

autonomia zoe
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: autonomia zoe
E aquele francês que estava aí o link? O tópico dele parece ter desaparecido 

Re: autonomia zoe
Tens aqui uma comparação directa entre o Q210 e o R240. Percursos iguais e mesma velocidade.
Código: Selecionar todos
renault-zoe.forumpro.fr/t6242-alors-ce-nouvel-r240-il-va-loin-en-zoe-ou-pas
Código: Selecionar todos
https://www.cloud.sfr.fr/?shareObject=3bb433f1-51f0-eb8f-f3f5-4b63960c625a
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: autonomia zoe
Tudo é relativordias Escreveu:importante a reter :
https://www.cloud.sfr.fr/?shareObject=3 ... 8eeb3b61df
R240... esquerda e Q210 na direita..
o R240 é mais economico....
nas mesmas condicoes o R240 faria mais 17 kms... ou seja 163 versus 147 kms... nada mau....

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: autonomia zoe
Breve comparação entre o Q210 e o R240 em relação a autonomia e tempo de carregamento.

Já li no fórum francês que o Zoe R240 é mais silencioso que o Q210 a carregar. O Q210 a carregar faz um ruído agudo que incomoda algumas pessoas com ouvidos mais sensíveis.
Até agora já temos a confirmação do R240 estar em circulação em França, Espanha e Noruega.
No fórum francês há mais um membro com o R240, o Bandenabos. Parece que a situação do espanhol é normal, o carro sai do stand com autonomia estimada de 130 km. Mas é uma estimativa muito pessimista enquanto o computador de bordo não tem as médias de consumo do condutor. Em situações reais o R240 parece fazer 170 km, que é a autonomia que a Renault estima como real para temperaturas amenas. Gostava de ver as autonomias que o Malm obteria com o R240
Com jeitinho a Renault ainda aumentava mais a autonomia mudando as jantes.
A Tesla afirma que o seu Model S com as "aero wheels" (jantes aerodinâmicas) ganha 5% de autonomia. Aplicando os 5% de aumento aos 240 km NEDC do novo Zoe passávamos a ter 252 km NEDC.

Os carros eléctricos como usam travagem regenerativa, não precisam de jantes abertas para arrefecimento dos discos. Umas jantes fechadas são as ideais.
No entanto no caso da Tesla, muitas pessoas acharam as jantes feias e como o Model S já tem autonomia considerável, elas foram consideradas desnecessárias e foram descontinuadas.
Solução "caseira"

Ter o carro mais baixo também ajuda a reduzir a turbulência, o Zoe Q210 com jantes de 15 polegadas está homologado com autonomia de 210 km em NEDC, mas com jantes de 17 passa para os 195 km.
Código: Selecionar todos
https://speakev.com/threads/r240-motor.9239/
Já li no fórum francês que o Zoe R240 é mais silencioso que o Q210 a carregar. O Q210 a carregar faz um ruído agudo que incomoda algumas pessoas com ouvidos mais sensíveis.
Até agora já temos a confirmação do R240 estar em circulação em França, Espanha e Noruega.
Código: Selecionar todos
http://myrenaultzoe.com/index.php/topic/mini-update-from-norway/
No fórum francês há mais um membro com o R240, o Bandenabos. Parece que a situação do espanhol é normal, o carro sai do stand com autonomia estimada de 130 km. Mas é uma estimativa muito pessimista enquanto o computador de bordo não tem as médias de consumo do condutor. Em situações reais o R240 parece fazer 170 km, que é a autonomia que a Renault estima como real para temperaturas amenas. Gostava de ver as autonomias que o Malm obteria com o R240

Com jeitinho a Renault ainda aumentava mais a autonomia mudando as jantes.
A Tesla afirma que o seu Model S com as "aero wheels" (jantes aerodinâmicas) ganha 5% de autonomia. Aplicando os 5% de aumento aos 240 km NEDC do novo Zoe passávamos a ter 252 km NEDC.
Os carros eléctricos como usam travagem regenerativa, não precisam de jantes abertas para arrefecimento dos discos. Umas jantes fechadas são as ideais.
No entanto no caso da Tesla, muitas pessoas acharam as jantes feias e como o Model S já tem autonomia considerável, elas foram consideradas desnecessárias e foram descontinuadas.
Código: Selecionar todos
http://my.teslamotors.com/forum/forums/aero-wheels-no-longer-option
Solução "caseira"
Código: Selecionar todos
http://www.teslamotorsclub.com/showthread.php/6455-Aero-wheels
Ter o carro mais baixo também ajuda a reduzir a turbulência, o Zoe Q210 com jantes de 15 polegadas está homologado com autonomia de 210 km em NEDC, mas com jantes de 17 passa para os 195 km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: autonomia zoe
E para Leaf...há jantes dessas???
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: autonomia zoe
Quem tem um Leaf Visia facilmente põe uns tampões para as rodas deste género. Nos EUA são muito usados em carros híbridos e em clássicos.
Chevrolet Volt com os chamados "moon wheel covers"

Aquele Tesla com a solução "caseira" usou uns tabuleiros de pizza
. Se procurarem no google images por wheel pizza pan covers encontram vários exemplos.
Para quem já tem jantes de liga leve, é mais difícil do que pôr uns tampões, mas é possível. Aqui fica um exemplo:
A Nissan apresentou o Nissan Leaf Aero Concept em Tóquio em 2011.

No entanto há que ter atenção para as rodas não ficarem completamente fechadas, para haver escoamento da água, senão acabam por enferrujar mais facilmente. Quatro pequenos furos nas pontas resolvem isto. A solução oficial da Tesla, onde apenas o centro da jante é fechado é um bom compromisso entre aerodinâmica, arrefecimento e escoamento de água.
rdias o R240 está limitado a 22 KW, mesmo que a fonte forneça 43 KW. O R240 também tem uma bateria com 23,3 KWh úteis em vez dos 22 KWh do Q210.
Chevrolet Volt com os chamados "moon wheel covers"

Código: Selecionar todos
https://www.google.pt/search?q=moon+wheel+covers&client=ubuntu&hs=VNN&channel=fs&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMIhY-Xie2JxgIVxcAUCh3uTQBO&biw=1280&bih=678#imgrc=_

Para quem já tem jantes de liga leve, é mais difícil do que pôr uns tampões, mas é possível. Aqui fica um exemplo:
Código: Selecionar todos
http://ecomodder.com/forum/showthread.php/alloy-wheels-pizza-pan-wheel-covers-26710.html
A Nissan apresentou o Nissan Leaf Aero Concept em Tóquio em 2011.
Código: Selecionar todos
http://www.autoguide.com/auto-news/2011/01/2011-tokyo-auto-salon-nissan-leaf-aero-concept-the-future-of-low-drag-driving.html
No entanto há que ter atenção para as rodas não ficarem completamente fechadas, para haver escoamento da água, senão acabam por enferrujar mais facilmente. Quatro pequenos furos nas pontas resolvem isto. A solução oficial da Tesla, onde apenas o centro da jante é fechado é um bom compromisso entre aerodinâmica, arrefecimento e escoamento de água.
rdias o R240 está limitado a 22 KW, mesmo que a fonte forneça 43 KW. O R240 também tem uma bateria com 23,3 KWh úteis em vez dos 22 KWh do Q210.
Re: autonomia zoe
Fica aqui mais um link interessante sobre jantes aerodinâmicas...
Quanto maior for a velocidade, maior é a vantagem de trocar de jantes. Só a baixas velocidades (menos de 48 km/h) é que a resistência ao rolamento tem mais importância que a resistência ao vento para a eficiência do carro.
Nos híbridos há muita gente a tapar a roda traseira. O Volkswagen XL1 já vem assim de origem.

Velhinho Honda Insight Hybrid (modelo de 2000-2006)

Código: Selecionar todos
ecomodder.com/wiki/index.php/Smooth_wheel_covers
Quanto maior for a velocidade, maior é a vantagem de trocar de jantes. Só a baixas velocidades (menos de 48 km/h) é que a resistência ao rolamento tem mais importância que a resistência ao vento para a eficiência do carro.
Once you get to about 30 mph (48 km/h) a car uses more energy to overcome wind resistance than it does fighting rolling resistance. So you want your car to be as aerodynamic as possible for highway driving.
Read more at http://shrinkthatfootprint.com/fuel-gas ... jLAXyeG.99
Código: Selecionar todos
http://shrinkthatfootprint.com/fuel-gas-mileage-tips
Nos híbridos há muita gente a tapar a roda traseira. O Volkswagen XL1 já vem assim de origem.

Velhinho Honda Insight Hybrid (modelo de 2000-2006)

Re: autonomia zoe



O preço não é mau, mas podia ser melhor visto que na Alemanha sem incentivos custa 16.500€. Agora resta saber que concessionários possibilitam a compra com bateria incluída. A bateria deve ficar em uns 5.000€.* P.V.P. para ZOE R240 Life, válido até 31/08/2015, em Portugal Continental, mediante entrega de veículo térmico para abate com 10 ou mais anos e na posse do proprietário há mais de 6 meses (incentivo do Estado aos veículos elétricos), na rede aderente. Preço sem despesas administrativas e de transporte. Não inclui bateria de tração, objecto de aluguer com mensalidade a partir de 79€. Imagem não contratual.** Autonomia de 240 Km, segundo norma NEDC.
Em relação à autonomia do R240, há um tópico interessante a seguir num fórum norueguês.
Código: Selecionar todos
https://translate.google.com/translate?sl=auto&tl=en&js=y&prev=_t&hl=pt-PT&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Felbilforum.no%2Fforum%2Findex.php%3Ftopic%3D21378.0&edit-text=
Não sei que jantes tem o R240 dele.Consumption 110: 21.2kwh / 100km
Consumption 80: 14.7kwh / 100km
Mas é óbvio que o Zoe continua muito gastador acima dos 96 km/h a que está limitado em modo ECO.
Em relação ao tamanho das jantes.
* Autonomie d’homologation de 240 km avec moteur R240, norme NEDC (115 km en réel en saison froide, 170 km en saison tempérée).
Autonomie homologuée en cycle NEDC à 240 km avec moteur R240 avec des jantes 16"
Autonomie homologu ée en cycle NEDC à 225 km avec jantes 17"
Código: Selecionar todos
http://www.renault.fr/e-brochure/ZOEB10/pdf/fullPDF.pdf
Tenho a informação que o Q210 começa a ficar esgotado, depois da Alemanha é no Reino Unido que já só se pode encomendar o R240.
No fórum goingelectric.de li que o stand Vorndran já começou a entregar os primeiros R240 na Alemanha.
Código: Selecionar todos
http://jr11851.x.modix.de/go.to/modix/3,2,kjbdrg2v/fahrzeuge.html?search_vehicles=senden&request_uid=yes&manufacturer=49&model=1703&bauart=&price_to=&fart=&version=285&request_uid=yes
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3494
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: autonomia zoe
É muito estúpido o R240 não vir com uma tomada CCS.
Continuaria a fazer carregamentos a 22kW em AC pela parte Mennkes e podeira fazer em 30 minutos em DC pelos 2 pinos extra da CCS.
Era só meter um contactor para ligar a bateria ao carregador externo e uma pequena placa de comunicação, que não é volumosa nem cara.
Continuaria a fazer carregamentos a 22kW em AC pela parte Mennkes e podeira fazer em 30 minutos em DC pelos 2 pinos extra da CCS.
Era só meter um contactor para ligar a bateria ao carregador externo e uma pequena placa de comunicação, que não é volumosa nem cara.