A Pascóa trouxe mais uma viagem, desta vez até Vila Real de S. Antonio.
Começou com alguma ansiedade face à incerteza de disponibilidade de PCR, desligados no mês de março. Equacionei inclusive o aluguer de um fumarolas e se tivesse bola de cristal, talvez essa teria sido a melhor opção dadas as incidências que ocorreram em toda a viagem.
Com quase 50k km`s rodados, não faço grandes contas nem previsões de autonomia, km`s, etc etc…é carregar e andar. Já conheço as limitações e sei de antemão onde tenho de carregar mas com carregadores desligados…não temos qualquer hipotese. Por esse motivo, estive praticamente a reservar um carro para a semana de férias mas mesmo na última hora, eis que o posto de Alcácer foi religado na terça-feira e penso “…é pá, só falta Loulé” para completar a viagem. No dia seguinte voilá Loulé ligado e desisti da ideia do aluguer, não tanto por razões economicas ou financeiras mas quero dizer, é o meu carro, foi para isto que o comprei. Para andar!
Saìmos domingo de casa, a 100% em direção a Setubal para visitar familiares e almoçar. Existem carregadores lentos operacionais, se conseguir carregar, perfeito. Contudo, depois de lá estar o mais próximo era um pouco distante, “não faz mal, temos 60%” .
Tinha previsto sair às 14h para estar às 18h, sem falta em Vila real, mas almoços de familia, dificilmente se consegue cumprir planos. Saimos às 15h! En10 em direção à marateca, entrada na A2, cc a 100/110 km/h e 1ª paragem em Alcácer para a 1ª CR do dia. Depois de 11m37`s e 8.93kwh, tinha mais de 80%, e siga novamente em direção a Aljustrel. Mais 18m22` e 14kwh e estamos de volta à estrada. Chego a Loulé, posto livre e penso “grande sorte, 3 pcr, sempre disponiveis, maravilha”. Saio, passo cartão, “não autorizado”, 1x,2x,3x, cartão mobie, prio, nada. Ligo para a linha mobie, reinicia posto e nada. Solução, pedir no posto para carregar no sentido oposto. Os funcionários, foram atenciosos mas o responsável quis verificar o pcr e confirmar o que se passava, após verificar telefonou aos colegas e avisou que eu daria a volta pela estrada de serviço do posto. E lá, fomos. Sai do carro, toca campainha, abrem o portão, entra no carro, e chegamos ao pcr….ocupado, com um Leaf 30 em carga com 97%. O proprietário, simpaticamente, veio dizer que estava quase a terminar mas necessitava mesmo dos 100%, ia para norte. Passado uns minutos, lá desligou, com 32m de utilização e 99% de carga. Com tudo isto, já estava bastante atrasado ao meu compromisso. Carregamos em 13m42`s, 10.24kwh, o suficiente até ao destino. Salvo erro, já com 8 barras de temperatura.
Volto novamente ao posto, para pedir a abertura do portão de serviço, de modo a voltar ao sentido da minha viagem. Conhecem a Lei de Murphy? Exacto, quando achas que não pode ficar pior, eis que ao chegar ao portão no sentido oposto o dito encravou, saiu da calha, a meio do seu percurso. Bahhhh. Perdi 1h em Loulé, sai de lá à hora que deveria chegar ao meu destino.
Acelerei mais um pouco, mas ainda ficamos com autonomia ainda para uns 30km`s e consumo médio total de 14,5kwh.
No destino, o Leaf carregou durante a noite, gentilmente, na casa onde ficamos hospedados.
Estas aventuras fazem parte, mas o que realmente me aborreceu foi no dia seguinte. Vamos a Espanha passear e fazemos umas compras no mercadona? Vamos a isso. Quando regressamos do supermercado, ao parque de estacionamento em plena luz do dia, parachoques todo roçado no canto. Não fosse as crianças, acho que tinha descarregado todo o léxico de vernáculo que conheço! Mais de um ano a rodar em PT, imaculado, após 1h em Espanha, esta prenda? Falei com um segurança, ninguém viu nada, não há cameras. Porreiro. Vamos embora!

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O resto da semana em PT, tranquilissimo. Bastou 2 cargas parciais para as voltinhas de passeio, com regresso via Albufeira, com nova paragem em Loulé para carregar até 90%, foram necessários 26m52`s para 19kwh.
O regresso no dia 1, fez-se de Albufeira com 100%, 1ª paragem em Aljustrel , 13m foram suficientes para mais 10kwh de carga. Chegamos a Alcácer, e o que temia, verificou-se, um model x e um eGolf no PCR. Em domingo de Pascóa já era expectável. Nestas alturas, o melhor mesmo é manter a calma, descontrair e socializar. O model x, foram só mais 5min, o eGolf à espera, entretanto foi carregando na menekes, quando começou na CCS, na conversa com o dono 5*, nem dei conta de passar os 15min de carga que era o suficiente até ao seu destino.
Mal tinha começado a minha carga, mais um Leaf a chegar, e estava nas lonas. Mais um dedo de conversa e os meus 13m20`s voaram rápido, com mais 10kwh de carga.
Nesse dia, havia de facto muito movimento, inclusive tinha existido durante a tarde, acidente na marateca, o trânsito estava um pouco acumulado. Acabei por optar, por sair da AE e meter na nacional em direção a pegões e porto alto. Apesar de mala bem carregada e pesada, + 5 pessoas, mesmo com bom ritmo, incluindo ultrapassagens, o consumo foi novamente bem aceitável. No total da semana, rodamos perto de 1.000 km`s.
Se me arrependo de ter levado o Leaf? É dificil responder. Talvez o aluguer tivesse sido a melhor opção, por tudo o que se passou, constragimentos inclusive previsiveis. O gasto adicional, no aluguer, feitas as contas, pouca mossa faria à abissal poupança anual que temos, desde que adoptamos o VE. O parachoques depois de polir, ficou bem melhor mas ficou riscado. Enfim…poderia acontecer em qualquer lado.
Dito isto, adoro o meu VE!