Diário de Bordo cromero

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cromero
Proprietário Leaf
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 23 jul 2014, 12:35

mjr Escreveu:Os kW.h do LS são baseados nos Ah que o carro reporta. Como o teu indica 60Ah e não os esperados 66Ah, só indica 20kW.h de energia disponível em vez dos 22-22.5 kE.h esperados.
Entendido. Obrigado, mjr

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 23 jul 2014, 19:58

97% de SOC? :shock:
O meu nunca passa de 91% :?

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 23 jul 2014, 20:20

RJSC Escreveu:97% de SOC? :shock:
É normal RJSC.
Andei meses e meses assim.
Ainda ontem, só carregou 90%
Mas também já me aconteceu isto:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 450#p25168

Eu dou mais importância à tensão das células do que ao SOC que ele pensa que tem...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

victormcpinto
Proprietário Leaf
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Mensagem por victormcpinto » 23 jul 2014, 21:40

RJSC Escreveu:97% de SOC? :shock:
No dia 7 de Junho
https://www.dropbox.com/s/sjo7ln5qi3es2 ... 4%2024.png

No dia 30
https://www.dropbox.com/s/4akr1ga7lswen ... 5%2018.png
Carregamentos a 100%
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

ogadiv
Proprietário Leaf
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Mensagem por ogadiv » 25 jul 2014, 00:28

O meu chega aos 97% também

cromero
Proprietário Leaf

Mensagem por cromero » 25 jul 2014, 11:01

ogadiv Escreveu:O meu chega aos 97% também
E como são possíveis diferenças tão grandes??

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 25 jul 2014, 16:54

Está relacionado com o valor da célula mais alta que pára o carregamento.
Eventualmente a temperatura também influência o limite máximo de carga.

Se tiveres as baterias a 70% - 80% de carga e equilibradas inferior a 11mv, coloca à carga e verifica a % de término.
;)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 25 jul 2014, 17:18

cromero Escreveu:E como são possíveis diferenças tão grandes??
galt Escreveu:Está relacionado com o valor da célula mais alta que pára o carregamento.
Não.
O carregamento a 100% pára sempre dentro dos mesmos níveis de tensão. É invariável.
Quase que aposto que está é relacionado com o que ele "pensa" que tem de SOC antes de chegar a esses níveis de tensão e ao mesmo tempo com a degradação que ele "pensa" que tem.
Pode ser muita coisa, mas "relacionado com o valor da célula mais alta que pára o carregamento" é que não.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 27 jul 2014, 16:46

Ja percebi que o meu carro trab de maneira diferente do teu. Tenho outros dados que me permitem extrair informacao diferente.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

cromero
Proprietário Leaf

Mensagem por cromero » 24 ago 2014, 00:08

Uma aventura com final feliz

Já vos tinha falado na aventura de meter o LEAF por estradas nacionais desde o Porto até Ponte de Lima, com volta, com uma só carga. São, desde minha casa em Aldoar, até ao centro da vila minhota, perto de 87 kms. Com regresso, a estirada anda pelos 180 kms, mais coisa menos coisa. O mjr prometeu-me apoio no seu ponto de carga na Trofa, mas há uns dias resolvi meter-me à aventura sem rede, embora armado de um razoável cagaço!...
E ficou decidido: este sábado, pelas dez da matina, o LEAF deixaria o conforto e a facilidade das deslocações de 100 ou 120 kms diários e iria ser testado até ao limite. Ou era agora, com o pack ainda jovem e vigoroso , ou nunca mais lá ia. E lá foi ele por terras minhotas, na demanda dos 200 kms com um só carga e, se possível, com o fito de ultrapassar os temíveis 201,4 kms do grande Malm.
No dia anterior deixei o LEAF empanturrar-se até aos 100%, e hoje de manhã, quando abri a porta da garagem, lá estava ele a arrotar electrões por todos os lados.
Imagem
No dia anterior tinha feito uma condução conservadora, favor que o LEAF retribuiu com 169 kms de autonomia. Muito bonito, mas não dava para ir do Porto a Ponte de Lima e voltar...
Imagem
Imagem
O percurso escolhido - para evitar portagens e auto-estradas, vias que os caçadores de recordes de autonomia em carros eléctricos fogem como o diabo da cruz – contemplou a EN 14 do Porto a Braga, e a EN 201 de Braga a Ponte de Lima. O percurso foi escolhido às cegas, sem saber se teria um perfil adequado ao LEAF; o que, se, por um lado, punha em risco o êxito da empreitada, por outro lado tornava as duas horas de aventura ainda mais aventurosas! E que aventura me esperava ao chegar a Braga...
Eu bem tentei levar um amigo como pendura, mas um compromisso de última hora levou-o a declinar o convite. Entregue à minha sorte, chegado às imediações de Braga e entretido a olhar para o ELM 327, baldei-me para as orientações do GPS. Quando dei por mim, andava numa montanha russa de estradas municipais de paralelo, por becos orlados por campos de cultivo, casas rurais e aldeias perdidas dos arredores de Brácara Augusta, que nunca pensei visitar alguma vez na vida e, confesso, não me deixaram saudades. Depois de uma dúzia de kms por becos e ruelas, lá fui parar à perdida e muito desejada EN 201. Os dados do ELM e do LEAF, se já não eram famosos até ao meu desvario rodoviário, ficaram a partir daí bastante mais dramáticos!
Com efeito, a queda das barras do LEAF sucedeu-se a um ritmo que, não sendo terrível, dava contas complicadas para os muitos kms que ainda tinha pela frente. A 1ª barra foi-se aos 12 kms, a segunda caiu aos 29 e a 3ª aos 39 kms percorridos. Não era mau, mas assim não ia lá. Imaginem agora o que me passou pela cabeça quando a minha distracção me fez gastar mais uma dúzia de kms sem qualquer préstimo, nem sequer paisagístico (há zonas rurais muito feiinhas, meu Deus...). Bom, confiemos na divina providência... e nas virtudes escondidas de um pack de baterias praticamente novo. Em frente!
Tinha passado por Braga cerca de uma hora e cinco minutos depois da saída do Porto e, resolvido o imbróglio rodoviário, cheguei a Ponte de Lima 15 minutos depois do meio dia. Muita gente, muito sol, restaurantes a abarrotar, e o LEAF a deslizar pelo meio da multidão, silencioso e ordeiro, desconfiado da aventura em que o tinham metido.
Não resisti e levei o LEAF até ao imenso parque de estacionamento junto ao areal do rio Lima, um disparate sem nome para a paisagem ribeirinha mas uma solução para acomodar os milhares de fumarentos que por ali estacionam. Aqui está ele, junto à ponte velha, em fotos de marcação de território, mais do que de vaidade turística...
Imagem
Imagem
E depois de quase 100 kms percorridos, o descanso de mecânicas e dos electrões restantes numa sombra retemperadora...
Imagem
À chegada a Ponte de Lima, o panorama era o seguinte...
Imagem
Imagem
Imagem
Cheirou-me ligeiramente a esturro, mas agora já não havia nada a fazer....
Bom, e com todo o respeito que eu tenho pelos recordes e pelos testes às capacidades dos eléctricos, a verdade é que nunca me passaria pela cabeça ir até Ponte de Lima sem parar numa das casas tradicionais de bem comer, como é o caso do Encanada...
Imagem
E enquanto o LEAF jejuava à sombra, eu dava-lhe nuns pastelinhos de bacalhau...
Imagem
... nuns rojões à moda do Minho...
Imagem
... e no docinho e famoso leite creme...
Imagem
Antes de voltar ao “trabalho”, resolvi temperar a boca da minha patroa com uns chouriços de cebola e um salpicão fumado de terras limianas...
Imagem
E pronto, é hora de regressar. O percurso até ao Porto foi feito sem atropelos, com o credo na boca sempre que uma subida aparecia pela frente do LEAF, logo a seguir temperada por uma descida apaziguadora de ânimos e de capacidades.
No regresso, quando passei pelo centro da Trofa, o LEAF reportava 33 kms de autonomia e, a partir daí, o carrinho, levado por mares de autonomia nunca dantes navegados, foi cedendo aos kms de um modo muito animador: o raio da autonomia não só não diminuía, como aumentava um pouco, mantendo as duas barras por tempos infindos.
E eis-me chegado à Invicta, carago! Já depois do segundo aviso de bateria fraca, e com quase 200 kms cumpridos, faltava fazer o assalto final ao recorde do grande Malm. Fui com a patroa saber da saúde de uma das nossas gatas, e depois disso circulei, circulei, circulei. Com um olho no Elm 327, fui vendo a dificuldade do LEAF de se despedir dos trabalhos do dia. Andou, andou, andou, até que, com mais de 210 klms percorridos, resolvi dar descanso ao guerreiro de quatro rodas.
A 300 metros da minha garagem, subitamente, os círculos de potência deram sinal de alarme e apareceu o bicho tartaruguento. Lentamente, com o coração nas mãos, deslizei até à porta da garagem, fiz marcha atrás e acomodei sem problemas o LEAF, 213,4 kms depois de ter saído do Porto rumo a Ponte de Lima, às 10h05 da manhã...
Imagem
Imagem
Imagem

Notas à margem
Pela primeira vez, com o pack muito próximo da exaustão, apareceu-me esta indicação de “bad cells”, nas células 21 e 22...
Imagem
Curiosamente, depois de pouco mais de uma hora e meia de carga, as células apareceram todas, inclusive as “bad”, muito equilibradas...
Imagem
Ao contrário do que aconteceu na primeira vez que vi o bicho tartaruguento, com a ajuda do mjr, altura em que o bichinho apareceu com células abaixo dos 3V, desta vez a tartaruga declarou-se ligeiramente acima dos 3V na célula mais fraca. E apareceu de repente, passando subitamente da potência toda disponível para a limitação de potência, ao contrário do que ocorreu da primeira vez, em que a passagem foi mais gradual.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”