Diário de bordo- Santanamos

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por BrunoAlves » 31 ago 2016, 00:18

O que é que aconteceu? Aceleraste demais e gastaste demasiadas pilhas :mrgreen:
Ao reduzires fortemente a velocidade deves ter baixado dos 10kWh/100km e isso permitiu-te fazer o resto da viagem à rasquinha.
Por outro lado, a tensão das células parece um pouco alta para apenas 3% de SOC, esperaria já andares a fazer cócegas aos 3V
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por HellMaster » 31 ago 2016, 00:31

Antes de mais, parabéns pelo sucesso inesperado, e pelo relato do mesmo :)
30% num 24kWh deve ser perto de 7kWh... mantendo o consumo abaixo dos 10kWh, deverias conseguir uns 70km, e a 50km/h deves ter conseguido isso.
Mas o que me espanta é que o conseguiste fazer com o percurso que descreveste, que na sua parte final é quase sempre a subir... foste mesmo só a fazer cócegas ao acelerador, e empurrado pelo vento, não? Cá para mim colocaste a estrutura na vertical e usaste-a como vela :twisted:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por pemifer » 31 ago 2016, 00:33

Excelente aventura! Parabéns!

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por santanamos » 31 ago 2016, 00:56

Viseu na companhia de um smart que tinha terminado o carregamento, desliguei o cabo e ligo o meu.
[img]http://i.imgur.com/oJGIcWB.jpg[/img]
Tinha planeado carregar 1.5h a 2h aqui para terminar a ultima etapa
Viseu-Gouviães.png
Acabei por ficar 3h para recuperar o estrago.
Foram 5h desde o pombal até sair de viseu, demasiado penoso mas a culpa foi totalmente minha, ok.

Sigo finalmente para a terra prometida e deixo as fotos finais.
[img]http://i.imgur.com/mUYpuL9.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/qQgoQ9U.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/2vqk0dx.jpg[/img]
Esta foto é para mostrar a temperatura e os kms do dia, o consumo tem varias semanas.
[img]http://i.imgur.com/DI8DlY3.jpg[/img]

A missão foi cumprida, estou ciente que podia ter reduzido o tempo da viagem em 2h pelo menos (foram 10h).
Ainda este mês volto a Lisboa e venho cá acima outra vez. Vamos ver se melhoro isto.

Obrigado pela atenção ;)

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por santanamos » 31 ago 2016, 01:08

margarett Escreveu:Por outro lado, a tensão das células parece um pouco alta para apenas 3% de SOC, esperaria já andares a fazer cócegas aos 3V
pois, é isto que acho estranho. O soc é demasiado baixo para esta tensão (digo eu), não vi a tartaruga e lembrei-me do malm que andou sem ela um tempo, será?

Hellmaster, a estrutura estava exactamente ao contrário, levantou com o vento e em viseu já estava com as 'barras' encostadas aos pilares traseiros.
Sim, fiz muitas cócegas no acelerador, suei por todos os lados, literalmente. Fiz subidas a 30 e poucos kmh na berma. Foi vergonhoso mas parece que pode ter sido a salvação.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por Apr » 31 ago 2016, 01:55

Incrivel santanamos!!! Não desististe e foste recompensado. que grande maluqueira!

Os camiões que me reduzem muito a média sao os andam a ~80Km/h.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por pemifer » 31 ago 2016, 10:09

:clap: :text-bravo:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por mjr » 31 ago 2016, 10:13

O Leaf é extremamente eficiente a velocidades baixas, foi claramente otimizado para isso. Ir a 100km/h com um "pára-quedas" no tejadilho foi abuso ;-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por santanamos » 31 ago 2016, 10:24

mjr Escreveu:O Leaf é extremamente eficiente a velocidades baixas, foi claramente otimizado para isso. Ir a 100km/h com um "pára-quedas" no tejadilho foi abuso ;-)
Pensei que eles perdessem velocidade nas subidas :shock:
Como diz o Apr, a 80kmh é que devia ter funcionado.

Então e aquela foto do leafspy? Não achas que devia ter ficado a pé? Ou é assim tão fiável confiar cegamente na célula fraca?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por rnlcarlov » 31 ago 2016, 10:33

Caramba, isso é que foi suar. Mesmo na A1, chegar com 4% e 7% aos PCRs já deve dar nervoso miudinho. Depois essa para Viseu....
Mas sim, os camiões são uns aceleras. Quando fui ao ENVE ainda ia na ilusão de se calhar apanhar um camião pelo caminho a velocidade compatível, mas qual quê? Tudo a ultrapassar à grande.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”