
Leaf - Coimbra
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf - Coimbra
Com o cabo de 10A demora no máximo 11 horas... E isto para uma bateria nova e completamente descarregada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Leaf - Coimbra
Atencao ao q escrevem...
O que dizem nao é verdade. Eu com a bateria na reserva carrega a 10ah e nunca demora esse tempo, nem lá perto. Quem tem esse cabo é que se pode prenunciar.
Nao escrevam informacoes q nao tenham a certeza, senao o forum começa a nao ter credibilidade.
O que dizem nao é verdade. Eu com a bateria na reserva carrega a 10ah e nunca demora esse tempo, nem lá perto. Quem tem esse cabo é que se pode prenunciar.

Nao escrevam informacoes q nao tenham a certeza, senao o forum começa a nao ter credibilidade.

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Leaf - Coimbra
Até hoje ainda não realizei nenhuma carga completa com o cabo 10A. Já o liguei meia dúzia de vezes, mas coisa pouca.
Posso partilhar um prtscr para se verificar a média dos carregamentos com o cabo 16A. Os valores vieram dos emails do Mobi.E.
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-gxUX ... a_leaf.JPG[/IMG]
Assim que fizer carregamentos com o 10A publico.
As 12h surgiram como tempo previsto no ecrã, mas como nunca carreguei não consigo saber quanto tempo demora. Mas imagino que seja um tempo inferior, à semelhança do que acontece a 16A. O ecrã costuma apresentar uns 30 minutos a mais do que verifico na realidade.
Já percebi que querem um teste
Posso partilhar um prtscr para se verificar a média dos carregamentos com o cabo 16A. Os valores vieram dos emails do Mobi.E.
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-gxUX ... a_leaf.JPG[/IMG]
Assim que fizer carregamentos com o 10A publico.
As 12h surgiram como tempo previsto no ecrã, mas como nunca carreguei não consigo saber quanto tempo demora. Mas imagino que seja um tempo inferior, à semelhança do que acontece a 16A. O ecrã costuma apresentar uns 30 minutos a mais do que verifico na realidade.
Já percebi que querem um teste

________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf - Coimbra
Basta saber que uma bateria nova (6 meses já não é nova, pois há muita degradação nos primeiros meses) absorve 25kW.h de 0 a 100% com o EVSE de 16A. Com o de 10A isto demora cerca de 25000/(230x10) ou 10,9h. 11h e pouco contando com a menor eficiência dos carregamentos a 10A.
Isto é para uma bateria nova e a 0%. Considerando que quando o carro entra na reserva ainda tem 4kW.h de energia, significa que necessita de menos 4/0.85 (eficiência de carga a 10A) kW.h, o que dá 4850/(230x10) = 2,1 horas. Portanto para um carro novo e a entrar na reserva já só são necessárias 9h de carga até aos 100%.
Friso que estes dados são para baterias novas. Ao fim de um ano a perda é bastante significativa.
Isto é para uma bateria nova e a 0%. Considerando que quando o carro entra na reserva ainda tem 4kW.h de energia, significa que necessita de menos 4/0.85 (eficiência de carga a 10A) kW.h, o que dá 4850/(230x10) = 2,1 horas. Portanto para um carro novo e a entrar na reserva já só são necessárias 9h de carga até aos 100%.
Friso que estes dados são para baterias novas. Ao fim de um ano a perda é bastante significativa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3088
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Leaf - Coimbra
Isto é o que se chama de informação altamente especializada, só disponível no nosso Forum. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Leaf - Coimbra
Ontem à tarde desliguei do Mobi.E de Celas (o tal que já tem dois novos sinais P), e as luzes de aviso do sistema de travagem (amarela), e de aviso do sistema do veículo elétrico (a amarela com o carro e o ponto de exclamação) não apagaram após o start. Andei mais uns metros e continuaram acesas. Estacionei novamente e desliguei. Liguei e ficou normal.
Acho que ele como está habituado a sair sempre de papo cheio não gostou de sair apenas com meio depósito e reclamou deste modo. Já aconteceu a alguém?
Acho que ele como está habituado a sair sempre de papo cheio não gostou de sair apenas com meio depósito e reclamou deste modo. Já aconteceu a alguém?
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf - Coimbra
Por vezes acontece quando o carro deteta algo anormal no carregamento. Parar a meio não é razão para isso. Basta desligar e voltar a ligar o carro para desaparecer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Leaf - Coimbra
Isso acontece qd colocas em ordem de marcha e o sistema está a fazer o teste aos componentes.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Leaf - Coimbra
Pafi logo que consigas verifica se o posto de carregamento próximo da loja do cidadão de coimbra já está sinalizado com proibição... é o posto que normalmente me daria mais jeito qd vou a Coimbra. Na última vez que estive queria carregar naquele que está próximo da ESE e estádio mas os lugares estavam ocupados um deles em cima da passadeira.
Quando tiveres novidades informa-nos.

Quando tiveres novidades informa-nos.

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica