DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 16 jun 2011, 21:41

Com jeitinho até com uma carga inicial a 80% conseguias fazer os 145km 8-) 8-) 8-)

Fora de brincadeiras, é óbvio que fazer 145 km com 100% é exequível, mas claro que há alguns riscos devido aos imponderáveis de cada viagem que podem fazer stressar o Rui. Mais uma razão pela qual é fundamental haver uma rede alargada de carga de VEs. Porque não obrigar todas as novas bombas de gasolina a disponibilizarem um sistema de carga para VEs?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por batalha » 16 jun 2011, 21:46

:idea: divide a hora a meio :idea:
Dormes mais meia e demoras mais a outra meia na viagem ;)

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 16 jun 2011, 21:47

pedrobarreto Escreveu:Boa tarde amigo Rui. Resido a varios anos em Setúbal e como lhe disse outro dia tambem eu sou um "sofredor". Segundo o que me informaram hoje, talvez para a semana tambem já seja um feliz "comtemplado". Mas não foi isso que me trouxe aqui. De facto acho de elementar justiça fazer-lhe um agradecimento pelo valioso serviço que tem prestado a todos os entusiastas do nissan leaf em particular e pela mobilidade electrica no geral. De facto tenho a certeza que varias vezes já deixou muitas coisas do seu interesse e suas nessecidadespara trás para vir aqui descrever-nos todas as suas experencias com o seu novo nissan,( e não só ) para que nós aqui comodamente sentados possamos" beber" toda a sua expereecia que nos irá depois servir para o nosso dia a dia. Por tudo isso em meu nome, e penso que em nome de todos os amigos aqui reunidos em torno de um gosto comum o nosso MUITO OBRIGADO.

Um abraço do amigo Pedro Barreto
Muito Obrigado pelas simpáticas palavras Pedro.

Sinceramente não me sinto merecedor de tal distinção :oops: ....já estou a corar. De facto tenho dispensado algumas boas horas neste fórum, mas também é verdade que nunca pensei vir a ter um "feedback" de tal dimensão (eu sei que os observadores não registados são muito mas ficam fechados em copas, não é Marinhais ;)).

Também é verdade que tenho tido momentos de grande "gozo" (não sei se repararam mas a palavra está entre parentes :lol: ) e divertimento e também aprendi algumas dicas bem úteis e um convívio com base num assunto de interesse comum que me parece bastante salutar nestes tempos conturbados.

Tenho de aproveitar esta oportunidade para realçar o trabalho altamente profissional e desinteressado (sim, isto é tudo por "amor à camisola", coisa que caiu em desuso infelizmente, leia-se sem haver meios financeiros envolvidos) ao Grande Administrador do fórum aqui conhecido por mjr e grande sofredor da cidade Invicta mas que está quase a ter o seu Leaf para ver se depois conseguimos fazer o tal encontro que irá espantar o Pais, pelos vistos lá para os lados de Leiria...veremos.

Uma palavra de apreço para o outro Administrador e apoiante do fórum conhecido por MikeXilva e ainda ao ruicvt que foram e têm sido grandes impulsionadores nomeadamente nos primórdios deste fórum onde a colaboração era ainda mais necessária.

Em último lugar (the last but not the least) a todos vós forunistas e Leafistas militantes que com os vossos comentários têm alimentado este fórum. Os meus agradecimentos.

Em conclusão...faz hoje uma semana que tenho o meu Leaf e como já disse noutros tópicos o "sorriso LEAF" não me sai da cara. É efectivamente uma peça de engenharia electromecânica e electrónica de muito boa qualidade e dá-nos momentos de divertimento que desde "putos" que não sentíamos...falo por mim claro, além de alguns potenciais "sustos" à conta dalguma ansiedade que também é criada até nos ajustarmos mentalmente a este veículo que só tem cerca de 1/5 da autonomia de um veículo normal.

O texto já vai longo...sorry

Cumprimentos e continuem a participar.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 16 jun 2011, 22:03

Essiemme Escreveu:Rio de Mouro ???!??!

Onde raio é esta oficina da Nissan, em Rio de Mouro ???

...é que eu tenho estado por aqui, em Mem-Martins, a trabalhar ultimamente...

É mesmo ao lado do recém aberto Fórum Sintra...é a Caetano Power Sul ou lá o que é e tem a Peugeot, Toyota, Nissan e mais algumas marcas no complexo.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 16 jun 2011, 22:06

Obrigado pelas palavras Rui. E reforço o agradecimento aos outros moderadores e gestores e também a todos os membros deste nosso espaço de partilha de informação e experiências. No entanto, sem contar com as questões técnicas de desenvolvimento e manutenção deste espaço, o grande motor (eléctrico 8-) ) deste fórum tem sido de facto o ruimegas, com participação em todos os tópicos, introdução diária de novos tópicos, e agora também relatos daquilo que mais interessa a todos nós que é a experiência LEAF. Obrigado Rui!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 16 jun 2011, 22:11

Continuando com o "uma imagem vale mais que 1000 palavras":

A carregar no Posto da Mobi-E de Carcavelos junto à estação.
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... 172745.jpg[/IMG]

A tentar carregar "apertadinho" no posto de carga da Estação da Rodoviária de Évora...vê-se logo que é um VE à direita :lol: :lol:
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... 182600.jpg[/IMG]

Onde o "rapaz" passa a maior parte do tempo em Évora
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... 173127.jpg[/IMG]
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 16 jun 2011, 22:43

Há um alerta que tenho estado para fazer em relação aos pretendentes à aquisição do Nissan Leaf e que me tenho esquecido de expressar aqui que é o seguinte:

Esqueçam as velocidades de auto-estrada com o LEAF e com os VE's em geral ou poderão ficar muito desiludidos com as autonomias obtidas.

Penso que é importante realçar este ponto porque tenho lido no fórum americano MyNissanLeaf alguns comentários de desapontamento em relação à autonomia do carro a velocidades de auto-estrada.

Claro que se tiverem de fazer 20 a 30 kms e tenham a carga toda ...já cá não está quem falou e "bombem" à vontade :lol: :lol: :lol:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por victormcpinto » 17 jun 2011, 19:22

Lamento não poder mencionar a fonte, mas anotei um depoimento de um condutor japonês ou americano, não havia ainda carros distribuídos em Portugal, que dizia mais ou menos o seguinte:
Posso concluir que a minha rotina, que utiliza itinerário misto, precisa de 1KWH para 5Km de percurso.

As variáveis a considerar são tantas que aquele valor pode ter desvios enormes, em qualquer sentido. Mas para a rotina do dia a dia, a conta é fácil.
Fora da rotina, é testar, ensaiar, stressar, divertir e concluir.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3475
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por RJSC » 17 jun 2011, 19:46

victormcpinto Escreveu:Lamento não poder mencionar a fonte, mas anotei um depoimento de um condutor japonês ou americano, não havia ainda carros distribuídos em Portugal, que dizia mais ou menos o seguinte:
Posso concluir que a minha rotina, que utiliza itinerário misto, precisa de 1KWH para 5Km de percurso.

As variáveis a considerar são tantas que aquele valor pode ter desvios enormes, em qualquer sentido. Mas para a rotina do dia a dia, a conta é fácil.
Fora da rotina, é testar, ensaiar, stressar, divertir e concluir.
Sendo assim, com 23 kwh (deixar 1 kwh para acessórios e a tartaruga) 23x5= 115 km à vontade.

Na minha mão a rolar por auto-estradas a 100 Km/h com algum esticão para passar um camião ou qualquer coisa suspeito que teria autonomia de 100 km... Mas nao tenho LEAF (nem encomendado) :cry:

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 17 jun 2011, 19:55

RJSC Escreveu:
victormcpinto Escreveu:Lamento não poder mencionar a fonte, mas anotei um depoimento de um condutor japonês ou americano, não havia ainda carros distribuídos em Portugal, que dizia mais ou menos o seguinte:
Posso concluir que a minha rotina, que utiliza itinerário misto, precisa de 1KWH para 5Km de percurso.

As variáveis a considerar são tantas que aquele valor pode ter desvios enormes, em qualquer sentido. Mas para a rotina do dia a dia, a conta é fácil.
Fora da rotina, é testar, ensaiar, stressar, divertir e concluir.
Sendo assim, com 23 kwh (deixar 1 kwh para acessórios e a tartaruga) 23x5= 115 km à vontade.

Na minha mão a rolar por auto-estradas a 100 Km/h com algum esticão para passar um camião ou qualquer coisa suspeito que teria autonomia de 100 km... Mas nao tenho LEAF (nem encomendado) :cry:
Mas vais ter nem que seja a 2ª versão ou 3ª pois estando em cima como estás tudo indica que tens algum "carinho" por este VE.

A minha experiência de condução diz-me que a primeira barra quando o carro está a 100% dá-me para fazer 10 a 11 kms em velocidade moderada entre os 70 e 80 kms/h. As barras seguintes já me dão para mais à volta de 15 a 18 kms tembém à mesma velocidade moderada. Para mim cada barra vale 2 kw excepto a 1ª que deve ter menos não sei porquê.

Vale o que vale mas é a minha sensação da experiência dos mais de 1100 kms numa semana de LEAF. :D

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”