Deixei-me entusiasmar com a construção de um EVSE caseiro que às tantas já tinha material para fazer 2. coloco à venda um deles para quem estiver interessado e amortizar algum do investimento que fiz nesta aventura.
Espécie de disclaimer:
Para quem tem duvidas sobre o que é e se deve ou não comprar um feito na garagem de um individuo qualquer, SIM, é simplesente um aparelho que liga a tomada DEPOIS de acordar com o carro quanta corrente este vai debitar e NÃO, não tem qualquer garantia, se tiverem algum problema estão por vossa conta.
O EVSE não inclui ficha para ligar ao carro - J1772 ou Mennekes terá que ser comprada à parte. Posso instalar a ficha sem nenhum problema.
O EVSE inclui:
- Openevse completo com relés de 30A na mesma PCB
- LCD para aceder ao menu de configuração do EVSE onde entre outros parametros dá para alterar a corrente de carga
- Caixa com tudo montado e dados de junção para ligação rápida à ficha do carro que não está incluida.
- Medidor de Amperes, Tensão, Watts e kWh que dá para reiniciar.
- Extensão com fio 3x2,5mm^2 + uma ficha CEE 16A
- Proteção com 3 varistores + tubo de descarga de gás dentro da ficha.
- 2 disjuntores de 16A (o interruptor diferecial está implementado no EVSE)
Apesar de os relés serem de 30A e o EVSE dar para regular dos 6A-80A, não aconselho usar mais do que 16A com estes relés. É claro que este EVSE é facilmente convertido para 32A ou mesmo trifásico, basta comprar o contactor apropriado para essas correntes (com bobine 230V AC) e usar fio com secção apropriada. Eu preferia vender a alguém que o pretenda usar num VE que não debite mais de 16A monofásico.
Interessados por PM.
Duvidas ou comentários estou à disposição.
A construção ainda não está totalmente acabada, mas tenciono terminar esta semana e usar no meu carro até o vender para ter a certeza que funciona sem nenhum problema.