
Diário de Bordo cromero
- Malm
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Re: Diário de Bordo cromero
Excelente relato. Mais elaborado só me estou a lembrar dos do doiscisnesdemim, que está dado como desaparecido há mais de dois anos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de Bordo cromero
Obrigado, MalmMalm Escreveu:Excelente relato. Mais elaborado só me estou a lembrar dos do doiscisnesdemim, que está dado como desaparecido há mais de dois anos.

- mjr
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Re: Diário de Bordo cromero
Bom dia! Excelente relato!
Já há resultados, ou ainda não acabou de carregar?
De facto o carro pareceu ter um comportamento mais liberal que o meu no que toca a descarregar o pack. O limite inferior parece ser menor do que o do meu Leaf de 2011. Outra questão que achei diferente foi como apareceu a tartaruga. No meu vou perdendo progressivamente potência até aparecer a tartaruga (o progressivamente são 1 ou 2 kms...), mas neste caso ele perdeu progressivamente 2 bolas de potência e de repente apareceu a tartaruga só com duas bolas disponíveis (ou uma, já não me recordo). No entanto penso que este comportamento seja assim por o pack ser novo e ter uma Ri baixa pois penso que o meu também era assim quando novo.
O perfil das células parece-me normal para um pack descarregado. Esta equilibradissimo. Qualquer efeito que achem que poderia desequilibrar diferencialmente o pack não teria ainda tempo de atuar pois o pack é novo.
Já há resultados, ou ainda não acabou de carregar?

De facto o carro pareceu ter um comportamento mais liberal que o meu no que toca a descarregar o pack. O limite inferior parece ser menor do que o do meu Leaf de 2011. Outra questão que achei diferente foi como apareceu a tartaruga. No meu vou perdendo progressivamente potência até aparecer a tartaruga (o progressivamente são 1 ou 2 kms...), mas neste caso ele perdeu progressivamente 2 bolas de potência e de repente apareceu a tartaruga só com duas bolas disponíveis (ou uma, já não me recordo). No entanto penso que este comportamento seja assim por o pack ser novo e ter uma Ri baixa pois penso que o meu também era assim quando novo.
O perfil das células parece-me normal para um pack descarregado. Esta equilibradissimo. Qualquer efeito que achem que poderia desequilibrar diferencialmente o pack não teria ainda tempo de atuar pois o pack é novo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo cromero
Bom dia!mjr Escreveu:Bom dia! Excelente relato!
Já há resultados, ou ainda não acabou de carregar?
De facto o carro pareceu ter um comportamento mais liberal que o meu no que toca a descarregar o pack. O limite inferior parece ser menor do que o do meu Leaf de 2011. Outra questão que achei diferente foi como apareceu a tartaruga. No meu vou perdendo progressivamente potência até aparecer a tartaruga (o progressivamente são 1 ou 2 kms...), mas neste caso ele perdeu progressivamente 2 bolas de potência e de repente apareceu a tartaruga só com duas bolas disponíveis (ou uma, já não me recordo). No entanto penso que este comportamento seja assim por o pack ser novo e ter uma Ri baixa pois penso que o meu também era assim quando novo.
O perfil das células parece-me normal para um pack descarregado. Esta equilibradissimo. Qualquer efeito que achem que poderia desequilibrar diferencialmente o pack não teria ainda tempo de atuar pois o pack é novo.
O tempo de carga foi de sensivelmente oito horas.
Carregou 25,58kwh, com o carro a reportar 100% de carga, contra 97% do Leafspy. É curioso que o LF, quando o pack está cheio, é mais comedido na avaliação do SOC do que o Leaf, mas à medida que vai descarregando o LEAF vai aldrabando para menos do que a realidade. O Ahr manteve-se nos 61,16. O que se pode concluir disto?
- mjr
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Re: Diário de Bordo cromero
Tendo em conta que o carregador do Leaf de 2013 é mais eficiente do que o do de 2011, e que o carro ainda andava, parece-me um excelente resultado!
Os AHr podem demorar algum tempo a subir... Mas com 61AHr não havia maneira de ele carregar mais de 22-23kWh. Podes estar descansado...
A diferença entre os SOC é simples. O carro reporta o SOC útil, enquanto o LS Reporta o SOC absoluto. Nunca carrega a 100% e nunca descarrega a 0%, na realidade.
Os AHr podem demorar algum tempo a subir... Mas com 61AHr não havia maneira de ele carregar mais de 22-23kWh. Podes estar descansado...
A diferença entre os SOC é simples. O carro reporta o SOC útil, enquanto o LS Reporta o SOC absoluto. Nunca carrega a 100% e nunca descarrega a 0%, na realidade.
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Re: Diário de Bordo cromero
Entendido. E descansado. Obrigado, mjr!
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Re: Diário de Bordo cromero
A caminhos dos 200 kms com uma carga
Depois da descarga profunda feita sexta-feira à noite, supervisionada pelo mjr, que me levou a descobrir o bicho tartaruguento, seguiu-se na madrugada uma carga de oito horas até aos 100 por cento. Imediatamente antes da carga, era este o panorama dado pelo LS:

O que há a reter daqui são os 61,16 de AHr, um valor aparentemente assustador para um carro com menos de um mês, convenientemente desdramatizado tanto pelo mjr como pelo malm, grandes conhecedores das birras e segredos do sistema de medição destas variáveis. A verdade é que, nesta altura, o AH já está próximo dos 62, mesmo sem “exercitar” o pack com violências térmicas e rodoviárias...

Da carga completa até aos 27,6% de SOC, medidos pelo LS, fiz 140 kms em condução conservadora, por estradas da marginal do Douro a caminho de Entre-os-Rios e entre o Porto e a Póvoa de Varzim e adjacências.
Eu sei que é um pouco abusivo aplicar uma regra de três a isto, mas não resisto: se com 69,4% da carga cheguei fiz 140 kms, com a carga completa faria... 201,4 kms. É claro que é impossível utilizar toda a carga, mas mais de 180 kms afigura-se-me como uma meta nada difícil de atingir...
Depois da descarga profunda feita sexta-feira à noite, supervisionada pelo mjr, que me levou a descobrir o bicho tartaruguento, seguiu-se na madrugada uma carga de oito horas até aos 100 por cento. Imediatamente antes da carga, era este o panorama dado pelo LS:

O que há a reter daqui são os 61,16 de AHr, um valor aparentemente assustador para um carro com menos de um mês, convenientemente desdramatizado tanto pelo mjr como pelo malm, grandes conhecedores das birras e segredos do sistema de medição destas variáveis. A verdade é que, nesta altura, o AH já está próximo dos 62, mesmo sem “exercitar” o pack com violências térmicas e rodoviárias...

Da carga completa até aos 27,6% de SOC, medidos pelo LS, fiz 140 kms em condução conservadora, por estradas da marginal do Douro a caminho de Entre-os-Rios e entre o Porto e a Póvoa de Varzim e adjacências.
Eu sei que é um pouco abusivo aplicar uma regra de três a isto, mas não resisto: se com 69,4% da carga cheguei fiz 140 kms, com a carga completa faria... 201,4 kms. É claro que é impossível utilizar toda a carga, mas mais de 180 kms afigura-se-me como uma meta nada difícil de atingir...
- Malm
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Re: Diário de Bordo cromero
Reparem no pormenor - 201,4 km. Os seja, no máximo dos máximos, igualava.





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- mjr
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Re: Diário de Bordo cromero
Tendo em conta que o carro ainda pode estar a subestimar o SOC, é possível que ainda consigas fazer mais...
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Re: Diário de Bordo cromero
Não me digas que o teu recorde é EXACTAMENTE 201,4 kms!... Não posso crerMalm Escreveu:Reparem no pormenor - 201,4 km. Os seja, no máximo dos máximos, igualava.![]()
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