
Primeira aventura com VE
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Primeira aventura com VE
Para 70kms, um Leaf de 24kwh serve perfeitamente e estão abaixo dos 20.000euros.
Acima, tens os Leaf de 30kwh...e esse dá para mesmo tudo...e custa menos 10.000euros do que o de 40kwh.
Acima, tens os Leaf de 30kwh...e esse dá para mesmo tudo...e custa menos 10.000euros do que o de 40kwh.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Primeira aventura com VE
Bem vindo!
Para os quilómetros que faz, um Leaf de 24kWh dá perfeitamente e compensa muitíssimo.
O que poupa com um Leaf 40, ou 30, poupa com um de 24 e custam muito menos.
Os Leaf são carros com elevadíssimo grau de fiabilidade, nunca houve outro assim, por isso o risco de importar é mínimo uma vez que não há avarias camufladas...
Pode recorrer aos importadores de serviço (Jasmim e Orlando) vai ficar bem servido de certeza. Para alem de vendedores são pessoas que sabem do que falam em termos de VE.
Face à sua situação tem 3 cenários:
1- Leaf de 24, é o mais barato, dá para fazer uns 100km por carga, para passeios requer mais planificação e paragens para carregar
2- Leaf de 30, um bocado mais caro, dá para fazer mais de 150km.
3- Leaf de 40 (o modelo novo), é a opção mais cara, penso que fará mais sentido se quiser acabar com fumarentos em casa.
Em qualquer um dos 3 cenários a sua poupança vai ser enorme face a um fumarento, claro que a poupança será maior se optar pelo mais barato.
Nos primeiros 6 meses de utilização fiz 11000km e gastei 200 e tal euros em eletricidade, faça as contas a quanto tem de gastar para fazer 11000km nos seus fumarentos...
Não se preocupe em comprar usado pois independentemente da idade do Leaf é pouco provável que venha a ter avarias.
Para os quilómetros que faz, um Leaf de 24kWh dá perfeitamente e compensa muitíssimo.
O que poupa com um Leaf 40, ou 30, poupa com um de 24 e custam muito menos.
Os Leaf são carros com elevadíssimo grau de fiabilidade, nunca houve outro assim, por isso o risco de importar é mínimo uma vez que não há avarias camufladas...
Pode recorrer aos importadores de serviço (Jasmim e Orlando) vai ficar bem servido de certeza. Para alem de vendedores são pessoas que sabem do que falam em termos de VE.
Face à sua situação tem 3 cenários:
1- Leaf de 24, é o mais barato, dá para fazer uns 100km por carga, para passeios requer mais planificação e paragens para carregar
2- Leaf de 30, um bocado mais caro, dá para fazer mais de 150km.
3- Leaf de 40 (o modelo novo), é a opção mais cara, penso que fará mais sentido se quiser acabar com fumarentos em casa.
Em qualquer um dos 3 cenários a sua poupança vai ser enorme face a um fumarento, claro que a poupança será maior se optar pelo mais barato.
Nos primeiros 6 meses de utilização fiz 11000km e gastei 200 e tal euros em eletricidade, faça as contas a quanto tem de gastar para fazer 11000km nos seus fumarentos...
Não se preocupe em comprar usado pois independentemente da idade do Leaf é pouco provável que venha a ter avarias.
-
- Mensagens: 230
- Registado: 31 out 2017, 16:38
- Data de fabrico: 01 out 2016
- Capacidade bateria: 12 barras
Re: Primeira aventura com VE
My 2 cents 
Estava em situação parecida, com um skoda antigo a servir para os percursos de cidade e um Citroen Picasso de 7 lugares para as viagens.
No meu caso decidi trocar o skoda pelo Leaf 30, a perspectiva de ter apenas 100/120 kms no inicio de uma viagem preocupava-me, especialmente tendo em conta a ideia que já foi aqui partilhada de que o eléctrico passa a carro principal/preferido em três tempos...
Neste momento estou muito satisfeito com a escolha, no dia a dia, carrego o carro uma vez por semana num de vários PCL's perto do trabalho (ainda não instalei a tomada na garagem do condomínio, coisa complicada para alguns).
Ao fds ainda não fiz nenhum percurso longo, com necessidade de PCR, mas "confirmei" que o de 30 foi bem escolhido quando fui um dia para os lados de Sintra, saindo de Lx com 120kms (despreocupado, só ia fazer uns 70...) e a começar a ficar preocupado a meio do caminho porque já estava em 70kms, depois de andar uns 30... acabei por reduzir a velocidade no IC19 para 80/90 e quando cheguei a casa ainda tinha uns 50... a velocidade é inimiga das autonomias estimadas
O Citroen é para trocar por um Tesla X 100D usado daqui a 5 anos

Estava em situação parecida, com um skoda antigo a servir para os percursos de cidade e um Citroen Picasso de 7 lugares para as viagens.
No meu caso decidi trocar o skoda pelo Leaf 30, a perspectiva de ter apenas 100/120 kms no inicio de uma viagem preocupava-me, especialmente tendo em conta a ideia que já foi aqui partilhada de que o eléctrico passa a carro principal/preferido em três tempos...
Neste momento estou muito satisfeito com a escolha, no dia a dia, carrego o carro uma vez por semana num de vários PCL's perto do trabalho (ainda não instalei a tomada na garagem do condomínio, coisa complicada para alguns).
Ao fds ainda não fiz nenhum percurso longo, com necessidade de PCR, mas "confirmei" que o de 30 foi bem escolhido quando fui um dia para os lados de Sintra, saindo de Lx com 120kms (despreocupado, só ia fazer uns 70...) e a começar a ficar preocupado a meio do caminho porque já estava em 70kms, depois de andar uns 30... acabei por reduzir a velocidade no IC19 para 80/90 e quando cheguei a casa ainda tinha uns 50... a velocidade é inimiga das autonomias estimadas

O Citroen é para trocar por um Tesla X 100D usado daqui a 5 anos

DB do UFA - viewtopic.php?f=56&t=7372
Re: Primeira aventura com VE
Boa noite plpepapf, é exatamente a minha situação...o eléctrico vai passar a ser o meio de deslocação principal em breve e acho que o de 30 acaba por ser o ideal para já....o X100D depois viráplpepapf Escreveu:My 2 cents
Estava em situação parecida, com um skoda antigo a servir para os percursos de cidade e um Citroen Picasso de 7 lugares para as viagens.
No meu caso decidi trocar o skoda pelo Leaf 30, a perspectiva de ter apenas 100/120 kms no inicio de uma viagem preocupava-me, especialmente tendo em conta a ideia que já foi aqui partilhada de que o eléctrico passa a carro principal/preferido em três tempos...
Neste momento estou muito satisfeito com a escolha, no dia a dia, carrego o carro uma vez por semana num de vários PCL's perto do trabalho (ainda não instalei a tomada na garagem do condomínio, coisa complicada para alguns).
Ao fds ainda não fiz nenhum percurso longo, com necessidade de PCR, mas "confirmei" que o de 30 foi bem escolhido quando fui um dia para os lados de Sintra, saindo de Lx com 120kms (despreocupado, só ia fazer uns 70...) e a começar a ficar preocupado a meio do caminho porque já estava em 70kms, depois de andar uns 30... acabei por reduzir a velocidade no IC19 para 80/90 e quando cheguei a casa ainda tinha uns 50... a velocidade é inimiga das autonomias estimadas
O Citroen é para trocar por um Tesla X 100D usado daqui a 5 anos


Pelo que estive a ver a EDP tem uma "promoção" em que faz um desconto de €40 mensais na fatura da electricidade durante os primeiros 10 meses....já tentei entrar em contato com eles mas não foi possível pois quero tentar saber mais pormenores sobre esta dita "promoção".
Outra questão prende-se com a alteração ao contrato para bi-horário....deste modo o grau de poupança será maior, presumo eu.
Que vos parece?
Acredito que deva ser prematuro mas estava mais tentado já para o de 40....na perspetiva de que irá ser o veículo principal, quer para o trabalho, quer para as voltas de fim de semana...assim otimizo mais o investimento e pelos meus cálculos passarei a ter cerca de 20000km/ano.
Neste momento existem já Leaf 40 semi-novos???

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Primeira aventura com VE
Eu penso que a promoção da EDP já tenha acabado. Tem link?
Eu ainda tenho 3 leaf semi-novos para entrega em final de Agosto.
Eu ainda tenho 3 leaf semi-novos para entrega em final de Agosto.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Primeira aventura com VE
Os 40€/mês efectivamente já acabaram, pelo menos foi informação dada pela EDP.
Bi-horario é fundamental, nem sequer é discutível. Mas como o período do dia a mais caro que a tarifa plana, convém tentar desviar alguns consumos para a noite também (máquinas de lavar é fácil).
Se vais manter um segundo carro, podes não saltar já para o 40kWh. Claro que é melhor opção dada a maior autonomia, mas o que poupas num dos outros é significativo.
Claro, podendo, é outra conversa
Bi-horario é fundamental, nem sequer é discutível. Mas como o período do dia a mais caro que a tarifa plana, convém tentar desviar alguns consumos para a noite também (máquinas de lavar é fácil).
Se vais manter um segundo carro, podes não saltar já para o 40kWh. Claro que é melhor opção dada a maior autonomia, mas o que poupas num dos outros é significativo.
Claro, podendo, é outra conversa

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Primeira aventura com VE
Ok Bruno, tinha ideia de que ainda se mantinha...
daí a tentativa de contato com a EDP.
Do 30 para o 40 estamos a falar numa poupança de cerca de 10000€? Se sim....acaba por ser um pouco indiscutível, é certo.
Não tenho, para já, ideia alguma sobre valores e versões....não tenho tido o tempo necessário para aprofundar o meu conhecimento. Já agora se tiverem dicas, venham elas.
Obg

Do 30 para o 40 estamos a falar numa poupança de cerca de 10000€? Se sim....acaba por ser um pouco indiscutível, é certo.
Não tenho, para já, ideia alguma sobre valores e versões....não tenho tido o tempo necessário para aprofundar o meu conhecimento. Já agora se tiverem dicas, venham elas.
Obg
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Primeira aventura com VE
Ainda não há usados de 40kWh à venda, os primeiros devem ser os que o Orlando vai ter no final de Agosto. A diferença entre um usado de 40kWh e um de 30kWh deve andar pelos 6-7k€, mas a vantagem será do 40kWh: um carro com meses (poucos) e outro com um ano ou mais.
A diferença será poder ou não, esperar ou não. Um de 30kWh podes ir buscar amanhã
Para aumentar a confusão, podes pensar num ioniq (o Jasmim tem um para entregar), muito mais caro que o 30kWh mas tem outras vantagens, ou até um Leaf de 24kWh, praticamente metade do preço do 40 e suficiente para grande parte da vida no dia a dia, sendo certo que há outro carro para as viagens grandes.
É fazer contas e analisar os prós e contras
A diferença será poder ou não, esperar ou não. Um de 30kWh podes ir buscar amanhã

Para aumentar a confusão, podes pensar num ioniq (o Jasmim tem um para entregar), muito mais caro que o 30kWh mas tem outras vantagens, ou até um Leaf de 24kWh, praticamente metade do preço do 40 e suficiente para grande parte da vida no dia a dia, sendo certo que há outro carro para as viagens grandes.
É fazer contas e analisar os prós e contras

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Primeira aventura com VE
Problemas com o condomínio?plpepapf Escreveu:(ainda não instalei a tomada na garagem do condomínio, coisa complicada para alguns).
Não se esqueça que o condomínio não pode impedir a instalação de uma tomada ou wallbox...
Veja a informação que precisa aqui: https://www.uve.pt/page/instalacao-de-p ... ondominio/
Se precisar de o contato de um eletricista em Lisboa, posso indicar o que instalou a tomada no meu lugar de estacionamento...
Não é complicado porque eles não têm maneira de o impedir...
Re: Primeira aventura com VE
Também tinha a tua dúvida relativamente a que modelo comprar, e como seria o primeiro VE preferi um de 30 kWh até porque o investimento não seria tão grande e o arrependimento (caso existisse) seria na mesma proporção.rumoca Escreveu:Ok Bruno, tinha ideia de que ainda se mantinha...daí a tentativa de contato com a EDP.
Do 30 para o 40 estamos a falar numa poupança de cerca de 10000€? Se sim....acaba por ser um pouco indiscutível, é certo.
Não tenho, para já, ideia alguma sobre valores e versões....não tenho tido o tempo necessário para aprofundar o meu conhecimento. Já agora se tiverem dicas, venham elas.
Obg

Eu comprei há uma semana um 30 ao Orlando (5 estrelas) e só me apetece comprar já um de 40
