

SOH Bateria Renault Zoe
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: SOH Bateria Renault Zoe
Isso quer dizer que o cuidado que se dá ao carro é mais importante que a refrigeração do pack?
São palavras tuas.

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: SOH Bateria Renault Zoe
Quem?rdias Escreveu:Há quem prefira andar a 65 kmh na AE para evitar cargas rápidas
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: SOH Bateria Renault Zoe
rdias, não basta dizer isso. Eu perguntei quem é que anda devagar na AE para poupar a bateria do calor porque não estou a ver alguém que faça isso. Há muitos que andam devagar em AE para chegar ao destino, e isso é completamente diferente de andar a 65km/h para poupar a degradação da bateria. Achas mesmo que há alguém que ande a 65km/h nas AE para evitar a degradação? Se sim, tens de dar um exemplo, porque eu não estou a ver ninguém que o faça. É que para mim não isso não faz sentido.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 449
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
- Localização: Vagos
Re: SOH Bateria Renault Zoe
Andar a 65km/h na autoestrada , só se for com o objectivo de baixar o consumo para chegar ao destino mais depressa sem parar para carregar.
Andar a 65 ou a 90 aquece praticamente o mesmo.
Eu moro no litoral norte e não tive qualquer cuidado com a temperatura das baterias.
Andar a 65 ou a 90 aquece praticamente o mesmo.
Eu moro no litoral norte e não tive qualquer cuidado com a temperatura das baterias.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: SOH Bateria Renault Zoe
Num Leaf não faz sentido mas o mesmo não se aplica a todos os VE. Tens pex aos trigémeos onde isso é relevante, que o diga o malm.mjr Escreveu:rdias, não basta dizer isso. Eu perguntei quem é que anda devagar na AE para poupar a bateria do calor porque não estou a ver alguém que faça isso. Há muitos que andam devagar em AE para chegar ao destino, e isso é completamente diferente de andar a 65km/h para poupar a degradação da bateria. Achas mesmo que há alguém que ande a 65km/h nas AE para evitar a degradação? Se sim, tens de dar um exemplo, porque eu não estou a ver ninguém que o faça. É que para mim não isso não faz sentido.
Um carro de 16kWh, mesmo tendo um motor apenas 47kW, a 120 na AE vê-se a temperatura do pack a subir, e bem rapidamente.
Outros cuidados acima citados, como o procurar as sombras para estacionar, etc, há muita gente a fazer.
Até há quem não deixe o carro regenerar para não aquecer o pack, uns fazem-no por opção, outros por opção da Nissan com o célebre upgrade de sw.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: SOH Bateria Renault Zoe
Eu não falei em 120km/hFullElectric Escreveu:Num Leaf não faz sentido mas o mesmo não se aplica a todos os VE. Tens pex aos trigémeos onde isso é relevante, que o diga o malm.
Um carro de 16kWh, mesmo tendo um motor apenas 47kW, a 120 na AE vê-se a temperatura do pack a subir, e bem rapidamente.
Outros cuidados acima citados, como o procurar as sombras para estacionar, etc, há muita gente a fazer.
Até há quem não deixe o carro regenerar para não aquecer o pack, uns fazem-no por opção, outros por opção da Nissan com o célebre upgrade de sw.

65km/h é demasiado baixo e não acredito que ninguém vá a essa velocidade para manter a bateria mais fria. A 90km/h, por exemplo, já me parece mais plausível que alguém o faça.
Por isso mantenho a questão ao rdias, se acha mesmo que alguém anda a 65km/h em AE para manter a bateria fria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: SOH Bateria Renault Zoe
Eu lembro-me disso de evitar cargas rápidas, isso foi um episódio particular e não uma generalização. Quem dera a muitos ter PCR's para poder fazer viagens maiores mais regularmente. Às vezes parece que só escreves isso para espicaçar.
Eu gostava de me preocupar mais com o meu Leaf, mas as condições que tenho são as que são e ainda ontem o carro ficou a manhã toda num mobi-e a carregar a 16A e a torrar ao sol. Quando cheguei à hora de almoço entrei no carro e estava um bafo de ar quente no habitáculo, liguei o leaf spy e estavam uns arrepiantes 11º na bateria. Espera o carro é branco, deve ser disso... mas por outro lado o habitaculo é que devia estar mais frio por causa disso. Que confusão, enfim... é um sofrimento.... lol
Eu gostava de me preocupar mais com o meu Leaf, mas as condições que tenho são as que são e ainda ontem o carro ficou a manhã toda num mobi-e a carregar a 16A e a torrar ao sol. Quando cheguei à hora de almoço entrei no carro e estava um bafo de ar quente no habitáculo, liguei o leaf spy e estavam uns arrepiantes 11º na bateria. Espera o carro é branco, deve ser disso... mas por outro lado o habitaculo é que devia estar mais frio por causa disso. Que confusão, enfim... é um sofrimento.... lol
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: SOH Bateria Renault Zoe
A temperatura ambiente é muito mais importante na temperatura do pack do que a insolação e ainda menos a cor do carro.
E insisto no que disse, duvido que haja alguém que ande a menos de 90km/h em AE (quanto mais a 65km/h!) para manter o pack fresco. Não faz sentido.
E insisto no que disse, duvido que haja alguém que ande a menos de 90km/h em AE (quanto mais a 65km/h!) para manter o pack fresco. Não faz sentido.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: SOH Bateria Renault Zoe
Eu dou 10€ ao Rdias por cada pessoa que venha aqui confirmar que anda a menos de 70km/h na AE para evitar degradação!
Mas entretanto gostava de voltar ao tópico pois a Renault usa a terminologia "X % da capacidade inicial" tanto no aluguer de bateria como na garantia a quem comprou bateria em propriedade.
75% de SOH não são 75% da capacidade inicial, que se mede em Ah
Vão haver braços de ferro entre os clientes e a Renault sobre isto.

Mas entretanto gostava de voltar ao tópico pois a Renault usa a terminologia "X % da capacidade inicial" tanto no aluguer de bateria como na garantia a quem comprou bateria em propriedade.
75% de SOH não são 75% da capacidade inicial, que se mede em Ah
Vão haver braços de ferro entre os clientes e a Renault sobre isto.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: SOH Bateria Renault Zoe
Se conseguisse provar que a capacidade útil só baixou os tais 25% talvez conseguisse ganhar em tribunal. Na verdade é essa a capacidade que se subentende existir e não a capacidade bruta. Há dados de descarga de uma bateria com um SOH de 110% que mostrem que ficam 10% de capacidade por usar?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt