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Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia
Do que vejo, é monofásico.
Tem dois pinos finos, um mais curto que o outro e um grosso.
Tem dois pinos finos, um mais curto que o outro e um grosso.
- alexmol
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Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia
Com um cabo monofásico o ZOE só vai carregar a 7,4kW.
Para carregar a 22kW é preciso que o posto seja trifásico e ter o cabo trifásico.
[img]https://www.zap-map.com/engine/wp-conte ... a19853.jpg[/img]
Se não tiver os pinos todos não é trifásico.
Para carregar a 22kW é preciso que o posto seja trifásico e ter o cabo trifásico.
[img]https://www.zap-map.com/engine/wp-conte ... a19853.jpg[/img]
Se não tiver os pinos todos não é trifásico.
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Re: Zoe ze40 comprado - relatos de uma experiencia
Amanhã já reclamo com a Renault, obrigado