Experiências com o meu i3 - RD
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Nem instalados sequer
Mas está previsto, ele fará a experiência nessa altura

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Exatamente, gostava de fazer este teste no final deste mês, mas parece-me que será difícil.BrunoAlves Escreveu:Nem instalados sequerMas está previsto, ele fará a experiência nessa altura
Se não der no sentido N/S, no sentido contrário já o posso fazer (Santarém - Pombal - Antuã).
- rimsilva
- Proprietário i3
Venho então mostrar os resultados da ultima "experiência" que referi no post anterior.
No sentido N/S fiz 4 paragens, não por necessidade, mas pelo regresso, porque queria ter maior percentagem de bateria para o dia seguinte voltar até Aveiras.
Mais paragens (4 cargas mais curtas em vez de 2 mais curtas), permitem maiores médias, mas os ganhos são pouco significativos em termos de tempo total de viagem, como referi na viagem anterior.
Já estava convencido que a bateria é curta para trajectos em AE (Porto-Lisboa), quando não se pretende um ritmo mais de passeio.
Quanto maior o tamanho da bateria, mais o conforto como é óbvio, pessoalmente acho que apenas baterias acima dos 40kWh é que vão permitir as tais viagens sem ser em ritmo de "passeio".
Apesar destas condicionantes, fiquei satisfeito com a ultima experiência realizada, com as seguinte paragens: (Santarém - Pombal - Antuã).
O facto de ter os 315km mais distribuídos em termos de cargas é o ideal e ficar no meio termos entre as 2 ou 4 paragens que fiz anteriormente.
Lisboa- Santarém- 97km
Santarém - Pombal - 80km
Pombal - Antuã - 91km
Antuã - Casa - 46km
Com ar condicionado ligado até Antuã (este foi um dos aspectos que me deixou muito satisfeito), foi possível atingir uma média de 104km/h no final!

Infelizmente não ficou gravado o troço mais longo, mas coloco o segundo trajecto:

No sentido N/S fiz 4 paragens, não por necessidade, mas pelo regresso, porque queria ter maior percentagem de bateria para o dia seguinte voltar até Aveiras.
Mais paragens (4 cargas mais curtas em vez de 2 mais curtas), permitem maiores médias, mas os ganhos são pouco significativos em termos de tempo total de viagem, como referi na viagem anterior.
Já estava convencido que a bateria é curta para trajectos em AE (Porto-Lisboa), quando não se pretende um ritmo mais de passeio.
Quanto maior o tamanho da bateria, mais o conforto como é óbvio, pessoalmente acho que apenas baterias acima dos 40kWh é que vão permitir as tais viagens sem ser em ritmo de "passeio".
Apesar destas condicionantes, fiquei satisfeito com a ultima experiência realizada, com as seguinte paragens: (Santarém - Pombal - Antuã).
O facto de ter os 315km mais distribuídos em termos de cargas é o ideal e ficar no meio termos entre as 2 ou 4 paragens que fiz anteriormente.
Lisboa- Santarém- 97km
Santarém - Pombal - 80km
Pombal - Antuã - 91km
Antuã - Casa - 46km
Com ar condicionado ligado até Antuã (este foi um dos aspectos que me deixou muito satisfeito), foi possível atingir uma média de 104km/h no final!

Infelizmente não ficou gravado o troço mais longo, mas coloco o segundo trajecto:

- rimsilva
- Proprietário i3
na semana passada o RD recebeu este "miminho":

Vamos lá ver se vou ter alguma dor de cabeça para resolver... Olhando a quem terei de pedir responsabilidades (Infraestruturas de Portugal, Ex Refer), não vai ser muito fácil.

Vamos lá ver se vou ter alguma dor de cabeça para resolver... Olhando a quem terei de pedir responsabilidades (Infraestruturas de Portugal, Ex Refer), não vai ser muito fácil.
é complicado pedir responsabilidades, pois cabe a nós o ónus da prova, mas para ter alguma garantia de sucesso, teria de ser com queixa feita no momento em que ocorreu. 

Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- rimsilva
- Proprietário i3
Sim, foi o que fiz.Flyer Escreveu:é complicado pedir responsabilidades, pois cabe a nós o ónus da prova, mas para ter alguma garantia de sucesso, teria de ser com queixa feita no momento em que ocorreu.
Fui à PSP (mais pelo perigo que podia representar para quem pudesse ir a pé e acontecer o mesmo), aconselharam-me a voltar ao local, ligar para o 112 e chamar um carro patrulha.
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Mas ao certo o que foi isso? Sinceramente à primeira vista parecia que tinha sido um pássaro bem grande com problemas de intestinos.
- rimsilva
- Proprietário i3
Há grande passarão de intestinos de ferro!rnlcarlov Escreveu:Mas ao certo o que foi isso? Sinceramente à primeira vista parecia que tinha sido um pássaro bem grande com problemas de intestinos.

Foi ao passar no túnel de baixo na linha de comboio da estação das Devesas em Gaia.
Estava a circular um comboio de mercadorias, no momento em que o eu (e outros carros) estava estavam a atravessar o túnel e eu fui o contemplado com a queda de um pedaço da ponte, cheio de lama que se desfez ao bater no carro (pareciam pequenos pedaços de barro).
Na 2ª foto é bem visível pelo menos 4 marcas do impacto que danificou a espécie de verniz que cobre o carbono do tejadilho.
Com calma tudo se resolve. O estrago é visível mas a reparação não deve ser complicada.
Boa sorte;)
Boa sorte;)
- rimsilva
- Proprietário i3
Evolução da capacidade útil da bateria:
29.12.2016 - 19,5kWh - 16.444km (versão software Julho 2016)
18.01.2017 - 19,6 kWh - 17.278km (versão software Novembro 2016)
24.02.2017 - 19,5 kWh - ~20.500km (só consultei)
26.02.2017 - 19,3 kWh - 20.580km
08.03.2017 - 19,6 kWh - 21.399km
Um pouco estranha esta evolução, não estou a perceber muito bem este "padrão".
29.12.2016 - 19,5kWh - 16.444km (versão software Julho 2016)
18.01.2017 - 19,6 kWh - 17.278km (versão software Novembro 2016)
24.02.2017 - 19,5 kWh - ~20.500km (só consultei)
26.02.2017 - 19,3 kWh - 20.580km
08.03.2017 - 19,6 kWh - 21.399km
Um pouco estranha esta evolução, não estou a perceber muito bem este "padrão".