Mensagem
por RJSC » 06 jul 2012, 16:46
Pois... Eu acho o carro bem concebido para o segmento a que se destina, apesar de ainda não ter testado ao vivo para ver a qualidade dos materiais.
Tenho até já um Test-Drive prometido assim que o concessionário aqui de Aveiro tiver um ZOE, resultado da minha tentativa de os convencer a deixar o cliente escolher se quer alugar ou comprar a bateria em vez de obrigar a alugar.
O maldito aluguer obrigatório é que nos impede grandes poupanças. Por exemplo: nos meses em que se vai trabalhar, fazem-se muitos quilómetros e depois num período de férias em que o carro pouco anda, num CI não se paga combustível nenhum, mas com o aluguer, tem que se pagar 80€ na mesma...
A autonomia é jeitosa para a tecnologia atual mas melhor é o carregador AC trifásico. É EXCELENTE e é o que me deixa mais preso ao ZOE...
Há milhares de tomadas trifásicas espalhadas por aí para fazer cargas aceleradas, e a Mobi.e diz que vai começar a ligar as 3 fases nos conetores Mennekes dos postos normais em breve, segundo uma resposta a um mail que tinha enviado perguntando para quando estaria planeada a colocação de uma ficha Mennkes nos Postos de Carga Rápida, já que até agora só têm Chademo.
Com as 3 fazes ligadas nos postos normais (a 16A cada) o ZOE pode carregar completamente a bateria em 2H num posto normal vs as 8 horas do Leaf e restante concorrência. Isso viabiliza por exemplo viagens a muitas cidades que não têm PCR, já que 2 horas é um tempo razoável para se gastar a tratar dos assuntos ou a fazer alguns passeios, e numa hora recupera-se logo 50% da carga que pode perfeitamente chegar. Resta agora esperar que a mobi.e coloque disjuntores com rearme automático nos postos, senão ficamos mesmo a pé!
Em centros Comerciais como o Glicíneas em Aveiro que oferecem cargas aos VE's, nos locais têm fichas CEE monofásicas e trifásicas. Um ZOE pode então usar a trifásica e estar pronto em 2 horas em vez de 8