
Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
- joaocfgoncalves
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Boas.
Por falta de tempo, ainda não fiz no meu diário o registo da última grande viagem.
Prometo colocar esta semana.
O que me aconteceu:
Saí da Pousada de Alcácer do Sal com a bateria a 100%. Segui até à AS de Alcácer para tomar café, e testar o PCR, como chego (19km) com mais de 90%, liguei à ficha CCS, mas é como se fosse carga lenta. Temperatura exterior 37°, AC ligado.
Sigo para Aveiras, chego com 23,5% numa viagem a 110km/h. Temperatura nos 35°. Uma carga rápida até aos 90%, e sigo para Pombal, numa viagem entre os 90 e os 100, desta vez sem cruise control, para controlar subidas e regeneração, AC ligado e controlado. Temperatura segue acima dos 30°.
Aqui chego com 14% na bateria, mas como tinha o lugar ocupados por Ci's, esperei cerca de 10 minutos. Quando inicia a carga rápida, a bateria acusa 5%. Perda já habituada, por ter registos anteriores, arrefecimento da bateria ao final de uma viagem longa e seguida.
Carga rápida até aos 90% (46:18 17,76kW). Temperatura exterior 35°.
A intenção inicial era seguir para Anadia, tomar café, carregar meia a uma hora e seguir para IKEA Matosinhos. Antes de Anadia, decido seguir para Gaia posto perto do El Corte Inglês. Medido no GPS dava para chegar com cerca de 10km a mais. Sigo viagem, mas desta vez com AC mais desligado do que ligado.
A cerca de 5km do posto e com cerca de 15km na bateria, o POWER do monitor, modifica (tipo tartaruga), sinal que vou perder a autonomia, por sorte era na descida dos Carvalhos até saida de S. Ovídio. Durou mais dois 2km, até desaparecer por completo. Restavam 13km segundo o carro, e fiquei a 2km do posto, o POWER desaparece e o carro para.
Cinco minutos depois os 8,5% que me indicavam na bateria quando parou, desaparece ate 0%. Temperatura exterior 30°.
Reboque da BMW (foram impecáveis) levou-me até ao posto mais perto. Carregou 58% e segui até Guimarães. Durante a noite carregou até aos 100%.
Infelizmente no i3 não podemos saber o SOC exacto da bateria.
Por falta de tempo, ainda não fiz no meu diário o registo da última grande viagem.
Prometo colocar esta semana.
O que me aconteceu:
Saí da Pousada de Alcácer do Sal com a bateria a 100%. Segui até à AS de Alcácer para tomar café, e testar o PCR, como chego (19km) com mais de 90%, liguei à ficha CCS, mas é como se fosse carga lenta. Temperatura exterior 37°, AC ligado.
Sigo para Aveiras, chego com 23,5% numa viagem a 110km/h. Temperatura nos 35°. Uma carga rápida até aos 90%, e sigo para Pombal, numa viagem entre os 90 e os 100, desta vez sem cruise control, para controlar subidas e regeneração, AC ligado e controlado. Temperatura segue acima dos 30°.
Aqui chego com 14% na bateria, mas como tinha o lugar ocupados por Ci's, esperei cerca de 10 minutos. Quando inicia a carga rápida, a bateria acusa 5%. Perda já habituada, por ter registos anteriores, arrefecimento da bateria ao final de uma viagem longa e seguida.
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Infelizmente no i3 não podemos saber o SOC exacto da bateria.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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- mjr
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Além da hipótese que o rdias deu, também pode ser uma célula defeituosa ou desiquilibrada. Já me aconteceu uma coisa semelhante nesse sítio quando tinha uma célula desiquilibrada, nunca vi a tartaruga mas a autonomi caiu vertiginosamente. É possível que o cálculo da autonomia seja baseado no SOC médio, e não contar com a célula mais fraca, daí aparecer de repente quando a célula mais fraca chegou ao mínimo de tensão. Tens de repetir uma descarga a SOCs baixos para ver se o problema se mantém. Se não voltar a acontecer deverá ser só o que o rdias disse, por ter feito várias cargas rápidas parciais, e descargas parciais.
Sobre o arrefecimento, pode de facto ser problemático se o carro parar com um SOC baixo num local quente onde não possa carregar. Num Tesla, com a bateria enorme isso raramente é problema, mas com baterias pequenas pode ser chato.
Sobre o arrefecimento, pode de facto ser problemático se o carro parar com um SOC baixo num local quente onde não possa carregar. Num Tesla, com a bateria enorme isso raramente é problema, mas com baterias pequenas pode ser chato.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Não acredito em erro de calculo de SOC. Há equipamento chinês no eBay que faz esse trabalho correctamente. Acredito mais na hipótese de uma célula com menos capacidade de carga... é nesta parte que faz falta um screenshot de um "i3 spy" com um baixo nível de SOC.
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- mjr
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
No caso do Malm esses erros de SOC têm a ver com um conhecimento errado da degradação do pack e por não corrigir em tempo real o SOC com a tensão das células. Duvido que a BMW tenha feito um erro tão básico.
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Para além disso, ao contrário de vários outros carros, os clones não têm nenhuma indicação numérica do SOC na dash do carro. Só é possível conhecê-lo através de uma aplicação para android, aplicação essa que também permite ver voltagens individuais das células. Logo nesses carros o SOC exacto nem é algo que está normalmente ao alcance do condutor.mjr Escreveu:No caso do Malm esses erros de SOC têm a ver com um conhecimento errado da degradação do pack e por não corrigir em tempo real o SOC com a tensão das células. Duvido que a BMW tenha feito um erro tão básico.
Já no i3....
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Obrigado pelos esclarecimentos ainda nem quer temos gente esclarecida por cá.rnlcarlov Escreveu:Para além disso, ao contrário de vários outros carros, os clones não têm nenhuma indicação numérica do SOC na dash do carro. Só é possível conhecê-lo através de uma aplicação para android, aplicação essa que também permite ver voltagens individuais das células. Logo nesses carros o SOC exacto nem é algo que está normalmente ao alcance do condutor.mjr Escreveu:No caso do Malm esses erros de SOC têm a ver com um conhecimento errado da degradação do pack e por não corrigir em tempo real o SOC com a tensão das células. Duvido que a BMW tenha feito um erro tão básico.
Já no i3....
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
O Leaf tem (2kW.h) e penso que o i3 também terá. Aqui foi um erro grosseiro. Esconder 10% de SOC é bastante e vai encolher ainda mais um pack com uma autonomia que já é pequena.rdias Escreveu:Não conheço nenhum VE que a percentagem do carro bata certinho com o Soc real docarro.
Daí A meu ver importante os zero miles prottection, para os mais distraídos.
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
É impressão minha ou estás desiludido com o i3?mjr Escreveu:O Leaf tem (2kW.h) e penso que o i3 também terá. Aqui foi um erro grosseiro. Esconder 10% de SOC é bastante e vai encolher ainda mais um pack com uma autonomia que já é pequena.rdias Escreveu:Não conheço nenhum VE que a percentagem do carro bata certinho com o Soc real docarro.
Daí A meu ver importante os zero miles prottection, para os mais distraídos.
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Não era para ti.rdias Escreveu:Se a pergunta é para mim, o que me desilude é as pessoas, não os carros.
Não sei se reparaste mas eu e MTS neste fórum já não te perguntamos nada.
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Nunca estive iludido. Mas não estou desiludido.Orlando Escreveu:É impressão minha ou estás desiludido com o i3?mjr Escreveu:O Leaf tem (2kW.h) e penso que o i3 também terá. Aqui foi um erro grosseiro. Esconder 10% de SOC é bastante e vai encolher ainda mais um pack com uma autonomia que já é pequena.rdias Escreveu:Não conheço nenhum VE que a percentagem do carro bata certinho com o Soc real docarro.
Daí A meu ver importante os zero miles prottection, para os mais distraídos.

Este é um caso particular em que é importante perceber o que aconteceu realmente. Infelizmente não há ferramentas que nos permitam isso, como há noutros VEs (Leaf, clones, Zoe, Fluence).
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