Continuando o tópico da autonomia do Zoe, tenho aqui uns dados interessantes em relação a densidades energéticas.
É a primeira vez que encontro a densidade energética das baterias LG Chem usadas no Volt e no caso que nos interessa, no Zoe.

As células de lítio mais recentes da LG têm uma densidade energética de 173wh/kg. São estas as usadas no novo Volt gen2 e no Zoe R240.
Código: Selecionar todos
http://insideevs.com/2016-chevrolet-volt-technical-battery-slides-video/

Código: Selecionar todos
http://insideevs.com/samsung-sdi-from-130-whkg-to-250-whkg-by-2019-and-300-whkg-in-%E2%89%882020/
Código: Selecionar todos
http://www.greencarcongress.com/2008/05/the-battery-pac.html
Código: Selecionar todos
http://www.eco-aesc-lb.com/en/product/liion_ev/
Código: Selecionar todos
http://www.kia.com/om/experience/news/advanced-battery-pack-for-kia-soul-ev.html
Resumindo:
Renault Zoe: 173wh/kg - 240km NEDC
BMW i3: 130wh/kg - 190km NEDC
Mitsubishi Miev: 109wh/kg - 160km NEDC
Nissan Leaf: 157wh/kg - 200km NEDC
Kia Soul EV: 200wh/kg - 212km NEDC

As células usadas no Kia Soul EV são as que têm maior densidade energética. Fazemos agora um exercício para ver o aumento de autonomia dos vários carros eléctricos se passassem a usar estas células.
Renault Zoe: 200/173x240=277km NEDC
BMW i3: 200/130x190=292km NEDC
Mitsubishi Miev: 200/109x160=294km NEDC
Nissan Leaf: 200/157x200=255km NEDC
O Mitsubishi Miev por usar células com menor densidade energética seria o que mais autonomia ganhava com o uso de células SK Innovation.
Este foi apenas um exercício para verem o que é possível fazer já hoje, com baterias que já se encontram no mercado e não fechadas num laboratório.
--
Fica uma menção honrosa para a Xalt Energy (ex. famosa Dow Kokam) que demonstra a qualidade das baterias NMC com uma vida estimada de 8.000 ciclos a 80%.
Código: Selecionar todos
http://www.xaltenergy.com/images/pdfs/datasheets/XE_Data_53HE.pdf