autonomia zoe

jfr2006
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Re: autonomia zoe

Mensagem por jfr2006 » 10 jun 2015, 18:07

E aquele francês que estava aí o link? O tópico dele parece ter desaparecido :(

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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 10 jun 2015, 20:20

Tens aqui uma comparação directa entre o Q210 e o R240. Percursos iguais e mesma velocidade.

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renault-zoe.forumpro.fr/t6242-alors-ce-nouvel-r240-il-va-loin-en-zoe-ou-pas

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https://www.cloud.sfr.fr/?shareObject=3bb433f1-51f0-eb8f-f3f5-4b63960c625a

Orlando
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Re: autonomia zoe

Mensagem por Orlando » 11 jun 2015, 09:22

rdias Escreveu:importante a reter :

https://www.cloud.sfr.fr/?shareObject=3 ... 8eeb3b61df

R240... esquerda e Q210 na direita..

o R240 é mais economico....

nas mesmas condicoes o R240 faria mais 17 kms... ou seja 163 versus 147 kms... nada mau....
Tudo é relativo :D
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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 12 jun 2015, 00:18

Breve comparação entre o Q210 e o R240 em relação a autonomia e tempo de carregamento.

Imagem

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https://speakev.com/threads/r240-motor.9239/

Já li no fórum francês que o Zoe R240 é mais silencioso que o Q210 a carregar. O Q210 a carregar faz um ruído agudo que incomoda algumas pessoas com ouvidos mais sensíveis.

Até agora já temos a confirmação do R240 estar em circulação em França, Espanha e Noruega.

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http://myrenaultzoe.com/index.php/topic/mini-update-from-norway/

No fórum francês há mais um membro com o R240, o Bandenabos. Parece que a situação do espanhol é normal, o carro sai do stand com autonomia estimada de 130 km. Mas é uma estimativa muito pessimista enquanto o computador de bordo não tem as médias de consumo do condutor. Em situações reais o R240 parece fazer 170 km, que é a autonomia que a Renault estima como real para temperaturas amenas. Gostava de ver as autonomias que o Malm obteria com o R240 :)

Com jeitinho a Renault ainda aumentava mais a autonomia mudando as jantes.

A Tesla afirma que o seu Model S com as "aero wheels" (jantes aerodinâmicas) ganha 5% de autonomia. Aplicando os 5% de aumento aos 240 km NEDC do novo Zoe passávamos a ter 252 km NEDC.

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Os carros eléctricos como usam travagem regenerativa, não precisam de jantes abertas para arrefecimento dos discos. Umas jantes fechadas são as ideais.

No entanto no caso da Tesla, muitas pessoas acharam as jantes feias e como o Model S já tem autonomia considerável, elas foram consideradas desnecessárias e foram descontinuadas.

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http://my.teslamotors.com/forum/forums/aero-wheels-no-longer-option

Solução "caseira"

Imagem

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http://www.teslamotorsclub.com/showthread.php/6455-Aero-wheels

Ter o carro mais baixo também ajuda a reduzir a turbulência, o Zoe Q210 com jantes de 15 polegadas está homologado com autonomia de 210 km em NEDC, mas com jantes de 17 passa para os 195 km.

Orlando
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Re: autonomia zoe

Mensagem por Orlando » 12 jun 2015, 08:56

E para Leaf...há jantes dessas???
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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 12 jun 2015, 11:17

Quem tem um Leaf Visia facilmente põe uns tampões para as rodas deste género. Nos EUA são muito usados em carros híbridos e em clássicos.


Chevrolet Volt com os chamados "moon wheel covers"

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https://www.google.pt/search?q=moon+wheel+covers&client=ubuntu&hs=VNN&channel=fs&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMIhY-Xie2JxgIVxcAUCh3uTQBO&biw=1280&bih=678#imgrc=_
Aquele Tesla com a solução "caseira" usou uns tabuleiros de pizza :lol:. Se procurarem no google images por wheel pizza pan covers encontram vários exemplos.


Para quem já tem jantes de liga leve, é mais difícil do que pôr uns tampões, mas é possível. Aqui fica um exemplo:

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http://ecomodder.com/forum/showthread.php/alloy-wheels-pizza-pan-wheel-covers-26710.html

A Nissan apresentou o Nissan Leaf Aero Concept em Tóquio em 2011.


Imagem

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http://www.autoguide.com/auto-news/2011/01/2011-tokyo-auto-salon-nissan-leaf-aero-concept-the-future-of-low-drag-driving.html

No entanto há que ter atenção para as rodas não ficarem completamente fechadas, para haver escoamento da água, senão acabam por enferrujar mais facilmente. Quatro pequenos furos nas pontas resolvem isto. A solução oficial da Tesla, onde apenas o centro da jante é fechado é um bom compromisso entre aerodinâmica, arrefecimento e escoamento de água.


rdias o R240 está limitado a 22 KW, mesmo que a fonte forneça 43 KW. O R240 também tem uma bateria com 23,3 KWh úteis em vez dos 22 KWh do Q210.

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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 12 jun 2015, 13:58

Fica aqui mais um link interessante sobre jantes aerodinâmicas...

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ecomodder.com/wiki/index.php/Smooth_wheel_covers

Quanto maior for a velocidade, maior é a vantagem de trocar de jantes. Só a baixas velocidades (menos de 48 km/h) é que a resistência ao rolamento tem mais importância que a resistência ao vento para a eficiência do carro.
Once you get to about 30 mph (48 km/h) a car uses more energy to overcome wind resistance than it does fighting rolling resistance. So you want your car to be as aerodynamic as possible for highway driving.
Read more at http://shrinkthatfootprint.com/fuel-gas ... jLAXyeG.99

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http://shrinkthatfootprint.com/fuel-gas-mileage-tips

Nos híbridos há muita gente a tapar a roda traseira. O Volkswagen XL1 já vem assim de origem.

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Velhinho Honda Insight Hybrid (modelo de 2000-2006)

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Re: autonomia zoe

Mensagem por jfr2006 » 14 jun 2015, 10:07


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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 14 jun 2015, 13:08

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* P.V.P. para ZOE R240 Life, válido até 31/08/2015, em Portugal Continental, mediante entrega de veículo térmico para abate com 10 ou mais anos e na posse do proprietário há mais de 6 meses (incentivo do Estado aos veículos elétricos), na rede aderente. Preço sem despesas administrativas e de transporte. Não inclui bateria de tração, objecto de aluguer com mensalidade a partir de 79€. Imagem não contratual.** Autonomia de 240 Km, segundo norma NEDC.
O preço não é mau, mas podia ser melhor visto que na Alemanha sem incentivos custa 16.500€. Agora resta saber que concessionários possibilitam a compra com bateria incluída. A bateria deve ficar em uns 5.000€.


Em relação à autonomia do R240, há um tópico interessante a seguir num fórum norueguês.

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https://translate.google.com/translate?sl=auto&tl=en&js=y&prev=_t&hl=pt-PT&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Felbilforum.no%2Fforum%2Findex.php%3Ftopic%3D21378.0&edit-text=
O membro hsa77 diz isto.
Consumption 110: 21.2kwh / 100km :o
Consumption 80: 14.7kwh / 100km :)
Não sei que jantes tem o R240 dele.

Mas é óbvio que o Zoe continua muito gastador acima dos 96 km/h a que está limitado em modo ECO.

Em relação ao tamanho das jantes.
* Autonomie d’homologation de 240 km avec moteur R240, norme NEDC (115 km en réel en saison froide, 170 km en saison tempérée).
Autonomie homologuée en cycle NEDC à 240 km avec moteur R240 avec des jantes 16"
Autonomie homologu ée en cycle NEDC à 225 km avec jantes 17"

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http://www.renault.fr/e-brochure/ZOEB10/pdf/fullPDF.pdf
A velocidades elevadas a diferença é ainda maior. Mesmo no ciclo NEDC, que é feito a baixa velocidade média a perda de autonomia é assinalável.


Tenho a informação que o Q210 começa a ficar esgotado, depois da Alemanha é no Reino Unido que já só se pode encomendar o R240.

No fórum goingelectric.de li que o stand Vorndran já começou a entregar os primeiros R240 na Alemanha.

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http://jr11851.x.modix.de/go.to/modix/3,2,kjbdrg2v/fahrzeuge.html?search_vehicles=senden&request_uid=yes&manufacturer=49&model=1703&bauart=&price_to=&fart=&version=285&request_uid=yes

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Re: autonomia zoe

Mensagem por RJSC » 14 jun 2015, 14:30

É muito estúpido o R240 não vir com uma tomada CCS.
Continuaria a fazer carregamentos a 22kW em AC pela parte Mennkes e podeira fazer em 30 minutos em DC pelos 2 pinos extra da CCS.
Era só meter um contactor para ligar a bateria ao carregador externo e uma pequena placa de comunicação, que não é volumosa nem cara.

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