Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 30 dez 2014, 15:37

A fonte de alimentação dos antigos desktops são muito interessantes porque têm uma série de proteções, e têm bastante potencia disponivel. É super fácil convertê-la para uma fonte de bancada para ser usada no que for preciso, por exemplo podes ver aqui um guia http://www.wikihow.com/Convert-a-Comput ... wer-Supply

Depois de ter a fonte alterada, ligas o 12V no borne positivo da bateria e o GND ao borne negativo e estás a permitir que o carro acorde.

Mais fácil ainda é ter um carregador auto dedicado para o efeito.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 30 dez 2014, 17:17

Boa, obrigado;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 31 dez 2014, 11:03

Eu já usei um pack de 4 célula LiFePO4 de 1Ah para acordar o meu Leaf depois de a bateria de chumbo ficar sem carga. Provavelmente uma bateria de 12V 7Ah de chumbo conseguiria dar cabo do recado.

A única coisa que a fonte/bateria de emergência tem de ser capaz de alimentar é o contactor da bateria de lítio. Depois dele atracar o conversor CC/CC liga-se e a bateria de chumbo é carregada a correntes elevadas (já vi perto de 100A).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Orlando » 31 dez 2014, 15:38

Mas isso não pega de empurrão?
:D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 31 dez 2014, 18:25

O meu não! 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 31 dez 2014, 18:34

Orlando Escreveu:Mas isso não pega de empurrão?
:D
:lol:

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 31 jan 2015, 00:20

Na semana passada fui trocar a bateria de 12V e fazer a campanha da coluna de direção. O meu está OK e não necessita de nenhum ajuste.

E relação à bateria suspeito que daqui a uns meses largos quando menos esperar vou ficar novamente com ela descarregada.

Entre a ultima falha e a troca da bateria passou-se quase 1 mês. Nesse periodo voltei a meter o adaptador bluetooth sempre ligado e nunca mais aconteceu. Mas desliguei o temporizador de carga... poderá estar relacionado não sei.

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por cromero » 02 fev 2015, 00:00

O meu também não tem problemas na coluna. Deve ser do exercício a que eu o submeto, 2000 kms por semana :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por VETL » 02 fev 2015, 00:11

cromero Escreveu:...2000 kms por semana :D
Impossível :o :o :shock:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 02 fev 2015, 01:18

O Bjorn fez 100 mil klms em 13 meses, dá uma média de 250 klms por dia, 7700 klms por mês ;)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”