
Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
O meu carregado a 100% mostra 150km de autonomia, o SOH já esteve nos 58% e a última vez que vi já ia nos 67.83%. O carro estima a autonomia usando outro dado qualquer, talvez a voltagem, não sei, agora que não lê a capacidade de cada célula individualmente isso não lê.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
O meu "problema" é que a 4ª barra não caiNonnus Escreveu: ↑14 dez 2023, 16:08O meu carregado a 100% mostra 150km de autonomia, o SOH já esteve nos 58% e a última vez que vi já ia nos 67.83%. O carro estima a autonomia usando outro dado qualquer, talvez a voltagem, não sei, agora que não lê a capacidade de cada célula individualmente isso não lê.

E eu preferia que caísse e ativar a garantia de forma "normal" sem ter de me chatear e provar à Nissan que o carro diz ter 67% da capacidade (+- 18kWh) mas ao fim de gastar 15kWh já está a parar!
Vou dar mais 1 mês, se até final de Janeiro não cair, vai de reboque para a Nissan depois de "parar na estada com 80%" a ver se eles assumem.
Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Afinal estão a trocar em garantia os 40 com células inchadas??frankesousa Escreveu: ↑14 dez 2023, 16:45Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Se não estou em erro já vi relatos de sim e de não, mas não tenho certezas porque no FB é difícil de destingir o que não é verdade da mentiracfvp Escreveu: ↑15 dez 2023, 18:17Afinal estão a trocar em garantia os 40 com células inchadas??frankesousa Escreveu: ↑14 dez 2023, 16:45Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!


Mas claro que posso estar a confundir com trocas abaixo de 100.000km onde a garantia de avaria do sistema VE deve cobrir.
Coisa mais preocupante ainda é alguns relatos de comportamento "igual" a este meu nos leaf 40.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Posso pesquisar, mas tenho quase a certeza que vi relatos de trocas depois disso pela garantia, mas os relatos são "bastantes" posso estar a confundir!MRider Escreveu: ↑15 dez 2023, 19:20Sim. quando tem menos de 100 mil km e menos de 5 anos.cfvp Escreveu: ↑15 dez 2023, 18:17Afinal estão a trocar em garantia os 40 com células inchadas??frankesousa Escreveu: ↑14 dez 2023, 16:45Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Eu estava a falar da garantia dos 160mil kms ou 8 anos. Fiquei com a ideia de que era isso que o frankesousa estava a referir.MRider Escreveu: ↑15 dez 2023, 19:20Sim. quando tem menos de 100 mil km e menos de 5 anos.cfvp Escreveu: ↑15 dez 2023, 18:17Afinal estão a trocar em garantia os 40 com células inchadas??frankesousa Escreveu: ↑14 dez 2023, 16:45Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Ok. Normalmente esses casos de células inchadas é fora da garantia dos 5 anos ou 100mil kms. É que já vi um ou outro relato a dizer que o carro foi reparado na suposta garantia de degradação. Mas essa malta não desenvolve nada, não entendo.frankesousa Escreveu: ↑15 dez 2023, 19:24Se não estou em erro já vi relatos de sim e de não, mas não tenho certezas porque no FB é difícil de destingir o que não é verdade da mentiracfvp Escreveu: ↑15 dez 2023, 18:17Afinal estão a trocar em garantia os 40 com células inchadas??frankesousa Escreveu: ↑14 dez 2023, 16:45Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!(verdade é coisa mais rara por lá
)
Mas claro que posso estar a confundir com trocas abaixo de 100.000km onde a garantia de avaria do sistema VE deve cobrir.
Coisa mais preocupante ainda é alguns relatos de comportamento "igual" a este meu nos leaf 40.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Tens mais detalhes sobre esses casos?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Certo, mas carros com quantos kms? E estão a ser reparados em garantia fora dos 100mil kms ou 5 anos?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Update a 1 mês do fim da garantia
A coisa está a ficar cada vez mais feia, por 2 razões, o carro está cada vez pior, mas, o BMS acha que está tudo bem e até subiu o SOH para 67%
Verdade seja dita, tive de lhe dar uma carga rápida "grande" (tipo 10% a 90%) e isso fez o SOH subir e efetivamente algumas células parece terem ficado melhores durante uma semanita.
Entretanto hoje parou novamente em AE, ainda não o mandei de reboque para a nissan mas vou mandar brevemente.
Dados dá viagem para terem uma ideia:
Certo é que a resistência interna/ dissipação térmica deve ser de tal ordem que baralha as contas todas do BMS, até porque depois a carregar ele gasta mesmo uns 18/19kWh.
Resumindo: a bateria tem utilizáveis uns 15kWh, mas o carro continua a dizer que são 18kWh e que isso são mais de 67% da capacidade original. Não sendo isso verdade, não sei bem como mostrar/ provar isso à Nissan! Estava mesmo com esperança que o BMS/carro mostrasse a verdade e isso seria um SOH de 60% ou menos.
Vou-lhe dar mais 2 semanas, se a barra não cair vai para a Nissan com o erro "Cell over Discharge Module 27" que no meu entendimento mostra degradação acentuada da mesma.
Se fossem inteligentes trocavam as células piores e já podiam dizer que garantiam as condições de garantia, mas acho que não tem essa perspicácia.
A coisa está a ficar cada vez mais feia, por 2 razões, o carro está cada vez pior, mas, o BMS acha que está tudo bem e até subiu o SOH para 67%
Verdade seja dita, tive de lhe dar uma carga rápida "grande" (tipo 10% a 90%) e isso fez o SOH subir e efetivamente algumas células parece terem ficado melhores durante uma semanita.
Entretanto hoje parou novamente em AE, ainda não o mandei de reboque para a nissan mas vou mandar brevemente.
Dados dá viagem para terem uma ideia:
- Distância: 45.8km
- Consumo no painel: 23.3kWh/100km
- % Bateria final: 9% (começou com 100%)
- Energia consumida segundo o leafspy (BMS): 13.2kWh (tinha mais 1.7kWh, ou seja, 14.9kWh

Certo é que a resistência interna/ dissipação térmica deve ser de tal ordem que baralha as contas todas do BMS, até porque depois a carregar ele gasta mesmo uns 18/19kWh.
Resumindo: a bateria tem utilizáveis uns 15kWh, mas o carro continua a dizer que são 18kWh e que isso são mais de 67% da capacidade original. Não sendo isso verdade, não sei bem como mostrar/ provar isso à Nissan! Estava mesmo com esperança que o BMS/carro mostrasse a verdade e isso seria um SOH de 60% ou menos.
Vou-lhe dar mais 2 semanas, se a barra não cair vai para a Nissan com o erro "Cell over Discharge Module 27" que no meu entendimento mostra degradação acentuada da mesma.
Se fossem inteligentes trocavam as células piores e já podiam dizer que garantiam as condições de garantia, mas acho que não tem essa perspicácia.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)