Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 25 nov 2013, 00:02

Curiosamente o nosso CB já foi atualizado quando passou a aparecer o sinal de P quando se abre a porta sem colocar o carro em P, mas nem aí passou a dar 2 casas. É de facto estranho.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 25 nov 2013, 00:04

Gostava imenso de atualizar esse software e tambem os mapas do GPS... falta-lhe a zona de tunel da CRIL aqui em Lisboa por exemplo.

Gostava que aparecesse a bateria com a percentagem e a media de consumo com duas casas decimais.
:roll:
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 27 nov 2013, 01:17

Hoje fiz 160Km.
Os primeiros 120 foram feitos quase de seguida logo pela manhã e antes de ligar à tomada estava com 42 GID's assim:
screenshot-1385473571007.png
screenshot-1385473571007.png (25.11 KiB) Visto 2680 vezes
Com isto, subiram um pouquito as temperaturas do pack e a degradação da bateria.
Carregou 19,9Kw até 92%. Ainda não tinha terminado mas tive mesmo que abalar.
Verifica-se também que quando se descarrega assim mais um bocado, as células mantêm-se mais ou menos equilibradas.
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:40, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 27 nov 2013, 08:05

A quantos Amperes foi carregado o carro?
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 27 nov 2013, 08:28

mjr Escreveu:A quantos Amperes foi carregado o carro?
16A.
É sempre a 16 excepto quando não haja condições para tal e tenha que o fazer a 10A.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 27 nov 2013, 09:20

E de 42 gids até 100% (ou quase) carregou 19kW.h? Isso é o que o meu carregava quando era novo, agora nessas condições não vai além dos 15-16kW.h. Uma vez que a degradação estimada é semelhante (55 vs 57Ah), é estranho esta disparidade. Era um posto Mobi.e? Quanto tempo demorou a carga? Esteve ligado o controlo do clima durante a carga?
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 27 nov 2013, 12:01

mjr Escreveu:E de 42 gids até 100% (ou quase) carregou 19kW.h? Isso é o que o meu carregava quando era novo, agora nessas condições não vai além dos 15-16kW.h. Uma vez que a degradação estimada é semelhante (55 vs 57Ah), é estranho esta disparidade. Era um posto Mobi.e? Quanto tempo demorou a carga? Esteve ligado o controlo do clima durante a carga?
A carga foi numa empresa, demorou 05h23m e não estava ligado qualquer componente eléctrico do carro.
Sobre estas questões, tenho também muitas dúvidas.
Reparem que, numa regra de 3 simples, se 42GID's são 20,1% de SOC, as 235 GID's que ele tinha quando interrompi o carregamento, seriam 112% de SOC, o que não me parece fazer sentido.
Tenho que ver bem as parametrizações do LeafSpy, compará-lo com o "Leaf Battery", e compreender melhor estas coisas.
Confesso que não tenho tido tempo para me dedicar a isso.
Mesmo assim, considerando uma eficiência de 95%, ele terá "mamado" 18,9Kw.
Não considerei aqui eventual erro grosseiro do medidor porque já o testei em casa e no Mobi.e, sendo ridículos os desvios. Uma coisa que haveria que ter em conta, se calhar (não percebo nada disto), seria também o factor potência. A partir de agora vou olhar para esse parâmetro que ele mede.

Mas que ando intrigado, isso ando... :roll: :roll: :roll:
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 27 nov 2013, 13:03

Sinceramente parece-me que o teu Leaf sobrestima a degradação real. 19kW.h é muito bom de 42 gids até 235, dá 98W.h da rede por gid. Tendo em conta que um gid são 80W.h guardados na bateria, acho impossível que o rendimento da carga seja de apenas 80/98=82%. No meu um gid vale entre 80 e 85W.h da rede.

Não podes interpretar os gids como diretamente proporcionais ao SOC. Os 0 gids aparecem por volta dos 5% de SOC, e a estimativa de SOC também não é muito eficaz...

Tendo em conta o tempo de carregamento penso que o medidor está a medir corretamente. 5h23 a 230C 16A dá 19,8kW.h. O fator de potência é quase unitário pelo que também não terá influência.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 27 nov 2013, 13:13

E isso dos GiD's que o carro consegue não depende da temperatura?

O SoC, no meu já vi que depende. Quando as baterias aquecem, o SoC diminui. Talvez esse valor de 20% de SoC no início da carregamento fosse o valor considerado para temperaturas baixas, mas com o andamento durante o dia e o carregamento o carro tenha conseguido carregar não 80% mas 85%, já que a bateria vai ganhando capacidade ao longo do carregamento, devido ao aquecimento.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 27 nov 2013, 18:45

Antes da P3227 dependia da temperatura, agora supostamente não. O SOC é suposto variar com a temperatura, mas a energia armazenada não.
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