
Diário de Bordo jpgoncalves2
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Até há pouco tempo o SOH era calculado pelo Leaf Spy, dividindo os Ah por 65,5Ah. Será que agora é obtido do barramento CAN diretamente?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Humm... ora aí está uma modalidade de ação mais conforme com a realidade que estamos a observar na minha bateria. Procurarei investigar também esta aproximação!mjr Escreveu:Até há pouco tempo o SOH era calculado pelo Leaf Spy, dividindo os Ah por 65,5Ah. Será que agora é obtido do barramento CAN diretamente?

Ah! ( exclamação, nada que ver com capacidade bateria



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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
jpgoncalves2,falta lá o "h"
O que sai do can bus é a unidade de medida batizada como GID, tudo o resto é derivado com base nisso, certo?

O que sai do can bus é a unidade de medida batizada como GID, tudo o resto é derivado com base nisso, certo?
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Bons olhos te leiam Apr, por aqui e por outras dimensões onde nos vamos cruzando..!!Apr Escreveu:jpgoncalves2,falta lá o "h"![]()
O que sai do can bus é a unidade de medida batizada como GID, tudo o resto é derivado com base nisso, certo?

Já vi que também andas a ler o Manual do LS!

`E como dizes, a medida GID é o nome de batismo de um valor encontrado diretamente no CAN. E o SOH, expresso em percentagem, parece-me que nunca será um valor direto, uma vez que a percentagem terá de resultar da óbvia comparação de dois valores... Outra coisa é que o algoritmo usado no software faça uso de um outro valor colhido diretamente no CAN para fazer essa estimativa de SOH. E isso eu ainda não sei... até há uns meses atrás pensava que o CAN era apenas abreviatura de Canadá..


"GIDs This field indicates the remaining energy in the battery in terms of Gids. Gids is the name given to a value found on the Leaf CAN bus that tracked closely with the amount of energy remaining in the Leaf Battery. It was first discovered by Gary Giddings. Later it was determined that Nissan uses this field to indicate the amount of usable energy in the battery by multiplying it by 77.5. On a new 2011 Leafs the maximum Gids is typically 281 or (281 x 77.5) 21.78 kWh of usable energy from the 24 kWh battery. Tapping the label to the right of the value will toggle the value between Gids and percent Gids."
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Para memória futura e referência de outros proprietários Leaf Acenta mk2..
Tenho uma programação diária que me carrega a bateria de tração ou a 80 ou a 100 %, dependendo dos dias da semana. Tal programação, está feita com abrangência suficiente para me deixar o carro a 80 ou 100, independentemente do SOC inicial, quando termina o período mais barato de faturação de energia no meu tarifário (8h da manhã)
Em complemente, tenho também uma programação diária do climatizador, esta programada para terminar sempre às 8h e preferência à bateria de tração.
Agora o ensinamento que a prática me demonstrou e que não consegui vislumbrar da leitura do manual:
Como normalmente o carregamento da bateria de tração termina antes de iniciar-se o climatizador, quando chego ao carro, e nos dias em que a programação estabelece o limite de 80% SOC, verifico sempre um mais elevado valor de SOC, na casa dos 90%, com variações registadas até agora, entre 88 e 92%. Conclusão que me parece óbvia, quando o temporizador do climatizador funciona (necessariamente ligado ao posto de carregamento), mesmo que para lá do limite previamente estabelecido de 80% SOC para a carga de bateria de tração, esta vai continuar a carregar até que o climatizador se desligue!
Não sei se alguém quer complementar ou comentar esta observação empírica?!
Tenho uma programação diária que me carrega a bateria de tração ou a 80 ou a 100 %, dependendo dos dias da semana. Tal programação, está feita com abrangência suficiente para me deixar o carro a 80 ou 100, independentemente do SOC inicial, quando termina o período mais barato de faturação de energia no meu tarifário (8h da manhã)
Em complemente, tenho também uma programação diária do climatizador, esta programada para terminar sempre às 8h e preferência à bateria de tração.
Agora o ensinamento que a prática me demonstrou e que não consegui vislumbrar da leitura do manual:
Como normalmente o carregamento da bateria de tração termina antes de iniciar-se o climatizador, quando chego ao carro, e nos dias em que a programação estabelece o limite de 80% SOC, verifico sempre um mais elevado valor de SOC, na casa dos 90%, com variações registadas até agora, entre 88 e 92%. Conclusão que me parece óbvia, quando o temporizador do climatizador funciona (necessariamente ligado ao posto de carregamento), mesmo que para lá do limite previamente estabelecido de 80% SOC para a carga de bateria de tração, esta vai continuar a carregar até que o climatizador se desligue!
Não sei se alguém quer complementar ou comentar esta observação empírica?!

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Sim é verdade, basicamente ele usa os Amperes todos que o EVSE pode fornecer, o que necessita usa na climatização e o excedente mete na bateria. Pode acontecer o contrario quando se está a carregar a 6A, se os Amperes do EVSE não chegar para a climatização ele vai buscar a bateria.jpgoncalves2 Escreveu:Para memória futura e referência de outros proprietários Leaf Acenta mk2..
Tenho uma programação diária que me carrega a bateria de tração ou a 80 ou a 100 %, dependendo dos dias da semana. Tal programação, está feita com abrangência suficiente para me deixar o carro a 80 ou 100, independentemente do SOC inicial, quando termina o período mais barato de faturação de energia no meu tarifário (8h da manhã)
Em complemente, tenho também uma programação diária do climatizador, esta programada para terminar sempre às 8h e preferência à bateria de tração.
Agora o ensinamento que a prática me demonstrou e que não consegui vislumbrar da leitura do manual:
Como normalmente o carregamento da bateria de tração termina antes de iniciar-se o climatizador, quando chego ao carro, e nos dias em que a programação estabelece o limite de 80% SOC, verifico sempre um mais elevado valor de SOC, na casa dos 90%, com variações registadas até agora, entre 88 e 92%. Conclusão que me parece óbvia, quando o temporizador do climatizador funciona (necessariamente ligado ao posto de carregamento), mesmo que para lá do limite previamente estabelecido de 80% SOC para a carga de bateria de tração, esta vai continuar a carregar até que o climatizador se desligue!
Não sei se alguém quer complementar ou comentar esta observação empírica?!
Basicamente o Leaf Aproveita sempre para se abastecer, não desperdiça nada

Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Bom e bem justificado complemento da conclusão a que já tinha, apenas empiricamente, mrr!mrr Escreveu:[Sim é verdade, basicamente ele usa os Amperes todos que o EVSE pode fornecer, o que necessita usa na climatização e o excedente mete na bateria. Pode acontecer o contrario quando se está a carregar a 6A, se os Amperes do EVSE não chegar para a climatização ele vai buscar a bateria.
Basicamente o Leaf Aproveita sempre para se abastecer, não desperdiça nada

Bem Hajas!

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Nunca tinha reparado..
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Mais uma viagem de 700Km, o mesmo é dizer , mais uma sessão de treino do lítio sobre rodas, que anda embarcado no meu Leaf, e aqui estão os resultados:
Início:
[/img]
Num dos carregamentos intermédios a 100%, uma interessante autonomia, a rivalizar com os novos 30kWh...
:
[/img]
E ao final, a recompensa do treino, expresso no incremento temporário de Ah, Hx e uns interessantes 21.6 kWh ainda armazenáveis na bateria, ao fim de 27300 km e 7 meses de idade
:
[/img]
[/img]
Claro que com este sobe e desce só estou a retardar a degradação, a ganhar tempo de vida útil enfim, já que , como todos sabemos, um VE só tem dois modos de vida... Ou só DEGRADA ou DEGRADA e ANDA! Eu prefiro a última!
Início:

Num dos carregamentos intermédios a 100%, uma interessante autonomia, a rivalizar com os novos 30kWh...


E ao final, a recompensa do treino, expresso no incremento temporário de Ah, Hx e uns interessantes 21.6 kWh ainda armazenáveis na bateria, ao fim de 27300 km e 7 meses de idade



Claro que com este sobe e desce só estou a retardar a degradação, a ganhar tempo de vida útil enfim, já que , como todos sabemos, um VE só tem dois modos de vida... Ou só DEGRADA ou DEGRADA e ANDA! Eu prefiro a última!

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Não sei o que lhe misturas nos electrões mas essa bateria parece que anda vitaminada 
