Diário de Bordo - Fil

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo - Fil

Mensagem por Fil » 26 mai 2015, 15:40

Vamos então ao resumo da viagem ao Sul, onde perfizemos 1030 klms em 5 dias.

Dia 1 - Saída de Lisboa rumo a Alcácer do Sal (cerca de 100 klms), antecipadamente contactámos os bombeiros que foram simplesmente impecáveis, especialmente o presidente da direcção, que fez questão de nos mostrar totalmente o novo quartel e as excelentes infraestruturas, que estão na fase final de acabamentos (o quartel antigo tinha cerca de 100 anos). Tomadas é coisa que não falta, para todos os gostos, desde simples shucko a trifásicas. O novo quartel está ligeiramente desviado do centro, mas dá para ir a pé sem grandes problemas (10minutos). Visitámos grande parte da cidade, onde almoçámos (ensopado de borrego, que maravilha!) e visitámos tudo o que estava disponível, o comércio local saiu beneficiado, e nós também, porque ficámos muito satisfeitos. Não podíamos ter sido melhor tratados e como é óbvio, fiz questão de deixar um donativo que os bombeiros bem precisam. Um grande abraço a todos eles, pela simpatia e pela bonita cidade onde vivem, cheia de história.

Imagem
Imagem

Carro carregado a 100% em direcção a Sines (70 klms), visto que o posto de Tróia continua morto. Bombeiros de Sines, responderam prontamente que deixavam carregar sem qualquer problema, também nas novas instalações. À chegada tinham uma extensão a sair de uma janela (shucko), pronta para o carro carregar nas traseiras do edifício, tudo muito simples e sem atrapalhar ninguém. Mais uma vez, 10 minutos a pé do centro, sem chatices de maior. Visitámos a cidade e jantámos, à saída deixei donativo e agradeci convenientemente, simpatia máxima e só me perguntavam "está desenrascado?". Uma vez mais o meu obrigado.

Imagem
Imagem

Saída de Sines pelas 22h30, carro carregado a 100%, em direcção a Aljezur, onde marcámos Hotel no Vicentina Aparthotel. Têm apartamentos e quartos, tudo com boas condições e recentes. Ao telefone perguntámos se era possível carregar o carro, responderam afirmativamente, têm tomadas na garagem. Falámos imenso sobre o carro, estavam extremamente curiosas, e uma das senhoras andava a pensar comprar um, mas nunca tinha visto um Leaf ao vivo, só nos anúncios de tv. Acharam estranho Aljezur não ter nenhum posto de carregamento, especialmente porque já ganhou vários galardões de Município ECOXXI, sobre desenvolvimento sustentável, deu-me os contactos do município para enviar mails a solicitar postos, no entanto, disseram-me para fazer publicidade sobre a possibilidade de carregar o carro sem qualquer entrave no hotel. Informei-as do electromaps. Gostava de referir que já tínhamos falado com os bombeiros de Aljezur (que são mesmo ao lado do hotel referido), e permitiram que carregássemos no quartel. Liguei mais tarde a agradecer de qualquer das formas, apesar de não ter sido necessário, mais uma vez impecável ;)

Imagem

Dia 2 - Acordar cedo para desfrutar da linda costa vicentina e obviamente de Aljezur (carro programado para estar a 100% à hora de saída). Visitámos os monumentos principais de Aljezur e usufruímos da grande vista. Mas que maravilha! Fomos à praia da amoreira onde tirámos grandes fotos. O nosso país é lindo de norte a sul, por amor de Deus, usufruam do que temos, porque os outros matavam para ter o que nós temos. Depois de passarmos umas horas no parque do sudoeste alentejano e da costa vicentina, partimos para Sagres, são cerca de 45 klms até à fortaleza de Sagres, vista deslumbrante, flora e fauna de topo, mas extremamente ventoso, estava calor, mas o vento era brutal e fazia andar aos sss ;) Almoçámos em Sagres e partimos para o centro comercial Aqua em Portimão, sempre a desfrutar da vista fantástica (50 klms). A meio do caminho o gps do carro deu-me uma indicação que nunca tinha visto, apareceu algo do género "o percurso deve ser alterado, aceita?". Aceitei e ele fez alguns ajustes (a distância não aumentou), fiquei com a ideia que tinha a ver com umas obras em curso, mas não conhecia esta função. O meu agradecimento aos bombeiros de Aljezur, que disponibilizaram uma tomada (o quartel é mesmo ao lado do hotel referido, logo à entrada de Aljezur, para quem fez a costa desde Sines), foram impecáveis, e apesar de não a ter usado, fica a excelente atitude ;)

Imagem

Chegada a Portimão, duas tomadas shucko à nossa espera a funcionar a 100% (junto aos disjuntores das mesmas), é só ligar que começa logo a carregar. O local é no piso -1 E13 (verde). Fomos visitar Portimão a pé, o centro estava a cerca de 2klms da zona histórica/museus. Aqui o carro tinha de carregar mais tempo caso a ideia fosse chegar aos 100%, chegámos com 5,5 kWh. Comprámos vários itens no centro comercial e lanchámos por lá, estavam cerca de 30 ºC, andámos imenso a pé, explorámos todos os cantos e recantos e quando chegámos ao carro tinha acabado de carregar há minutos (os centros comerciais só têm a ganhar, dão 1€ de luz e ganham dezenas de € em compras, comprei tudo por lá). A ideia era só carregar até 80%, eram apenas 60 e poucos klms até Faro, mas como demorámos mais tempo e o carro estava à sombra, acabou por carregar até aos 100%.

Imagem

Chegada a Faro perto da hora de Jantar, posto público a cerca de 100 metros (avenida da república 6, é o FAR 2, é que existem 2 na mesma rua, e o outro está desligado), livre e tudo a 100%. Aconteceu-me pela primeira vez o cabo ficar agarrado ao posto, mas o problema era do lado do carro e não do posto (o cabo estava agarrado mas dava como disponível no posto). Fiz como já explicaram por aqui, tirei o cabo do lado do carro, fui ao posto e coloquei-o a carregar na tomada 2, que era a que estava presa, liguei-o ao carro e de seguida já foi possível desligá-lo do posto. Se desse indisponível a tomada que estava presa, aí o problema era do posto, só ligando para a mobi.e (apesar de nunca me ter acontecido até hoje, já assisti ao problema em 2 carros). Jantámos e ficámos em Faro essa noite, estávamos cansados.

Imagem

Dia 3 - Pela fresca fomos visitar Faro, parte histórica e centro, visitámos o máximo possível da parte da manhã, até à hora de almoço, comemos peixinho e seguimos para o Pego do Inferno. Aqui começa e termina a parte negativa da viagem, bombeiros de Tavira e Vila Real de Santo António, rejeitaram disponibilizar uma tomada, mesmo tendo explicado que iria usufruir da cidade, pagava e deixava donativo, o comércio local beneficiava etc... As pessoas queixam-se de no interior as infraestruturas serem piores, os orçamentos inferiores, que existe provincianismo, que ninguém quer visitar etc... mas chego à conclusão que em certas zonas, a mentalidade é que é bastante inferior. A única pessoa que me tentou ajudar, mas sem êxito porque não dependia dele, foi o senhor que me atendeu, quando liguei para a GNR de Vila Real de Santo António. Eu a pensar que os Bombeiros estavam ao serviço da população... é que nem sequer estavam a fazer nada... valha-me deus, é triste, vão receber mails meus a explicar o sucedido. Como é óbvio, fui apenas ao Pego do Inferno, e infelizmente estava tudo queimado e destruído e nem cheguei a ver água, que dó... uma zona simplesmente paradisíaca, completamente destruída, cheia de lixo, ao abandono, como é que deixaram chegar aquele ponto...

Imagem

Passei por isso ao lado de Tavira e Vila Real de Santo António e segui para Alcoutim, onde os bombeiros tiveram todo o gosto em ajudar, e como é óbvio, donativo e comércio local a beneficiar. Fiz cerca de 100 klms com a carga de Faro até Alcoutim, e cheguei com 6,4 kWh. Aqui, apanhei umas quantas subidas mas nada de meter medo ao Leaf, não deixava passar das 3 bolas e nas descidas sempre a regenerar em Eco, ou D, conforme a descida. Subíamos uns 2 ou 3 klms e a seguir descíamos em igual proporção, faz-se na maior, sem stresses.

Imagem

Chegada a Alcoutim, várias tomadas disponíveis nos bombeiros, mas apenas shucko. Liguei o carro e tive à conversa com os bombeiros, para aí 10 minutos, desci para o centro de Alcoutim e fui passear. Passado cerca de 90 minutos, lembrei-me de ver a aplicação para ver como estava o carregamento, e carro desligado :shock:
Fui lá acima ver o que se passava e o disjuntor da tomada disparou, quando nos apercebemos que o disjuntor era de 15A. Lá liguei o EVSE de 10A e segui o passeio por Alcoutim, mas que dia espectacular que estava, especialmente à tardinha, durante o dia 32 ºC, mas o carro estava à sombra. Jantámos por lá, visitámos grande parte, o passeio de barco ficou para uma outra altura. Para quem não conhece, os passeios são baratíssimos, e atravessamos o Guadiana para Espanha (5 minutos)http://www.fun-river.com/. População 5 estrelas, simpatia máxima, e entreajuda de topo. Mas que maravilha de tarde!

Imagem

Depois do Jantar partimos para Mértola, onde pernoitámos na hospedaria Rita, e onde nos permitiram carregar o carro sem problemas. São 40 klms que não metem medo a ninguém, se não tivesse carregado em Alcoutim tinha lá chegado sem problemas. Ainda vi um Lobo e um Lince durante o caminho. A hospedaria é recente e tem muito boas condições (já tive em hotéis de 4 estrelas com piores condições), e o casal proprietário é 5 estrelas, descobrimos também nessa fase que o festival Islâmico estava na cidade, mas já era tarde e o cansaço estava a apoderar-se de nós.

Imagem

Continua....
Última edição por Fil em 28 mai 2015, 15:23, editado 5 vezes no total.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Mensagem por victormcpinto » 26 mai 2015, 16:20

Nem vale a pena esperar pelo final.
Parabéns ao condutor e ao Leaf. Um e outro só precisam de energia. O resto é desfrutar
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Mensagem por Essiemme » 26 mai 2015, 16:40

Nós, no ano passado, o máximo que fomos foi até Odmira.
Também com despesas de deslocação 0 (quase, contando com o carregamento noturno, em casa, antes de partirmos...). :P

Talvez este ano consigamos ir até ao Algarve, com uma dormida a meio caminho mas, espetacularmente, com custos de deslocação zero, novamente.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Fil
Proprietário Leaf

Mensagem por Fil » 26 mai 2015, 19:04

Dia 4- De manhã fomos visitar Mértola, visitámos o Castelo e percorremos a zona do festival Islâmico todo, almoçámos por lá e tirámos umas fotos impecáveis. Desde a vista da hospedaria até à do Castelo... é tudo de tirar o fôlego, vale a pena a visita, sem qualquer dúvida. O Alentejo é bom demais para não ser melhor aproveitado, a riqueza principal são as pessoas e a natureza, e parece-me que nem toda a gente se apercebe disso.
Frescos para um novo dia cheio de Sol, visitámos a parte central de Mértola, história a potes e festival Islàmico em alta. Cheio de pessoas vindas de toda a parte do país e de fora também. Típico mercado Islâmico, com todo o tipo de produtos à venda. muito interessante. Tinha acabado de ser inaugurada a típica casa Islâmica, com base nas ruínas que se encontravam ao lado, zona a visitar, até porque a vista é muito boa. Não posso deixar de agradecer aos bombeiros de Mértola, que disponibilizaram uma tomada, apesar de não ter sido necessária, liguei a agradecer, e a resposta foi, e passo a citar "os bombeiros estão ao serviço da população, servem para ajudar, sempre que precisar". O meu muito obrigado, voltarei com certeza.

Imagem

Saída em direcção a Beja, depois do almoço, são cerca de 50 klms, fazem-se na maior, sem grandes subidas. Segundo o site da mobi.e, 3 postos estavam a trabalhar sem qualquer problema, o primeiro que fui estava fora de serviço, mas o segundo, junto ao Hotel Beja parque, estava a funcionar a 100%, mas este fica um bocado desviado do centro da cidade, e até lá, pouco havia para ver. Vimos o máximo possível no pouco tempo que estivemos em Beja, até porque tínhamos estado em Beja há pouco tempo. Carro carregado a 100%, ar condicionado ligado para arrefecer o habitáculo enquanto carregava e saída para Évora, que são cerca de 80 klms. E pela segunda vez fiquei com o cabo preso, mesmo processo utilizado em Faro, e seguimos viagem.

Imagem

Visitámos alguns dos sítios que nos haviam escapado da última vez, antes que fechassem. Évora é uma cidade muito gira, com muitos monumentos para se visitar, e excelente esplanadas.
No alentejo come-se muito bem (aliás, como em grande parte do país), portanto a dificuldade foi escolher um local para jantar após horas a andar a pé, não costumamos deixar nada por ver, por isso temos de visitar alguns sítios mais que uma vez. Évora é um desses sítios. Já visitei Évora várias vezes e nunca consigo acabar tudo o que considero interessante, por várias razões, ou por falta de tempo, ou porque está fechado, ou porque está em obras... Mas a verdade é que já conheço a grande maioria, e vale bem a pena. Jantámos em Évora num excelente restaurante e seguimos em direcção ao Entroncamento, mas não sem antes tirar umas fotos 8-)

Imagem

145 klms depois chegámos ao Entroncamento, 3,5 kWh na bateria a andar grande parte do tempo a 80 klms/h, exceptuando quando o limite era menor.
Fomos ter com uns amigos, e passámos a noite no Entroncamento.

Dia 5 - Regresso a Lisboa para prefazer os 1030 klms.

Notas finais ; nunca tive de andar devagar, fui sempre dentro do limite máximo por lei, que na maioria dos caminhos era 90 klms/h. É certo que muitas vezes os outros carros passavam por mim como se tivesse parado, muita gente anda a velocidades de auto estrada em nacionais. O custo da viagem de VE já todos sabemos à partida qual é, é escusado dizer ;)

Durante o regresso a Lisboa, perfiz os 20 mil klms do carro, 16 mil meus.

Não posso deixar de notar que a falta de postos de Setúbal para baixo é gritante, e prejudica imensamente o desenvolvimento do país, e não faz qualquer sentido, especialmente porque o tipo de turistas que mais atraem, são os de natureza.

Agradecimentos a todas as associações de bombeiros que tornaram esta viagem possível, e que apoiaram o seu município/país.

Se deixei passar alguma coisa, ou surgir alguma dúvida, disponham ;)
Última edição por Fil em 28 mai 2015, 15:19, editado 3 vezes no total.

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 26 mai 2015, 20:22

Como eu há já 4 anos, o que me safava sempre ( com contacto telefónico prévio ) eram as Corporações de Bombeiros Voluntários. :D
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Fil
Proprietário Leaf

Mensagem por Fil » 26 mai 2015, 20:53

victormcpinto Escreveu:Nem vale a pena esperar pelo final.
Parabéns ao condutor e ao Leaf. Um e outro só precisam de energia. O resto é desfrutar
Sem dúvida, e vale bem a pena, obrigado ;)
Essiemme Escreveu:Nós, no ano passado, o máximo que fomos foi até Odmira.
Também com despesas de deslocação 0 (quase, contando com o carregamento noturno, em casa, antes de partirmos...). :P

Talvez este ano consigamos ir até ao Algarve, com uma dormida a meio caminho mas, espetacularmente, com custos de deslocação zero, novamente.

sm
:geek:
Ainda sabe melhor não pagar para andar ;)
Filipe Escreveu:Como eu há já 4 anos, o que me safava sempre ( com contacto telefónico prévio ) eram as Corporações de Bombeiros Voluntários. :D
Os bombeiros são nossos amigos, pelo menos a maioria ;)

dmorgado
Proprietário Leaf
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Mensagem por dmorgado » 27 mai 2015, 14:54

Obrigado pela descrição Fil. Simplesmente espectacular Fil ;) . 6 dias pelo Norte e 5 pelo sul com o teu Leaf :D
O que falta agora? Europa?! :mrgreen:

Fil
Proprietário Leaf

Mensagem por Fil » 27 mai 2015, 16:20

De nada, foi um prazer ;)
Eu gostava de ir até Madrid, e até me pareceu exequível com os postos referidos no electromaps, mas isso requer muito mais estudo. Provavelmente fico por Portugal, até porque ir de avião sai mais barato;)

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 27 mai 2015, 23:30

Fil Escreveu:Como é óbvio, fui apenas ao Pego do Inferno, e infelizmente estava tudo queimado e destruído e nem cheguei a ver água, que dó... uma zona simplesmente paradisíaca, completamente destruída, cheia de lixo, ao abandono, como é que deixaram chegar aquele ponto...
O Pego do Inferno foi vítima do gigantesco incêndio do verão de 2013.
Como as infraestruturas ficaram queimadas a zona foi interdita e ficou ao abandono desde então.
Nota Off-Topic: Mesmo antes de arder a zona estava cheia de lixo pois muitos espanhóis começaram a ir para lá para o botellon e deram cabo do ambiente da zona

Em relação a carregar na zona de Tavira, se consultares o electromaps, está lá o meu ponto de carga particular que posso disponibilizar para situações destas.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Fil
Proprietário Leaf

Mensagem por Fil » 28 mai 2015, 00:30

alexmol Escreveu:
Fil Escreveu:Como é óbvio, fui apenas ao Pego do Inferno, e infelizmente estava tudo queimado e destruído e nem cheguei a ver água, que dó... uma zona simplesmente paradisíaca, completamente destruída, cheia de lixo, ao abandono, como é que deixaram chegar aquele ponto...
O Pego do Inferno foi vítima do gigantesco incêndio do verão de 2013.
Como as infraestruturas ficaram queimadas a zona foi interdita e ficou ao abandono desde então.
Nota Off-Topic: Mesmo antes de arder a zona estava cheia de lixo pois muitos espanhóis começaram a ir para lá para o botellon e deram cabo do ambiente da zona

Em relação a carregar na zona de Tavira, se consultares o electromaps, está lá o meu ponto de carga particular que posso disponibilizar para situações destas.
Obrigado Alex, eu vi por lá o teu ponto pessoal, mas achei (e bem) que tinha carga até ao destino, não sendo por isso necessário, mas obrigado uma vez mais. Como escreveste e bem, o fogo não explica tudo, é uma pena ter sido abandonado.

Rdias, quero-te ver de Tesla pela cidade ;)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”