Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 23 mar 2015, 02:13

Imagino que só em lojas de modelismo é que se arranje. Há algum site onde possamos ver como é, e quiçá encomendar?

É só ligar ou é necessário fazer alterações?

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por dmorgado » 23 mar 2015, 10:50

Digam aí onde se podem comprar, pois nunca se sabe! :|

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 23 mar 2015, 15:51

Elá que confusão... então se comprares uma bateria de modelismo terás que comprar um carregador para esta, e arranjar uns cabos para ligar esta à outra. Se não a tratares bem, no dia em que necessitares mesmo dela, a probabilidade de estar ainda pior que a do carro é grande... :-) . Eu continuo a preferir o carregador. E só não comprei porque os carregadores que servem para arranque de CI's têm lá dentro... baterias... :?

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2674
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por alexmol » 24 mar 2015, 14:41

Boas.

O Leaf corta a alimentação à tomada de isqueiro quando está desligado ?

Se sim então é só arranjar um cabo de isqueiro com fusível e uma bateria de 12V selada de 7Ah (ou menos) como as que se usam nas UPS ou centrais de detecção de incêndios.

http://www.castroelectronica.pt/product ... o-12v-72ah

Enquanto o carro estiver ligado está a carregar essa pequena bateria, ficando assim como reserva.

Em alternativa pode-se arranjar espaço para uma bateria destas no compartimento do motor e ligá-la aos 12V do carro com um diodo e fusível para prevenir descarga simultânea, serviria também como reserva.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 24 mar 2015, 16:07

Não me convences, não faz sentido ter/manter uma bateria para usar em caso de falha de outra bateria. Mas isto sou eu...

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2674
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por alexmol » 25 mar 2015, 08:54

A solução que sugeri apenas faz sentido se houver fortes suspeitas de que se vai ficar apeado.
Se não houver a suspeita acho que nem um carregador se deve ter.
Em caso de avaria pede-se encosto a outro veículo ou chama-se a assistência em viagem.

Os softwares que sacam dados do carro não têm a tensão da bateria 12V ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Filipe » 25 mar 2015, 20:22

alexmol Escreveu:A solução que sugeri apenas faz sentido se houver fortes suspeitas de que se vai ficar apeado.
Se não houver a suspeita acho que nem um carregador se deve ter.
Em caso de avaria pede-se encosto a outro veículo ou chama-se a assistência em viagem.

Os softwares que sacam dados do carro não têm a tensão da bateria 12V ?
Tem. :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 26 mar 2015, 01:03

E eis que este primeiro ano passou, bem depressa!

Foi um ano em cheio que ficou marcado pelo afastamento quase completo de veiculos de combustão na familia. Temos agora um diesel que antes fazia 12000Km/ano e passou a fazer 4000Km, a maior parte deles viagens grandes que poderão ser perfeitamente evitadas quando houver postos de carregamento rápidos instalados. Nessa altura ficará a fazer as poucas centenas de Km para servir de backup quando a minha eBike tem um probema ou quando chove mesmo muito.

Como troquei de VE em Agosto por causa do episodio do carregador de 6,6kW as contas sao mais dificeis de fazer, mas basicamente fiz neste ano quase 17500Km nos Leaf's o que representa um aumento de ~45% nos Km anuais... mais os Km do diesel!

Por outro lado os Km feitos pela eBike baixaram significativamente e é um ponto a melhorar neste segundo ano que entra.


Ainda este mês fiz outra tartaruga para registar os valores de carga da tomada e por agora não tenho nada a apontar, carregou 23,1kWh, apesar de os Ah serem talvez os mais baixos que já vi para Leafs de 2013.

Imagem


E finalmente a evolução de Ah desde que tenho o tenho:

Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 26 mar 2015, 01:48

É sempre a andar Apr! Isso quer é kilómetros ;)

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por lmlr » 26 mar 2015, 08:51

Tenho-me cruzado várias vezes com ele. Já agora pede desculpa à tua esposa porque cumprimento sempre e por vezes é ela a conduzir. Deve pensar que devo ser algum doido :)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”