Diário de bordo de vip

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victormcpinto
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 07 fev 2014, 21:24

No dia 21 de Janeiro tinha 54,61 Ahr.
No dia 22 levei a bateria até ao 2* aviso de bateria fraca, 8% SOC.
No dia 23, carga até 100%, recuperei a 12* barra e 62,15 Ahr.
Tudo uma grande mentira.
https://www.dropbox.com/s/t0fi6nlor1fdk ... 4%2011.png

Neste andar, a previsão do Malm vai falhar. Não vai levar meses a desaparecer a 12 barra. Neste período, 21/1 até hoje, fiz uns imensos 638 kms.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 08 fev 2014, 00:14

Calma, ainda é cedo para dizer isso. No minha ideia, o que te aconteceu é tipo o que se passou durante a atualização. A capacidade de início desce mais depressa. Embora nos últimos dias o valor tenha diminuído com mais intensidade, tal pode dever-se a estar mais frio. Mas para esta previsão malmonástica se concretizar, o melhor é fazeres um troço na serra de Sintra ao máximo que puderes até aos 20% de SoC e bateres o teu recorde de barras no mostrador da temperatura, se possível 24, embora umas 5 talvez seja suficiente. Faz isso amanhã e depois de amanhã já estamos com 59 Ahr outra vez. E fevereiro só tem 28 dias, o que é um bom prenúncio.

Esse valor de capacidade restante também já não me convence. Nem no teu carro, nem em mais nenhum. Por isso é que já nem estou com tanta vontade em determinar o valor no meu. Agora só me fio no que carrega. O meu carrega atualmente, no máximo, 16 kW.h. Desde que o tenho, nunca me carregou mais que 16,6 kW.h. O resto é paisagem.

Já agora, só o Malm é que falha previsões. Sabem porquê? Porque é único que as faz. O Oblak também nunca falhou nenhum penalty.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 19 fev 2014, 14:46

1 A prova da 12 barra e os valores de capacidade a diminuírem lentamente, até à realidade.

2 O meu pack com um SOC de mais de 80% apresenta, normalmente, este aspecto, com as células 71 e 72 substituídas, com menor tensão.

3 o pack após repouso. Isto aconteceu porque fiz uma carga a 100%, mas depois tive de o deixar em repouso durante 10 horas. Precisava de 150km sem tempo para perder em cargas normais.

https://www.dropbox.com/s/yw055w68bgkom ... epouso.pdf
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 19 fev 2014, 15:05

Mais 2 Ah para voltar a desaparecer a barra. Curioso que a 80% de SOC já não há assimetria entre as células. Penso que após a substituição havia assimetria mesmo um pouco abaixo dos 80% de SOC. Parece que os shunts são de uma corrente muito baixa que demora (muitos) meses a equilibrar o pack pelo topo.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 19 fev 2014, 17:31

No caso do Vip, o tempo necessário para o reequilíbrio vai ser maior porque ele raramente carrega a 100%. O número de ciclos dele é claramente abaixo da média. Quanto à evolução da capacidade, parece-me que a segunda barra vai superar fevereiro. Se a bateria for sujeita a um stress maior, o valor de perda vai diminuir mais devagar (embora na realidade esteja a acontecer o inverso).
O ritmo de descida do valor de capacidade foi menor nos últimos 15 dias, algo que não me admira, com base no comportamento que se verificou após a atualização. Arrisco-me a dizer que o ritmo de perda de capacidade acelerou nos últimos 4/5 dias, tendo em conta que houve uma descida das temperaturas. Se as temperaturas médias começarem agora a subir, o que é de esperar à medida que se aproxima a primavera, a perda de capacidade vai ser ainda menor e podemos ter a 12ª barra todo o março. Se o Vitor Pinto fizer umas viagens daquelas que aquecem bem a bateria, mais fácil vai ser aguentá-la durante março.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 25 fev 2014, 15:44

Aqui vai mais uma actualização.
Desde o dia 1 de Dezembro de 2013 até hoje.

https://www.dropbox.com/s/ir3oh87msc7vt ... 9%2031.png
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 09 mar 2014, 21:01

Não sei se vou chegar aos 40000 km com as 12 barras (39239). Estou a andar bastante, hoje fiz 3 km, mas perante a motivação sobre a degradação que por aqui anda, resolvi postar a situação presente.

De 11 de Janeiro até hoje

https://www.dropbox.com/s/xrv101cchgqvl ... 0%2035.png
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 09 mar 2014, 21:16

Está quase lá. Quando chegar aos 54.75 a barra pode desaparecer a qualquer momento. Só demorou este tempo todo por o reset ter acontecido no Inverno. Na verdade o carro teve 11 barras este tempo todo como se vê claramente pela assintota do gráfico.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 21:31

Ainda tenho esperança que desacelere o ritmo de degradação por estes dias. Mas já é evidente que dificilmente passará de março.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 18 mar 2014, 12:40

Carreguei bem menos do que o Ledve. 17,1 kW.

Ontem cheguei a casa com 1 barra, 17,1% SOC, 34 gids e 3714/3723/3732, temp. 17.8 oC
Carreguei 100% e - 12 barras, 92,4% SOC, 228 gids e 4072/4088/4095, temp. 17.7 oC

Estou com 55,10 AHr e aguardo a queda da 12 lá para os 40000 km. Estou com 39338 km.
Apresentarei os resultados desde a "ascensão" até à "queda".
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