Diário de Bordo jpgoncalves2

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por mjr » 11 abr 2016, 18:21

80% é 4.02. Mas queria dizer 70% e não 60% de facto. Nesta zona de SOC a tensão em repouso varia pouco.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 11 abr 2016, 19:07

Compreendo tudo o que escreve, mas a minha prática não está de acordo com algumas coisas. Por exemplo, no meu i-MiEV é muito fácil ter temperaturas superiores a 30 ºC, muito fácil mesmo. Nos dias mais quentes de verão fazer 50 km pode resultar em temperaturas superiores a 40 ºC e sem qualquer carregamento rápido. A resposta à química parece que já foi respondida. Nos i-MiEV os 80% deve corresponder a voltagens de 4,02V. Fiquei curioso para perceber como a degradação do seu carro vai avançar. Comparando com a minha talvez venha a ficar mais convencido, ou não.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 11 abr 2016, 19:11

De qualquer das maneiras penso ser recomendável fazer um carregamento de 100% pelo menos uma vez de 15 em 15 dias, para que se faça um eficiente equilíbrio das células + reajustar o SoC + fazer um cálculo mais preciso da real capacidade.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Mensagem por jpgoncalves2 » 11 abr 2016, 22:53

Malm Escreveu:Compreendo tudo o que escreve, mas a minha prática não está de acordo com algumas coisas. Por exemplo, no meu i-MiEV é muito fácil ter temperaturas superiores a 30 ºC, muito fácil mesmo. Nos dias mais quentes de verão fazer 50 km pode resultar em temperaturas superiores a 40 ºC e sem qualquer carregamento rápido. A resposta à química parece que já foi respondida. Nos i-MiEV os 80% deve corresponder a voltagens de 4,02V. Fiquei curioso para perceber como a degradação do seu carro vai avançar. Comparando com a minha talvez venha a ficar mais convencido, ou não.
Como sabe, o dimensionamento das baterias com a mesma química, em tensão total e capacidade, permitirão intensidades de correntes mais ou menos elevadas, consoante a potência necessária para mover o carro em que estão instaladas. De duas baterias com uma associação de elementos idêntica, perfazendo uma tensão e capacidade totais idênticas, se instaladas em veículos com diferentes pesos, aquela que estiver instalada no mais pesado, vai necessitar de solicitar intensidades de corrente superiores ao do mais leve, para deslocar o veiculo à mesma velocidade. Neste contexto, a temperatura da bateria em que há uma maior solicitação de corrente, vai aquecer mais, desde que as resistências internas sejam idênticas. Isto para dizer que os mesmos elementos químicos em presença um dos outros e sujeitos à mesmas condições ambiente, regaem sempre da mesma maneira, independentemente da aplicação em que servem. A sua bateria, tem comportamento idêntico à do meu Leaf, à bateria de tração do meu heli ou a uma bateria daquelas de relógio (de botão) com a mesma química. Naturalmente as temperaturas de funcionamento irão diferir, consoante as cargas, também designadas por xC em que x é o múltiplo da capacidade, que traduz a solicitação máxima de corrente instantânea. Se a bateria do seu VE aquece aparentemente mais do que a do meu , nas mesmas condições ambientais, é porque o deslocamento do seu carro lhe solitida um valor de C superior ao que solicita o meu, para o deslocar, à mesma velocidade. Tudo isto apenas para dizer que, se tomarmos as leituras de tensões, independentemente dos valores de SOC, e as leituras dos valores de temperatura em graus, em vez de barras ou cores, poderemos sempre tirar o melhor partido de qualquer uma, face ao que já sabemos do seu funcionamento e fatores de degradação conhecidos, e que tão bem vêm sistematizados no video do Prof Jeff Dahn.
E se tivermos a disponibilidade de ler a quantidade de Ah consumidos, face ao valor de partida da nossa bateria para cada utilização, podemos ainda utilizar uma medição mais fiável, que nos obviaria a referência à tensão mínima (que será sempre diferentes de célula para célula), e que advogamos como 3.6v, como valor seguro, para parar a descarga. É a conhecida regra do uso de não mais de 80% da capacidade da bateria, em cada utilização. http://www.rchelicopterfun.com/rc-lipo-batteries.html Num aplicação simples, se tivermos uma bateria com 10Ah de capacidade, deveremos parar de a descarregar quando já tivermos consumido 8Ah, restando 2Ah. Se fossemos então medir as tensões, não estaríamos longe de valores perto do tensão nominal (3.7v no caso da química das nossas baterias). No LSpy é possível ler-se esse valor, mas não sei se essa leitura é disponibilizada pelo software de leitura do seu carro..?!
Faremos o melhor e iremos partilhando as nossas experiências, só assim progrediremos , mudando de verdade ou opinião, sempre que uma melhor surja, e a nossa razão a reconheça. Esse é o meu compromisso! :)

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 11 abr 2016, 23:24

Malm Escreveu:De qualquer das maneiras penso ser recomendável fazer um carregamento de 100% pelo menos uma vez de 15 em 15 dias, para que se faça um eficiente equilíbrio das células + reajustar o SoC + fazer um cálculo mais preciso da real capacidade.
Estou não a 100%, mas 200%, de acordo consigo!! Eu próprio faço um a dois carregamentos a 100% por semana. Evidentemente que se há a vantagem que o Malm bem apontou , de permitir um melhor balanceamento das células e reajuste do cálculo de SOC pelo LBC, há também a desvantagem conhecida do tempo que vai passar acima dos 4.0v por célula... Uma bateria como as nossas, com as células acima de 4.0v, e estacionado, é como um carro de F1 na grelha de partida, à espera da luz verde para começar a andar. Quanto mais tempo estiver nessa situação, pior, como sabemos! Assim, sempre que faço um carregamento desses, utilizo a mais elevada potência de carga que tenha disponível e que me leva a bateria a 100% (CR não o fazem). No meu caso, como o meu carro tem um carregador interno de 6kW, aproveito para fazer esses carregamentos a 32A e programar para que terminem imediatamente antes de iniciar viagem. Depois, só volto a estacionar o veículo quando as células já estão abaixo de 4.0v. Tudo isto, objetivando limitar a degradação proveniente do tempo passado em SOC elevado, durante o qual o aumento das reações parasitas e que dão origem à SEI, é exponencial. Também procuro com este exercício, criar uma dinâmica interna dos iões de lítio, forçando-os a andar sempre em movimento, um pouco como o que fazemos quando remexemos a água numa tina, para impedirmos que detritos se depositem ou, caso já se depositaram, que se soltem. Entre amigos, costumo comparar este exercício com o exercício físico que fazemos para ajudar a libertar as placas de colesterol depositadas nas nossa artérias. Nesta metáfora, o colesterol é a SEI (Surface Electrolyte Interface), a placa que é produto dessa reações químicas parasitas e que se deposita em particular sobre o ânodo, dificultando , à medida que cresce, o fenómeno da intercalação dos iões de lítio no ânodo, degradando pois a capacidade da bateria, ao longo do tempo. De 15 em 15 dias, faço uma CR com a qual pretendo também obter um efeito reforçado desse "remexer" do eletrólito. E como consequência, registo normalmente esse acrescento temporário de Ah e Hx (diminuição da resitência interna) , por vezes até fazendo subir o valor de SOH. É temporário, tal como a nossa condição física após exercício, mas que vai sempre degradando, ao longo da vida. Mas no longo prazo, tal como os efeitos que esperamos para o nosso corpo pelo exercício físico praticado, esperamos nós também ter aumentado não só a qualidade de funcionamento como a longevidade da bateria. Estarei errado? Talvez! Mas como faz sentido, até que as evidências me demonstrem o contrário, continuarei! Se melhor verdade surgir, mudamos para essa nova e melhor prática! Como tudo na vida, não é'! ;)

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 12 abr 2016, 07:39

Sim, no caniOn vemos a voltagem de todas as células no momento. No EvBatMon também tem a voltagem da célula mais fraca. Sim senhor, gostei muito desta troca de argumentos. Ora aí está um caso em que só ganhei em falar e não estar calado. Muitas vezes é ao contrário, sobretudo cá em casa.

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 12 abr 2016, 10:46

Malm Escreveu:Sim, no caniOn vemos a voltagem de todas as células no momento. No EvBatMon também tem a voltagem da célula mais fraca. Sim senhor, gostei muito desta troca de argumentos. Ora aí está um caso em que só ganhei em falar e não estar calado. Muitas vezes é ao contrário, sobretudo cá em casa.
Boa Malm, se tem a possibilidade de leitura de tensões, então tem aí uma excelente ajuda, bem mais fiável que o SOC! :)
Eu também gostei de trocar conhecimentos consigo e creia que me ajudou muito a perceber a realidade do seu VE, um ilustre desconhecido com que me vou familiarizando! ;)
A Filosofia e a sua filha Ciência, trabalham com o conhecimento, buscando continuamente a realidade, já que esta é absoluta, inconcebível para o Homem, ser ainda imperfeito! Vamo-la vendo segundo as nossas verdades, temporárias e diferentes de uns para os outros, mas que não passam de pálidas e incompletas versões dessa realidade. É do confronto construtivo e humilde dessa nossas versões da realidade que vamos construindo novas e mais próximas da realidade, produzindo enfim conhecimento!
Como reconheço em si esse gosto pelo conhecimento e a humildade para aceitar outras verdades, deixo-lhe aqui duas evidências disso, uma sobre SOC no Leaf e que tem sido assunto ainda ontem conversado aqui no meu DB, e um vídeo com uma explicação do(s) algoritmo (s) de balanceamento de uma bateria , que embora a sua aplicação seja em modelismo rádio controlado, tem a mesma química básica dos nossos VE.

Sobre SOC no Leaf e a sua reconhecida imprecisão como tradutor de tensões, exatamente porque outros carros e outros LBC fazem correspondências diversas ( isto e, verdades diversas..). Há quem afirme que 4.0v é cerca de 70%, outros 80% , esta foto tirada hoje mostra que, à data e para o meu sistema Leaf e com o meu LS, esse valor terá que se situar acima de 75% e provavelmente ligeiramente abaixo dos 80%: :)
Imagem

Imagem[/img]

Agora o vídeo sobre balanceamento:

https://www.youtube.com/watch?v=wIbHLac ... tml5=False

E quando , sobretudo em casa, o confronto das diferentes verdades nos leva a sentir que nos estamos a infelicitar, tente levar à prática esta sugestão:
" Mais vale ser Feliz do que ter Razão"! ;)
As ideias (verdades) que o próximo expressa só têm a força que cada um de nós, como receptor, lhe quiser dar!
Aqui estarei, sempre disponível a uma interessada e humilde troca de verdades e produção de novo conhecimento!
Bem Haja! :)

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 12 abr 2016, 11:16

jpgonçalves2, muito obrigado pelas informações disponibilizadas :)
Seria um tuning espetacular poder carregar cada uma das células do Leaf independentemente, ou não 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 12 abr 2016, 11:33

Filipe Escreveu:jpgonçalves2, muito obrigado pelas informações disponibilizadas :)
Seria um tuning espetacular poder carregar cada uma das células do Leaf independentemente, ou não 8-)
Bem Hajas pelo incentivo Filipe! :)
Pois, vontade não me falta de experimentar também esse tuning... :D Mas valores ($$$) mais altos se levantariam... :mrgreen: :lol:

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 13 abr 2016, 10:57

Hoje reparei após o meu carro ter passado a noite com 69% SOC, de manhã tinha as células estacionadas a 3.97V.
Logo a fasquia dos 4V anda perto dos 70% SOC. É possível que no do Malm seja diferente, uma vez que tem mais degradação que o meu.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”