mjr Escreveu:95% de SOH com 65,3Ah implica 68,7Ah para 100% de SOH. É a primeira vez que vejo isso, até agora sempre vi 100% de SOH como equivalente a 65,5Ah.
Talvez se deva dar menos importância a essa ligação da capacidade em Ah como o SOH, pelo menos no algoritmo escolhido pelo autor desta versão da aplicação LS..?! Mais adiante no manual encontramos esta afirmação:
"
kWh = Approximate energy currently stored in the battery. This number is calculated by multiplying the number of Gids read from the Leaf times the Wh/Gids set in the Settings/Battery panel. The default Wh/Gids is 77.5. The calculated kWh gives the best indication of available energy in the battery."
De novo, o sublinhado é meu... Fazendo fé nesta afirmação e sabendo que eu tenho definida a equivalência 1 GID= 77,5 watt, então a energia reportada aproximada de 21,9 kWh está validada!
Se interpretarmos a definição dada para SOH como a capacidade (no sentido de "ability") para armazenar ou descarregar energia, que suspeito estará afetada de um coeficiente estimado, mas não mostrado, de (in)eficiência colômbica , poderemos chegar a uma outra estimativa, que considero mais sólida, e que seria que 100 % SOH seria equivalente a 21,9 x100/95 = 23,05 kWh.
No meu ponto de vista, estando eu mais interessado em saber a energia que consigo meter efetivamente na bateria, independentemente do "tamanho do depósito" que é a aproximação metafórica ao Ah que vem na definição assumida no manual, desvalorizaria de futuro essa ligação Ah-SOH que tem vindo a ser feita... Ainda neste campo, é curioso notar a primazia atribuída ao SOH na determinação do momento em que se perde a 12ªbarra, relativamente à associação mais comum e generalizada daquela perda com o valor Ah... Ver sublinhado meu..:
"
SOH State of Health is another indication of the battery's ability to hold and release energy and is reported as a percentage. When the battery is new SOH=100%. When SOH drops to 85% for a month or so the Leaf loses the first capacity level segment displayed on the right side of the Leaf's central dash display. The capacity gauge is the rightmost outer curved column of segments next to "1" at the top and "0" at the bottom with the last two segments being colored red."
Espero ter ajudado, também ando na busca de conhecimento e sempre disponível para deitar fora a última verdade que tinha, desde que uma melhor se revele, entretanto...!